Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Informe 1 para Psicodiagnóstico e 2 para Avaliação Psicológica e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) Conjunto de procedimentos que têm por objetivo coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho.

(  ) Além de ser um procedimento científico, é limitado no tempo, pois ao estabelecer contato prévio com o cliente ou seu responsável para colher os dados principais, pode-se estabelecer um plano de avaliação, assim como estimar o tempo necessário para sua realização.

(  ) Deve-se levar em consideração o sujeito como algo mutável, dinâmico e multideterminado, circunscrito num contexto mais amplo, para além da consulta psicológica.

(  ) Pode-se dizer que é um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) 2 – 1 – 1 – 2.

   

 


 

( 2 ) Conjunto de procedimentos que têm por objetivo coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho.

CORRETA. Segundo Mendes & Cols. (2013):

“O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas”

 

( 1 ) Além de ser um procedimento científico, é limitado no tempo, pois ao estabelecer contato prévio com o cliente ou seu responsável para colher os dados principais, pode-se estabelecer um plano de avaliação, assim como estimar o tempo necessário para sua realização.

CORRETA. Conforme Cunha (2005):

“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.”

 

( 1 ) Deve-se levar em consideração o sujeito como algo mutável, dinâmico e multideterminado, circunscrito num contexto mais amplo, para além da consulta psicológica.

CORRETA. Segundo Carriço (2018):

“É um procedimento que necessariamente utiliza-se de testes e técnicas psicológicas – cujo uso é exclusivo dos psicólogos. No processo psicodiagnóstico deve-se levar em consideração o sujeito como algo mutável, dinâmico e multideterminado, circunscrito num contexto mais amplo, para além da psicoterapia.”

 

( 2 ) Pode-se dizer que é um procedimento que tem como objetivo analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.

CORRETA. Segundo site especializado*:

“A avaliação psicológica pode envolver técnicas de dinâmica de grupo, entrevistas, questionários, levantamento do histórico de vida e tudo o mais que tenha como objetivo avaliar - no sentido de analisar, compreender, esclarecer - a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.”

 


 

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “D” traduz corretamente a sequência das proposições a serem avaliadas (2 – 1 – 1 – 2). As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

_______________

Fonte consultada:

Carriço, M. G. S. (2018). Psicodiagnóstico. Disponível em https://bit.ly/3EW4lMN

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Portal Educação. (2012). Avaliação psicológica. Disponível em https://bit.ly/3INqr6L

Mendes, L. S., Nakano, T. D. C., Silva, I. B., & Sampaio, M. H. D. L. (2013). Conceitos de avaliação psicológica: conhecimento de estudantes e profissionais. Psicologia: ciência e profissão33, 428-445.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *