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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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121) Paciente com oito anos de idade foi encaminhado para avaliação psicodiagnóstica. O psicólogo recebeu a mãe da criança, que lhe apresentou um relatório médico em que se afirmava que a criança estava sendo encaminhada para avaliação psicodiagnóstica por apresentar dificuldades de aprendizagem, complicações na interação social e na aceitação de regras e limites, agressividade exacerbada, irritabilidade, enurese noturna e bruxismo. A mãe relatou queixas escolares recorrentes, com risco de eventual expulsão da criança, por conta da ocorrência de duas suspensões, nos últimos dois meses, por agressão grave a dois colegas de sala e por ameaças direcionadas à professora. Exames complementares não revelaram quadro ou deficiências orgânicas significativas que justificassem o comportamento da criança. No relatório, solicitava-se avaliação psicodiagnóstica.

 

A partir dessa situação, assinale a opção correta acerca do papel do psicólogo e do processo psicodiagnóstico.

  • A)  No caso da utilização da técnica de entrevista semidirigida, não cabe ao profissional assinalar vetores que possibilitem ao entrevistado iniciar ou dar continuidade ao relato.

  • B)  No caso do referido paciente, a entrevista clínica e o acompanhamento psicológico constituem a técnica e a intervenção recomendadas e necessárias para evitar maiores conflitos emocionais e escolares.

  • C)  Diante dos problemas ocorridos no meio escolar, cabe ao psicólogo encaminhar o paciente ao psicopedagogo a fim de que possa ser realizada a avaliação psicológica, bem como os encaminhamentos necessários ao caso.

  • D)  Na situação apresentada, a capacidade de insight não deverá ser considerada no caso de uma avaliação psicodiagnóstica, haja vista seus objetivos.

  • E)  Durante a realização de entrevista com a mãe, com exceção da técnica de entrevista totalmente livre, cabe ao psicólogo indagá-la sobre aspectos da conduta ou do comportamento da criança que não forem referidos ou mencionados espontaneamente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)  Durante a realização de entrevista com a mãe, com exceção da técnica de entrevista totalmente livre, cabe ao psicólogo indagá-la sobre aspectos da conduta ou do comportamento da criança que não forem referidos ou mencionados espontaneamente.

Na presente questão, conseguimos escolher a alternativa mais adequada levando em consideração a descrição do caso. Devemos nos atentar ao fato de que a criança foi encaminhada para avaliação psicodiagnóstica. Vamos analisar as alternativas para descobrir alguns erros evidentes:

 

a)  No caso da utilização da técnica de entrevista semidirigida, não cabe ao profissional assinalar vetores que possibilitem ao entrevistado iniciar ou dar continuidade ao relato.

INCORRETA. A entrevista semidirigida possibilita exatamente essa postura do profissional. 

b)  No caso do referido paciente, a entrevista clínica e o acompanhamento psicológico constituem a técnica e a intervenção recomendadas e necessárias para evitar maiores conflitos emocionais e escolares.

INCORRETA. Primeiramente, deve-se fazer o psicodiagnóstico do paciente. Inclusive, isso foi destacado como o principal encaminhamento na descrição do caso.

c)  Diante dos problemas ocorridos no meio escolar, cabe ao psicólogo encaminhar o paciente ao psicopedagogo a fim de que possa ser realizada a avaliação psicológica, bem como os encaminhamentos necessários ao caso.

INCORRETA. Esta conseguimos eliminar sem maiores dificuldades. A avaliação psicológica é uma atividade privativa de psicólogos, portanto, não poderia ser feita pelo psicopedagogo. 

d)  Na situação apresentada, a capacidade de insight não deverá ser considerada no caso de uma avaliação psicodiagnóstica, haja vista seus objetivos.

INCORRETA. Deve-se, pelo contrário, apreciar a capacidade de insight do paciente numa tentativa de união do seu passado com seu presente e futuro.

e)  Durante a realização de entrevista com a mãe, com exceção da técnica de entrevista totalmente livre, cabe ao psicólogo indagá-la sobre aspectos da conduta ou do comportamento da criança que não forem referidos ou mencionados espontaneamente.

 

CORRETA. Esta é uma das características da entrevista semidirigida elencada por Ocampo e Arzeno (2003). O psicólogo ainda deve considerar situações de bloqueio ou paralisação pela existência de angústia a fim de conseguir alcançar os objetivos da avaliação.

 


Fonte: DE OCAMPO, María Luisa Siquier; ARZENO, María Esther García; DE PICCOLO, Elza Grassano. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. Martins Fontes, 2003.

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122) Considere o caso fictício apresentado a seguir:


Luiza, uma adolescente de 15 anos, apresenta muita ansiedade quando precisa comunicar ideias, manifestar-se na aula e até mesmo para cumprimentar as pessoas ou se apresentar para desconhecidos. Desde os cinco anos, desenvolveu uma gagueira que persiste até hoje. Gosta muito de tocar flauta, praticar esportes e tem facilidade com jogos eletrônicos. É uma boa aluna, tira boas notas e faz aula de dança. A psicóloga da escola chama os pais e encaminha para uma avaliação psicológica.


Em relação ao caso, deve-se realizar

  • A) Avaliação Psicodinâmica da Personalidade.
  • B) Avaliação Psicopedagógica.
  • C) Avaliação Psicológica de Potencial.
  • D) Avaliação Psicodiagnóstica.
  • E) Orientação vocacional.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Avaliação Psicodiagnóstica.

 

Considere o caso fictício apresentado a seguir:


Luiza, uma adolescente de 15 anos, apresenta muita ansiedade quando precisa comunicar ideias, manifestar-se na aula e até mesmo para cumprimentar as pessoas ou se apresentar para desconhecidos. Desde os cinco anos, desenvolveu uma gagueira que persiste até hoje. Gosta muito de tocar flauta, praticar esportes e tem facilidade com jogos eletrônicos. É uma boa aluna, tira boas notas e faz aula de dança. A psicóloga da escola chama os pais e encaminha para uma avaliação psicológica.

 

A questão apresenta alguns sintomas: gagueira persistente e ansiedade alta na interação social e em momentos de apresentação, contudo as atividades de Luiza não estão prejudicadas. Seria necessário fazer um psicodiagnóstico, com propósitos clínicos, para verificar a existência ou não de psicopatologia e, com isso, ter parâmetros para um possível tratamento.

 

Observe o que Cunha, no livro "Psicodiagnóstico-V", fala sobre o psicodiagnóstico:

 

"Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais."

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra D.


Em relação ao caso, deve-se realizar


a)  Avaliação Psicodinâmica da Personalidade.
b)  Avaliação Psicopedagógica.
c)  Avaliação Psicológica de Potencial.
d)  Avaliação Psicodiagnóstica.
e)  Orientação vocacional.

123) A respeito da definição de Psicodiagnóstico, assinale a alternativa CORRETA: 

  • A) Visa identificar forças ou fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.  

  • B) Esta investigação se configura como um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos.  

  • C) Busca classificar o caso e prever seu curso possível, não comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções. 

  • D) É importante que o profissional, ao conduzir o processo psicodiagnóstico, busque considerar o sujeito em exame como um ser imutável e dinâmico, situado em um mundo maior que o da consulta psicológica.  

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Visa identificar forças ou fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.  

 

A respeito da definição de Psicodiagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço por gentileza ao aluno, que não deixe de acompanhar a colocação feita por Cunha (2005, p. 22), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.”

 
 

Análise das alternativas

 

a)  Visa identificar forças ou fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. 

CORRETA. O que informa a assertiva, encontra respaldo na literatura de Cunha (2005), portanto, opção VERDADEIRA.

 

b)  Esta investigação se configura como um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos

INCORRETA. Corrigindo: segundo Cunha (2005, p. 26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

c)  Busca classificar o caso e prever seu curso possível, não comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções.

INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “B”.

 

d)  É importante que o profissional, ao conduzir o processo psicodiagnóstico, busque considerar o sujeito em exame como um ser imutável e dinâmico, situado em um mundo maior que o da consulta psicológica. 

INCORRETA. Corrigindo: na realização do processo psicodiagnóstico, na realidade, é importante que o profissional considere o indivíduo como um ser mutável e dinâmico, portanto, opção FALSA.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

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124) O Psicodiagnóstico define-se como sendo um tipo de avaliação psicológica. A respeito de suas características, assinale a alternativa CORRETA: 

  • A) A classificação nosológica no psicodiagnóstico determina o curso provável do caso. 

  • B) A perícia forense busca subsídios para resolver questões como quadro de “insanidade” mental e competência para o exercício de funções de cidadão.  

  • C) O prognóstico identifica sintomas por meio de critérios pré-estabelecidos (CID 10, DSM IV).  

  • D) O diagnóstico diferencial busca a identificação precoce do problema.  

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A perícia forense busca subsídios para resolver questões como quadro de “insanidade” mental e competência para o exercício de funções de cidadão.  

 

O Psicodiagnóstico define-se como sendo um tipo de avaliação psicológica. A respeito de suas características, assinale a alternativa CORRETA:

 
 

Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

   
 

2) Análise das alternativas

 

a)  A classificação nosológica no psicodiagnóstico determina o curso provável do caso.

INCORRETA. Corrigindo: no prognóstico, apresenta-se o possível curso do caso, portanto, opção ERRADA.

 

b)  A perícia forense busca subsídios para resolver questões como quadro de “insanidade” mental e competência para o exercício de funções de cidadão.

CORRETA. A colocação encontra respaldo com o que menciona a literatura supracitada de Cunha (2000), portanto, opção CERTA.

 

c)  O prognóstico identifica sintomas por meio de critérios pré-estabelecidos (CID 10, DSM IV). 

INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “A”.

 

d)  O diagnóstico diferencial busca a identificação precoce do problema

INCORRETA. Corrigindo: quando o objetivo do psicodiagnóstico é o diagnóstico diferencial são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar alternativas diagnósticas, portanto, opção ERRADA.

  

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

125) Em relação ao processo psicodiagnóstico, pode-se afirmar que

  • A) sua duração é sempre definida previamente, não podendo ser alterada em hipótese alguma, para não abalar a confiança do paciente em relação à competência do terapeuta.
  • B) seus objetivos são definidos pela pessoa que realizou o encaminhamento ou pela pessoa avaliada, devendo ser respeitados pelo psicólogo.
  • C) este é um processo científico, que parte de perguntas específicas, cujas respostas se estruturam como hipóteses que serão confirmadas ou não durante as etapas do processo.
  • D) o plano de avaliação é definido em conjunto pelo terapeuta e pela pessoa que será avaliada, o que aumenta a motivação do paciente e facilita a coleta de dados.
  • E) o processo utiliza técnicas e testes psicológicos, que são analisados e interpretados, e se encerra com a definição da problemática do cliente para o psicólogo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) este é um processo científico, que parte de perguntas específicas, cujas respostas se estruturam como hipóteses que serão confirmadas ou não durante as etapas do processo.

 

Em relação ao processo psicodiagnóstico, pode-se afirmar que


a)  sua duração é sempre definida previamente, não podendo ser alterada em hipótese alguma, para não abalar a confiança do paciente em relação à competência do terapeuta.

 

Se houver necessidade durante o processo psicodiagnóstico, é possível alterar a duração.

 

Assertiva Falsa.


b)  seus objetivos são definidos pela pessoa que realizou o encaminhamento ou pela pessoa avaliada, devendo ser respeitados pelo psicólogo.

 

Os objetivos do psicodiagnóstico se baseiam nos motivos do encaminhamento e/ou da consulta, contudo não são definidos sem o psicólogo.

 

Assertiva Falsa.


c)  este é um processo científico, que parte de perguntas específicas, cujas respostas se estruturam como hipóteses que serão confirmadas ou não durante as etapas do processo.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o texto de Cunha:

 

"Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame)."

 

Assertiva Correta.


d)  o plano de avaliação é definido em conjunto pelo terapeuta e pela pessoa que será avaliada, o que aumenta a motivação do paciente e facilita a coleta de dados.

 

É necessário o conhecimento técnico (testes e técnicas) do psicólogo para a elaboração do plano de avaliação. Portanto, não é elaborado em conjunto. De acordo com Cunha:

 

"O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Portanto, a questão, aqui, é o quanto certos instrumentos podem ser eficientes, se aplicados com um propósito específico, para fornecer respostas a determinadas perguntas ou testar certas hipóteses."

 

Assertiva Falsa.


e)  o processo utiliza técnicas e testes psicológicos, que são analisados e interpretados, e se encerra com a definição da problemática do cliente para o psicólogo.

  

Segundo Cunha, o processo termina com a comunicação dos resultados e a proposição de soluções, se for o caso.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

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126) No que se refere ao psicodiagnóstico marque a alternativa que NÃO condiz com seus pressupostos básicos:

  • A) O psicodiagnóstico deve partir de um levantamento de hipóteses a serem confirmadas ou refutadas, através de um processo pré-determinado e objetivos específicos.

  • B) No psicodiagnóstico é estabelecido um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo.

  • C) Na realização do psicodiagnóstico são definidos os instrumentos necessários, como testes e técnicas, de que forma e quando utilizá-los, baseado nas hipóteses formuladas inicialmente.

  • D) Os dados obtidos através da bateria de testes e técnicas, deverão ser analisados, interpretados e integrados com as informações da observação, da história clínica e pessoal, chegando ao diagnóstico e prognóstico do caso.

  • E) Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado não permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado não permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.

 

No que se refere ao psicodiagnóstico marque a alternativa que NÃO condiz com seus pressupostos básicos:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

  

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Complementando o assunto, segundo Cunha (2005, p. 30-31) de forma bastante resumida, os passos do diagnóstico, utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, são os seguintes:

 

“a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.”

 
 

Análise das alternativas

 

a) O psicodiagnóstico deve partir de um levantamento de hipóteses a serem confirmadas ou refutadas, através de um processo pré-determinado e objetivos específicos.

CORRETA. A informação encontra respaldo com o passo “a” do modelo psicológico de natureza clínica, portanto, opção CERTA.

 

b) No psicodiagnóstico é estabelecido um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo.

CORRETA. Sobre o assunto, Cunha (2005, p.26) menciona:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).”

 

c) Na realização do psicodiagnóstico são definidos os instrumentos necessários, como testes e técnicas, de que forma e quando utilizá-los, baseado nas hipóteses formuladas inicialmente.

CORRETA. Conforme Cunha (2005, p.26):

“O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los”

 

d) Os dados obtidos através da bateria de testes e técnicas, deverão ser analisados, interpretados e integrados com as informações da observação, da história clínica e pessoal, chegando ao diagnóstico e prognóstico do caso.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p.26):

“Selecionada e administrada uma bateria de testes, obtêm-se dados que devem ser interrelacionados com as informações da história clínica, da história pessoal ou com outras, a partir do elenco das hipóteses iniciais, para permitir uma seleção e uma integração, norteada pelos objetivos do psicodiagnóstico, que determinam o nível de inferências que deve ser alcançado.”

  

e) Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado não permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.

INCORRETA. Divergindo do exposto, segundo Cunha (2005, p. 26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

  

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

127) Ao considerar as especificidades da situação de psicodiagnóstico, quando comparada à de psicoterapia, a Psicanálise defende que a transferência e a contratransferência

  • A) são fontes de informação importantes para o levantamento e verificação de hipóteses durante todo o psicodiagnóstico.

  • B) são processos irrelevantes no psicodiagnóstico porque as limitações de tempo e objetivos nessa situação impedem que esses processos venham a ocorrer.

  • C) devem ser impedidas pelo psicólogo no psicodiagnóstico, de modo a evitar que vieses pessoais interfiram no processo de avaliação psicológica.

  • D) são processos inevitáveis em toda situação bipessoal, e, portanto, devem ser ignorados na situação de psicodiagnóstico.

  • E) devem ser estimuladas pelo psicólogo, para agilizar o estabelecimento de um vínculo com o paciente e facilitar a revelação de seus conflitos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) são fontes de informação importantes para o levantamento e verificação de hipóteses durante todo o psicodiagnóstico.

 

Ao considerar as especificidades da situação de psicodiagnóstico, quando comparada à de psicoterapia, a Psicanálise defende que a transferência e a contratransferência

 

Observe o seguinte texto presente no livro de Cunha:

 

"No plano inconsciente, têm-se os fenômenos de transferência e de contratransferência. O primeiro é experienciado pelo paciente ao se relacionar, no aqui e agora da situação diagnóstica, com o psicólogo, não como tal, mas como figura de pai, irmão, mãe. A contratransferência verifica-se no psicólogo na medida em que assume papéis na sua tarefa, conforme os impulsos de seus padrões infantis de figuras de autoridade ou outros padrões primitivos de relacionamento.

(...)

Na situação de psicodiagnóstico, observam-se ocorrências de transferência na necessidade do paciente de estar agradando, de se sentir aceito pelo psicólogo, como, por exemplo, nos pedidos de horário e acerto financeiro especiais. (...) A resistência do paciente à tarefa também se constitui em uma forma de transferência. O paciente compete, ou tenta obter provas da aceitação do psicólogo, buscando manipular a situação de testagem, ou espera ser aliviado de seus sintomas, magicamente, por meio do poder que atribui ao psicólogo. O silêncio prolongado e sistemático ou o paciente que fala sem parar também são manifestações de resistência à avaliação.

(...)

Em termos de fenômeno contratransferencial, o psicólogo pode ficar dependente do afeto do paciente, deixando-se envolver por elogios, presentes, propostas de ajuda; pode facilitar ou não horários; pode exibir conhecimento e pavonear-se; ou pode proteger o paciente contra os seus sentimentos agressivos. O psicólogo pode se ver tentado a prolongar o vínculo além do que é necessário, ou a competir com o paciente, ou ainda, a conduzir a tarefa como se o fizesse consigo próprio."

 

Com base nisso, vamos analisar as alternativas.

 

a)  são fontes de informação importantes para o levantamento e verificação de hipóteses durante todo o psicodiagnóstico.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o que foi citado acima.

 

Assertiva Correta. 

 

b)  são processos irrelevantes no psicodiagnóstico porque as limitações de tempo e objetivos nessa situação impedem que esses processos venham a ocorrer.

 

Na verdade, são processos relevantes no psicodiagnóstico.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  devem ser impedidas pelo psicólogo no psicodiagnóstico, de modo a evitar que vieses pessoais interfiram no processo de avaliação psicológica.

 

Não há como impedir esses processos inconscientes.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  são processos inevitáveis em toda situação bipessoal, e, portanto, devem ser ignorados na situação de psicodiagnóstico.

 

Conforme vimos, esses processos não devem ser ignorados.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  devem ser estimuladas pelo psicólogo, para agilizar o estabelecimento de um vínculo com o paciente e facilitar a revelação de seus conflitos.

 

Não há como estimular, pois é algo que acontece de forma inconsciente. Além disso, esses processos não acontecem para "agilizar" o estabelecimento de vínculo.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

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128) O psicodiagnóstico pode ser definido como um procedimento científico, limitado no tempo, que lança mão de técnicas e estratégias de avaliação e testagem psicológica, em nível individual ou em grupo. Visa o esclarecimento de problemas por meio de pressupostos teóricos dos construtos aos quais o problema se refira; bem como a identificação e avaliação dos aspectos específicos para a classificação do caso, a previsão do curso possível, a comunicação dos resultados e as proposições de solução caso seja necessário. Além disso, um psicodiagnóstico sustenta-se na necessidade de:

 

I. Tomar conhecimento acerca do que ocorre e o que motiva tal acontecimento, de maneira a responder à demanda pela qual foi iniciada uma consulta.

 

II. Evitar o risco significativo em que implica a ausência de um questionamento realizado previamente ao tratamento, tais como a inoperância técnica e terapêutica frente a patologias e situações complicadas e perturbadoras.

 

III. Proteger o profissional da psicologia que propicia o início de um determinado tratamento necessariamente pautado em dimensões clínica e ética, as quais são idôneas e comprometidas, sobretudo mediante o desconhecido e a falta de clareza do que se apresenta.

 

IV. Estabelecer diagnóstico e avaliação do tratamento, o que significa correr o risco de uma rotulação do caso e estar sujeito às mudanças repentinas, já que são necessários, respectivamente, retestes e manuseio de instrumentos em diferentes momentos para evitar respostas lacônicas e esporádicas fora das circunstâncias de testes.

 

Tendo isso em vista, o que torna um psicodiagnóstico preciso, estão corretas apenas as afirmativas

  • A) I e II.

  • B) I, II e III.

  • C) I, II e IV.

  • D) II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) I, II e III.

Gabarito Letra B

 

O psicodiagnóstico pode ser definido como um procedimento científico, limitado no tempo, que lança mão de técnicas e estratégias de avaliação e testagem psicológica, em nível individual ou em grupo. Visa o esclarecimento de problemas por meio de pressupostos teóricos dos construtos aos quais o problema se refira; bem como a identificação e avaliação dos aspectos específicos para a classificação do caso, a previsão do curso possível, a comunicação dos resultados e as proposições de solução caso seja necessário. Além disso, um psicodiagnóstico sustenta-se na necessidade de:

 

I. Tomar conhecimento acerca do que ocorre e o que motiva tal acontecimento, de maneira a responder à demanda pela qual foi iniciada uma consulta.

Certo! Esse pode ser considerado o principal objetivo do psicodiagnóstico, responder à demanda que iniciou o processo.

 

II. Evitar o risco significativo em que implica a ausência de um questionamento realizado previamente ao tratamento, tais como a inoperância técnica e terapêutica frente a patologias e situações complicadas e perturbadoras.

Certo! Um psicodiagnóstico bem conduzido evita erros de tratamento e consegue indicadores que facilitam o trabalho terapêutico posterior.

 

III. Proteger o profissional da psicologia que propicia o início de um determinado tratamento necessariamente pautado em dimensões clínica e ética, as quais são idôneas e comprometidas, sobretudo mediante o desconhecido e a falta de clareza do que se apresenta.

Certo! O psicodiagnóstico gera documentos que podem proteger o profissional inclusive juridicamente.

 

IV. Estabelecer diagnóstico e avaliação do tratamento, o que significa correr o risco de uma rotulação do caso e estar sujeito às mudanças repentinas, já que são necessários, respectivamente, retestes e manuseio de instrumentos em diferentes momentos para evitar respostas lacônicas e esporádicas fora das circunstâncias de testes.

Errado. O processo psicodiagnóstico deve ser conduzido de forma a evitar ao máximo uma rotulação do caso, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do objeto de estudo. Os testes passam por diversos estudos para que seus resultados, quando aplicados corretamente, sejam o mais confiáveis possível.

 

Assim, apenas I, II e III estão corretas.

Gabarito Letra B

129) O psicodiagnóstico é um trabalho realizado por psicólogos. Trata-se de um processo científico que

  • A) envolve o uso de testes psicológicos e tem como objetivo realizar uma avaliação completa de aspectos cognitivos e afetivos-emocionais de indivíduos, desde a infância até a velhice.

  • B) é indicado para pacientes que possam ser beneficiados com apenas a aplicação de um teste.

  • C) é realizado pelo psicólogo que busca apenas esclarecer a situação psicológica do paciente.

  • D) é voltado para pessoas a partir de 18 anos de idade, sem limite de idade superior estabelecido.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) envolve o uso de testes psicológicos e tem como objetivo realizar uma avaliação completa de aspectos cognitivos e afetivos-emocionais de indivíduos, desde a infância até a velhice.

Gabarito: Letra A

 

O psicodiagnóstico é um trabalho realizado por psicólogos. Trata-se de um processo científico que

a)  envolve o uso de testes psicológicos e tem como objetivo realizar uma avaliação completa de aspectos cognitivos e afetivos-emocionais de indivíduos, desde a infância até a velhice.

Certo! O psicodiagnóstico é uma forma de avaliação psicológica com objetivos clínicos, que avalia aspectos cognitivos e afetivos.

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 

b)  é indicado para pacientes que possam ser beneficiados com apenas a aplicação de um teste.

Errado. O psicodiagnóstico é muito mais complexo que apenas a aplicação de testes, e mesmo quando há utilização deste recurso geralmente há aplicação de mais de um teste.

 

c)  é realizado pelo psicólogo que busca apenas esclarecer a situação psicológica do paciente.

Errado. O psicodiagnóstico pode buscar esclarecer diversos aspectos do paciente.

 

d)  é voltado para pessoas a partir de 18 anos de idade, sem limite de idade superior estabelecido.

Errado. Também é possível fazer psicodiagnóstico em crianças e adolescentes.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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130) O sujeito submete-se a qualquer procedimento destinado a descobrir os fatores subjacentes que respondem por comportamento, especialmente comportamento perturbado. Esse procedimento denomina-se

  • A) psicodança.

  • B) psicocinese.

  • C) psicodrama.

  • D) psicodiagnóstico.

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A alternativa correta é letra D) psicodiagnóstico.

   

O sujeito submete-se a qualquer procedimento destinado a descobrir os fatores subjacentes que respondem por comportamento, especialmente comportamento perturbado. Esse procedimento denomina-se

  

a)  psicodança.

 

Incorreto. A psicodança é um método psicoterapêutico que utiliza dança. 

 

b)  psicocinese.

 

Incorreto. Veja a definição de psicocinese abaixo:

 

"A maioria dos pesquisadores em Parapsicologia aceita os seguintes fenômenos:

 

1. Telepatia: comunicação de uma mente a outra.

 

2. Clarividência: obtenção de informações não disponíveis aos sentidos físicos, tal como informações de um livro fechado em outra sala.

 

3. Premonição: obtenção de informações do que ainda não existe; por exemplo, sonhar com um evento que ocorre dias depois.

 

4. Psicocinese: influenciar objetos ou processos físicos sem qualquer contato físico."

 

Fonte: "Teorias da Personalidade" (Fadiman e Frager)

 

c)  psicodrama.

 

Incorreto. O Psicodrama é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Moreno que utiliza as representações dramáticas. Apesar do psicodrama também descobrir fatores subjacentes, a próxima alternativa é mais específica quanto a esse objetivo.

 

d)  psicodiagnóstico.

 

Correto. Essa é a alternativa que está mais adequada ao que foi solicitado pela questão.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra D.

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