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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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141) O Psicodiagnóstico Interventivo de orientação psicanalítica difere do Psicodiagnóstico Tradicional, entre outros aspectos, por não haver nele o estabelecimento sistemático de passos a serem seguidos e, consequentemente, por não definir com precisão o número de sessões após a primeira entrevista. O Psicodiagnóstico Interventivo não se organiza a partir de passos a serem seguidos, mas sim de eixos estruturantes, que são compartilhados pelo Psicodiagnóstico Compreensivo. Fazem parte desses eixos:

  • A) a subordinação do processo diagnóstico ao pensamento clínico e a prevalência de testes psicométricos
  • B) a elucidação do significado latente das perturbações e o predomínio do resultado quantitativo da testagem
  • C) a prevalência de métodos e técnicas de exames psicométricos e o procedimento padronizado nas entrevistas
  • D) a ênfase na dinâmica emocional inconsciente do paciente e de sua família e a consideração de conjunto para o material clínico
  • E) o predomínio da avaliação do psicólogo quanto à relevância dos dados e à busca de compreensão focada no momento do paciente

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a ênfase na dinâmica emocional inconsciente do paciente e de sua família e a consideração de conjunto para o material clínico

 

O Psicodiagnóstico Interventivo de orientação psicanalítica difere do Psicodiagnóstico Tradicional, entre outros aspectos, por não haver nele o estabelecimento sistemático de passos a serem seguidos e, consequentemente, por não definir com precisão o número de sessões após a primeira entrevista. O Psicodiagnóstico Interventivo não se organiza a partir de passos a serem seguidos, mas sim de eixos estruturantes, que são compartilhados pelo Psicodiagnóstico Compreensivo. Fazem parte desses eixos:

 

A questão está baseada no seguinte trecho do artigo de Barbieri:

 

"O Psicodiagnóstico Interventivo de orientação psicanalítica não se organiza em termos de passos a serem seguidos, mas de eixos estruturantes que compartilha com o Psicodiagnóstico Compreensivo: 

 

1) Objetivo de elucidar o significado latente e as origens das perturbações; 

 

2) Ênfase na dinâmica emocional inconsciente do paciente e de sua família

 

3) Consideração de conjunto para o material clínico

 

4) Busca de compreensão globalizada do paciente; 

 

5) Seleção de aspectos centrais e nodais para a compreensão dos focos de angústia, das fantasias e mecanismos de defesa; 

 

6) Predomínio do julgamento clínico, implicando no uso dos recursos mentais do psicólogo para avaliar a importância e o significado dos dados; 

 

7) Subordinação do processo diagnóstico ao pensamento clínico: ao invés de existir um procedimento uniforme, a estruturação do psicodiagnóstico depende do tipo de pensamento clínico utilizado pelo profissional; 

 

8) Prevalência de métodos e técnicas de exames fundamentados na associação livre, como entrevista clínica, observação, testes psicológicos utilizados como formas de entrevistas, cujos resultados são avaliados por meio da livre inspeção."

 

"Psicodiagnóstico tradicional e interventivo: confronto de paradigmas?" (Barbieri)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  a subordinação do processo diagnóstico ao pensamento clínico e a prevalência de testes psicométricos


b)  a elucidação do significado latente das perturbações e o predomínio do resultado quantitativo da testagem


c)  a prevalência de métodos e técnicas de exames psicométricos e o procedimento padronizado nas entrevistas


d)  a ênfase na dinâmica emocional inconsciente do paciente e de sua família e a consideração de conjunto para o material clínico


e)  o predomínio da avaliação do psicólogo quanto à relevância dos dados e à busca de compreensão focada no momento do paciente

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142) É objetivo do Psicodiagnóstico Tradicional:

  • A) observar as características do funcionamento mental do sujeito
  • B) obter a compreensão completa da personalidade do sujeito
  • C) observar e explicar a dinâmica familiar do sujeito
  • D) integrar os dados recolhidos para fornecimento de laudo
  • E) estabelecer, a partir dos resultados, os passos seguintes

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) obter a compreensão completa da personalidade do sujeito

 

É objetivo do Psicodiagnóstico Tradicional:

 

Essa questão pode ser respondida no seguinte trecho do texto de Barbieri:

 

"A compreensão de Ocampo e cols. (1979/1986) sobre o Psicodiagnóstico Tradicional foi sumariada por Cunha, Freitas e Raymundo (1986), que o definiram como um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados. Ele teria um caráter científico porque parte de um levantamento prévio de hipóteses, a serem confirmadas ou não por passos predeterminados, e seria estabelecido tão logo as entrevistas permitissem levantá-las. Ele teria como objetivo conseguir uma descrição e compreensão profunda e completa da personalidade do paciente, visando explicar a dinâmica do caso no material recolhido, integrando-o num quadro global para, a partir daí, formular recomendações terapêuticas."

 

"Psicodiagnóstico tradicional e interventivo: confronto de paradigmas?" (Barbieri)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  observar as características do funcionamento mental do sujeito
b)  obter a compreensão completa da personalidade do sujeito
c)  observar e explicar a dinâmica familiar do sujeito
d)  integrar os dados recolhidos para fornecimento de laudo
e)  estabelecer, a partir dos resultados, os passos seguintes

143) Considere as afirmativas a seguir, a respeito de Psicodiagnóstico.

I – Consiste em um processo que abarca todos os modelos de avaliação psicológica.

II – Trata-se de um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu percurso possível, comunicando os resultados (output) e propondo soluções, se for o caso.

III – O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se os instrumentos e suas formas de emprego.

Está(ão) correta(s)

  • A) apenas I.

  • B) apenas II.

  • C) apenas III.

  • D) apenas I e III.

  • E) apenas II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) apenas II e III.

 

I - Consiste em um processo que abarca todos os modelos de avaliação psicológica.

INCORRETA. Sobre o Psicodiagnóstico, Cunha (2005, p. 23) menciona:

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais

II - Trata-se de um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu percurso possível, comunicando os resultados (output) e propondo soluções, se for o caso.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

III - O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se os instrumentos e suas formas de emprego.

CORRETA. Corroborando isto, Cunha (2005, p. 23) cita:

“O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.”

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão CORRETOS apenas, os itens II e III, portanto, LETRA “E”.

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

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144) É muito frequente que o psicodiagnóstico se realize em clínicas ou em consultórios psicológicos, que recebem encaminhamentos principalmente de médicos psiquiatras ou de outra especialidade (ginecologia, oncologia, etc.), das escolas, de juízes ou de advogados. Essas clínicas também atendem a pessoas que procuram espontaneamente um exame, ou que são recomendadas a fazê-lo por algum familiar ou amigo. É correto afirmar que os objetivos do psicodiagnóstico são

I colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns sobre a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.

II determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problema iniciais, bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação.

III levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem clínica que será utilizada.

IV encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação.

Estão corretas as afirmativas

  • A) II e III.
  • B) I e IV.
  • C) I e II.
  • D) III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I e II.

Gabarito Letra C

O psicólogo, muitas vezes, recebe encaminhamentos de profissionais de saúde, das escolas, de juízes ou de advogados, ou mesmo atende pessoas que o procuram espontaneamente, a fim de obter um psicodiagnóstico. Nesse contexto, considere os objetivos apresentados nos itens a seguir:

 

Vamos, primeiro, relembrar os objetivos do psicodiagnóstico:

“Os comportamentos específicos do psicólogo podem ser assim relacionados, embora possam variar na sua especificidade e na sua seriação, conforme os objetivos do psicodiagnóstico:

a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais;

b) levantar dados de natureza psicológica, social, médica, profissional e/ou escolar, etc. sobre o sujeito e pessoas significativas, solicitando eventualmente informações de fontes complementares;

c) colher dados sobre a história clínica e história pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico;

d) realizar o exame do estado mental do paciente (exame subjetivo), eventualmente complementado por outras fontes (exame objetivo);

e) levantar hipóteses iniciais e definir os objetivos do exame;

f) estabelecer um plano de avaliação;

g) estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável;

h) administrar testes e outros instrumentos psicológicos;

i) levantar dados quantitativos e qualitativos;

j) selecionar, organizar e integrar todos os dados significativos para os objetivos do exame, conforme o nível de inferência previsto, com os dados da história e características das circunstâncias atuais de vida do examinando;

l) comunicar resultados (entrevista devolutiva, relatório, laudo, parecer e outros informes), propondo soluções, se for o caso, em benefício do examinando;

m) encerrar o processo.”

 

I Colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.

Certo!

 

II Determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problema iniciais, bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação.

Certo! A afirmativa traz, inclusive, dois objetivos.

  

III Levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem clínica que será utilizada.

Errado. Não é objetivo do psicodiagnóstico definir abordagem a ser utilizada no tratamento.

 

IV Encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação.

Errado. Um objetivo do psicodiagnóstico é testar as hipóteses levantadas, que não necessariamente serão confirmadas.

 

Assim, apenas I e II estão corretas.

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007

   

145) De forma resumida, são apresentados passos do psicodiagnóstico:

I Levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame.

II Utilização de instrumentos de exame psicológico.

III Utilização de técnicas e de diferentes abordagens psicológicas para elucidação das hipóteses iniciais do exame.

IV Comunicação de resultados, com entrega dos instrumentos utilizados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.

As afirmações coerentes com o modelo de natureza clínica, são

  • A) II e III.
  • B) I e IV.
  • C) I e II.
  • D) III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I e II.

Gabarito Letra C

Vamos, primeiro, relembrar os comportamentos específicos do psicólogo no psicodiagnóstico:

“Os comportamentos específicos do psicólogo podem ser assim relacionados, embora possam variar na sua especificidade e na sua seriação, conforme os objetivos do psicodiagnóstico:

a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais;

b) levantar dados de natureza psicológica, social, médica, profissional e/ou escolar, etc. sobre o sujeito e pessoas significativas, solicitando eventualmente informações de fontes complementares;

c) colher dados sobre a história clínica e história pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico;

d) realizar o exame do estado mental do paciente (exame subjetivo), eventualmente complementado por outras fontes (exame objetivo);

e) levantar hipóteses iniciais e definir os objetivos do exame;

f) estabelecer um plano de avaliação;

g) estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável;

h) administrar testes e outros instrumentos psicológicos;

i) levantar dados quantitativos e qualitativos;

j) selecionar, organizar e integrar todos os dados significativos para os objetivos do exame, conforme o nível de inferência previsto, com os dados da história e características das circunstâncias atuais de vida do examinando;

l) comunicar resultados (entrevista devolutiva, relatório, laudo, parecer e outros informes), propondo soluções, se for o caso, em benefício do examinando;

m) encerrar o processo.” 

 

I Levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame.

 Certo! O psicodiagnóstico busca coletar informações preliminares para definir hipóteses inicias e objetivos do exame.

 

II Utilização de instrumentos de exame psicológico.

Certo! No psicodiagnóstico o psicólogo deve administrar testes e outros instrumentos psicológicos.

 

III Utilização de técnicas e de diferentes abordagens psicológicas para elucidação das hipóteses iniciais do exame.

Errado. É usual que o profissional da psicologia tenha uma abordagem escolhida de trabalho, não há necessidade de usar diversas abordagens diferentes.

 

IV Comunicação de resultados, com entrega dos instrumentos utilizados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.

Errado. É falta ética entregar os instrumentos utilizados, que são privativos do psicólogo.

 

Assim, apenas I e II estão corretas.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007

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146) Sobre o processo de psicodiagnóstico descrito por Ocampo e Arzeno (2005), é INCORRETO afirmar:

  • A) O objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda possível, da personalidade total do paciente e/ou do grupo familiar.
  • B) O psicodiagnóstico abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) da personalidade e busca alcançar tais objetivos através de certas técnicas, entre elas: as entrevistas e as técnicas projetivas.
  • C) Depois de alcançado um panorama preciso com os aspectos patológicos e adaptativos do paciente, o psicólogo deverá formular as recomendações terapêuticas adequadas, podendo ser: terapia breve, individual ou de casal.
  • D) A investigação psicológica feita através do psicodiagnóstico deve conseguir uma descrição e uma compreensão da personalidade do paciente mencionando apenas os elementos constitutivos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) A investigação psicológica feita através do psicodiagnóstico deve conseguir uma descrição e uma compreensão da personalidade do paciente mencionando apenas os elementos constitutivos.

 

Sobre o processo de psicodiagnóstico descrito por Ocampo e Arzeno (2005), é INCORRETO afirmar:

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Caracterização do processo psicodiagnóstico

 

Institucionalmente, o processo psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede que a ajudem, e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo na medida de suas possibilidades. É uma situação bipessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo-grupo familiar), de duração limitada, cujo objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar. Enfatiza também a investigação a de algum aspecto em particular, segundo sintomatologia e as caracteristicas da indicação (se houver). Abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) desta personalidade, utilizando para alcançar tais objetivos certas técnicas (entrevista semidirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução).

 

Objetivos

 

Em nossa caracterização do processo psicodiagnóstico adiantamos algo a respeito de seu objetivo. Vejamo-lo mais detalhadamente. Dizemos que nossa investigação psicológica deve conseguir uma descrição e compreensão da personalidade do paciente. Mencionar seus elementos constitutivos não satisfaz nossas exigências. Além disso, é mister explicar a dinâmica do caso tal como aparece no material recolhido, integrando-o num quadro global. Uma vez alcançado um panorama preciso e completo do caso, incluindo os aspectos patológicos e os adaptativos, trataremos de formular recomendações terapêuticas adequadas (terapia breve e prolongada, individual, de casal, de grupo ou de grupo familiar; com que freqüência; se é recomendável um terapeuta homem ou mulher; se a terapia pode ser analítica ou de orientação analítica ou outro tipo de terapia; se o caso necessita de um tratamento medicamentoso paralelo, etc.)."

 

Fonte: "O Processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas" (Ocampo et al.)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.


a)  O objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda possível, da personalidade total do paciente e/ou do grupo familiar.


b)  O psicodiagnóstico abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) da personalidade e busca alcançar tais objetivos através de certas técnicas, entre elas: as entrevistas e as técnicas projetivas.


c)  Depois de alcançado um panorama preciso com os aspectos patológicos e adaptativos do paciente, o psicólogo deverá formular as recomendações terapêuticas adequadas, podendo ser: terapia breve, individual ou de casal.


d)  A investigação psicológica feita através do psicodiagnóstico deve conseguir uma descrição e uma compreensão da personalidade do paciente mencionando apenas os elementos constitutivos.

147) A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue o item que se segue.

 

O psicodiagnóstico miocinético de Mira y Lopez (PMK) é um teste projetivo de psicodiagnóstico, ou seja, de projeção da personalidade.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

De acordo com Cunha (2001), o psicodiagnóstico miocinético de Mira y Lopez - PMK - focaliza alguns aspectos grafológicos e outros, relacionados a movimentos musculares expressivos. Pressupõe que cada indivíduo tem facilidade em produzir certo conjunto de movimentos, que, por lhe serem típicos, refletem sua atitude mental e traços caracteriológicos. Podem ser analisados através de traçados do sujeito, em diferentes dimensões espaciais. A técnica, portanto, investiga a relação mensurável entre fatores de personalidade e tônus muscular. 

A autora afirma ainda que o PMK é classificado como uma técnica gráfica expressiva.

Logo, o erro do item está em classificar o PMK como um teste projetivo, enquanto que o correto seria considerá-lo como uma técnica expressiva. 


Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.

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148) O diagnóstico psicopatológico deve basear-se:


I. em um exame psíquico minucioso e uma história bem colhida.


II. na evidência de quadros psico-orgânicos, como delirium, demência.


III. em mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador.


IV. no perfil de sinais e sintomas apresentados pelo paciente.


V. em um episódio de crise emocional e fobia vivido pelo paciente.

 

Estão CORRETOS os itens:

  • A) I e II, apenas.
  • B) III, IV e V, apenas.
  • C) I e IV, apenas.
  • D) I, II, III, IV e V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I e IV, apenas.

Análise dos itens:

I. em um exame psíquico minucioso e uma história bem colhida. CORRETO.


II. na evidência de quadros psico-orgânicos, como delirium, demência.

 

INCORRETO. Os quadros psico-orgânicos são, geralmente, aferidos por exames solicitados por médicos. 

 

III. em mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador.

 

INCORRETO. A suposição do entrevistador não deve servir como embasamento para um diagnóstico. Todas as hipóteses iniciais devem ser colocadas a prova por meio de instrumentos técnicos utilizados pelo psicólogo. 


IV. no perfil de sinais e sintomas apresentados pelo paciente. CORRETO.

 

INCORRETO. Um único episódio de crise emocional e fobia não deve servir de embasamento para o diagnóstico. Deve-se avaliar a frequência com que esses quadros ocorrem e de que forma afetam o paciente. 

 


Portanto, estão corretos os itens I e IV.

 

149) No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

 

O processo psicodiagnóstico é um instrumento eficaz na avaliação diagnóstica e prognóstica.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO

Araújo (2007) explica que o psicodiagnóstico:

Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual) e futuros (prognóstico), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento. Utiliza, como principais instrumentos, a entrevista clínica, a aplicação de testes e técnicas projetivas, a entrevista devolutiva e a elaboração do laudo (quando solicitado).

Fonte: ARAUJO, Maria de Fátima. Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 9, n. 2, p. 126-141, dez.2007.

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150) A compreensão da interdisciplinaridade como uma prática colaborativa remete a um dos eixos fundamentais do psicodiagnóstico interventivo, isto é, a

  • A) discussão teórico-prática com as equipes de saúde.

  • B) construção acadêmica das fases do processo psicodiagnóstico.

  • C) construção conjunta da compreensão de um fenômeno.

  • D) indicação para que cada profissional da equipe realize psicoterapia grupal previamente.

  • E) construção individual e singularizada dos fenômenos em estudo, apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) construção conjunta da compreensão de um fenômeno.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A interdisciplinaridade como prática colaborativa

 

Através dos casos apresentados neste capítulo, quisemos transmitir uma atmosfera de trabalho na qual a interlocução entre psicólogos e psiquiatra vai além da solicitação de um diagnóstico médico e da prescrição de medicações, embora julguemos que este seja um recurso central e muito importante em vários casos. Desejamos mostrar que na abordagem colaborativa propriamente dita e no estabelecimento de uma relação horizontal entre profissionais que a interdisciplinaridade toma corpo.

(...)

A compreensão da interdisciplinaridade como uma prática colaborativa remete a um dos eixos fundamentais do psicodiagnóstico interventivo: a construção conjunta da compreensão de um fenômeno. A integração de saberes se sobrepõe à ideia de um saber supremo que ficaria sob o domínio da área de conhecimento de cada profissional. Nos casos relatados neste capítulo, o modo como se deu o diálogo entre a equipe do serviço de psicologia o médico psiquiatra reproduz a atitude proposta para o psicodiagnóstico interventivo."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico interventivo: Evolução de uma prática" (Ancona-Lopes)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  discussão teórico-prática com as equipes de saúde.

 

b)  construção acadêmica das fases do processo psicodiagnóstico.

 

c)  construção conjunta da compreensão de um fenômeno.

 

d)  indicação para que cada profissional da equipe realize psicoterapia grupal previamente.

 

e)  construção individual e singularizada dos fenômenos em estudo, apenas.

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