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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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161) O psicodiagnóstico que tem como objetivo avaliar questões relacionadas à sanidade mental, competência para o exercício das funções e incapacidades ou patologias associadas a infrações da lei chama-se

  • A) descrição.
  • B) classificação.
  • C) perícia forense.
  • D) prognóstico.
  • E) perícia civil.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) perícia forense.

Gabarito Letra C

 

O psicodiagnóstico que tem como objetivo avaliar questões relacionadas à sanidade mental, competência para o exercício das funções e incapacidades ou patologias associadas a infrações da lei chama-se:

  

A afirmação “associadas a infrações da lei” entregou a questão. O único objetivo do psicodiagnóstico ligado diretamente a infrações da lei é a perícia forense.

 

Entretanto, vamos relembrar as definições das outras apresentadas pela questão:

 

a) descrição.  Incorreto. A descrição busca identificar forças e fraquezas do indivíduo avaliado, descrevendo seu desempenho.
 

b)  classificação. Incorreto. Na classificação são testadas hipóteses baseadas em manuais diagnósticos como o DSM ou o CID.
 

c)  perícia forense. Correto. Esse é o psicodiagnóstico que busca subsidiar decisões relacionadas a questões legais.
 

d)  prognóstico. Incorreto. O prognostico tem como objetivo tentar prever o curso do caso.
 

e)  perícia civil. Incorreto. Esse item está presente aqui apenas para te confundir.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra C.

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162) Sobre o Psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar:

  • A) O psicodiagnóstico pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, conduzida com propósitos clínicos e visando identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico, tendo como expectativa a descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.

  • B) É um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos (input), seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), a partir dos quais são propostas soluções.

  • C) Pode-se avaliá-lo como um conceito amplo, e se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnósticos e prognósticos, criando as condições para a coleta de dados e permitindo dimensionar esse conhecimento.

  • D) O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção terapêutica, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

  • E) Caracteriza-se por ser bi-pessoal (psicólogo – examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Pode-se avaliá-lo como um conceito amplo, e se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnósticos e prognósticos, criando as condições para a coleta de dados e permitindo dimensionar esse conhecimento.

 

Sobre o Psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar:

 
  

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de vários autores da área pertinente ao tema psicodiagnóstico. Tendo por fundamento as literaturas destacadas, vamos à análise dos itens apresentados.

 
 

a)  O psicodiagnóstico pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, conduzida com propósitos clínicos e visando identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico, tendo como expectativa a descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.

CORRETA. Conforme Cunha (2005, p.23):

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia”

 

b)  É um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos (input), seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), a partir dos quais são propostas soluções.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p.26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso”

 

c)  Pode-se avaliá-lo como um conceito amplo, e se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnósticos e prognósticos, criando as condições para a coleta de dados e permitindo dimensionar esse conhecimento.

INCORRETA. A informação trazida pela alternativa não encontrou respaldo nas literaturas consultadas pertinentes ao assunto, portanto, opção FALSA.

 

d)  O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção terapêutica, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

CORRETA. Dentre as possibilidades do processo psicodiagnóstico, Trinca (1984) destaca:

“...a avaliação global da personalidade, a determinação da natureza e intensidade de um distúrbio, a orientação psicológica, o fornecimento de subsídios, indicações e encaminhamentos terapêuticos, o planejamento terapêutico, o prognóstico da evolução terapêutica e a pesquisa psicológica”

  

e)  Caracteriza-se por ser bi-pessoal (psicólogo – examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

CORRETA. Silva (2011) citando Nascimento (2005) menciona:

“...a avaliação psicológica ou psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos, e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede ajuda, e o outro (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo dentro de suas possibilidades. É um processo bi-pessoal (psicólogo-examinando ou paciente e/ou grupo familiar), cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

Trinca, W. (Ed.) (1984). Diagnóstico Psicológico: a Prática Clínica. São Paulo: EPU.

Silva, A. C. D. (2011). Defectologia soviética e a deficiência intelectual: contribuições para a formação e atuação do psicólogo para o atendimento educacional especializado. Disponível em https://bit.ly/446WRDH

163) Avalie se os objetivos do psicodiagnóstico incluem:

 

I– Registrar características psicologicamente relevantes das pessoas avaliadas.

II– Auxiliar no processo de tomada de decisão relacionado à situação avaliada.

III– Conferir legalidade às intervenções de cunho médico, tais como internações.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A) apenas a afirmativa I está correta.

  • B) apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • C) apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • D) apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • E) todas as afirmativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) apenas as afirmativas I e II estão corretas.


 

Avalie se os objetivos do psicodiagnóstico incluem:

 

Segundo Freytas (s/d):

Psicodiagnóstico ou diagnóstico psicológico é uma disciplina metodológica que tem por objetivo colocar à disposição da psicologia aplicada uma série de instrumentos capazes de

registrar as características psicologicamente relevantes de determinados "portadores de características" e suas mudanças

e de integrar tais dados em um quadro diagnóstico com o fim de oferecer uma base suficientemente sólida para a previsão do desenvolvimento futuro de tais características, servindo assim de auxílio na tomada de decisões e na avaliação destas.”

 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão CORRETAS apenas as afirmativas I e II, portanto, a alternativa que apresenta a opção VERDADEIRA se encontra na LETRA “B”.

 

______________

Fonte consultada:

Freytas, (s/d). Psicodiagnóstico. Disponível em https://bit.ly/2RajYfR Acesso em 05/04/2021

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164) Sobre Psicodiagnóstico, método utilizado na atuação clínica do Psicólogo, é correto afirmar:

  • A) Em Psicologia Clínica, o psicodiagnóstico não pode ser feito com o objetivo de investigar os recursos e dificuldades do indivíduo, pois, para indicar a intervenção apropriada ao sujeito, este precisa ser submetido à psicoterapia.
  • B) No Psicodiagnóstico, não se utilizam técnicas e testes psicológicos, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos ou identificar e avaliar aspectos específicos, pois apenas a fala do paciente é permitida.
  • C) No processo de Psicodiagnóstico, o caso precisa ser previsto e traçado seu curso possível, no entanto a comunicação dos resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso, não é realizada, pois isso é realizado somente em Psicoterapia.
  • D) É um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o Psicólogo tem condições de saber o tipo de exame adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) É um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o Psicólogo tem condições de saber o tipo de exame adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.

 

Sobre Psicodiagnóstico, método utilizado na atuação clínica do Psicólogo, é CORRETO afirmar:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 
 

a)  Em Psicologia Clínica, o psicodiagnóstico não pode ser feito com o objetivo de investigar os recursos e dificuldades do indivíduo, pois, para indicar a intervenção apropriada ao sujeito, este precisa ser submetido à psicoterapia.

INCORRETA. Corrigindo: a informação não encontra respaldo na literatura consultada, portanto, opção FALSA.

 

b)  No Psicodiagnóstico, não se utilizam técnicas e testes psicológicos, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos ou identificar e avaliar aspectos específicos, pois apenas a fala do paciente é permitida.

INCORRETA. Corrigindo: a informação diverge do que menciona o recorte textual supracitado de Cunha (2005), portanto, opção FALSA.

 

c)  No processo de Psicodiagnóstico, o caso precisa ser previsto e traçado seu curso possível, no entanto a comunicação dos resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso, não é realizada, pois isso é realizado somente em Psicoterapia.

INCORRETA. Corrigindo: segundo Cunha (2005), através do processo psicodiagnóstico é provável “classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”, portanto, opção ERRADA.

 

d)  É um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o Psicólogo tem condições de saber o tipo de exame adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.

CORRETA. A informação trazida pela alternativa encontra compatibilidade com a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção VERDADEIRA.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

165) Sobre o Psicodiagnóstico, qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma característica desse processo:

  • A) Um de seus objetivos é a investigação de um diagnóstico clínico diferencial.

  • B) No plano de avaliação elaborado, não há um limite em relação ao tempo aproximado ou número de sessões a serem realizadas nesse processo.

  • C) Pode ter um caráter preventivo, identificando problemas precocemente, avaliando riscos, e fazendo uma estimativa de forças e fraquezas do ego.

  • D) Fornece subsídios na área da perícia forense, avaliando questões como sanidade mental, competência para o exercício de função, e patologias associadas com infrações da lei.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) No plano de avaliação elaborado, não há um limite em relação ao tempo aproximado ou número de sessões a serem realizadas nesse processo.

Gabarito Letra B

 

Sobre o Psicodiagnóstico, qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma característica desse processo:

 

a)  Um de seus objetivos é a investigação de um diagnóstico clínico diferencial.

Certo! Veja todos os objetivos do psicodiagnóstico:

 

b)  No plano de avaliação elaborado, não há um limite em relação ao tempo aproximado ou número de sessões a serem realizadas nesse processo.

Errado. Há, sim, um limite, combinado no inicio do processo.

 

c)  Pode ter um caráter preventivo, identificando problemas precocemente, avaliando riscos, e fazendo uma estimativa de forças e fraquezas do ego.

Certo. Esse é o objetivo de prevenção do psicodiagnóstico.

 

d)  Fornece subsídios na área da perícia forense, avaliando questões como sanidade mental, competência para o exercício de função, e patologias associadas com infrações da lei.

Certo.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003

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166) É um processo limitado no tempo. Seus objetivos dependem das perguntas iniciais. Parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses (CUNHA, 2007).

 

Baseado nas informações acima é CORRETO afirmar que se trata do processo de:

  • A) entrevista psicológica.

  • B) anamnese.

  • C) psicodiagnóstico.

  • D) diagnostico diferencial.

  • E) dessensibilização sistemática.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) psicodiagnóstico.

 
 

É um processo limitado no tempo. Seus objetivos dependem das perguntas iniciais. Parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses (CUNHA, 2007).

 

Baseado nas informações acima é CORRETO afirmar que se trata do processo de:

 

Segundo Cunha (2000):

“[...] os objetivos do psicodiagnóstico dependem das perguntas iniciais.  [...] O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.”

  
 

a) entrevista psicológica.

INCORRETA. Sobre o assunto, note o que destaca da Silva (2007):

“A entrevista psicológica é um processo bidirecional de interação, entre duas ou mais pessoas com o propósito previamente fixado no qual uma delas, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento”

  

b) anamnese.

INCORRETA. Segundo Freitas (2017, p. 18):

A anamnese, ou seja o histórico dos sinais e dos sintomas que o paciente apresenta ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social. O exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual. Anamnese significa Ana= trazer de volta, recordar mnese= memória, e é realizada através da técnica da entrevista..”

  

c) psicodiagnóstico.

CORRETA. Alternativa compatível com o que requisita o enunciado e conforme preconizado pela literatura, portanto, opção VERDADEIRA.

 

d) diagnostico diferencial.

INCORRETA. O diagnóstico diferencial é um processo sistemático utilizado para a identificação da patologia principal do paciente. No diagnóstico diferencial utiliza-se principalmente o critério de exclusão. A restrição desse diagnóstico a resultados de exames e imagens laboratoriais, eliminam recursos importantes, como a aplicação de uma observação clínica, por exemplo, portanto opção ERRADA.

  

e) dessensibilização sistemática.

INCORRETA. A respeito da dessensibilização sistemática, Knapp & Caminha (2003, pp 31-33) destacam:

“A Dessensibilização Sistemática, desenvolvida originariamente por Wolpe em 1958, é um conjunto de técnicas de exposição à vivência traumática. A exposição ao vivo é precedida pela exposição imaginária, construída dentro do consultório, e trabalhada numa hierarquia de situações temidas – desde as consideradas mais fáceis de enfrentamento, até as mais difíceis

 

_______________

Fonte consultada:

da Silva, V. G. (2007). A Entrevista Psicológica e suas Nuanças. Disponível em https://www.algosobre.com.br/psicologia/a-entrevista-psicologica-e-suas-nuancas.html

Freitas, Ozaniely Linhares de. Instrumento de acompanhamento aos pacientes em sofrimento mental no âmbito da assistência em enfermagem psiquiátrica / Ozaniely Linhares de Freitas. - Cajazeiras, 2017.

Knapp, Paulo e Caminha, Renato Maiato. (2003). Terapia cognitiva do transtorno de estresse pós-traumático. Rev. Bras. Psiquiatr, 25 (supl.1), 31-36.

 

167) “O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação”. (CUNHA, 2007).

 

Nessa perspectiva, associe as duas colunas, relacionando o objetivo do processo do psicodiagnóstico com a sua respectiva especificação.

 

I. Classificação nosológica

(  ) Interpreta diferenças de escores, identifica forças e fraquezas e descreve o desempenho do paciente

 

(  ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

III. Avaliação compreensiva

(  ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia

IV. Diagnóstico diferencial

(  ) Determina o curso provável do caso

 

 

(  ) Determina o nível de funcionamento da personalidade, examina as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a

possível resposta aos mesmos.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A) III, IV, II, V e I.

  • B) V, I, IV, II e III.

  • C) II, IV, III, I e V.

  • D) I, IV, II, III e V.

  • E) IV, I, III, V e II.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) V, I, IV, II e III.

Gabarito Letra B

(v) Interpreta diferenças de escores, identifica forças e fraquezas e descreve o desempenho do paciente

Essa é a descrição, que ultrapassa a classificação simples.

 

(I) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

A classificação nosológica que busca fazer isso.

 

(IV ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia

O diagnóstico diferencial investiga irregularidades/inconsistências.

 

(II) Determina o curso provável do caso    

Esse é o prognóstico.

 

(III) Determina o nível de funcionamento da personalidade, examina as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a

possível resposta aos mesmos.

Essa é a avaliação compreensiva.

 

A sequência correta é V,I,IV,II e III.

Gabarito Letra B

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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168) Segundo Jurema Alcides Cunha, os passos do processo de psicodiagnóstico, excluindo o encaminhamento, são:

  • A) hipóteses, estabelecimento de plano de trabalho, interconsulta, administração de técnicas, levantamento, análise, diagnóstico, comunicação dos resultados.

  • B) hipóteses, estabelecimento de plano de trabalho, entrevistas preliminares, interconsulta, administração de técnicas, levantamento, análise, diagnóstico, comunicação dos resultados.

  • C) hipóteses, contrato de trabalho, estabelecimento de plano de avaliação, administração de testes e técnicas, levantamento, análise, interpretação e integração dos dados, diagnóstico e prognóstico, comunicação dos resultados.

  • D) hipóteses, contrato de trabalho, estabelecimento de plano de trabalho, interconsulta, contato com o solicitante do psicodiagnóstico, administração de técnicas, levantamento, análise, diagnóstico, comunicação dos resultados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) hipóteses, contrato de trabalho, estabelecimento de plano de avaliação, administração de testes e técnicas, levantamento, análise, interpretação e integração dos dados, diagnóstico e prognóstico, comunicação dos resultados.

 
 

Para a compreensão da correção desta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar as seguintes observações em destaque divididas em duas partes:

1) Passos do processo psicodiagnóstico (segundo Cunha)

2) Análise das alternativas

  
 

1) Passos do processo psicodiagnóstico (segundo Cunha)

 

Segundo Cunha (2005, p. 105)

O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. Geralmente, temos um ponto de partida, que é o encaminhamento. Qualquer pessoa que encaminha um paciente o faz sob a pressuposição de que ele apresenta problemas que têm uma explicação psicológica.”

 

De maneira resumida, com base na obra de Cunha (2005) os passos do processo psicodiagnóstico seriam:

 

“1) Formulação de perguntas; 2) Contrato de trabalho; 3) Estabelecimento de um Plano de Avaliação; 4) Bateria de Testes; 5) Administração de Testes e Técnicas; 6) Levantamento, Análise, Interpretação e Integração de Dados; 7) Diagnóstico e Prognóstico; 8) Comunicação dos Resultados”

 

Considerando os passos elencados pela autora, acompanhe uma síntese pertinente a respeito de cada um deles no quadro a seguir:

 

Passos do Psicodiagnóstico (conforme Cunha - 2005)

1º Passo:

Formulação de perguntas: geralmente, temos um ponto de partida, que é o encaminhamento. Qualquer pessoa que encaminha um paciente o faz sob a pressuposição de que ele apresenta problemas que têm uma explicação psicológica. Existe uma preocupação, que pode se expressar por meio de uma pergunta muito vaga, como: “Será que A não aprende por um problema psicológico?”

2º Passo:

Contrato de trabalho: no momento em que é possível ter uma previsão, deve-se formalizar com o paciente ou responsável os termos em que o processo psicodiagnóstico vai se desenvolver, definindo papéis, obrigações, direitos e responsabilidades mútuas. O momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho, porém, é variável, pois tanto depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, como da experiência do psicólogo

3º Passo:

Estabelecimento de um Plano de Avaliação: essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.

4º Passo:

Bateria de testes: bateria de testes é a expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos, que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação

5º Passo:

Administração de testes e técnicas: Como regra geral, a administração de testes deve ser realizada em ambiente com boa iluminação e em que haja condições de privacidade, aeração e silêncio

6º Passo:

Análise, interpretação e integração dos dados: organizar os dados oriundos das diferentes técnicas, buscando um entendimento de coincidências e discordâncias, hierarquizando indícios e identificando os dados mais significativos, que, contrastados com as informações sobre o paciente, são integrados para confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais.

7º Passo:

Diagnóstico e Prognóstico: o sétimo passo envolve a elaboração do laudo psicológico com as conclusões diagnósticas e prognósticas, incluindo as recomendações terapêuticas adequadas ao caso.

8º Passo

Comunicação dos Resultados: na operacionalização do processo, a comunicação dos resultados logicamente deve se realizar como último passo, seguida apenas pelas recomendações pertinentes e pelo encerramento. É da responsabilidade do psicólogo definir seu tipo, conteúdo e forma. O tipo de comunicação dos resultados ou do informe é definido basicamente pelos objetivos do exame.

   
 

2) Análise das alternativas

 

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” (hipóteses, contrato de trabalho, estabelecimento de plano de avaliação, administração de testes e técnicas, levantamento, análise, interpretação e integração dos dados, diagnóstico e prognóstico, comunicação dos resultados.) corresponde aos passos do processo de psicodiagnóstico, (excluindo-se o encaminhamento como ponto de partida) segundo Jureuda Cunha. As demais alternativas mencionam outras sumarizações de passos, mas que não são compatíveis com a literatura requisitada. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

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Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

169) Segundo Jurema Alcides Cunha, no livro Psicodiagnóstico V, quais são os objetivos de um psicodiagnóstico?

  • A) Classificação simples, descrição, encaminhamento clínico, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, perícia civil, prevenção, prognóstico, laudo diferencial e perícia forense.

  • B) Classificação simples, descrição, avaliação discriminativa, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, direcionamento clínico, perícia civil, prevenção, prognóstico e perícia forense.

  • C) Classificação simples, descrição, classificação nosológica, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, entendimento dinâmico, prevenção, prognóstico e perícia forense.

  • D) Classificação simples, descrição, encaminhamento clínico, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, direcionamento clínico, prevenção, prognóstico e perícia forense.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Classificação simples, descrição, classificação nosológica, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, entendimento dinâmico, prevenção, prognóstico e perícia forense.

 
 

Segundo Jurema Alcides Cunha, no livro Psicodiagnóstico V, quais são os objetivos de um psicodiagnóstico?

 

Para a compreensão do assunto que traz a questão, acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO SEGUNDO AVALIAÇÃO

 

Objetivos

Especificação

 

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

 

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

 

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

 

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

 

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

 

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

   

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” identifica corretamente os objetivos do psicodiagnóstico descritos na literatura supracitada (Classificação simples, descrição, classificação nosológica, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, entendimento dinâmico, prevenção, prognóstico e perícia forense). As demais alternativas utilizam de permuta ou acréscimos de termos a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 
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170) No livro Psicodiagnóstico V, destaca-se a diferença entre psicodiagnóstico e avaliação psicológica, segundo essa publicação a diferença é que:

  • A) na avaliação psicológica, se utilizam testes, no psicodiagnóstico não.

  • B) não existe diferença entre as duas práticas, sendo apenas uma diferença de nomenclatura.

  • C) a avaliação psicológica é uma avaliação do paciente, utilizando-se técnicas e meios psicológicos, enquanto o psicodiagnóstico tem sempre propósito clínico.

  • D) na avaliação psicológica, não se utilizam testes, mas, no psicodiagnóstico, eles devem ser utilizados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) a avaliação psicológica é uma avaliação do paciente, utilizando-se técnicas e meios psicológicos, enquanto o psicodiagnóstico tem sempre propósito clínico.


 

Sobre a distinção entre psicodiagnóstico vs. avaliação psicológica, Cunha (2000, p. 23) destaca:

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.”

 

a)  na avaliação psicológica, se utilizam testes, no psicodiagnóstico não.

INCORRETA. Tanto na avaliação psicológica, como no psicodiagnóstico testes podem ser utilizados, portanto, alternativa FALSA.

 

b)  não existe diferença entre as duas práticas, sendo apenas uma diferença de nomenclatura.

INCORRETA. Uma das principais diferenças é trazida por Cunha (2000) na literatura supracitada, portanto, opção FALSA.

 

c)  a avaliação psicológica é uma avaliação do paciente, utilizando-se técnicas e meios psicológicos, enquanto o psicodiagnóstico tem sempre propósito clínico.

CORRETA.  A afirmação encontra corroboração na literatura de Cunha (2000), portanto, opção VERDADEIRA.

 

d)  na avaliação psicológica, não se utilizam testes, mas, no psicodiagnóstico, eles devem ser utilizados.

INCORRETA. No processo de psicodiagnóstico o uso de testes não é obrigatório. Sobre isso Hutz et al. (2016) menciona:

“...encontramos outros autores que defendem a ideia de que o uso de testes pode não ser necessário em um psicodiagnóstico. Conforme Trinca (1983), por exemplo, o uso ou não de testes depende do psicólogo e de seu pensamento clínico em relação a cada paciente”

  

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Fonte consultada:

Cunha, J. A. et al. (2000). Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: Artmed.

Hutz, D. R. Bandeira, C. Trentini, & J. S. Krug. (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre, RS: Artmed.

 
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