O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica de característica clínica. Nesse processo, é possível descrever e compreender a pessoa em diversos aspectos, desde fatores vinculados à personalidade quanto a aspectos cognitivos. Tal processo pode contemplar uma ou diversas finalidades e exige do profissional se atentar para alguns cuidados técnicos. Avalie as afirmações sobre os cuidados técnicos a serem levados em consideração no início do processo de psicodiagnóstico.
I – O psicodiagnóstico tem início no contato telefônico; nele o paciente já inicia a formação de sua opinião quanto à sua competência e /ou à sua capacidade de estabelecer confiança; logo, o contato telefônico é de fundamental importância para o processo.
II – No primeiro contato com o paciente é fundamental que o psicólogo estabeleça uma relação de contato direto e de maneira acolhedora; são necessários abraço, beijo na face e aperto de mão, pois provavelmente ele espera do profissional um comportamento de proximidade e de abertura.
III – No primeiro contato não devem ser explicitadas informações concernentes ao trabalho a ser realizado, uma vez que o objetivo desse momento é compreender a demanda e estabelecer um vínculo positivo para que o paciente retorne.
IV – Espera-se que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o paciente, não só no aspecto verbal, como no aspecto não verbal; tal aspecto potencializa a empatia necessária para o trabalho psicodiagnóstico.
Está correto apenas o que se afirma em
- A) I e II.
- B) III e IV.
- C) I e IV.
- D) II e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) I e IV.
I - O psicodiagnóstico tem início no contato telefônico; nele o paciente já inicia a formação de sua opinião quanto à sua competência e /ou à sua capacidade de estabelecer confiança; logo, o contato telefônico é de fundamental importância para o processo.
A questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico" de Hutz et al.
Essa primeira afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:
"COMO TUDO COMEÇA
O contato telefônico(...)
É importante manter a calma durante esse primeiro contato telefônico, pois o indivíduo já está formando uma opinião sobre a sua competência ou capacidade de estabelecer confiança"
Assertiva Correta.
II - No primeiro contato com o paciente é fundamental que o psicólogo estabeleça uma relação de contato direto e de maneira acolhedora; são necessários abraço, beijo na face e aperto de mão, pois provavelmente ele espera do profissional um comportamento de proximidade e de abertura.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do livro:
"Bom, seu paciente chegou e você vai buscá-lo na sala de espera. Cumprimente-o e apresente-se. O contato físico (abraço, aperto de mão, beijo na face) nesse momento, assim como na despedida, vai depender de como você se sente mais à vontade, mas não se esqueça de observar a reação do paciente."
Assertiva Falsa.
III - No primeiro contato não devem ser explicitadas informações concernentes ao trabalho a ser realizado, uma vez que o objetivo desse momento é compreender a demanda e estabelecer um vínculo positivo para que o paciente retorne.
Essas informações são fundamentais.
Observe um trecho do livro:
"Para versar sobre o contrato, vamos retomar o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005) como princípio fundamental: '... o psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão' e tem como responsabilidade '... Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional'. "
Assertiva Falsa.
IV - Espera-se que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o paciente, não só no aspecto verbal, como no aspecto não verbal; tal aspecto potencializa a empatia necessária para o trabalho psicodiagnóstico.
Essa afirmativa está de acordo com Hutz et al.:
"Espera-se, então, que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o relato do paciente e 'escutar' seu comportamento não verbal, compreender a situação pelo ponto de vista do paciente, compreender seu estado emocional, conectar-se emocionalmente com ele, legitimar suas emoções e sentimentos e promover apoio."
Assertiva Correta.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) III e IV.
c) I e IV.
d) II e III.
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