Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Psicodiagnóstico é uma atividade que veio se desenvolvendo paralelamente à própria psicologia e à profissão de psicólogo, recolhendo suas práticas nas inúmeras teorias que procuram conhecer e compreender o homem. Apresenta a questão da pluralidade das referências, da flexibilidade dos modelos, da utilidade e das limitações do processo. Sílvia Ancona-Lopez traz a discussão acerca do psicodiagnóstico enquanto processo de intervenção.

 

Considerando o enunciado acima, analise as seguintes afirmativas:

 

1. O psicodiagnóstico, em uma visão mais tradicional, na maioria das vezes não é considerado como prática de intervenção, pois, além de se dar em um número relativamente pequeno e determinado de encontros, é entendido como prática de investigação, avaliação ou seleção.

2. O modo como o psicólogo considerar as diferenças entre os papéis de diagnosticador e de psicoterapeuta se refletirá em posturas diversas, mesmo que ele próprio venha a desempenhar as duas funções.

3. Toda atuação psicológica é uma ação de intervenção cujo significado será dado pelo campo relacional que se estabelece entre as partes e que é exclusivo e peculiar àquele momento e àquela relação.

4. No processo do psicodiagnóstico, faz-se mais importante o psicólogo trabalhar a situação a partir de seu referencial teórico do que através dos dados trazidos pela pessoa que procura esse atendimento.

5. Abrir um campo de possibilidades através da busca de um mapeamento de como a pessoa estabelece as relações consigo, com o mundo e com os objetos, bem como o que na sua maneira de estar no mundo poderá estar incomodando-a ou aos outros, é parte do contrato de uma psicoterapia e não de um processo psicodiagnóstico.

 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

Essa alternativa está correta porque:

  1. O psicodiagnóstico, de acordo com a visão tradicional, é geralmente considerado uma prática de investigação e avaliação, não sendo diretamente uma prática de intervenção terapêutica.
  2. O papel do diagnosticador e do psicoterapeuta são distintos, e a forma como o psicólogo percebe essas diferenças influenciará suas posturas profissionais, mesmo que ele exerça ambas as funções.
  3. Toda intervenção psicológica, incluindo o psicodiagnóstico, é uma ação de intervenção cujo significado é construído no contexto relacional entre o profissional e o cliente, sendo único e específico para aquela interação.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *