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No que se refere ao psicodiagnóstico, marque a alternativa errada:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) O processo do psicodiagnóstico sempre deve conter apenas um objetivo, e este depende dos motivos do encaminhamento que norteia a principal hipótese inicialmente formulada e que delimita o escopo da avaliação.

Gabarito Letra A

No que se refere ao psicodiagnóstico, marque a alternativa errada:
a) 
 O processo do psicodiagnóstico sempre deve conter apenas um objetivo, e este depende dos motivos do encaminhamento que norteia a principal hipótese inicialmente formulada e que delimita o escopo da avaliação.

Errado. O psicodiagnóstico pode ter um ou mais objetivos.

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e “determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor” (Cunha, 1996, p.50).”


b)  O psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo cientifico, uma vez que parte de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos.

Certo! Afirmação tirada de Cunha:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).”

 

c)  Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de avaliação compreensiva, assim considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nivel de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insighl, para indicação terapêutica.

Certo! A avaliação compreensiva é um objetivo possível para o psicodiagnóstico.

“O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento. Não chega necessariamente à classificação nosológica, embora esta possa ocorrer subsidiariamente, uma vez que o exame pode revelar alterações psicopatológicas.”


d)  O psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais.

Certo! Essa é a origem do psicodiagnóstico.

O psicodiagnóstico surgiu como conseqüência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais. Anteriormente, o modelo para o estudo das doenças mentais remontava ao trabalho de Kraepelin e outros e às suas tentativas para estabelecer critérios de diagnóstico diferencial para a esquizofrenia.”


e)  Num psicodiagnóstico, a classificação nosológica facilita a comunicação entre profissionais e pode contribuir para o levantamento de dados epidemiológicos de uma comunidade.

Certo! A classificação nosológica é feita a partir classificações de psicopatologias utilizadas por diferentes profissões.

“A classificação nosológica, além de facilitar a comunicação entre profissionais, contribui para o levantamento de dados epidemiológicos de uma comunidade. Assim, deve ser usada, mas, num psicodiagnóstico, a tarefa não se restringe a conferir quais os critérios diagnósticos que são preenchidos pelo caso.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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