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O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo.

Analise as alternativas e assinale a CORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.

  

Analise as alternativas e assinale a CORRETA.

 
 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Cunha (2000). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.

 

   

a)  O psicodiagnóstico é um processo ilimitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, não pode prever o tempo necessário para realizá-lo

INCORRETA. Corrigindo: segundo Cunha (2000, p. 106):

“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.”

 

b)  A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que não se podem operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.

INCORRETA. Corrigindo:  contrariando o exposto, leiamos o que preconiza Cunha (2000, p.107):

“A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subseqüentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes”

 

c)  Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.

CORRETA. Corroborando a alternativa, Cunha (2000, p.107) afirma:

“Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.”

   

d)  Antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame ainda não está bem definido, e as questões iniciais, bem delimitadas, como, por exemplo, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar.

INCORRETA. Corrigindo: ao contrário do que consta na afirmativa, confira o que Cunha (2000, p.108) explica:

“Eventualmente, antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame já está bem definido, e as questões iniciais, bem delimitadas, como, por exemplo, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar. Há informações prévias sobre o sujeito e o caso em questão.”

 

e)  O plano de avaliação deve permitir obter respostas confiáveis para as questões colocadas e, ao mesmo tempo, atender aos objetivos propostos. Contudo, a testagem de uma hipótese, por vezes, pode ser realizada com um único instrumento.

INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “C”.

 

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Fonte consultada:

CUNHA, J. A. Passos do processo diagnóstico. In: Jurema Alcides Cunha. (Org.). Psicodiagnóstico-V. 5ªed.Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 2000, v. 1, p. 105-138.

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