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O psicodiagnóstico pode ser compreendido como um processo

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) científico que parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão ou não confirmadas por meio dos passos seguintes do processo.

Gabarito: Letra E

O psicodiagnóstico pode ser compreendido como um processo
a)  investigativo que dispensa parte de referencial teórico específico que norteia a investigação das perguntas.

Errado. O psicodiagnóstico exige um referencial teórico sólido.


b)  representativo que visa levantar aspectos das fases de desenvolvimento psicológico e de suas especificidades.

Errado. O psicodiagnóstico vai além disso.


c)  emocional que se constrói a partir de impressões formadas pelo examinador e confirmadas por referencial próprio.

Errado. O psicodiagnóstico é um processo científico, não é apenas baseado em impressões.


d)  conclusivo que é construído a partir de instrumentos universais que podem abarcar as avaliações de todas as demandas psicológicas.

Errado. O psicodiagnóstico nem sempre é conclusivo, e os instrumentos psicoavaliativos não são universais.


e)  científico que parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão ou não confirmadas por meio dos passos seguintes do processo.

Certo!

“O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. Geralmente, temos um ponto de partida, que é o encaminhamento. Qualquer pessoa que encaminha um paciente o faz sob a pressuposição de que ele apresenta problemas que têm uma explicação psicológica. Existe uma preocupação, que pode se expressar por meio de uma pergunta muito vaga, como: “Será que A não aprende por um problema psicológico?” Por certo, o psicólogo precisa de mais dados sobre o caso para desdobrar a pergunta vaga de um leigo, numa série de perguntas formuladas em termos psicológicos, como: “Será que A apresenta uma limitação intelectual?”, “Será que A não aprende por interferência de problemas emocionais?” Ainda não são perguntas precisas, mas a história de A vai permitir que chegue a alternativas de explicação, como: a) “A tem um nível de inteligência fronteiriço”; b) “A tem um nível de inteligência normal, mas seu desempenho intelectual atual está limitado, porque sofreu um trauma emocional recente”. Tais alternativas de explicação são hipóteses, que serão testadas através do psicodiagnóstico”

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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