Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No que se refere ao psicodiagnóstico, às técnicas de entrevista e aos instrumentos de avaliação, assinale a opção correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) É possível utilizar a entrevista inicial como um momento de coleta de informações a fim de definir o plano de avaliação.

Gabarito Letra B

a)  No psicodiagnóstico, a entrevista inicial deve ser livre haja vista a importância de minimizar um possível contexto ansiogênico que poderá comprometer todo o processo avaliativo.

Errado. O profissional que escolhe a forma da entrevista inicial, mas a mais usual é a semiestruturada.

b)  É possível utilizar a entrevista inicial como um momento de coleta de informações a fim de definir o plano de avaliação.

Certo! A entrevista inicial é um recurso para coleta de informações, a partir das quais o profissional pode levantar hipóteses e definir o plano de avaliação.

c)  Por se tratar de um procedimento estritamente psicológico, é vedada ao profissional que realiza a avaliação a coleta de informações de outras fontes, como escola ou mesmo familiares.

Errado. A escola, familiares, outros profissionais que atenderam o paciente, podem ser excelentes fontes de informação.

d)  Por ser um processo objetivo, pontual e com etapas bem definidas, não cabe a avaliação de reações não verbais do avaliando, assim como reações transferenciais ou mesmo contratransferenciais que possam comparecer ao longo do processo avaliativo.

Errado. Ignorar as reações não verbais e as reações transferenciais pode ser negligenciar aspectos fundamentais para a avaliação do caso.

 

e)  A anamnese é um tipo de entrevista clínica, exclusiva do psicólogo, utilizada para o levantamento de informações da história do avaliando e seus aspectos da vida.

Errado. A anamnese realmente é tudo isso, mas não é exclusiva do psicólogo, é inclusive muito utilizada por todos os profissionais de saúde.

 

Nosso gabarito é Letra B

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *