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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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131) Para o uso da entrevista clínica estruturada (SCID), no primeiro módulo – avaliação preliminar –, deve-se obter informações num tempo aproximado de 15 a 20 minutos, tais como, EXCETO

  • A) História escolar, informações superficiais.

  • B) Dados objetivos do trabalho do sujeito.

  • C) Estrutura e composição familiar.

  • D) Explorar a psicopatologia do sujeito com perguntas específicas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Explorar a psicopatologia do sujeito com perguntas específicas.

   

Para o uso da entrevista clínica estruturada (SCID), no primeiro módulo – avaliação preliminar –, deve-se obter informações num tempo aproximado de 15 a 20 minutos, tais como, EXCETO

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O primeiro módulo da entrevista é a Avaliação Preliminar, destinada a obter informações gerais e dados demográficos básicos, como a história escolar e de trabalho, a estrutura e composição familiar, etc. Mas tem outra função importante, a de facilitar o rapport, pois inclui perguntas menos ameaçadoras, que permitem ao entrevistador e ao entrevistado construir uma relação e progredir naturalmente. É composta, predominantemente, de questões abertas, em que entrevistado é encorajado a falar livremente sobre sua situação atual, incluindo a queixa principal e sua condição atual. Isso cria nova oportunidade para fortalecer o rapport, na medida em que é encorajada a expressão livre, e se permite abordar a história da queixa e de tratamento, os antecedentes familiares, etc.

 

À Avaliação Preliminar são destinados, aproximadamente, 15 a 20 minutos iniciais da entrevista, e o entrevistador não deve começar a explorar com perguntas específicas, as quais fará depois, de acordo com a seqüência modular da entrevista. Deve apenas criar um espaço receptivo para expressão voluntária do sujeito. Desse modo, observamos alguns indicadores iniciais relevantes para a avaliação da psicopatologia do entrevistado. A partir dessa descrição inicial do: sintomas e dificuldades, o entrevistador deve indicar suas primeiras impressões diagnósticas, anotando as mais prováveis, e as alternativas possíveis que devem ser descartadas."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.

 

a)  História escolar, informações superficiais.

b)  Dados objetivos do trabalho do sujeito.

c)  Estrutura e composição familiar.

d)  Explorar a psicopatologia do sujeito com perguntas específicas.

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132) Todas as características abaixo se referem ao processo científico psicodiamático, EXCETO

  • A) Utiliza técnicas e testes psicológicos (input).

  • B) Comunicação dos resultados (output).

  • C) O psicólogo precisa obrigatoriamente do diagnóstico e do prognóstico.

  • D) Inferência é o processo que vincula o “input” ao “output”.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O psicólogo precisa obrigatoriamente do diagnóstico e do prognóstico.

   

Todas as características abaixo se referem ao processo científico psicodiamático, EXCETO

 

Houve um erro de digitação no enunciado. A questão busca saber sobre o psicodiagnóstico.

 

Veja mais no texto abaixo:

 

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

(...)

Selecionada e administrada uma bateria de testes, obtêm-se dados que devem ser inter-relacionados com as informações da história clínica, da história pessoal ou com outras, a partir do elenco das hipóteses iniciais, para permitir uma seleção e uma integração, norteada pelos objetivos do psicodiagnóstico, que determinam o nível de inferências que deve ser alcançado."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C, pois Cunha não fala sobre essa obrigatoriedade.

 

a)  Utiliza técnicas e testes psicológicos (input).

 

b)  Comunicação dos resultados (output).

 

c)  O psicólogo precisa obrigatoriamente do diagnóstico e do prognóstico.

 

d)  Inferência é o processo que vincula o “input” ao “output”.

133) No Brasil, o modelo de psicodiagnóstico, desenvolvido por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003), tem norteado o trabalho de grande parte dos profissionais da área. Além dele, o modelo fenomenológico (ANCONA-LOPEZ, 1995) também é muito utilizado. O psicodiagnóstico fenomenológico introduziu algumas mudanças significativas no modelo psicanalítico proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se:


I. considerar o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva;


II. propor que a devolução seja feita durante o processo e não ao final;


III. enfatizar o sentido da experiência dos envolvidos no processo;


IV. redefinir a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas.


Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A) I, II, III e IV.
  • B) II, III e IV, apenas.
  • C) III e IV, apenas.
  • D) I e II, apenas.
  • E) I, apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I, II, III e IV.

  

No Brasil, o modelo de psicodiagnóstico, desenvolvido por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003), tem norteado o trabalho de grande parte dos profissionais da área. Além dele, o modelo fenomenológico (ANCONA-LOPEZ, 1995) também é muito utilizado. O psicodiagnóstico fenomenológico introduziu algumas mudanças significativas no modelo psicanalítico proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se:

 
 

Para a compreensão do assunto que traz a questão, dividiu-se a análise a análise em duas partes:

 

1) Sobre o Modelo de Psicodiagnóstico Fenomenológico

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre o Modelo de Psicodiagnóstico Fenomenológico

 

A fim de compreender sobre o Modelo de Psicodiagnóstico Fenomenológico, acompanhe os recortes textuais a seguir com base nas contribuições de Araújo (2007), a respeito das principais características e manejo terapêutico:

 
  • Principais características: o psicodiagnóstico fenomenológico  introduz algumas mudanças significativas no modelo proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se quatro características principais: 1. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares; 2. propõe que a devolução seja feita durante o processo e não ao final; 3. enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo; e 4. redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas.
 
  • Manejo terapêutico: no modelo fenomenológico, o cliente é um parceiro ativo e envolvido no trabalho de compreensão e eventual encaminhamento posterior. O psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho. Psicólogo e paciente se envolvem, a partir de pontos de vista diferentes, mas igualmente importantes, na tarefa de construir os sentidos da existência de um deles – o cliente
 
 

2) Análise das alternativas

  

Considerando a requisição contida no enunciado em relação ao Modelo de Psicodiagnóstico Fenomenológico, destaca-se que todas as proposições analisadas encontram correspondência com o que expressa a literatura supracitada. Com base nisto ratifica-se, portanto, que a LETRA “A” (I, II, III e IV), de fato, constitui o GABARITO da questão analisada.

 

_______________

Fonte consultada:

Araújo, Maria de Fátima. (2007). Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: teoria e prática9(2), 126-141. 

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134) Um dos objetivos do psicólogo numa equipe multidisciplinar na área da educação é o de favorecer a compreensão dos distúrbios de aprendizagem e das dificuldades escolares dos alunos, de forma contextualizada. Uma importante ferramenta para a compreensão desses fenômenos é a avaliação dessas dificuldades escolares através do psicodiagnóstico. Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta.

  • A) O psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos, e termina com a comunicação dos resultados após a integração dos dados.
  • B) É um processo ilimitado no tempo, sem duração estimada previamente.
  • C) O plano de avaliação utilizado na prática clínica é sempre pré- determinado, bem como a bateria de testes a ser utilizada.
  • D) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos, e termina com a comunicação dos resultados após a integração dos dados.

 

Um dos objetivos do psicólogo numa equipe multidisciplinar na área da educação é o de favorecer a compreensão dos distúrbios de aprendizagem e das dificuldades escolares dos alunos, de forma contextualizada. Uma importante ferramenta para a compreensão desses fenômenos é a avaliação dessas dificuldades escolares através do psicodiagnóstico. Em relação a esse processo, assinale a ALTERNATIVA CORRETA.

 
 

a)  O psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos, e termina com a comunicação dos resultados após a integração dos dados.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

  

b)  É um processo ilimitado no tempo, sem duração estimada previamente.

INCORRETA. Corrigindo: note que a informação contraria explicitamente a colocação supracitada de Cunha (2005) na LETRA “A”, que sinaliza o processo como limitado no tempo, portanto, opção FALSA.

  

c)  O plano de avaliação utilizado na prática clínica é sempre pré- determinado, bem como a bateria de testes a ser utilizada.

INCORRETA. Corrigindo: conforme Cunha (2005, p.26):

“O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los”

 

d)  As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos.

INCORRETA. Corrigindo: as baterias de testes no psicodiagnóstico não são exclusivamente compostas de testes psicométricos, podendo ser utilizadas também técnicas projetivas durante o processo, portanto, opção ERRADA.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

135) A hora de jogo diagnóstica constitui um recurso técnico que o psicólogo pode utilizar dentro de um processo de avaliação, a fim de propor uma posterior abordagem terapêutica. Em relação à hora do jogo diagnóstica, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.


I- É um processo que tem começo, desenvolvimento e fim em si mesmo, e opera como uma unidade e deve ser
interpretada como tal.


II- Implica o estabelecimento de um vínculo transferencial breve, cujo objetivo é o conhecimento e a compreensão da criança.


III- Expressa somente um segmento do repertório de condutas da criança, reatualizando no aqui e agora um conjunto de fantasias e de relações de objeto que irão se sobrepor ao campo de estímulo.


IV– É um elo a mais em um amplo continuum no qual novos aspectos e modificações estruturais vão surgindo pela intervenção do terapeuta.

  • A) Somente III e IV estão corretas.
  • B) Somente I e II estão corretas.
  • C) Somente I, II, e III estão corretas.
  • D) I, II, III, e IV estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Somente I, II, e III estão corretas.

   

A hora de jogo diagnóstica constitui um recurso técnico que o psicólogo pode utilizar dentro de um processo de avaliação, a fim de propor uma posterior abordagem terapêutica. Em relação à hora do jogo diagnóstica, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A hora de jogo diagnóstica constitui um recurso ou instrumento técnico que o psicólogo utiliza dentro do processo psicodiagnóstico com a finalidade de conhecer a realidade da criança que foi trazida à consulta.

 

A atividade lúdica é sua forma de expressão própria, assim como a linguagem verbal o é no adulto. Trata-se, então, de instrumentalizar suas possibilidades comunicacionais para depois conceituar a realidade que nos apresenta.

 

Ao oferecer à criança a possibilidade de brincar em um contexto particular, com um enquadramento dado que inclui espaço, tempo, explicitação de papéis e finalidade, cria-se um campo que será estruturado, basicamente, em função das variáveis internas de sua personalidade.


Nesta situação, expressa somente um segmento de seu repertório de condutas, reatualizando no aqui e agora um conjunto de fantasias e de relações de objeto que irão se sobrepor ao campo de estimulo. Por isso recorre-se, complementarmente, a outros instrumentos ou métodos de investigação.

 

Achamos conveniente esclarecer uma diferença básica entre a hora de jogo diagnóstica e a hora de jogo terapêutica, pois é muito comum a confusão entre as duas. A primeira engloba um processo que tem começo, desenvolvimento e fim em si mesma, opera como uma unidade e deve ser interpretada como tal. A segunda é um elo a mais em um amplo continuum no qual novos aspectos modificações estruturais vão surgindo pela intervenção do terapeuta. (A respeito da participação do psicólogo na hora de jogo diagnóstica, falaremos detidamente no tópico "papel do entrevistador".)

(...)

Cada hora de jogo diagnóstica significa uma experiência nova, tanto para o entrevistador como para o entrevistado. Implica, a nosso ver, o estabelecimento de um vinculo transferencial breve, cujo objetivo é o conhecimento e a compreensão da criança."

 

Fonte: "O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas" (Ocampo)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.


I- É um processo que tem começo, desenvolvimento e fim em si mesmo, e opera como uma unidade e deve ser
interpretada como tal.


II- Implica o estabelecimento de um vínculo transferencial breve, cujo objetivo é o conhecimento e a compreensão da criança.


III- Expressa somente um segmento do repertório de condutas da criança, reatualizando no aqui e agora um conjunto de fantasias e de relações de objeto que irão se sobrepor ao campo de estímulo.


IV- É um elo a mais em um amplo continuum no qual novos aspectos e modificações estruturais vão surgindo pela intervenção do terapeuta. (descrição da hora de jogo terapêutica)

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra C.


a)  Somente III e IV estão corretas.
b)  Somente I e II estão corretas.
c)  Somente I, II, e III estão corretas.
d)  I, II, III, e IV estão corretas.

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136) Um elemento que pode ajudar a compreensão da criança pelo psicólogo na hora de jogo diagnóstica, caso seja conscientemente integrada por esse profissional, é caracterizada pelo surgimento no profissional, de sentimentos que podem ser de raiva, carinho, repulsa, através dos conteúdos apresentados pela criança. Tal elemento é o(a):

  • A) subjetividade.
  • B) contratransferência.
  • C) transferência.
  • D) deslocamento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) contratransferência.

 

Um elemento que pode ajudar a compreensão da criança pelo psicólogo na hora de jogo diagnóstica, caso seja conscientemente integrada por esse profissional, é caracterizada pelo surgimento no profissional, de sentimentos que podem ser de raiva, carinho, repulsa, através dos conteúdos apresentados pela criança. Tal elemento é o(a):

 

A questão está baseada no livro "O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas" de Ocampo.

 

Veja o trecho utilizado como referência:

 

"Uma hora de jogo diagnóstica significa uma experiência nova tanto para o entrevistado quanto para o entrevistador. Neste sentido, além de refletir o interjogo das séries complementares de cada um, implica, a nosso critério, o estabelecimento de um vínculo transferencial.

 

Antes do primeiro contato já existe uma imagem mútua, resultante da informação que os pais transmitem. Isto condiciona determinadas expectativas que devem ser reajustadas na primeira entrevista, através do vinculo real e concreto com a criança.

 

A transferência na hora de jogo e em todo o processo diagnóstico adquire características particulares que respondem, por um lado, à brevidade do vínculo e, por outro, ao fato de que o meio de comunicação sejam os brinquedos oferecidos pelo psicólogo, o que permite que a transferência se amplie e se diversifique para estes objetos intermediários. Neles o paciente depositará parte de seus sentimentos representantes de diferentes vínculos com objetos de seu mundo interno. É tarefa especifica do psicólogo recuperar esse material para integrá-lo, junto aos elementos verbais e pré-verbais, na totalidade do processo.

 

A contratransferência é um elemento que pode ajudar a compreensão da criança, se for conscientemente integrada pelo psicólogo. Este deve discriminar suas próprias motivações e impulsos, para que não interfiram na análise compreensiva da conduta lúdica da criança."

 

Fonte: "O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas" (Ocampo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  subjetividade.
b)  contratransferência.
c)  transferência.
d)  deslocamento.

137) O psicodiagnóstico NÃO é

  • A) uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, que não abarca, portanto, todos os modelos de avaliação psicológica usados por psicólogos em outros contextos, mas visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico da pessoa com foco na existência ou não de uma psicopatologia.

  • B) uma aplicação de testes.

  • C) um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base do qual são propostas soluções.

  • D) um processo que concebe as dinâmicas intrapsíquicas, intrafamiliares e socioculturais como conjuntos de forças em interação que podem resultar em desajustamentos individuais. 

  • E) uma situação bipessoal de duração limitada com o objetivo de conseguir uma descrição e compreensão mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente, abrangendo aspectos passados, presentes e futuros dessa personalidade e usando determinadas técnicas para o atingimento desses fins.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) uma aplicação de testes.

O psicodiagnóstico NÃO é

 

a) uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, que não abarca, portanto, todos os modelos de avaliação psicológica usados por psicólogos em outros contextos, mas visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico da pessoa com foco na existência ou não de uma psicopatologia.

CORRETA. De acordo com Cunha (2005, p. 23):

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.”

 

b) uma aplicação de testes.

INCORRETA. Note que na alternativa “C”, a literatura de Cunha (2005) destaca, que o “Psicodiagnóstico é um processo que utiliza técnicas e testes psicológicos”, porém, a autora amplia o entendimento para outros aspectos, o que permite depreender que o processo não se resume apenas a este fator, portanto, opção FALSA.

 

c) um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base do qual são propostas soluções.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

d) um processo que concebe as dinâmicas intrapsíquicas, intrafamiliares e socioculturais como conjuntos de forças em interação que podem resultar em desajustamentos individuais. 

CORRETA. Conforme Mora (2011, p. 41):

“Um quinto tipo, a que o autor dá o nome de diagnóstico psicológico compreensivo, decorreu da necessidade de uma prática que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na avaliação da personalidade, evitando a unilateralidade inerente aos demais processos. Esse tipo, que corresponde mais à concepção atual de psicodiagnóstico, é um processo que concebe as dinâmicas intrapsíquicas, intrafamiliares e socioculturais como conjuntos de forças em interação que podem resultar em desajustamentos individuais.”

 

e) uma situação bipessoal de duração limitada com o objetivo de conseguir uma descrição e compreensão mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente, abrangendo aspectos passados, presentes e futuros dessa personalidade e usando determinadas técnicas para o atingimento desses fins.

CORRETA. Mora (2011, p. 41, p. 39) menciona:

“As argentinas María Luisa Siquier de Ocampo e María Esther García Arzeno, por sua vez, caracterizam o psicodiagnóstico como uma situação bipessoal de duração limitada com o objetivo de conseguir uma descrição e compreensão mais profunda e completa possível da personalidade total do paciente, abrangendo os aspectos passados, presentes e futuros dessa personalidade e usando determinadas técnicas para o atingimento desses fins

________________

Fontes consultadas:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

Mora, T. G. (2011). Colaborações do psicodiagnóstico miocinético à avaliação de transtornos de humor.

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138) O psicodiagnóstico se refere

  • A) a um estudo sobre a personalidade, servindo de base para se tomar decisões e conclusões de perícias em diversas áreas, como a escolar, organizacional e jurídica.

  • B) à psicologia do trabalho como um auxílio na seleção de pessoas somente, pois seu método é inviável em grupos na organização.

  • C) a um instrumento realizado somente de forma individual, utilizado pelo psicólogo clínico que faz um levantamento da situação da saúde mental do sujeito.

  • D) a um método de trabalho que é realizado antes da intervenção para classificar o sujeito dentro de um diagnóstico realizado somente na área clínica. a uma disciplina que busca conhecer o sujeito somente por meio de testes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) a um estudo sobre a personalidade, servindo de base para se tomar decisões e conclusões de perícias em diversas áreas, como a escolar, organizacional e jurídica.

Gabarito Letra A

O psicodiagnóstico se refere

a) a um estudo sobre a personalidade, servindo de base para se tomar decisões e conclusões de perícias em diversas áreas, como a escolar, organizacional e jurídica.

Certo. Tome cuidado com essa questão e não a utilize como padrão para resolver outras no futuro. A questão considera essa alternativa como gabarito, e podemos até encontrar justificativa para isso na bibliografia, por exemplo, em como Chiavenato conceitua psicodiagnóstico:

“Os testes de personalidade servem para analisar os diversos traços de personalidade, sejam eles determinados pelo caráter (traços adquiridos ou fenotipicos) ou pelo temperamento (traços inatos ou genotípicos). Um traço de personalidade é uma característica marcante da pessoa, capaz de distingui-là das demais. Os testes de personalidade são genéricos quando revelam traços gerais de personalidade em uma síntese global e recebem o nome de psicodiagnóstícos. Nessa categoria estão os chamados testes expressivos (de expressão corporal), como o PMK ~ psicodiagnóstico miocinético de Mira y López8 e os chamados testes projetivos (de projeção da personalidade), como o psicodiagnóstico de Rorschach,9 o Teste de Apercepção Temática,10 o teste da árvore de Koch,11 o teste da figura humana de Machover,12 o Teste de Szondi13 etc.”

Entretanto, para a maioria dos estudiosos de avaliação psicológica e psicodiagnóstico, o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica com objetivos clínicos:

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. (...) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Portanto, a questão, aqui, é o quanto certos instrumentos podem ser eficientes, se aplicados com um propósito específico, para fornecer respostas a determinadas perguntas ou testar certas hipóteses.”

Então, consideramos a resposta correta aqui, mas em outras circunstâncias analise com cuidado as outras alternativas e lembre das informações oferecidas aqui.

 

b) à psicologia do trabalho como um auxílio na seleção de pessoas somente, pois seu método é inviável em grupos na organização.

Errado. O psicodiagnóstico é realizado em contextos clínicos, e a avaliação psicológica em vários contextos, muito além da seleção de pessoas.

 

c) a um instrumento realizado somente de forma individual, utilizado pelo psicólogo clínico que faz um levantamento da situação da saúde mental do sujeito.

Errado. O psicodiagnóstico pode ser realizado de forma individual ou em grupo.

 

d) a um método de trabalho que é realizado antes da intervenção para classificar o sujeito dentro de um diagnóstico realizado somente na área clínica.

Errado. Não necessariamente haverá uma intervenção após o psicodiagnóstico, nem necessariamente há um processo psicodiagnóstico formal antes da intervenção.

 

e) a uma disciplina que busca conhecer o sujeito somente por meio de testes.

Errado.  A testagem é uma etapa da avaliação psicológica, mas não são sinônimos.

 

Referência

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

 

 

139) Sobre o psicodiagnóstico, é correto afirmar que

  • A) é somente utilizado de forma individual.
  • B) pode ser realizado de forma temporária não necessitando de tempo determinado para sua finalização.
  • C) é realizado somente pelo psicólogo.
  • D) não utiliza testes em sua realização.
  • E) é realizado pelo psicólogo, gestor de recursos humanos e especialista em recursos humanos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) é realizado somente pelo psicólogo.

Gabarito Letra C

Sobre o psicodiagnóstico, é correto afirmar que
a)  é somente utilizado de forma individual.

Errado. O psicodiagnóstico pode ser utilizado de forma individual ou em grupo.


b)  pode ser realizado de forma temporária não necessitando de tempo determinado para sua finalização.

Errado. Por definição o psicodiagnóstico é limitado no tempo.


c)  é realizado somente pelo psicólogo.

Certo! O psicodiagnóstico é atividade privativa do psicólogo.


d)  não utiliza testes em sua realização.

Errado. O psicodiagnóstico pode ou não utilizar testes em sua realização, a depender da escolha do profissional, considerando as características do avaliando e dos objetivos da avaliação.


e)  é realizado pelo psicólogo, gestor de recursos humanos e especialista em recursos humanos.

Errado. Como vimos, o psicodiagnóstico é atividade privativa do psicólogo.

 

Sobre o psicodiagnóstico:

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).”

Nosso gabarito é Letra C

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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140) Analise as seguintes assertivas sobre a avaliação de sintomas demenciais em idosos, segundo Cunha (2000):

I. O Mini Exame do estado mental não é recomendado para as baterias de testes.

II. As Escalas Wechsler de Inteligência têm sua utilização atestada em inúmeros estudos.

III. Estudos apontam que idosos têm maior desejabilidade social ao darem informações de si.

Quais estão corretas?

  • A) Apenas I.
  • B) Apenas II.
  • C) Apenas I e III.
  • D) Apenas II e III.
  • E) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas II e III.

Gabarito: Letra D

 

Errado. Cunha apresenta um quadro com sugestão de bateria no capítulo sobre avaliação de sintomas demenciais e o mini exame do estado mental está presente:

 

 Certo!

A utilização das Escalas Wechsler de Inteligência (WIS – Wechsler Intelligence Scales) no exame da senescência normal e demência foi atestada em inúmeros estudos. Alguns autores elaboraram fórmulas para evidenciar padrões característicos ou sugestivos de demência. Entre essas, parece ser útil a de Fuld e de Coolidge, citados por Lezak (1995), que, usando escores corrigidos para a idade, obtiveram padrões para a Doença de Alzheimer.”

 

Certo!

“Um aspecto importante é a percepção subjetiva do idoso quanto a suas facilidades e dificuldades. Vários trabalhos (vide, por exemplo, Fernández-Ballesteros, Izal, Montorio et alii, 1992) mostram que os idosos tendem a informar positivamente a respeito de si mesmos, mostrando uma maior tendência à desejabilidade social ou uma menor sinceridade que indivíduos de outros grupos de idade. Entretanto, a diminuição da memória é uma das queixas habituais das pessoas idosas que buscam um serviço especializado. Nesses casos, além de escutar o “paciente”, é importante ouvir a família falar sobre as atividades diárias do idoso, sobre a forma como lida com o seu dinheiro, os afazeres domésticos, o manejo de sua própria medicação, o uso do telefone, os cuidados consigo mesmo (higiene pessoal, aparência, roupas adequadas).”

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

Nosso gabarito é Letra D

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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