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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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151) Segundo Marsh e Terdd (1988), identificaram-se quatro finalidades para a avaliação psicológica que produzem diferentes tipos de laudos, dentre eles:


I. psicodiagnóstico
II. diagnóstico
III. prognóstico
IV. delineamento de intervenção
V. avaliativo-cognitivo
VI. avaliação da eficácia da intervenção


Está correto o que se afirma APENAS em

  • A) I, II, III e IV.
  • B) I, III, IV e V.
  • C) II, III, IV e VI.
  • D) I, IV, V e VI.
  • E) II, IV, V e VI.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) II, III, IV e VI.

Provavelmente, a questão foi retirada do livro de Pasquali (2001), que cita os autores em destaque

 

Dentre os diferentes tipos de laudo, temos:

  • Diagnóstico: expõe o que foi analisado utilizando como parâmetro as diretrizes diagnósticas;
  • Prognóstico: aponta uma perspectiva futura;
  • Delineamento da intervenção: qual seria a sugestão de intervenção;
  • Avaliação da eficácia da intervenção: expõe se funcionou a intervenção proposta.

Está correto o que se afirma em: II, III, IV e VI.

 

 

Fonte: PASQUALI, Luiz. Técnicas de exame psicológico–TEP: manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, v. 23, 2001.

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152) Um psicodiagnóstico pode ter um ou mais objetivos, dependendo da demanda que o motivou. Se o objetivo do psicodiagnóstico for o entendimento dinâmico, ele

  • A) identifica problemas precocemente, e faz uma estimativa das forças e fraquezas do ego para enfrentamento de situações conflitivas ou ansiógenas.
  • B) pressupõe uma forma de avaliação compreensiva, que enfoca a personalidade de maneira global, mas implica um nível elevado de inferência clínica.
  • C) investiga irregularidades e inconsistências de um quadro sintomático, procurando diferenciar transtornos mentais distintos e diferentes níveis de funcionamento.
  • D) busca uma classificação nosológica, e contribui para a compreensão das influências e condições que podem interferir na evolução de um transtorno.
  • E) procura resolver questões relacionadas com “insanidade” e identifica a competência de um indivíduo para o exercício da cidadania e o cumprimento da lei.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) pressupõe uma forma de avaliação compreensiva, que enfoca a personalidade de maneira global, mas implica um nível elevado de inferência clínica.

 

Um psicodiagnóstico pode ter um ou mais objetivos, dependendo da demanda que o motivou. Se o objetivo do psicodiagnóstico for o entendimento dinâmico, ele

 

A questão está baseada na seguinte tabela de Cunha:

 

"Classificação Simples - O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

 

Descrição - Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

 

Classificação Nosológica - Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

 

Diagnóstico Diferencial - São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

 

Avaliação Compreensiva - É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

 

Entendimento Dinâmico - Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.

 

Prevenção - Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

 

Prognóstico - Determina o curso provável do caso.

 

Perícia forense - Fornece subsídios para questões relacionadas com 'insanidade', competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc."

 

Agora, vamos analisar as alternativas.


a)  identifica problemas precocemente, e faz uma estimativa das forças e fraquezas do ego para enfrentamento de situações conflitivas ou ansiógenas.

 

De acordo com Cunha, esse é o objetivo da prevenção.

 

Assertiva Falsa.


b)  pressupõe uma forma de avaliação compreensiva, que enfoca a personalidade de maneira global, mas implica um nível elevado de inferência clínica.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o entendimento dinâmico.

 

Assertiva Correta.


c)  investiga irregularidades e inconsistências de um quadro sintomático, procurando diferenciar transtornos mentais distintos e diferentes níveis de funcionamento.

 

Esse é o caso do diagnóstico diferencial.

 

Assertiva Falsa.


d)  busca uma classificação nosológica, e contribui para a compreensão das influências e condições que podem interferir na evolução de um transtorno.

 

A alternativa fala da classificação nosológica.

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​


e)  procura resolver questões relacionadas com “insanidade” e identifica a competência de um indivíduo para o exercício da cidadania e o cumprimento da lei.

 

Esse é o caso da perícia forense.

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

153) Um psicólogo, durante a realização de um processo psicodiagnóstico, compara uma amostra do comportamento da pessoa por ele avaliada com os resultados de outros indivíduos da população geral, com condições sociodemográficas equivalentes. Nesse caso, o psicólogo tinha como objetivo

  • A) uma classificação simples.

  • B) uma avaliação compreensiva do caso.

  • C) uma perícia forense.

  • D) uma classificação nosológica.

  • E) um diagnóstico diferencial.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) uma classificação simples.

Gabarito Letra A

 

Um psicólogo, durante a realização de um processo psicodiagnóstico, compara uma amostra do comportamento da pessoa por ele avaliada com os resultados de outros indivíduos da população geral, com condições sociodemográficas equivalentes. Nesse caso, o psicólogo tinha como objetivo

 

a)  uma classificação simples.

b)  uma avaliação compreensiva do caso.

c)  uma perícia forense.

d)  uma classificação nosológica.

e)  um diagnóstico diferencial.

 

Vamos, primeiro, ver uma tabela que explica os objetivos do psicodiagnóstico, apresentada por Jurema Alcides Cunha:

 

O que a questão descreve se refere à Classificação Simples.

Gabarito Letra A.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

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154) A respeito da avaliação psicológica no contexto clínico, assinale a alternativa CORRETA.

  • A) Na classificação nosológica busca-se a identificação precoce do problema, possibilitando a avaliação de riscos.

  • B) O prognóstico depende da classificação nosológica e determina o curso provável do caso.

  • C) Na prevenção ocorre a identificação dos sintomas por meio de critérios pré-estabelecidos (CID-10, DSM-IV/V).

  • D) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O prognóstico depende da classificação nosológica e determina o curso provável do caso.

 

A respeito da avaliação psicológica no contexto clínico, assinale a alternativa CORRETA.

 
 

Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

  

a)  Na classificação nosológica busca-se a identificação precoce do problema, possibilitando a avaliação de riscos.

INCORRETA. Corrigindo: na classificação nosológica hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos, portanto, opção ERRADA.

 

b)  O prognóstico depende da classificação nosológica e determina o curso provável do caso.

CORRETA. A colocação encontra respaldo com o que menciona a literatura supracitada de Cunha (2000), portanto, opção CERTA.

 

c)  Na prevenção ocorre a identificação dos sintomas por meio de critérios pré-estabelecidos (CID-10, DSM-IV/V).

INCORRETA. Corrigindo: no objetivo prevenção “procura-se identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes”, portanto, opção FALSA.

 

d)  Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

INCORRETA. Corrigindo: vide correção das alternativas anteriores.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

155) O processo psicodiagnóstico é uma forma de avaliação que utiliza técnicas e testes psicológicos, e termina com a comunicação dos resultados após a integração dos dados.

 

Considere as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) a respeito do psicodiagnóstico.


(  ) É um processo limitado no tempo, com duração estimada previamente.


(  ) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos.


(  ) A sequência e distribuição de testes são irrelevantes para o processo psicodiagnóstico, pois essas variáveis não interferem nos resultados.


A ordem de afirmações verdadeiras e falsas, de cima para baixo é:

  • A) V; V; V.
  • B) F; V; F.
  • C) V; F; F.
  • D) F; F; V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) V; F; F.

Gabarito Letra C

 

Considere as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) a respeito do psicodiagnóstico.


(VÉ um processo limitado no tempo, com duração estimada previamente.

Verdadeiro! Cunha (2003) define o processo psicodiagnóstico como:

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”


(F) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos.

Falso! Tanto testes psicométricos quanto projetivos podem compor uma bateria, tornando o processo mais rico.

“Em razão da variedade de questões propostas inicialmente e adequadas aos objetivos do psicodiagnóstico, freqüentemente a bateria de testes inclui testes psicométricos e técnicas projetivas. Neste caso, sua seqüência e distribuição relativa, na bateria de testes, devem ser cuidadosamente consideradas, levando em conta o tempo necessário para a administração, o grau de dificuldade das mesmas, sua qualidade ansiogênica e as características específicas do paciente.”


(F) A sequência e distribuição de testes são irrelevantes para o processo psicodiagnóstico, pois essas variáveis não interferem nos resultados.

Falso! É muito importante que, na elaboração do psicodiagnóstico, seja determinado não só quais os testes serão utilizados, como também a ordem de aplicação destes, que deve seguir alguns critérios, como a dificuldade e o nível de ansiedade que mobiliza, como pode se ver no trecho apresentado no item anterior.

 

Dessa forma, a ordem de afirmações verdadeiras e falsas, de cima para baixo é VFF

Gabarito Letra C

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

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156) O psicodiagnóstico é um processo de avaliação psicológica anterior à maior parte das estratégias terapêuticas. Em sua operacionalização, devem ser considerados comportamentos específicos do psicólogo enquanto avaliador e as etapas para a realização do diagnóstico. Utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, podemos apontar como um dos passos ou etapas do diagnóstico

  • A) levantamento da queixa latente e elaboração das hipóteses iniciais.
  • B) integração das informações e formulação de inferências pela integração dos dados.
  • C) comunicação dos resultados, de forma lúdica, por meio da confirmação das hipóteses iniciais.
  • D) levantamento quantitativo dos dados e integração das informações.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) integração das informações e formulação de inferências pela integração dos dados.

 
 

O psicodiagnóstico é um processo de avaliação psicológica anterior à maior parte das estratégias terapêuticas. Em sua operacionalização, devem ser considerados comportamentos específicos do psicólogo enquanto avaliador e as etapas para a realização do diagnóstico. Utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, podemos apontar como um dos passos ou etapas do diagnóstico

  
 

Embora no Brasil, o modelo psicodiagnóstico compreensivo (Trinca, 1984) e a proposta fenomenológica (Ancona-Lopez, 1995) sejam frequentemente utilizadas, é o modelo sistematizado por Arzeno (2003) e Ocampo, Arzeno & Piccolo (2005), que foi sintetizado por Cunha et al. (2000), que tem norteado o trabalho de grande parte dos profissionais de psicologia.

 

Considerando isto, Arzeno (2003) descreve o processo Psicodiagnóstico através de sete etapas; acompanhe:

 

1º Passo: o primeiro passo inclui desde a solicitação da consulta pelo cliente até o primeiro encontro pessoal com o profissional. Nessa fase, é importante observar como é feito o contato inicial, quais as primeiras impressões etc.

 

2º Passo: o segundo passo envolve a realização das primeiras entrevistas, quando se busca identificar o motivo latente e manifesto da consulta, as ansiedades e defesas que o paciente, pais e/ou família apresentam, as expectativas e fantasias de doença e de cura que trazem.

 

3º Passo: o terceiro passo é o momento de reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais, para planejamento dos passos seguintes e escolha dos instrumentos diagnósticos a serem empregados.

 

4º Passo: o quarto passo é o momento da realização da estratégia diagnóstica planejada – entrevistas e aplicação dos testes e técnicas selecionadas, de acordo com o caso. Em geral, age-se conforme o planejado, mas, se houver necessidade, podem-se introduzir modificações, durante o processo.

 

5º Passo: o quinto passo é o momento da análise e integração dos dados levantados. É o estudo conjunto do material apreendido nas entrevistas, nos testes e na história clínica, para obter uma compreensão global do caso. [...]

6º Passo: o sexto passo é o momento da devolução da informação, que pode ser feita em uma ou mais entrevistas. Geralmente, é realizada de forma separada – uma com o indivíduo que foi trazido como protagonista principal da consulta, e outra com os pais e o restante da família. Frequentemente, durante a entrevista devolutiva, surgem novos elementos, os quais ajudam a validar as conclusões ou esclarecer os pontos obscuros.

 

7º Passo: o sétimo passo envolve a elaboração do laudo psicológico com as conclusões diagnósticas e prognósticas, incluindo as recomendações terapêuticas adequadas ao caso. A elaboração do laudo é um aspecto importante do processo, pois, quando malfeito, pode prejudicar o paciente, em vez de ajudá-lo.

 

a)  levantamento da queixa latente e elaboração das hipóteses iniciais.

INCORRETA. Aparentemente o erro da alternativa foi ter misturado aspectos pertinentes as etapas 1 e 3.

 

b)  integração das informações e formulação de inferências pela integração dos dados.

CORRETA. A afirmativa corresponde a etapa 5 do processo psicodiagnóstico.

 

c)  comunicação dos resultados, de forma lúdica, por meio da confirmação das hipóteses iniciais.

INCORRETA. Na literatura não é indicado que a comunicação seja realizada de forma lúdica, e sim, que a devolução pode ocorrer em mais de uma entrevista devolutiva.

 

d)  levantamento quantitativo dos dados e integração das informações.

INCORRETA. Sintetizar a questão apenas ao levantamento quantitativo exclui outras possibilidades de aplicação instrumental pelo profissional de psicologia.

 

_______________

Fonte consultada:

 

ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

157) Sobre o psicodiagnóstico, analise as assertivas abaixo.


I É um processo científico de duração não previsível, que visa a descrever, analisar e compreender a personalidade do paciente ou do grupo familiar.


II É uma prática científica avaliativa que objetiva investigar os aspectos pretéritos, presentes e futuros da personalidade do avaliando.


III É uma modalidade de avaliação psicológica na qual o uso de testes psicológicos se torna uma ferramenta necessária que permite estudar o avaliando por meio de todas as vias de comunicação.


IV É um processo científico que utiliza testes psicológicos para identificar e avaliar aspectos específicos, classificar o caso e prever seu curso possível.


Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s)

  • A) II.
  • B) I e II.
  • C) III e IV.
  • D) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) II.

 

Sobre o psicodiagnóstico, analise as assertivas abaixo.

  

I É um processo científico de duração não previsível, que visa a descrever, analisar e compreender a personalidade do paciente ou do grupo familiar.

INCORRETA. Segundo Cunha (2005, p. 26):

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

  

II É uma prática científica avaliativa que objetiva investigar os aspectos pretéritos, presentes e futuros da personalidade do avaliando.

CORRETA. O psicólogo ao efetuar um processo de psicodiagnóstico considera a história de vida, o momento atual, podendo sugerir o curso possível do caso, portanto, é VERDADEIRO o que traz a assertiva.

  

III É uma modalidade de avaliação psicológica na qual o uso de testes psicológicos se torna uma ferramenta necessária que permite estudar o avaliando por meio de todas as vias de comunicação.

INCORRETA. Os dados de entrevista não devem ser necessariamente validados pelo uso de testes, aliás, no processo de psicodiagnóstico o uso de testes não é obrigatório. Sobre isso Hutz et al. (2016) menciona:

“...encontramos outros autores que defendem a ideia de que o uso de testes pode não ser necessário em um psicodiagnóstico. Conforme Trinca (1983), por exemplo, o uso ou não de testes depende do psicólogo e de seu pensamento clínico em relação a cada paciente”

   

IV É um processo científico que utiliza testes psicológicos para identificar e avaliar aspectos específicos, classificar o caso e prever seu curso possível.

INCORRETA. Vide correção da proposição III.

 
 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que apenas a proposição II está CORRETA, portanto, LETRA “A”.

  

_______________

Fonte consultada:

Hutz, D. R. Bandeira, C. Trentini, & J. S. Krug. (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre, RS: Artmed.

 
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158) Sobre psicodiagnóstico, no âmbito da psicologia clínica, é correto afirmar:

  • A) Consiste no levantamento das forças e fraquezas do funcionamento psicológico, sendo a avaliação psicológica semelhante a outras que investigam diferenças individuais.

  • B) Tem por objetivo os aspectos psicodinâmicos da personalidade, perdendo importância ao longo do processo as categorizações da psicopatologia.

  • C) Afasta-se da psicanálise, pois tem origem médica e caracteriza-se como processo científico.

  • D) Destacam-se dois modelos psicopatológicos, o categorial e o dimensional, que possibilitam considerações quantitativas e qualitativas.

  • E) Tem como objetivo o diagnóstico psíquico imediato e apresentação do prognóstico do transtorno, o que impossibilita seu uso com objetivos preventivos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Destacam-se dois modelos psicopatológicos, o categorial e o dimensional, que possibilitam considerações quantitativas e qualitativas.

 

Sobre psicodiagnóstico, no âmbito da psicologia clínica, é correto afirmar:

 

a)  Consiste no levantamento das forças e fraquezas do funcionamento psicológico, sendo a avaliação psicológica semelhante a outras que investigam diferenças individuais.

 

A questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico V" de Cunha.

 

Observe que a afirmativa acima não está de acordo com Cunha:

 

"Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Tem por objetivo os aspectos psicodinâmicos da personalidade, perdendo importância ao longo do processo as categorizações da psicopatologia.

 

O entendimento dinâmico pode ser um dos objetivos. Contudo, Cunha refere que o entendimento dinâmico

 

"Freqüentemente, combina-se com os objetivos de classificação nosológica e de diagnóstico diferencial." 

 

Por isso, está errado falar em perda de importância das categorizações.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Afasta-se da psicanálise, pois tem origem médica e caracteriza-se como processo científico.

 

Segundo Cunha, o psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da psicanálise. Veja:

 

"O psicodiagnóstico surgiu como conseqüência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais."

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Destacam-se dois modelos psicopatológicos, o categorial e o dimensional, que possibilitam considerações quantitativas e qualitativas.

 

Essa alternativa está de acordo com Cunha. Observe:

 

"Falando em psicopatologia, é bom lembrar que pesquisadores nessa área têm destacado modelos de psicopatologia utilizados. Referem-se ao modelo categórico e ao modelo dimensional (Dobson & Cheung, 1990).


O modelo categórico, de enfoque qualitativo, exemplifica-se pelo julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos.

 

Já o modelo dimensional, de enfoque quantitativo, exemplifica-se pela medida da intensidade sintomática. Tradicionalmente, o psiquiatra tem dado mais ênfase ao modelo categórico, embora cada vez mais não ignore a importância do modelo dimensional. Já o psicólogo, na prática, costuma dar ênfase ao modelo dimensional."

 

Assertiva Correta. 

 

e)  Tem como objetivo o diagnóstico psíquico imediato e apresentação do prognóstico do transtorno, o que impossibilita seu uso com objetivos preventivos.

 

De acordo com Cunha, o psicodiagnóstico pode ter vários objetivos, entre eles, o preventivo. 

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

159) Com relação ao diagnóstico que segue o modelo psicológico de natureza clínica, é correto afirmar:

  • A) A apresentação de hipóteses e objetivos deve ser evitada a partir das respostas iniciais do paciente.

  • B) Com a finalidade de se enfatizarem os testes projetivos, a utilização de instrumentos psicométricos deve ser evitada.

  • C) O foco está no levantamento dos dados qualitativos.

  • D) Os objetivos do exame norteiam a elaboração da integração dos dados, tendo por base dados quantitativos.

  • E) A entrevista devolutiva apresenta resultados, orientação e encerramento do processo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) A entrevista devolutiva apresenta resultados, orientação e encerramento do processo.

 

Com relação ao diagnóstico que segue o modelo psicológico de natureza clínica, é correto afirmar:

 

Essa questão está baseada no seguinte texto presente no livro "Psicodiagnóstico V" de Cunha:

 

"De forma bastante resumida, os passos do diagnóstico, utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, são os seguintes:

 

a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;


b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;


c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;


d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;


e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo."

 

Tendo como base o texto de Cunha, a única alternativa que está coerente com o modelo psicológico de natureza clínica é a Letra E.

 

a)  A apresentação de hipóteses e objetivos deve ser evitada a partir das respostas iniciais do paciente.

b)  Com a finalidade de se enfatizarem os testes projetivos, a utilização de instrumentos psicométricos deve ser evitada.

c)  O foco está no levantamento dos dados qualitativos.

d)  Os objetivos do exame norteiam a elaboração da integração dos dados, tendo por base dados quantitativos.

e)  A entrevista devolutiva apresenta resultados, orientação e encerramento do processo.

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160) Consideram-se contribuições que um psicodiagnóstico com uso de testes psicológicos pode fornecer para as áreas da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Clínica, respectivamente,

  • A) a identificação precoce de comportamentos disfuncionais e a avaliação da eficácia de uma nova intervenção realizada.

  • B) a solução de problemas de ajustamento e a validação de instrumentos através de pesquisa de análise fatorial.

  • C) o diagnóstico psicológico e o processo de recrutamento e de seleção de pessoal para preenchimento de um cargo.

  • D) a orientação profissional e vocacional e o conhecimento das etapas evolutivas das habilidades motoras.

  • E) o progresso de uma situação clínica e a avaliação psicopedagógica para identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) a identificação precoce de comportamentos disfuncionais e a avaliação da eficácia de uma nova intervenção realizada.

Gabarito Letra A

 

Consideram-se contribuições que um psicodiagnóstico com uso de testes psicológicos pode fornecer para as áreas da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Clínica, respectivamente,

 

a)  a identificação precoce de comportamentos disfuncionais e a avaliação da eficácia de uma nova intervenção realizada. –

Certo! A identificação precoce de comportamentos disfuncionais é uma contribuição possível do psicodiagnóstico à psicologia do desenvolvimento, enquanto a avaliação da eficácia de uma intervenção está relacionada à psicologia clínica. Para confirmar essa resposta, vejamos esse trecho de Noronha e Reppold (2010)

 

“Nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Clínica, por exemplo, dispor de instrumentos válidos auxilia na identificação precoce de padrões de comportamentos disfuncionais que podem evoluir para transtornos mentais na vida adulta, bem como possibilita a avaliação da eficácia de novas intervenções propostas. (p. 195)”

 

b)  a solução de problemas de ajustamento e a validação de instrumentos através de pesquisa de análise fatorial. –

Errado. Solução de problemas de ajustamento está mais ligada à psicologia clínica e escolar, e a validação de instrumentos à psicometria.

 

c)  o diagnóstico psicológico e o processo de recrutamento e de seleção de pessoal para preenchimento de um cargo. -

Errado. O diagnóstico psicológico é mais útil no estudo da psicopatologia, e o processo de recrutamento e seleção está ligada à área da psicologia organizacional.

 

d)  a orientação profissional e vocacional e o conhecimento das etapas evolutivas das habilidades motoras. - Errado. Aqui o primeiro se relaciona mais com a psicologia clínica e escolar, e o segundo com o estudo da psicomotricidade.

 

e)  o progresso de uma situação clínica e a avaliação psicopedagógica para identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. -

Errado. Nessa alternativa o primeiro se refere a psicologia clínica e o segundo a escolar.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

Noronha, A. P. P., & Reppold, C. (2010). Considerações sobre a avaliação psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 30.

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