Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No contexto atual, pode-se afirmar que o psicodiagnóstico interventivo

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) pode ser terapêutico, uma vez que atribui à pessoa avaliada o papel de sujeito ativo para o alcance de sua saúde mental.

Gabarito Letra B

 

No contexto atual, pode-se afirmar que o psicodiagnóstico interventivo
 

a)  substitui com sucesso as psicoterapias de longo prazo nos casos em que se identifica o aparecimento súbito de sintomas graves.

Errado. O psicodiagnóstico interventivo tem caráter terapêutico e pode substituir a psicoterapia nos casos em que é bem utilizado e traz resultados relevantes.


b)  pode ser terapêutico, uma vez que atribui à pessoa avaliada o papel de sujeito ativo para o alcance de sua saúde mental.

Certo!

“Trata-se, portanto, de um método promissor, que atribui ao paciente o papel de sujeito ativo no alcance da própria saúde mental, e do qual faz parte a crença do profissional na capacidade humana para o desenvolvimento pessoal, a confiança no inconsciente, no vazio, no que não parece estar ali (Milner, 1991).”


c)  responsabiliza a pessoa avaliada pela definição das etapas do processo, o que estimula o seu envolvimento com sua recuperação.
Errado. A definição das etapas do processo ainda é responsabilidade do psicólogo.

 

d)  promove uma avaliação mais acurada das pessoas avaliadas, pois utiliza exclusivamente os testes psicológicos como recursos para investigação.

Errado. O psicodiagnóstico interventivo não utiliza apenas testes psicológicos na avaliação, e mesmo se o fizesse, isso não promoveria uma avaliação mais acurada. O psicodiagnóstico interventivo usa muito técnicas projetivas.


e)  induz um processo regressivo na pessoa avaliada que a faz responder de forma mais imediata às intervenções propostas pelo avaliador.

Errado. Não é apenas a projeção que traz aspectos benéficos nesse tipo de psicodiagnóstico.

“Apesar de Winnicott enfatizar a necessidade de realizar interpretações já nas entrevistas iniciais, os freqüentes relatos de melhora dos pacientes após se submeterem a um Psicodiagnóstico clássico sugerem que os efeitos terapêuticos desse procedimento vão além das intervenções deliberadas do psicólogo. Essa hipótese relaciona-se particularmente ao trabalho de aplicação das técnicas projetivas, uma vez que tal situação induz o sujeito a acionar mecanismos mentais que permitem não só a expressão de sua personalidade mas trazem, com isso uma perspectiva de sua reorganização. Dentre eles, a projeção e a regressão parecem desempenhar papel fundamental na consecução de benefícios terapêuticos inerentes à atividade diagnóstica.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/2565

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *