Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicodiagnóstico se refere

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) a um estudo sobre a personalidade, servindo de base para se tomar decisões e conclusões de perícias em diversas áreas, como a escolar, organizacional e jurídica.

Gabarito Letra A

O psicodiagnóstico se refere

a) a um estudo sobre a personalidade, servindo de base para se tomar decisões e conclusões de perícias em diversas áreas, como a escolar, organizacional e jurídica.

Certo. Tome cuidado com essa questão e não a utilize como padrão para resolver outras no futuro. A questão considera essa alternativa como gabarito, e podemos até encontrar justificativa para isso na bibliografia, por exemplo, em como Chiavenato conceitua psicodiagnóstico:

“Os testes de personalidade servem para analisar os diversos traços de personalidade, sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotipicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos). Um traço de personalidade é uma característica marcante da pessoa, capaz de distingui-là das demais. Os testes de personalidade são genéricos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global e recebem o nome de psicodiagnóstícos. Nessa categoria estão os chamados testes expressivos (de expressão corporal), como o PMK ~ psicodiagnóstico miocinético de Mira y López8 e os chamados testes projetivos (de projeção da personalidade), como o psicodiagnóstico de Rorschach,9 o Teste de Apercepção Temática,10 o teste da árvore de Koch,11 o teste da figura humana de Machover,12 o Teste de Szondi13 etc.”

Entretanto, para a maioria dos estudiosos de avaliação psicológica e psicodiagnóstico, o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica com objetivos clínicos:

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. (...) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Portanto, a questão, aqui, é o quanto certos instrumentos podem ser eficientes, se aplicados com um propósito específico, para fornecer respostas a determinadas perguntas ou testar certas hipóteses.”

Então, consideramos a resposta correta aqui, mas em outras circunstâncias analise com cuidado as outras alternativas e lembre das informações oferecidas aqui.

 

b) à psicologia do trabalho como um auxílio na seleção de pessoas somente, pois seu método é inviável em grupos na organização.

Errado. O psicodiagnóstico é realizado em contextos clínicos, e a avaliação psicológica em vários contextos, muito além da seleção de pessoas.

 

c) a um instrumento realizado somente de forma individual, utilizado pelo psicólogo clínico que faz um levantamento da situação da saúde mental do sujeito.

Errado. O psicodiagnóstico pode ser realizado de forma individual ou em grupo.

 

d) a um método de trabalho que é realizado antes da intervenção para classificar o sujeito dentro de um diagnóstico realizado somente na área clínica.

Errado. Não necessariamente haverá uma intervenção após o psicodiagnóstico, nem necessariamente há um processo psicodiagnóstico formal antes da intervenção.

 

e) a uma disciplina que busca conhecer o sujeito somente por meio de testes.

Errado.  A testagem é uma etapa da avaliação psicológica, mas não são sinônimos.

 

Referência

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

 

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *