Em relação ao psicodiagnóstico infantil (HUTZ, et. al., 2016), o que NÃO deve ser levado em consideração durante as entrevistas do processo avaliativo?
- A) Afetos predominantes e forma de se comunicar.
- B) A história pregressa e atual da criança.
- C) A aparência física e os hábitos de higiene.
- D) A padronização na avaliação e na aplicação dos testes.
- E) Relacionamentos com irmãos e amigos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A padronização na avaliação e na aplicação dos testes.
Gabarito: Letra D
Em relação ao psicodiagnóstico infantil (HUTZ, et. al., 2016), o que NÃO deve ser levado em consideração durante as entrevistas do processo avaliativo?
Vamos, primeiro, ver o que Hutz considera que deve ser levado em consideração nesse contexto:
“Trabalhar com crianças implica conhecer como seus conflitos integram a dinâmica do sistema familiar (Yanof, 2006). O diagnóstico é sustentado pela análise de informações referentes à história da família, às rotinas de seus membros, às suas condições financeiras e à presença ou não de uma rede de apoio, como empregada, babá, etc. Também se avaliam as características pessoais e profissionais dos pais do paciente, uma vez que, como lembram Blinder e colaboradores (2011), devem-se considerar no diagnóstico as histórias e os desejos dos pais que sobredeterminam as características do filho. Do ponto de vista individual, leva-se em consideração o sexo da criança, sua história pregressa e atual, a aparência física, os hábitos de higiene, os afetos predominantes, a forma de se comunicar, a situação escolar, as preferências pessoais, relacionamentos com irmãos e amigos e como lida com sua privacidade.”
a) Afetos predominantes e forma de se comunicar.
Errado. Isso deve ser considerado.
b) A história pregressa e atual da criança.
Errado. Isso deve ser considerado.
c) A aparência física e os hábitos de higiene.
Errado. Isso deve ser considerado.
d) A padronização na avaliação e na aplicação dos testes.
Certo. Os requisitos mínimos para utilização de um teste devem ser considerados na escolha dos instrumentos para avaliação psicológica de qualquer pessoa, e não durante a avaliação da criança.
e) Relacionamentos com irmãos e amigos.
Errado. Isso deve ser considerado.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed.
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