Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicodiagnóstico é um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados. Uma de suas etapas características é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Entrevista inicial com o paciente, para conhecê-lo e extrair informações visando formular hipóteses para planejar a bateria de testes a aplicar.

 

Gabarito Letra B

 

O psicodiagnóstico é um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados. Uma de suas etapas características é:

 

a)  Realização de intervenções (assinalamentos, interpretações, holding) durante as entrevistas e aplicações de técnicas projetivas.

Errado. O psicodiagnóstico tradicional não realiza intervenções.

 

b)  Entrevista inicial com o paciente, para conhecê-lo e extrair informações visando formular hipóteses para planejar a bateria de testes a aplicar.

Certo! Vamos ver todas as etapas:

“Os passos necessários para alcançar esses objetivos seriam:

1) Entrevista inicial com o paciente, para conhecê-lo e extrair informações visando formular hipóteses para planejar a bateria de testes a aplicar. Tais hipóteses seriam traduzidas em forma de perguntas norteadoras do processo subsequente.

2) Aplicação de testes para investigar as hipóteses anteriores. Cunha e cols. (1986) concordam que os problemas do encaminhamento são reformulados pelo psicólogo em termos diretamente relacionados com as técnicas e métodos que utiliza. A bateria de testes deve ser aplicada em uma sequência específica, considerando o aspecto avaliado por cada um, seu nível de estruturação e caráter ansiogênico. Ocampo e cols. (1979/1986) afirmam que os testes projetivos são fundamentais na avaliação porque apresentam padronização, o que confere uma segurança importante ao diagnóstico.

3) Entrevista devolutiva, cujo objetivo é comunicar ao paciente o que se passa com ele e orientá-lo com relação à conduta a ser seguida. Ocampo e cols. (1979/1986) sustentam que a transmissão da informação é o objetivo básico dessa entrevista, mas, às vezes, ela adquire uma importância transcendental, quando nela surgem lembranças reprimidas ou atitudes inesperadas que podem alterar o plano tático antes construído.

4) No caso de encaminhamento, há redação de informe para o profissional remetente.”

 

c)  Entrevista familiar para obter informações mais precisas para a definição dos testes a serem utilizados.

Errado. Podem haver entrevistas com familiares, mas não é uma etapa obrigatória.

 

d)  Declarar a cada etapa por meio da redação de informe os efeitos terapêuticos obtidos a partir da aplicação dos testes projetivos.

Errado. A redação de informe é realizada apenas ao final da avaliação, e nem sempre serão aplicados testes projetivos.

 

e)  Realizar encaminhamento para um segundo profissional a fim de garantir um diagnóstico preciso e isento da subjetividade do psicólogo.

Errado. Não é necessária uma segunda avaliação.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Barbieri, Valéria. (2010). Psicodiagnóstico tradicional e interventivo: confronto de paradigmas?. Psicologia: Teoria e Pesquisa26(3), 505-513. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000300013

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *