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O Psicodiagnóstico é um processo que tem como objetivo identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Desse modo, 

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) antes de iniciar o processo diagnóstico, o psicólogo precisa entender as razões do encaminhamento para que possa responder às especificidades da solicitação e demanda. 


Considere o enunciado:

 

O Psicodiagnóstico é um processo que tem como objetivo identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Desse modo,


 

Vamos a análise das alternativas.

 

a)  antes de iniciar o processo diagnóstico, o psicólogo precisa entender as razões do encaminhamento para que possa responder às especificidades da solicitação e demanda.

CERTO. O encaminhamento é praticamente o preâmbulo do processo diagnóstico. Quando o psicólogo pondera os motivos que direcionaram o paciente, tem início o delineamento de prováveis rumos (mesmo que provisórios) na construção do procedimento.

Segundo Cunha (2005):

“Geralmente, temos um ponto  de  partida, que é o encaminhamento. Qualquer pessoa que encaminha um paciente o faz sob a pressuposição de que ele apresenta problemas que têm uma explicação psicológica.” (p. 105) 


 

b)  o aspecto preventivo é colocado em questão, já que a solicitação de um psicodiagnóstico tem como objetivo a nomeação da disfunção já existente.

ERRADO. A solicitação de um psicodiagnóstico tem por finalidade a identificação de forças e fraquezas, considerando a existência OU não de psicopatologia.


 

c)  nem sempre será necessário traçar um plano de avaliação, uma vez que as hipóteses iniciais podem estar obscuras.

ERRADO. Após o esclarecimento das questões iniciais relativas ao encaminhamento, as hipóteses e os objetivos serão definidos, fornecendo condições para que o psicólogo construa um plano de avaliação (geralmente no final da primeira ou segunda entrevista).

Sobre o plano de avaliação, diz Cunha (2005):

“O  plano  de avaliação  consiste  em  traduzir  essas  perguntas  em  termos  de  técnicas  e  testes” (108)


 

d)  no diagnóstico interventivo a entrevista devolutiva tem o intuito de informar o paciente sobre os resultados obtidos com a avaliação, como acontece nos trabalhos de psicodiagnósticos  tradicionais.

ERRADO. O diagnóstico interventivo se distingue do tradicional por fornecer ao paciente uma proposta de identificação profissional mais consistente. Nesse caso, na entrevista devolutiva, não somente se informa resultados, mas procura-se orientar o paciente, de maneira que seu fluxo de desenvolvimento possa ser mantido, mesmo após a entrevista de devolução.

Segundo Barbieri (2010):

“A realização de devolutivas não tem apenas o intuito de informar o paciente, como acontece no trabalho tradicional, mas de oferecer a ele uma experiência transformadora por  meio do vínculo com o psicólogo, que coloque em marcha os seus processos de desenvolvimento.”  (511)


 

e)  há uma limitação temporal dos resultados, pois as técnicas e métodos se renovam e invalidam as conclusões anteriores.

ERRADO. Em termos gerais o psicodiagnóstico é um procedimento que se fundamenta em fidedignidade (estabilidade dos resultados), se o quadro sofrer modificações, isto pode estar atrelado a processos dinâmicos, e não por conta da invalidação das conclusões em virtude da instabilidade de técnicas e métodos.

Segundo: Moraes e Jório (2015)

“Cabe ressaltar que este processo é científico e temporal, pois o indivíduo que passa por um psicodiagnóstico está naquele momento apresentando um quadro, mas, devido às mudanças das variáveis ambientais, familiares e pessoais, pode posteriormente mudar de quadro.” (p. 1)

 

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Fontes citadas:

Barbieri, V. (2010). Psicodiagnóstico tradicional e interventivo: confronto de paradigmas?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 505-513.

 

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

 

Moraes, A. V., & Jório Filho, R.  (2015). O Psicodiagnóstico e sua importância na iniciação clínica de estudantes de psicologia. Disponível em http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0868.pdf.

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