Informe 1 para Psicodiagnóstico e 2 para Avaliação Psicológica e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Conjunto de procedimentos que têm por objetivo coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho.
( ) Além de ser um procedimento científico, é limitado no tempo, pois ao estabelecer contato prévio com o cliente ou seu responsável para colher os dados principais, pode-se estabelecer um plano de avaliação, assim como estimar o tempo necessário para sua realização.
( ) Deve-se levar em consideração o sujeito como algo mutável, dinâmico e multideterminado, circunscrito num contexto mais amplo, para além da consulta psicológica.
( ) Pode-se dizer que é um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
- A) 1 – 1 – 2 – 2.
- B) 2 – 2 – 1 – 1.
- C) 1 – 2 – 2 – 1.
- D) 2 – 1 – 1 – 2.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) 2 – 1 – 1 – 2.
( 2 ) Conjunto de procedimentos que têm por objetivo coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho.
CORRETA. Segundo Mendes & Cols. (2013):
“O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas”
( 1 ) Além de ser um procedimento científico, é limitado no tempo, pois ao estabelecer contato prévio com o cliente ou seu responsável para colher os dados principais, pode-se estabelecer um plano de avaliação, assim como estimar o tempo necessário para sua realização.
CORRETA. Conforme Cunha (2005):
“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.”
( 1 ) Deve-se levar em consideração o sujeito como algo mutável, dinâmico e multideterminado, circunscrito num contexto mais amplo, para além da consulta psicológica.
CORRETA. Segundo Carriço (2018):
“É um procedimento que necessariamente utiliza-se de testes e técnicas psicológicas – cujo uso é exclusivo dos psicólogos. No processo psicodiagnóstico deve-se levar em consideração o sujeito como algo mutável, dinâmico e multideterminado, circunscrito num contexto mais amplo, para além da psicoterapia.”
( 2 ) Pode-se dizer que é um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
CORRETA. Segundo site especializado*:
“A avaliação psicológica pode envolver técnicas de dinâmica de grupo, entrevistas, questionários, levantamento do histórico de vida e tudo o mais que tenha como objetivo avaliar - no sentido de analisar, compreender, esclarecer - a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.”
Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “D” traduz corretamente a sequência das proposições a serem avaliadas (2 – 1 – 1 – 2). As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Carriço, M. G. S. (2018). Psicodiagnóstico. Disponível em https://bit.ly/3EW4lMN
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Portal Educação. (2012). Avaliação psicológica. Disponível em https://bit.ly/3INqr6L
Mendes, L. S., Nakano, T. D. C., Silva, I. B., & Sampaio, M. H. D. L. (2013). Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia: ciência e profissão, 33, 428-445.
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