Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O psicólogo, em sua atuação clínica, pode realizar psicodiagnóstico e terapia em enfoque individual, grupal, familiar e de casal. Neste sentido, em termos do enquadre clínico,

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Alterando-se o cliente enquanto objeto da atenção clínica do profissional, alteram-se os objetos e os procedimentos metodológicos para o trabalho.

Conseguimos responder a questão somente pelo bom senso. Não são necessárias maiores referências para eliminarmos as alternativas que não fazem sentido. Apenas para esclarecer, o enquadre clínico envolve os aspectos práticos do tratamento, como local, horário, frequência e duração das sessões, honorários, férias, número de participantes, etc. De posse desse conhecimento, vamos analisar as alternativas:

 

a) Não há modificação nenhuma, uma vez que o psicólogo é o mesmo.

 

INCORRETA. Há muitas diferenças. Em uma terapia grupal, por exemplo, o enquadre envolve mais pessoas e outras variáveis que devem ser consideradas pelo profissional, como as mencionadas acima.

 

b) Alterando-se o cliente enquanto objeto da atenção clínica do profissional, alteram-se os objetos e os procedimentos metodológicos para o trabalho.

 

CORRETA. É a única opção coerente com o tema. Como podem ver, se soubermos o que é enquadre clínico, selecionamos facilmente esta alternativa. 

 

c) O tempo de trabalho será breve somente com o atendimento individual, uma vez que o foco é um indivíduo apenas.

 

INCORRETA. A terapia em grupo, de casal e familiar podem ser breves também, a depender da gravidade da psicopatologia envolvida e dos objetivos do tratamento.

 

d) A única alteração será no aspecto dos honorários que serão mais em conta quanto mais pessoas ele atender ao mesmo tempo.

 

INCORRETA. O fato de o psicólogo atender mais pessoas ao mesmo tempo não significa que os honorários serão mais em conta. 

 


Para consultar: CORDIOLI, A. V. Psicoterapias: abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *