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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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111) A procura para identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do sujeito e de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes, é considerada um objetivo da Avaliação Psicológica Clínica denominado

  • A) Diagnose.
  • B) Prevenção.
  • C) Diagnóstico Diferencial.

  • D) Classificação Nosológica.
  • E) Prognóstico.

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A alternativa correta é letra B) Prevenção.

 

A procura para identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do sujeito e de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes, é considerada um objetivo da Avaliação Psicológica Clínica denominado

 
 

Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

 

a)  Diagnose.

INCORRETA. Corrigindo: “diagnose” não traduz objetivo do psicodiagnóstico.

 

b)  Prevenção.

CORRETA. No objetivo prevenção “procura-se identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes”, portanto, opção VERDADEIRA.

 

c)  Diagnóstico Diferencial.

INCORRETA. Corrigindo: quando o objetivo do psicodiagnóstico é o diagnóstico diferencial são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar alternativas diagnósticas, portanto, opção ERRADA.

 

d)  Classificação Nosológica.

INCORRETA. Corrigindo: na classificação nosológica hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos, portanto, opção ERRADA.

  

e)  Prognóstico.

INCORRETA. Corrigindo: o que descreve o enunciado não é compatível com o que objetivo “prognóstico”, portanto, opção FALSA.

 

_______________

Fonte consultada:

 

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

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112) Sobre a s etapas existentes em um processo psicodiagnóstico, observe as afirmativas a seguir, e assinale a INCORRETA.

  • A) Quando se estabelece um contrato para a realização do psicodiagnóstico, é necessário prever o tempo que a avaliação ocupará, fazendo-se uma previsão para que o paciente possa se planejar.
  • B) O psicodiagnóstico inicia-se com a formulação de hipóteses. Geralmente, essas perguntas surgem do encaminhamento e são complementadas pelas entrevistas iniciais.
  • C) O tipo de comunicação dos resultados a ser realizado ao final da avaliação depende apenas do fato do avaliado ser um adulto ou uma criança.
  • D) No plano de avaliação, para se definir a ordem da bateria de testes, deve-se levar em conta, dentre outros aspectos, a ansiedade que cada teste proporciona.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O tipo de comunicação dos resultados a ser realizado ao final da avaliação depende apenas do fato do avaliado ser um adulto ou uma criança.

113) Segundo J. A . Cunha, assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao objetivo essencial do psicodiagnóstico:

  • A) Identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico atual e passado do cliente focando a classificação nosológica

  • B) Realizar uma testagem psicológica do cliente para avaliar as suas funções cognitivas e afetivas.

  • C) Descrever capacidades e traços de personalidade do cliente mediante o uso de escalas e testes psicológicos.
  • D) Examinar o estado mental do cliente, de preferência áreas relacionadas com atenção e sensopercepção.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

Segundo J. A . Cunha, assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao objetivo essencial do psicodiagnóstico:

a)  Identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico atual e passado do cliente focando a classificação nosológica

b)  Realizar uma testagem psicológica do cliente para avaliar as suas funções cognitivas e afetivas.

c)  Descrever capacidades e traços de personalidade do cliente mediante o uso de escalas e testes psicológicos. d)  Examinar o estado mental do cliente, de preferência áreas relacionadas com atenção e sensopercepção.

Segundo Jurema Alcides Cunha, o objetivo do psicodiagnóstico é identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico atual e passado do cliente, com foco na existência ou não de psicopatologia, o que não é sinônimo de classificação nosológica. É possível identificar a ausência ou presença de psicopatologia sem necessariamente precisar determinar um número de CID ou DSM. O psicodiagnóstico também é muito mais amplo que puramente testagem, seja para avaliar funções cognitivas ou descrever traços de personalidade. Também é mais abrangente que apenas um exame do estado mental.

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais.”

 

Assim, não temos nenhuma resposta correta e essa questão foi anulada.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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114) Um dos objetivos do psicodiagnóstico é:

  • A) realizar um estudo científico amplo que utiliza recursos neurocientíficos para a identificação de comportamentos disfuncionais e sua posterior adequação.
  • B) identificar e avaliar aspectos gerais de uma determinada população de acordo com os parâmetros de normalidade instituídos pela Organização Mundial de Saúde para classificar o caso e prever seu curso.
  • C) a identificação dos problemas de maneira precoce, a avaliação de riscos e a realização de uma estimativa de força dos sujeitos para o enfrentamento de situações difíceis, novas e estressa ntes.
  • D) a detecção precoce e o rastreamento de lesões cerebrais que tenham como efeito doenças mentais reconhecidas e validadas para realização de encaminhamento para investigação e tratamento.
  • E) apresentar um quadro confiável da real situação de uma empresa para que, com esse conhecimento, seja possível definir outra realidade que represente de maneira segura os objetivos e metas da organização.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) identificar e avaliar aspectos gerais de uma determinada população de acordo com os parâmetros de normalidade instituídos pela Organização Mundial de Saúde para classificar o caso e prever seu curso.

Gabarito proposto: Letra B

Um dos objetivos do psicodiagnóstico é:


a)  realizar um estudo científico amplo que utiliza recursos neurocientíficos para a identificação de comportamentos disfuncionais e sua posterior adequação.

Errado. Uma avaliação neuropsicológica utiliza esses recursos, mas o psicodiagnóstico não necessariamente.

“O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output) na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”


b)  identificar e avaliar aspectos gerais de uma determinada população de acordo com os parâmetros de normalidade instituídos pela Organização Mundial de Saúde para classificar o caso e prever seu curso.

Errado. O parâmetro de normalidade depende muito do contexto e não é possível seguir um determinado mundialmente.


c)  a identificação dos problemas de maneira precoce, a avaliação de riscos e a realização de uma estimativa de força dos sujeitos para o
enfrentamento de situações difíceis, novas e estressa ntes.

Certo! Um dos objetivos do psicodiagnóstico é a prevenção, que envolve todos esses fatores.

“Um psicodiagnóstico também pode ter um objetivo de prevenção. Tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogências”


d)  a detecção precoce e o rastreamento de lesões cerebrais que tenham como efeito doenças mentais reconhecidas e validadas para realização de encaminhamento para investigação e tratamento.

Errado. Esse também é um objetivo mais adequado para uma avaliação neuropsicológica.


e)  apresentar um quadro confiável da real situação de uma empresa para que, com esse conhecimento, seja possível definir outra realidade que represente de maneira segura os objetivos e metas da organização.

Errado. O psicodiagnóstico é uma avaliação com propósitos clínicos e não envolve empresas.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

115) Em relação ao trabalho do Psicólogo no campo do psicodiagnóstico, marque a afirmativa correta.

  • A) O psicodiagnóstico pode seguir os seguintes passos: entrevista inicial, aplicação de testes, devolução oral para o paciente ou responsável e informe escrito para o remetente.
  • B) O Psicólogo deve proceder de acordo com o modelo médico, com objetividade, eficiência e o estabelecimento de um vínculo afetivo distante.
  • C) O Psicólogo atua aplicando um teste em alguém e, a partir do resultado do mesmo, realiza um encaminhamento, cumprindo sua tarefa de atender à demanda para a qual foi solicitado.
  • D) O objetivo fundamental do contato do Psicólogo com seu paciente é a investigação do que este faz frente aos estímulos apresentados pelo profissional.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O psicodiagnóstico pode seguir os seguintes passos: entrevista inicial, aplicação de testes, devolução oral para o paciente ou responsável e informe escrito para o remetente.

No psicodiagnóstico, é fundamental seguir uma metodologia que permita uma avaliação abrangente do paciente. A alternativa A descreve corretamente os passos comuns do processo psicodiagnóstico, que geralmente incluem uma entrevista inicial para coleta de informações, a aplicação de testes psicológicos para avaliação de diferentes aspectos da personalidade e funcionamento psicológico, a devolução dos resultados de forma oral para o paciente ou responsável, e a elaboração de um informe escrito para o remetente, que pode ser outro profissional da saúde ou instituição solicitante.

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116) Considerando que o psicodiagnóstico pode ter vários objetivos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Na classificação nosológica, quando o sujeito não é testável, o psicólogo faz um julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos, tomando como referência critérios diagnósticos.
  • B) No diagnóstico diferencial, considera-se o sujeito numa perspectiva global, determinando o nível de funcionamento da personalidade e examinando funções do ego.
  • C) O prognóstico depende fundamentalmente da classificação nosológica.
  • D) Na classificação simples, o sujeito é submetido a testes psicológicos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) No diagnóstico diferencial, considera-se o sujeito numa perspectiva global, determinando o nível de funcionamento da personalidade e examinando funções do ego.

 

Considerando que o psicodiagnóstico pode ter vários objetivos, assinale a alternativa INCORRETA.


Para a compreensão do assunto que traz a questão, dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre psicodiagnóstico e objetivos conforme uma avaliação psicológica clínica

2) Análise das alternativas


 

1) Sobre psicodiagnóstico e objetivos conforme uma avaliação psicológica clínica

 

Segundo Cunha (2005, p. 106):

 

“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo. A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação

 

Explorando as possibilidades dos objetivos de um psicodiagnóstico, conforme avaliação psicológica, confira o que preconiza Cunha (2005, p. 27):

OBJETIVOS DE UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2005.

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

 

Considerando as alternativas disponíveis, destaca-se que com exceção da LETRA “B” (No diagnóstico diferencial, considera-se o sujeito numa perspectiva global, determinando o nível de funcionamento da personalidade e examinando funções do ego), todas as outras opções apresentadas citam possibilidades de objetivos de um psicodiagnóstico. Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

_________________

Fontes consultadas:

Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

117) Quanto ao processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A) Deve-se seguir um modelo básico de trabalho, utilizando uma única estratégia, de acordo com um roteiro preestabelecido, independentemente do tipo de paciente ou de solicitação feita pelo profissional.

  • B) Deve-se formular uma estratégia diagnóstica para ser testada e mantida durante todo o processo de psicodiagnóstico. Dessa forma, o psicólogo deverá insistir em um modelo rígido, capaz de orientar a formulação de hipóteses.

  • C) Recomenda-se não fornecer entrevista de devolução ao término do processo, pois, muitas vezes, o paciente não está preparado para obter tais informações que, normalmente, causam intensa mobilização emocional.

  • D) Considera-se, no início de qualquer avaliação psicodiagnóstica, o motivo da solicitação, de modo a selecionar a bateria de testes mais adequada. Outros aspectos a serem considerados são a idade do examinando e o momento evolutivo no qual se encontra o sujeito.

  • E) Realizar o psicodiagnóstico quando o sujeito está em uso de medicação psiquiátrica ou vivenciando uma séria crise evolutiva é contraindicado, mesmo quando se trata de estabelecer um diagnóstico diferencial ou escolher o devido processo terapêutico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Considera-se, no início de qualquer avaliação psicodiagnóstica, o motivo da solicitação, de modo a selecionar a bateria de testes mais adequada. Outros aspectos a serem considerados são a idade do examinando e o momento evolutivo no qual se encontra o sujeito.

Gabarito Letra D

Quanto ao processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

a)  Deve-se seguir um modelo básico de trabalho, utilizando uma única estratégia, de acordo com um roteiro preestabelecido, independentemente do tipo de paciente ou de solicitação feita pelo profissional.

Errado. Não existe um único modelo de psicodiagnóstico que funcione para todos os indivíduos e todos os objetivos do processo. É preciso que o profissional escolha as estratégias a serem utilizadas levando em consideração as hipóteses, as características do indivíduo a ser avaliado e o conhecimento e experiência do profissional.

 

b)  Deve-se formular uma estratégia diagnóstica para ser testada e mantida durante todo o processo de psicodiagnóstico. Dessa forma, o psicólogo deverá insistir em um modelo rígido, capaz de orientar a formulação de hipóteses.

Errado. Novas hipóteses podem surgir ao longo do processo, e o psicólogo deve ter flexibilidade para alterar a estratégia quando mudanças drásticas não previstas surgem.

 

c)  Recomenda-se não fornecer entrevista de devolução ao término do processo, pois, muitas vezes, o paciente não está preparado para obter tais informações que, normalmente, causam intensa mobilização emocional.

Errado. É uma obrigação ética do profissional oferecer a entrevista de devolução.

 

d)  Considera-se, no início de qualquer avaliação psicodiagnóstica, o motivo da solicitação, de modo a selecionar a bateria de testes mais adequada. Outros aspectos a serem considerados são a idade do examinando e o momento evolutivo no qual se encontra o sujeito.

Certo!

 

e)  Realizar o psicodiagnóstico quando o sujeito está em uso de medicação psiquiátrica ou vivenciando uma séria crise evolutiva é contraindicado, mesmo quando se trata de estabelecer um diagnóstico diferencial ou escolher o devido processo terapêutico.

Errado. É, de fato, contraindicado o psicodiagnóstico em determinadas situações, mas as exceções mencionadas devem ser consideradas.

 

Nosso gabarito é Letra D

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118) No Diagnóstico Interventivo, as técnicas projetivas podem ser utilizadas como

  • A) pressões de impacto para acesso a conteúdos latentes.
  • B) estratégias efetivas de investigação cognitiva.
  • C) métodos de identificação de conteúdos constrangedores.
  • D) mediadoras do contato terapêutico.
  • E) exercícios para acessar traumas ou conteúdos inconscientes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) mediadoras do contato terapêutico.

De Paulo (2006) explica:

O psicodiagnóstico interventivo busca integrar avaliação e intervenção, neutralizando os possíveis limites entre o diagnóstico e a psicoterapia breve.

 

Trata-se de um psicodiagnóstico com a aplicação de instrumentos psicológicos, entre eles, os projetivos, necessários à avaliação da problemática específica, mas usados também como mediadores do contato terapêutico. Implica em utilizar os dados, respostas, reações físicas ou emocionais do paciente e resultados obtidos na análise das técnicas projetivas de modo flexível, como ponto de partida para a intervenção terapêutica, o mais precocemente possível. Refere-se ao emprego de instrumentos projetivos, como facilitadores da comunicação, como auxiliares na elaboração de intervenções e como mediadores do contato do psicoterapeuta com o mundo interno dos pacientes.


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Utilizam-se as técnicas projetivas de modo flexível, envolvendo o paciente no diagnóstico interventivo. Portanto, não são adequadas como pressões de impacto para acessar conteúdos latentes.

 

b) Incorreta. A investigação cognitiva, apesar de estar presente em um psicodiagnóstico, não é o principal objetivo das técnicas projetivas no diagnóstico interventivo.

 

c) Incorreta. A identificação de "conteúdos constrangedores" não é finalidade das técnicas projetivas, além disso, a expressão é inadequada para o contexto da questão. 

 

d) Correta. Com base no trecho exposto, concluímos que as técnicas projetivas, no diagnóstico interventivo, podem ser utilizadas como mediadoras do contato terapêutico.

 

e) Incorreta. No diagnóstico interventivo, as técnicas projetivas fazem o meio de campo para acessar o paciente, como uma forma de iniciar a intervenção terapêutica. Portanto, não são caracterizadas como exercícios. Por meio da análise dos resultados das técnicas consegue-se iniciar um processo terapêutico.

 


Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0006-59432006000200003&script=sci_arttext

119) Jurema Alcides Cunha aponta que a avaliação compreensiva tem por objetivo determinar o nível de funcionamento da personalidade, sendo examinadas as funções do ego, em especial a de

  • A) memória.
  • B) resistência.
  • C) insight.
  • D) pensamento.
  • E) proteção.

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A alternativa correta é letra C) insight.

Segundo Cunha (2000),

Na Avaliação Compreensiva é determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos. Não chega necessariamente à classificação nosológica, embora esta possa ocorrer subsidiariamente, uma vez que o exame pode revelar alterações psicopatológicas. 


Com base nas informações, constatamos que a função de insight é particularmente investigada na Avaliação Compreensiva.

 

As outras alternativas apresentam expressões que não se enquadram nas características da Avaliação Compreensiva. Foram escolhidas aleatoriamente para confundir o candidato.

 


 

Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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120) Acerca da atuação clínica do psicólogo em contextos institucionais, julgue o item a seguir.

A avaliação realizada no processo psicodiagnóstico é influenciada, entre outros fatores, pela compatibilidade entre queixas, sintomas e indicadores de sofrimento dos pacientes, especialmente, em casos de transtornos psicossomáticos.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO

 

Segundo Cunha (2000),

Durante o levantamento, a análise, interpretação e integração dos dados é necessário recapitular as hipóteses levantadas inicialmente e no decorrer do processo psicodiagnóstico, tendo em mente os objetivos do exame. As hipóteses levantadas servirão de critérios para a análise e seleção dos dados úteis, enquanto os objetivos fornecerão um enquadramento para a sua integração. Desta maneira, as perguntas indicarão que respostas devem ser buscadas, confirmando ou não as hipóteses. A presença de mais ou menos indícios e a sua compatibilidade e intervalidação permitirão hierarquizar a importância dos dados obtidos. O objetivo do exame norteará a organização de tais informações.


Com base nas informações acima, constatamos que a afirmação está correta. A avaliação realizada no processo psicodiagnóstico é influenciada, entre outros fatores, pela compatibilidade entre queixas, sintomas e indicadores de sofrimento dos pacientes, especialmente, em casos de transtornos psicossomáticos.

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