Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O processo de psicodiagnóstico tem como característica:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Conseguir uma descrição e compreensão o mais completa possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.

  

O processo de psicodiagnóstico tem como característica:

 
 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de vários autores da área pertinente ao tema psicodiagnóstico. Tendo por fundamento as literaturas destacadas, vamos à análise dos itens apresentados.

 

   

a)  O tempo de duração da entrevista é ilimitado.

INCORRETA: Sobre o assunto, Cunha (2005, p.26) menciona:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame”

   

b)  Conseguir uma descrição e compreensão o mais completa possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.

CORRETA: Silva (2011) citando Nascimento (2005) menciona:

“...a avaliação psicológica ou psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos, e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede ajuda, e o outro (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo dentro de suas possibilidades. É um processo bi-pessoal (psicólogo-examinando ou paciente e/ou grupo familiar), cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente

   

c)  Abrange apenas aspectos do passado do paciente.

INCORRETA: note que conforme mencionado na correção da alternativa anterior, no psicodiagnóstico estão incluídos aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente, portanto, opção FALSA.

 

d)  Utiliza-se apenas de técnicas projetivas para alcançar os seus objetivos.

INCORRETA. As baterias de testes no psicodiagnóstico não são exclusivamente compostas de técnicas projetivas, podendo ser utilizados também testes psicométricos, portanto, opção ERRADA.

 

e)  A entrevista de devolução não faz parte do processo de psicodiagnóstico.

INCORRETA: conforme Tavares (2000) “a entrevista de devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação”, ressaltando-se que esta constitui uma etapa importante no processo de psicodiagnóstico, portanto, opção FALSA.

   

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Tavares, M. (2000). Entrevista Clínica. In Cunha, J. A. et al. Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: Artmed. p. 45-56.

Silva, A. C. D. (2011). Defectologia soviética e a deficiência intelectual: contribuições para a formação e atuação do psicólogo para o atendimento educacional especializado. Disponível em https://bit.ly/446WRDH

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *