Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicodiagnóstico pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, conduzida com propósitos _____ e visando identificar _____ e _____ no funcionamento psíquico, tendo como expectativa a descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível da(o) _____do paciente ou do grupo familiar

 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) clínicos / forças / fraquezas / personalidade

Gabarito Letra B

O psicodiagnóstico pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, conduzida com propósitos _____ e visando identificar _____ e _____ no funcionamento psíquico, tendo como expectativa a descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível da(o) _____do paciente ou do grupo familiar.

O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica que tem propósitos clínicos de identificar forças e fraquezas do funcionamento psíquico do avaliando.

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais.”

 

“Ocampo e Arzeno (1981), ao definirem psicodiagnóstico, enfatizam a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, integrando-o em um quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos. Afirmam tratar-se de uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação. Para os referidos autores, o objetivo do diagnóstico psicológico é "conseguir uma descrição e compreensão, o mais profundo e completo possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar" (p. 17).”

 

Assim, nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Avoglia*, Hilda Rosa Capelão. (2012). O sentido da avaliação psicológica no contexto e para o contexto: uma questão de direito. Psicologo informacao16(16), 179-190. Recuperado em 12 de novembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092012000200009&lng=pt&tlng=pt.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *