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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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101) Psicodiagnóstico ou diagnóstico psicológico é uma disciplina metodológica que tem por objetivo colocar à disposição da psicologia aplicada uma série de instrumentos capazes de registrar as características psicologicamente relevantes de determinados “portadores de características” e suas mudanças e de integrar tais dados em um quadro diagnóstico com o fim de oferecer uma base suficientemente sólida para a previsão do desenvolvimento futuro de tais características, servindo assim de auxílio na tomada de decisões e na avaliação destas. São áreas de atuação do psicodiagnóstico, EXCETO:

  • A) Psicologia forense - auxilia a determinação da capacidade do réu de ser responsável por seus atos.

  • B) Psicologia do trabalho - auxilia na escolha de pessoal e na verificação de problemas existentes no ambiente de trabalho.

  • C) Psicologia ambiental -estuda/observa a reação do público a um artigo ou a uma campanha publicitária.

  • D) Psicologia do trânsito – determinar quem é capaz de dirigir dentre outras.

     

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A alternativa correta é letra C) Psicologia ambiental - estuda/observa a reação do público a um artigo ou a uma campanha publicitária.

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102) Manfred Amelang e Lothar Schmidt-Atzert apresentam a seguinte classificação dos métodos psicodiagnóstico:

  • A) Testes de desempenho: HTP, palográfico e Atenção Concentrada.

  • B) Entrevista diagnóstica.

  • C) Observação comportamental: PMK e Interações lúdicas.

  • D) Questionários de personalidade:técnicas gráficas e verbais.

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) Entrevista diagnóstica.

Explicação:

Manfred Amelang e Lothar Schmidt-Atzert apresentam uma classificação dos métodos psicodiagnósticos. A opção B, a entrevista diagnóstica, é um dos métodos utilizados nesse processo. Através da entrevista, o psicólogo pode obter informações relevantes sobre o paciente, como histórico pessoal, sintomas, comportamentos e aspectos emocionais. Essa técnica de avaliação é amplamente utilizada na psicologia clínica para auxiliar no diagnóstico e compreensão do indivíduo.

103) São áreas que utilizam o psicodiagnóstico como instrumento de avaliação, EXCETO:

  • A) Psicologia Forense
  • B) Psicologia Clínica
  • C) Psicofarmacologia
  • D) Psicologia Transpessoal

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A alternativa correta é letra D) Psicologia Transpessoal.

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104) Considerando a caracterização do processo de psicodiagnóstico (Cunha, 2000), analise estas afirmativas:

 

I. O processo psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede a ajuda de outra (o psicólogo), que, por sua vez, aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo na medida de suas possibilidades.

 

II. O processo psicodiagnóstico é um processo de duração limitada cujo objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, a mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.

 

III. O processo psicodiagnóstico abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) da personalidade, utilizando para alcançar tais objetivos certas técnicas (entrevista, uso de testes e técnicas psicológicos).

 

A partir dessa análise, pode-se concluir que:

  • A) Apenas a afirmativa III está correta

  • B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

  • C) Apenas a afirmativa I está correta

  • D) As três afirmativas estão corretas

  • E) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

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A alternativa correta é letra D) As três afirmativas estão corretas

 
 

Considerando a caracterização do processo de psicodiagnóstico (Cunha, 2000), analise estas afirmativas:

 

I. O processo psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede a ajuda de outra (o psicólogo), que, por sua vez, aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo na medida de suas possibilidades.

CORRETA. Ocampo, Arzeno, Felzenswalb e Piccolo (1986, p. 17) definem psicodiagnóstico como:

“...um processo que configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato onde uma pessoa (paciente) pede que ajudem e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazêlo na medida de suas possibilidades.”

 

II. O processo psicodiagnóstico é um processo de duração limitada cujo objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, a mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente ou do grupo familiar.

CORRETA. Sobre o psicodiagnóstico, Ocampo, Arzeno, Felzenswalb e Piccolo (1986, p. 17) mencionam:

“É uma situação bi-pessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo-grupo familiar), de duração limitada, cujo o objetivo é conseguir uma descrição e compreensão,o mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar...”

 

 

III. O processo psicodiagnóstico abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) da personalidade, utilizando para alcançar tais objetivos certas técnicas (entrevista, uso de testes e técnicas psicológicos).

CORRETA. Considerando as possibilidades e recursos do psicodiagnóstico, Ocampo, Arzeno, Felzenswalb e Piccolo (1986, p. 17) abordagem:

Abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognósticos) desta personalidade, utilizando para alcançar tais objetivos certas técnicas (entrevista semidirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução)”

   

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que as três afirmativas estão corretas, portanto, LETRA “D”.

 

_______________

Fonte consultada:

Ocampo, M. L. S., Arzeno, M. E. G., Felzenszwalb, M., & Piccolo, E. G. (1986). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.   

105) No contexto do psicodiagnóstico, é frequente a elaboração de informes escritos sobre os resultados da avaliação psicológica. Neste sentido, considere as afirmações abaixo:

 

I. O laudo psicológico pode ser elaborado a partir de quaisquer técnicas da Psicologia.

 

II. O parecer psicológico visa descrever as condições psicológicas do examinando, relatando sobre o diagnóstico do caso.

 

III. O laudo psicológico visa fornecer uma resposta esclarecedora sobre questões-problema elaboradas pelo solicitante.

 

Com base na Resolução CFP No 007/2003, é correto o que se afirma em:

  • A) I, II e III.

  • B) II e III, apenas.

  • C) I e II, apenas.

  • D) I e III, apenas.

  • E) I, apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) I e III, apenas.

 

GABARITO DA BANCA: LETRA D

GABARITO PROPOSTO: ANULADA

No contexto do psicodiagnóstico, é frequente a elaboração de informes escritos sobre os resultados da avaliação psicológica. Neste sentido, considere as afirmações abaixo:

 
 

Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque, divididas em três partes:

 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

3) Análise das alternativas

 
 

1) Observações sobre a RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003 X Resolução CFP nº 06/2019

 
  • O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no Diário Oficial da União dia 01/04/2019 a Resolução CFP nº 06/2019, que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Tal Resolução revogou as Resoluções CFP nº 15/1996 e 07/2003, além de substituir a Resolução CFP nº 04/2019.
 
  • Considerando, porém, que a questão provavelmente ainda se fundamentou na Resolução 07/2003 (a questão é de 2014), portanto, é com base neste material que procederemos a análise.
 
 

2) Definições trazidas pela RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

  

Segundo a Resolução 007/2003:

 
  • São Modalidades de Documentos produzidos pelo psicólogo: 1. Declaração; 2. Atestado psicológico; 3. Relatório / laudo psicológico; 4. Parecer psicológico;
 
  • A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados.
 

Conforme a Resolução em destaque, segue o conceito e finalidade dos documentos produzidos pelo psicólogo:

 
  • Atestado psicológico: “é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita”
 
  • Declaração: “é um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.”
  
  • Parecer: “é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.”
 
  • Relatório ou laudo psicológico: “O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. [...] O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.”
  
  

3) Análise das alternativas

 

I. O laudo psicológico pode ser elaborado a partir de quaisquer técnicas da Psicologia.

INCORRETA. Segundo a Resolução 007/2003, o psicólogo deve se basear não em quaisquer técnicas, mas exclusivamente nos instrumentais técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas, confira:

“Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e grupo atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão.” (CFP, Resolução 007/2003, pp. 4-5)

 

 

II. O parecer psicológico visa descrever as condições psicológicas do examinando, relatando sobre o diagnóstico do caso.

INCORRETA. Note que de acordo com a Resolução 007/2003, na realidade, a colocação diz respeito ao Atestado Psicológico, confira:

“Atestado psicológico: é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita

 

III. O laudo psicológico visa fornecer uma resposta esclarecedora sobre questões-problema elaboradas pelo solicitante.

INCORRETA. Note que na realidade, a afirmação, conforme a Resolução 007/2003, está relacionada ao parecer psicológico; leiamos:

“O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema””

 
 

Mediante a análise realizada com base na Resolução CFP No 007/2003, é correto afirmar que nenhuma das proposições apresentadas encontram compatibilidade com a Resolução destacada, portanto, a questão deveria ter sido ANULADA.

 

______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia – CFP. Resolução CFP N.º 007/2003 _ Institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo. Disponível em https://bit.ly/2VuZznI  Acesso em 05 de Out de 2021.

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106) Segundo Ocampo, Arzeno, Piccolo e os colaboradores no livro O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, uma possível caracterização do processo psicodiagnóstico é:

  • A) situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração ilimitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.

  • B) situação bipessoal (psicólogo – paciente) ou multipessoal (psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado e presente.

  • C) situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.

  • D) situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração ilimitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado e presente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.


 

Segundo Ocampo, Arzeno, Piccolo e os colaboradores no livro O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, uma possível caracterização do processo psicodiagnóstico é:

 
 

Ocampo, Arzeno, Felzenswalb e Piccolo (1986, p.17) definem psicodiagnóstico como

“..um processo que configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato onde uma pessoa (paciente) pede que ajudem e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazêlo na medida de suas possibilidades. É uma situação bi-pessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo-grupo familiar), de duração limitada, cujo o objetivo é conseguir uma descrição e compreensão,o mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar....Abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognósticos) desta personalidade, utilizando para alcançar tais objetivos certas técnicas (entrevista semidirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução)”

  

a)  situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração ilimitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.

INCORRETA. Corrigindo: “duração limitada”.

  

b)  situação bipessoal (psicólogo – paciente) ou multipessoal (psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado e presente.

INCORRETA. Corrigindo: situação bi-pessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo-grupo familiar) e não multipessoal como informa a alternativa.

 

c)  situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração limitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado, presente e futuro.

CORRETA.  A afirmação reflete o que preconizam Ocampo & Cols. (1986), portanto, alternativa VERDADEIRA.

  

d)  situação bipessoal (psicólogo – paciente ou psicólogo – grupo familiar), com duração ilimitada, com o objetivo de descrever e compreender, o mais profundamente possível, a personalidade total do paciente ou grupo familiar, enfatizando aspectos particulares, abrangendo passado e presente.

INCORRETA. Corrigindo: “duração limitada”.

 

_______________

Fonte consultada:

Ocampo, M. L. S., Arzeno, M. E. G., Felzenszwalb, M., & Piccolo, E. G. (1986). O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes.   

107) Ainda segundo a mesma publicação, os momentos ou os passos do processo de psicodiagnóstico projetivo são:

  • A) primeiro contato e entrevista inicial, entrevistas, aplicação de testes e técnicas projetivas, atendimento, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais) e informe escrito para o remetente.

  • B) primeiro contato, entrevista inicial, aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais), encaminhamento e informe escrito para o remetente.

  • C) primeiro contato e entrevista inicial, entrevistas, aplicação de testes e técnicas projetivas, atendimento, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais), encaminhamento e informe escrito para o remetente.

  • D) primeiro contato e entrevista inicial, aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais) e informe escrito para o remetente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) primeiro contato e entrevista inicial, aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais) e informe escrito para o remetente.

 
  

Lazzari et al. (2008) citando Ocampo, Arzeno, Felzenswalb e Piccolo (1986) destaca:

“...os momentos do processo psicodiagnóstico referem-se ao primeiro contato e entrevista inicial, aplicação de testes psicométricos e técnicas projetivas, encerramento do processo, devolução oral ao paciente e ou pais (no caso de crianças) e informe escrito e pormenorizado para o remetente.”

 

a)  primeiro contato e entrevista inicial, entrevistas, aplicação de testes e técnicas projetivas, atendimento, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais) e informe escrito para o remetente.

INCORRETA. Corrigindo: antes do encerramento tem-se aplicação de testes psicométricos e técnicas projetivas, e não “atendimento” conforme preconiza a alternativa.

 

b)  primeiro contato, entrevista inicial, aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais), encaminhamento e informe escrito para o remetente.

INCORRETA. Corrigindo: primeiro contato e entrevista inicial, além de encerramento do processo e informe escrito.

 

c)  primeiro contato e entrevista inicial, entrevistas, aplicação de testes e técnicas projetivas, atendimento, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais), encaminhamento e informe escrito para o remetente.

INCORRETA. Corrigindo: encerramento do processo e informe escrito.

  

d)  primeiro contato e entrevista inicial, aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo (devolução oral ao paciente e/ou a seus pais) e informe escrito para o remetente.

CORRETA. A descrição trazida pelo item preconiza o que traz a literatura, portanto, alternativa VERDADEIRA.

________________

Fonte consultada:

Lazzari, Janete Márcia Waszczuk, & Schmidt, Eluisa Bordin. (2008). Percepção dos pais em relação a mudanças após o processo psicodiagnóstico. Avaliação Psicológica7(2), 211-221. 

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108) No livro Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições, Mara Esther Garcia Arzeno aponta os fatores mais importantes a serem considerados na montagem de um psicodiagnóstico (seleção dos testes e sequência). Segundo a autora, esses fatores são:

  • A) o autor da solicitação; a idade cronológica do consultante; o nível sociocultural do paciente e seu grupo étnico; os casos com deficiência sensorial ou comunicativa; o momento vital; o contexto espaçotemporal no qual se realiza; os elementos da personalidade a investigar.

  • B) a idade cronológica do consultante; o nível sociocultural do paciente; os casos com deficiência sensorial ou comunicativa; o momento vital; o contexto espaçotemporal no qual se realiza; os elementos da personalidade a investigar.

  • C) a idade cronológica do consultante; o nível sociocultural do paciente e seu grupo étnico; os casos com deficiência sensorial ou comunicativa; o momento vital; o contexto espaçotemporal no qual se realiza; os elementos da personalidade a investigar.

  • D) o autor da solicitação; a idade cronológica do consultante; o nível sociocultural do paciente e seu grupo étnico; o momento vital; o contexto espaçotemporal no qual se realiza; os elementos da personalidade a investigar.

FAZER COMENTÁRIO

Resposta:

  • A alternativa correta é letra A) o autor da solicitação; a idade cronológica do consultante; o nível sociocultural do paciente e seu grupo étnico; os casos com deficiência sensorial ou comunicativa; o momento vital; o contexto espaciotemporal no qual se realiza; os elementos da personalidade a investigar.

Na montagem de um psicodiagnóstico, conforme apontado por Mara Esther Garcia Arzeno em seu livro "Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições", é fundamental considerar diversos fatores. Entre eles, destacam-se: o autor da solicitação, a idade cronológica do consultante, o nível sociocultural do paciente e seu grupo étnico, os casos com deficiência sensorial ou comunicativa, o momento vital, o contexto espaciotemporal no qual se realiza e os elementos da personalidade a serem investigados.

109) Sobre os fundamentos do processo diagnóstico, segundo Cunha (2000), analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

I. O psicodiagnóstico é um processo científico e limitado no tempo.

II. O psicodiagnóstico pode ter como objetivo uma classificação simples, como a avaliação do nível intelectual, por exemplo.

III. O psicodiagnóstico não pode ser realizado com o objetivo de prevenção.

IV. O diagnóstico psicológico não pode ser utilizado por equipe multiprofissional, pois esta é uma atividade privativa do psicólogo.

V. O exame do estado mental do paciente é um exame descritivo frequentemente realizado sem a administração de testes.

 

  • A) Somente I, II e V estão corretas.

  • B) Somente I, II, IV e V estão corretas.

  • C) Somente II, III e V estão corretas.

  • D) Somente III, IV e V estão corretas.

  • E) Somente I e V estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Somente I, II e V estão corretas.

Gabarito Letra A

 

Sobre os fundamentos do processo diagnóstico, segundo Cunha (2000), analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

I. O psicodiagnóstico é um processo científico e limitado no tempo.

Certo! Veja:

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 

II. O psicodiagnóstico pode ter como objetivo uma classificação simples, como a avaliação do nível intelectual, por exemplo.

Certo! Veja:

“Como se pode pressupor, dependendo da simplicidade ou da complexidade das questões propostas, variam os objetivos. As perguntas mais elementares que podem ser formuladas, em relação a uma capacidade, um traço, um estado emocional, seriam: “Quanto?” ou “Qual?”. Um exemplo comum de exame com tal objetivo seria o de avaliação do nível intelectual, que permitiria uma classificação simples. O examinando é submetido a testes, adequados a sua idade e nível de escolaridade. São levantados escores, consultadas tabelas, e os resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente”

 

III. O psicodiagnóstico não pode ser realizado com o objetivo de prevenção.

Errado. A prevenção é sim um objetivo possível do psicodiagnóstico.

Um psicodiagnóstico também pode ter um objetivo de prevenção. Tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogências. Em sentido lato, pode ser realizado por outros profissionais de uma equipe de saúde pública.”

 

IV. O diagnóstico psicológico não pode ser utilizado por equipe multiprofissional, pois esta é uma atividade privativa do psicólogo.

Errado. O diagnóstico psicológico pode sim ser realizado por equipe multiprofissional.

“O diagnóstico psicológico pode ser realizado:

a) pelo psicólogo, pelo psiquiatra (e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista), com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado o modelo médico apenas, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico;

b) pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional;

c) por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.).”

 

V. O exame do estado mental do paciente é um exame descritivo frequentemente realizado sem a administração de testes.

Certo! Veja:

“Também seria descritivo o exame do estado mental do paciente ou o exame das funções do ego, freqüentemente realizados sem a administração de testes, pelo que não são de competência exclusiva do psicólogo. O exame do estado mental do paciente, por exemplo, é um tipo de recurso diagnóstico que envolve a exploração da presença de sinais e sintomas, eventualmente utilizando provas muito simples, não-padronizadas, para uma estimativa sumária de algumas funções, como atenção e memória. Este constitui um exame subjetivo de rotina em clínicas psiquiátricas, muitas vezes complementado por um exame objetivo.”

 

Assim, Somente I, II e V estão corretas.

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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110) Em relação ao Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Psicodiagnóstico visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.
II. Psicodiagnóstico é um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos.
III. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com propósitos clínicos.
IV. No psicodiagnóstico, há a utilização de testes e de outras estratégias para avaliar um indivíduo de forma sistemática.

  • A) Apenas I.
  • B) Apenas I e IV.
  • C) Apenas I, II e III.
  • D) Apenas I, III e IV.
  • E) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas I, III e IV.

 

Em relação ao Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a ALTERNATIVA QUE APONTA A(S) CORRETA(S).

 

Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas


 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

 

I. Psicodiagnóstico visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.

CORRETA. A assertiva corresponde ao objetivo “descrição” relacionado ao psicodiagnóstico.

  

II. Psicodiagnóstico é um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos.

INCORRETA. Reiterando o recorte textual de início, segundo Cunha (2005, p. 26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

  

III. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com propósitos clínicos.

CORRETA. Sobre o Psicodiagnóstico, Cunha (2005, p. 23) menciona:

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais”

  

IV. No psicodiagnóstico, há a utilização de testes e de outras estratégias para avaliar um indivíduo de forma sistemática.

CORRETA. Vide correção da proposição II.

 
 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretas apenas I, III e IV, portanto, LETRA “D”.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

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