Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O processo psicodiagnóstico parte de perguntas específicas, coletadas durante as entrevistas, cujas respostas se estruturam na forma de hipóteses a serem confirmadas ou não nas etapas subsequentes. Para tanto, deve ser elaborado um plano de avaliação, que defina os possíveis recursos a serem utilizados como subsídios à conclusão do processo e envolva a organização de uma bateria de testes.

Quanto à definição da bateria de testes aplicáveis a cada caso, os seguintes fatores devem ser considerados, EXCETO

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) impedimentos tecnológicos, como a dificuldade do consultante no manejo do computador.

Gabarito: Letra B

Quanto à definição da bateria de testes aplicáveis a cada caso, os seguintes fatores devem ser considerados, EXCETO
a)  idade cronológica do consultante, bem como elementos da personalidade a investigar.

Certo! Esse é um fator a ser considerado:

Idade Cronológica do Consultante Este é um fator muito importante, já que nem todos os testes são usados em todas as idades e, além disso, a técnica de administração valia. Uma caixa de brinquedos será imprescindível se a consulta for para uma criança. Na entrevista familiar também será incluída a caixa de brinquedos se houver crianças ou púberes. Nem sempre estes se sentem atraídos pelos brinquedos na entrevista individual, mas às vezes os usam”


b)  impedimentos tecnológicos, como a dificuldade do consultante no manejo do computador.

Errado. Esse não é um fator a ser consultado.


c)  nível sociocultural do consultante, bem como seu grupo étnico, para uma perfeita adequação das instruções a serem dadas.

Certo! Esse é um fator a ser considerado:

“O Nível Sócio-cultural do Paciente e o Seu Grupo Étnico Existem algumas dificuldades para administrar certos testes e outras que se referem mais à correta interpretação dos mesmos. A seleção de uma bateria de testes deve levar em consideração o seguinte: Que a instrução dada ao sujeito seja perfeitamente entendida. Isso ocorre com uma maioria estatística do grupo de idêntico nível sócio-cultural e pertencente ao mesmo grupo étnico. Que a conduta através da qual esperamos a resposta à instrução dada seja a habitual para o sujeito comum pertencente a esse grupo. Que o material usado como estímulo seja também o habitual para a maioria.”


d)  origem da solicitação (escola, advogado, médico, família, próprio consultante etc), para delimitação dos motivos da demanda.

Certo! Esse é um fator a ser considerado:

Quem Formula a Solicitação Se a consulta chegar diretamente a nós, podemos agir com inteira liberdade e selecionar os testes conforme as hipóteses provisórias surgidas na primeira entrevista e com base na história clinica do paciente. Se, no entanto, a solicitação for feita por outro profissional (psicanalista, advogado, professor, pediatra, etc.) é imprescindível pedir-lhe que seja absolutamente claro no que se refere ao motivo da solicitação de psicodiagnóstico, de forma a selecionar a bateria mais adequada. Algumas vezes eles enviam um paciente com a solicitação de que façamos um Rorschach ou um Bender. Os testes não são um objetivo em si mesmos, mas um meio para se chegar a um fim, e é isso que o paciente ou o profissional que o enviou devem esclarecer. Mas o teste que foi solicitado não deve ser excluído da bateria de testes a ser aplicada”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: ArLeno, Maria Esther García Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições/ Maria Esther GarcíaArzeno; trad. Beatriz Affonso Neves. - Porto Alegre: Artes Mêdicas, 1995.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *