Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicodiagnóstico é um processo científico que parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis estruturam-se na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não ao longo de cada uma de suas etapas. Durante

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) o contrato, o psicólogo define, com o paciente ou responsáveis, os tipos de informes necessários, e quem terá acesso aos dados do exame realizado.

 

A respeito do processo psicodiagnóstico, Cunha (2005, p. 107) destaca:

“O contrato de trabalho envolve um comprometimento de ambas as partes de cumprir certas obrigações formais. O psicólogo compromete-se a realizar um exame, durante certo número de sessões, cada uma com duração prevista, em horário predeterminado, definindo com o paciente ou responsável os tipos de informes necessários e quem terá acesso aos dados do exame. Eventualmente, tal informação já está determinada pelo encaminhamento, mas sempre convém examinar se existe uma aceitação tácita do interessado a respeito.”

 

Com base no exposto vamos a análise das alternativas:

 

a) o contrato, o psicólogo define, com o paciente ou responsáveis, os tipos de informes necessários, e quem terá acesso aos dados do exame realizado.

(Alternativa CORRETA, considerando as diretrizes mencionadas pela literatura especializada, concernente ao Contrato de Trabalho)

 

b) o planejamento da bateria de testes, o paciente decide, juntamente com o psicólogo, os recursos e testes mais apropriados para investigar os seus sintomas.

(Alternativa Incorreta. Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica, 2013, p. 11

Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos. A escolha do número de sessões para a sua realização, das questões a serem respondidas, bem como de quais instrumentos/técnicas de avaliação devem ser utilizados”)

 

c) a aplicação de testes psicológicos, o psicólogo precisa eliminar qualquer traço de ansiedade da pessoa avaliada, para obter resultados confiáveis.

(Alternativa Incorreta. Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica “não é só importante baixar a ansiedade inicial, mas ter recursos para lidar com uma situação ansiogênica, em qualquer momento da testagem em que se apresente.” p. 111)

 

d) a anamnese, o psicólogo deve registrar somente as informações que forem trazidas espontaneamente pela pessoa, que é alvo da avaliação.

(Alternativa Incorreta. Na anamnese pode ocorrer do paciente apresentar um relato de forma espontânea de suas queixas, contudo, a fim de ter um conhecimento consistente a respeito do caso, o entrevistador pode dirigir alguns questionamentos que não emergiriam por meio de exposição livre.)

 

e) a entrevista devolutiva, o psicólogo deve oferecer à pessoa avaliada o seu diagnóstico, seu prognóstico e a classificação nosológica de seu transtorno.

(Alternativa Incorreta. Na comunicação dos resultados, caso não seja confirmada a hipótese de psicopatologia concernente ao caso, tais informações não serão apresentadas.)

_________________

Fontes consultadas:

 

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

 

Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 16 de Novembro de 2018.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *