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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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181) Para RIBEIRO (2013) o psicodiagnóstico é um momento extremamente delicado e complexo na direção da compreensão do ser humano em processo terapêutico. Assim, assinale a alternativa em que NÃO se configura uma característica do psicodiagnóstico.

  • A) É realizado formalmente, embora estejamos fazendo-o a cada instante, a cada contato com a pessoa em processo terapêutico.

  • B) É apenas uma indicação de probabilidade, é um caminho a ser palmilhado cuidadosamente, onde a criatividade do psicoterapeuta completa o quadro e o permite definir-se.

  • C) É um corte importante, dentro do processo terapêutico ou antecedente a ele no sentido de, tendo compreendido melhor a dinâmica do indivíduo, dar-lhe suporte para caminhar para uma utilização mais pronta e eficaz de seus próprios recursos.

  • D) É uma leitura da totalidade de tal modo que a pessoa possa lidar com esperanças concretas de mudança a partir do bom e do bem que estão ali disponíveis, à espera de serem prontamente mobilizados.

  • E) É uma enumeração mais ou menos coerente de vícios ou qualidades da pessoa em processo terapêutico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) É uma enumeração mais ou menos coerente de vícios ou qualidades da pessoa em processo terapêutico.

Gabarito Letra E

Para RIBEIRO (2013) o psicodiagnóstico é um momento extremamente delicado e complexo na direção da compreensão do ser humano em processo terapêutico. Assim, assinale a alternativa em que NÃO se configura uma característica do psicodiagnóstico.

a)  É realizado formalmente, embora estejamos fazendo-o a cada instante, a cada contato com a pessoa em processo terapêutico.

Certo! O psicodiagnóstico formal é um processo limitado no tempo, mas na prática clínica o profissional avalia e reavalia o paciente a cada instante.

“Na realidade, o que prepara um excelente psicodiagnóstico são sólidos conceitos, pesquisas atuais na área da infância, adolescência, psicopatologia, além de uma formação sólida do próprio psicoterapeuta – que é o seu próprio e melhor instrumento de trabalho. Embora tenhamos, às vezes, de realizar o psicodiagnóstico formalmente, nós o estamos fazendo a cada instante, a cada contato com nossos clientes.”

 

b)  É apenas uma indicação de probabilidade, é um caminho a ser palmilhado cuidadosamente, onde a criatividade do psicoterapeuta completa o quadro e o permite definir-se.

Certo! O psicodiagnóstico não é um exame objetivo e infalível.

“A pessoa humana é inatingível em sua totalidade, ficando o psicodiagnóstico como uma leitura do outro, como indicação de probabilidade, como um farol que, de quando em quando, manda um facho de luz, um rumo a ser seguido, sobretudo para os que não conhecem o caminho. (...) Psicodiagnóstico significa, pura e simplesmente, leitura da alma. Por natureza, será sempre algo inacabado. É apenas uma indicação de probabilidade, um caminho a ser palmilhado cuidadosamente, no qual a criatividade do psicoterapeuta, unida a uma crítica severa e científica da realidade total, completa o quadro e permite que ele se defina. O psicodiagnóstico revela um lado permanente do outro e talvez oculte aquele seu lado dinâmico, submetido ao um contínuo vir a ser e no qual o atualizar-se passa a ser o outro lado permanente da mudança.”

 

c)  É um corte importante, dentro do processo terapêutico ou antecedente a ele no sentido de, tendo compreendido melhor a dinâmica do indivíduo, dar-lhe suporte para caminhar para uma utilização mais pronta e eficaz de seus próprios recursos.

Certo! A função do psicodiagnóstico é compreender melhor o indivíduo, e assim consequentemente o profissional terá mais recurso para oferecer suporte para esse caminhar.

“O psicodiagnóstico é fruto de um corte importante no já sabido, no já dito ou previsto, ele nos remete à primeira camada do ser, lá onde nada nos pode ajudar senão uma posição de estar com, de escuta do ser, à espera de que ele se revele a partir dele. O ser sai da clandestinidade quando passamos a olhá-lo não esperando nada dele. Ele só se revela a quem se abre para recebê-lo. Só assim nos é dado compreender melhor a dinâmica do indivíduo para lhe dar suporte para caminhar, livre e responsavelmente, para uma utilização mais pronta e eficaz de seus próprios recursos.”

 

d)  É uma leitura da totalidade de tal modo que a pessoa possa lidar com esperanças concretas de mudança a partir do bom e do bem que estão ali disponíveis, à espera de serem prontamente mobilizados.

Certo! Veja:

“O psicodiagnóstico não fecha, abre, não visa mostrar doenças, mas saúde. Mais do que o lado negativo, ele revela o lado positivo das pessoas. Se o psicodiagnóstico é uma leitura, deve ser uma leitura da totalidade existencial e do sentido da pessoa, de tal modo que ela possa lidar com esperanças concretas de mudança a partir do bom e do bem que estão ali, nele, nela, disponíveis, à espera de ser prontamente mobilizados.”

 

e)  É uma enumeração mais ou menos coerente de vícios ou qualidades da pessoa em processo terapêutico.

Errado. O psicodiagnóstico não é e nem pode ser uma enumeração de vícios e qualidades.

“Num segundo momento, o psicodiagnóstico deixa de ser um instrumento técnico e passa a ser o resultado de um processo complexo de compreensão do comportamento humano. Não é nem pode ser uma simples enumeração, mais ou menos coerente, de disfunções, transtornos ou qualidades de alguém. Diagnosticar significa apontar relações psicodinâmicas, às vezes do tipo causa-efeito; significa revelar sintomas e seu significado dentro de uma totalidade humana, vivida por alguém e que leva à percepção de um centro responsável pela unidade fundamental do comportamento chamada self e/ou eu e/ou personalidade, ainda que esta esteja funcionando disfuncionalmente.”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Ribeiro, Jorge Ponciano Psicoterapia: teorias e técnicas psicoterápicas / Jorge Ponciano Ribeiro. – 2. ed. rev. e ampliada. – São Paulo: Summus, 2013.

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182) Para RIBEIRO (2013) o psicodiagnóstico é um momento extremamente delicado e complexo na direção da compreensão do ser humano em processo terapêutico. Assim, assinale a alternativa em que NÃO se configura uma característica do psicodiagnóstico.

  • A) É realizado formalmente, embora estejamos fazendo-o a cada instante, a cada contato com a pessoa em processo terapêutico.

  • B) É apenas uma indicação de probabilidade, é um caminho a ser palmilhado cuidadosamente, onde a criatividade do psicoterapeuta completa o quadro e o permite definir-se.

  • C) É um corte importante, dentro do processo terapêutico ou antecedente a ele no sentido de, tendo compreendido melhor a dinâmica do indivíduo, dar-lhe suporte para caminhar para uma utilização mais pronta e eficaz de seus próprios recursos.

  • D) É uma leitura da totalidade de tal modo que a pessoa possa lidar com esperanças concretas de mudança a partir do bom e do bem que estão ali disponíveis, à espera de serem prontamente mobilizados.

  • E) É uma enumeração mais ou menos coerente de vícios ou qualidades da pessoa em processo terapêutico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) É uma enumeração mais ou menos coerente de vícios ou qualidades da pessoa em processo terapêutico.

Gabarito Letra E

Para RIBEIRO (2013) o psicodiagnóstico é um momento extremamente delicado e complexo na direção da compreensão do ser humano em processo terapêutico. Assim, assinale a alternativa em que NÃO se configura uma característica do psicodiagnóstico.

a)  É realizado formalmente, embora estejamos fazendo-o a cada instante, a cada contato com a pessoa em processo terapêutico.

Certo! O psicodiagnóstico formal é um processo limitado no tempo, mas na prática clínica o profissional avalia e reavalia o paciente a cada instante.

“Na realidade, o que prepara um excelente psicodiagnóstico são sólidos conceitos, pesquisas atuais na área da infância, adolescência, psicopatologia, além de uma formação sólida do próprio psicoterapeuta – que é o seu próprio e melhor instrumento de trabalho. Embora tenhamos, às vezes, de realizar o psicodiagnóstico formalmente, nós o estamos fazendo a cada instante, a cada contato com nossos clientes.”

 

b)  É apenas uma indicação de probabilidade, é um caminho a ser palmilhado cuidadosamente, onde a criatividade do psicoterapeuta completa o quadro e o permite definir-se.

Certo! O psicodiagnóstico não é um exame objetivo e infalível.

“A pessoa humana é inatingível em sua totalidade, ficando o psicodiagnóstico como uma leitura do outro, como indicação de probabilidade, como um farol que, de quando em quando, manda um facho de luz, um rumo a ser seguido, sobretudo para os que não conhecem o caminho. (...) Psicodiagnóstico significa, pura e simplesmente, leitura da alma. Por natureza, será sempre algo inacabado. É apenas uma indicação de probabilidade, um caminho a ser palmilhado cuidadosamente, no qual a criatividade do psicoterapeuta, unida a uma crítica severa e científica da realidade total, completa o quadro e permite que ele se defina. O psicodiagnóstico revela um lado permanente do outro e talvez oculte aquele seu lado dinâmico, submetido ao um contínuo vir a ser e no qual o atualizar-se passa a ser o outro lado permanente da mudança.”

 

c)  É um corte importante, dentro do processo terapêutico ou antecedente a ele no sentido de, tendo compreendido melhor a dinâmica do indivíduo, dar-lhe suporte para caminhar para uma utilização mais pronta e eficaz de seus próprios recursos.

Certo! A função do psicodiagnóstico é compreender melhor o indivíduo, e assim consequentemente o profissional terá mais recurso para oferecer suporte para esse caminhar.

“O psicodiagnóstico é fruto de um corte importante no já sabido, no já dito ou previsto, ele nos remete à primeira camada do ser, lá onde nada nos pode ajudar senão uma posição de estar com, de escuta do ser, à espera de que ele se revele a partir dele. O ser sai da clandestinidade quando passamos a olhá-lo não esperando nada dele. Ele só se revela a quem se abre para recebê-lo. Só assim nos é dado compreender melhor a dinâmica do indivíduo para lhe dar suporte para caminhar, livre e responsavelmente, para uma utilização mais pronta e eficaz de seus próprios recursos.”

 

d)  É uma leitura da totalidade de tal modo que a pessoa possa lidar com esperanças concretas de mudança a partir do bom e do bem que estão ali disponíveis, à espera de serem prontamente mobilizados.

Certo! Veja:

“O psicodiagnóstico não fecha, abre, não visa mostrar doenças, mas saúde. Mais do que o lado negativo, ele revela o lado positivo das pessoas. Se o psicodiagnóstico é uma leitura, deve ser uma leitura da totalidade existencial e do sentido da pessoa, de tal modo que ela possa lidar com esperanças concretas de mudança a partir do bom e do bem que estão ali, nele, nela, disponíveis, à espera de ser prontamente mobilizados.”

 

e)  É uma enumeração mais ou menos coerente de vícios ou qualidades da pessoa em processo terapêutico.

Errado. O psicodiagnóstico não é e nem pode ser uma enumeração de vícios e qualidades.

“Num segundo momento, o psicodiagnóstico deixa de ser um instrumento técnico e passa a ser o resultado de um processo complexo de compreensão do comportamento humano. Não é nem pode ser uma simples enumeração, mais ou menos coerente, de disfunções, transtornos ou qualidades de alguém. Diagnosticar significa apontar relações psicodinâmicas, às vezes do tipo causa-efeito; significa revelar sintomas e seu significado dentro de uma totalidade humana, vivida por alguém e que leva à percepção de um centro responsável pela unidade fundamental do comportamento chamada self e/ou eu e/ou personalidade, ainda que esta esteja funcionando disfuncionalmente.”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Ribeiro, Jorge Ponciano Psicoterapia: teorias e técnicas psicoterápicas / Jorge Ponciano Ribeiro. – 2. ed. rev. e ampliada. – São Paulo: Summus, 2013.

183) O psicodiagnóstico constitui uma das atividades fundamentais do psicólogo. Além disso, envolve a possibilidade do uso de testes projetivos e objetivos, bem como a utilização de entrevistas. Considerando essa característica básica, assinale a alternativa correta.

  • A) O processo de entrevista propicia menor grau de liberdade para o entrevistador.
  • B) Uma entrevista diretiva ou fechada é desprovida de programação, requer planejamento, o segmento de uma determinada sequência sem que haja alteração das perguntas.
  • C) A entrevista aberta ou não diretiva fornece ampla liberdade do entrevistador para realizar as perguntas e intervenções, possui caráter flexível e permite uma investigação profunda do entrevistado.
  • D) Uma entrevista diretiva é o procedimento por meio do qual o entrevistador possibilita a fala livre do entrevistado no sentido de esclarecer pontos obscuros ou confusos, para obter informações conforme os objetivos previamente designados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A entrevista aberta ou não diretiva fornece ampla liberdade do entrevistador para realizar as perguntas e intervenções, possui caráter flexível e permite uma investigação profunda do entrevistado.

Gabarito Letra C

 

O psicodiagnóstico constitui uma das atividades fundamentais do psicólogo. Além disso, envolve a possibilidade do uso de testes projetivos e objetivos, bem como a utilização de entrevistas. Considerando essa característica básica, assinale a alternativa correta.
a)  O processo de entrevista propicia menor grau de liberdade para o entrevistador.

Errado. A entrevista fechada de fato propicia menos liberdade para o entrevistador, mas há também a entrevista aberta, que permitem liberdade ao entrevistador.

 

b)  Uma entrevista diretiva ou fechada é desprovida de programação, requer planejamento, o segmento de uma determinada sequência sem que haja alteração das perguntas.
Errado. Para realizar uma entrevista diretiva ou fechada é fundamental um planejamento prévio.

 

c)  A entrevista aberta ou não diretiva fornece ampla liberdade do entrevistador para realizar as perguntas e intervenções, possui caráter flexível e permite uma investigação profunda do entrevistado.
Certo.

“Temos também segundo Bleger (1998) que a entrevista pode ser de dois tipos fundamentais: aberta e fechada.

Na fechada as perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-las, e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições. Na entrevista aberta, pelo contrário, o entrevistador tem ampla liberdade para as perguntas ou para suas intervenções, permitindo-se toda a flexibilidade necessária em cada caso particular. A entrevista fechada é, na realidade, um questionário que passa a ter uma relação estreita com a entrevista, na medida em que uma manipulação de certos princípios e regras facilita e possibilita a aplicação do questionário (p. 3).

Porém, devemos desde já destacar que a liberdade do entrevistador, no caso da entrevista aberta, reside num manejo que permita, na medida do possível, que o entrevistado configure o campo da entrevista segundo sua estrutura psicológica particular ou – dito de outra maneira – “que o campo da entrevista se configure, o máximo possível, pelas variáveis que dependem da personalidade do entrevistado” (Bleger, 1998, p. 4).

Assim sendo, a entrevista aberta permite um aprofundamento mais amplo da personalidade do entrevistado, embora a entrevista fechada permita uma melhor comparação sistemática de dados, além de outras vantagens próprias de todo método padronizado.”

 

d)  Uma entrevista diretiva é o procedimento por meio do qual o entrevistador possibilita a fala livre do entrevistado no sentido de esclarecer pontos obscuros ou confusos, para obter informações conforme os objetivos previamente designados.

Errado. A entrevista diretiva é uma entrevista de resultados. O entrevistador deve ter em mente as informações que deseja coletar e a partir delas fazer perguntas e guiar a entrevista. A fala do entrevistado é guiada pelo entrevistador.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

de Almeida, Nemésio Vieira. (2004). A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo. Psic: revista da Vetor Editora5(1), 34-39. Recuperado em 02 de janeiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142004000100005&lng=pt&tlng=pt.

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184) O psicodiagnóstico pode ser descrito como o procedimento por meio do qual o cliente poderá se expressar em um encontro proveniente da relação que estabelece com um profissional devidamente capacitado e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo. Em outros termos, em um processo psicodiagnóstico, o psicólogo descreve o modo de ser no mundo do cliente a partir de seu encontro com o psicólogo e por meio do encontro. De acordo com essa definição e as características do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.

  • A) A função do psicólogo no psicodiagnóstico é a de evitar um clima propício para que o cliente possa entrar em contato com sua experiência, abstendo-se da percepção mais completa e congruente de si.
  • B) O retorno fornecido a um cliente em decorrência do psicodiagnóstico deve se referir à devolução de informação e à transmissão de resultados, mantendo a objetividade e a racionalidade de todo o processo que envolve, sobretudo, a tomada de dados.
  • C) Embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico, visto que se pretende que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas.
  • D) A comunicação da compreensão/retorno para o cliente ocorre apenas no final do processo, devendo ser evitadas as devolutivas parciais ao longo do processo, evitando os vieses que podem ocorrer se o psicólogo comunica ao cliente a compreensão que vai alcançando das vivências que este lhe traz.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico, visto que se pretende que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas.

Gabarito Letra C
O psicodiagnóstico pode ser descrito como o procedimento por meio do qual o cliente poderá se expressar em um encontro proveniente da relação que estabelece com um profissional devidamente capacitado e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo. Em outros termos, em um processo psicodiagnóstico, o psicólogo descreve o modo de ser no mundo do cliente a partir de seu encontro com o psicólogo e por meio do encontro. De acordo com essa definição e as características do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.
a)  A função do psicólogo no psicodiagnóstico é a de evitar um clima propício para que o cliente possa entrar em contato com sua experiência, abstendo-se da percepção mais completa e congruente de si.

Errado. Um clima propício para o paciente entrar em contato com sua experiência é fundamental para um psicodiagnóstico, então o psicólogo deve facilitar esse clima, e não evita-lo.


b)  O retorno fornecido a um cliente em decorrência do psicodiagnóstico deve se referir à devolução de informação e à transmissão de resultados, mantendo a objetividade e a racionalidade de todo o processo que envolve, sobretudo, a tomada de dados.

Errado. A devolução dos dados colhidos no processo deve ser feita de forma compreensível para o avaliado, e de forma que não gere mais ansiedade. Essa objetividade excessiva pode não ser compreendida por um indivíduo leigo.


c)  Embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico, visto que se pretende que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas.

Certo! O psicodiagnóstico interventivo é uma forma de psicodiagnóstico que enfatiza o efeito terapêutico do processo.

“Não se faz psicodiagnóstico para encaminhar. O encaminhamento pode até ocorrer, mas o psicodiagnóstico não deve ser visto como uma instância que precede o atendimento e que vai definir de que tipo de atendimento o cliente precisa. Mudanças na percepção de si e nos padrões de interação do cliente devem ocorrer. Por isto se afirma que, embora não se confunda com uma terapia, o psicodiagnóstico tem efeito terapêutico. No psicodiagnóstico, pretende-se que o cliente recupere sua dimensão de liberdade, de sujeito que se apropria de suas experiências e as simboliza corretamente, sem necessidade de defender-se delas, que escolhe, que decide. Por isto, mesmo quando um encaminhamento é indicado, ele deve passar pela decisão do cliente.”
 

d)  A comunicação da compreensão/retorno para o cliente ocorre apenas no final do processo, devendo ser evitadas as devolutivas parciais ao longo do processo, evitando os vieses que podem ocorrer se o psicólogo comunica ao cliente a compreensão que vai alcançando das vivências que este lhe traz.

Errado. Essa comunicação não ocorre apenas ao final do processo.

“A comunicação da compreensão/retorno para o cliente não ocorre apenas no final do processo. Ela acontece também, pouco a pouco, homeopaticamente, ao longo do processo, à medida que o psicólogo comunica ao cliente a compreensão que vai alcançando das vivências que este lhe traz.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: Retomando o conceito de psicodiagnóstico: Uma proposta de definição a partir da relação psicólogo-cliente. Disponível em: http://www.institutohumanista.com.br/artigo_anamaria.pdf

        

185) O psicodiagnóstico é um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados. Uma de suas etapas características é:

  • A) Realização de intervenções (assinalamentos, interpretações, holding) durante as entrevistas e aplicações de técnicas projetivas.

  • B) Entrevista inicial com o paciente, para conhecê-lo e extrair informações visando formular hipóteses para planejar a bateria de testes a aplicar.

  • C) Entrevista familiar para obter informações mais precisas para a definição dos testes a serem utilizados.

  • D) Declarar a cada etapa por meio da redação de informe os efeitos terapêuticos obtidos a partir da aplicação dos testes projetivos.

  • E) Realizar encaminhamento para um segundo profissional a fim de garantir um diagnóstico preciso e isento da subjetividade do psicólogo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Entrevista inicial com o paciente, para conhecê-lo e extrair informações visando formular hipóteses para planejar a bateria de testes a aplicar.

 

Gabarito Letra B

 

O psicodiagnóstico é um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados. Uma de suas etapas características é:

 

a)  Realização de intervenções (assinalamentos, interpretações, holding) durante as entrevistas e aplicações de técnicas projetivas.

Errado. O psicodiagnóstico tradicional não realiza intervenções.

 

b)  Entrevista inicial com o paciente, para conhecê-lo e extrair informações visando formular hipóteses para planejar a bateria de testes a aplicar.

Certo! Vamos ver todas as etapas:

“Os passos necessários para alcançar esses objetivos seriam:

1) Entrevista inicial com o paciente, para conhecê-lo e extrair informações visando formular hipóteses para planejar a bateria de testes a aplicar. Tais hipóteses seriam traduzidas em forma de perguntas norteadoras do processo subsequente.

2) Aplicação de testes para investigar as hipóteses anteriores. Cunha e cols. (1986) concordam que os problemas do encaminhamento são reformulados pelo psicólogo em termos diretamente relacionados com as técnicas e métodos que utiliza. A bateria de testes deve ser aplicada em uma sequência específica, considerando o aspecto avaliado por cada um, seu nível de estruturação e caráter ansiogênico. Ocampo e cols. (1979/1986) afirmam que os testes projetivos são fundamentais na avaliação porque apresentam padronização, o que confere uma segurança importante ao diagnóstico.

3) Entrevista devolutiva, cujo objetivo é comunicar ao paciente o que se passa com ele e orientá-lo com relação à conduta a ser seguida. Ocampo e cols. (1979/1986) sustentam que a transmissão da informação é o objetivo básico dessa entrevista, mas, às vezes, ela adquire uma importância transcendental, quando nela surgem lembranças reprimidas ou atitudes inesperadas que podem alterar o plano tático antes construído.

4) No caso de encaminhamento, há redação de informe para o profissional remetente.”

 

c)  Entrevista familiar para obter informações mais precisas para a definição dos testes a serem utilizados.

Errado. Podem haver entrevistas com familiares, mas não é uma etapa obrigatória.

 

d)  Declarar a cada etapa por meio da redação de informe os efeitos terapêuticos obtidos a partir da aplicação dos testes projetivos.

Errado. A redação de informe é realizada apenas ao final da avaliação, e nem sempre serão aplicados testes projetivos.

 

e)  Realizar encaminhamento para um segundo profissional a fim de garantir um diagnóstico preciso e isento da subjetividade do psicólogo.

Errado. Não é necessária uma segunda avaliação.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

Barbieri, Valéria. (2010). Psicodiagnóstico tradicional e interventivo: confronto de paradigmas?. Psicologia: Teoria e Pesquisa26(3), 505-513. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000300013

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186) Uma psicóloga está realizando um psicodiagnóstico em um paciente. Na terceira sessão, por motivos alheios à sua vontade, a psicóloga precisa atender o paciente em uma sala diferente da que ocupou nos dois primeiros atendimentos. Considerando a questão do enquadre, nessa circunstância, a psicóloga deverá

  • A) marcar o atendimento para outro dia, a fim de não comprometer o enquadre definido para o cliente.
  • B) atender o cliente sem problema, pois a sala em si não é relevante no contexto do psicodiagnóstico.
  • C) considerar a mudança de sala como uma variável a ser observada, assim como o cliente no novo ambiente.
  • D) discutir com o cliente se ele acredita que a mudança de sala poderá interferir no vínculo estabelecido entre ambos.
  • E) reiniciar o processo na nova sala, a fim de assegurar a estabilidade do enquadre.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) considerar a mudança de sala como uma variável a ser observada, assim como o cliente no novo ambiente.

 

Uma psicóloga está realizando um psicodiagnóstico em um paciente. Na terceira sessão, por motivos alheios à sua vontade, a psicóloga precisa atender o paciente em uma sala diferente da que ocupou nos dois primeiros atendimentos. Considerando a questão do enquadre, nessa circunstância, a psicóloga deverá


a)  marcar o atendimento para outro dia, a fim de não comprometer o enquadre definido para o cliente.

 

Não é preciso deixar de atender por conta da modificação da sala. Contudo, é preciso prestar atenção nos possíveis efeitos dessa mudança de enquadre.

 

Assertiva Falsa.


b)  atender o cliente sem problema, pois a sala em si não é relevante no contexto do psicodiagnóstico.

 

A sala faz parte do enquadre e é relevante.

 

Assertiva Falsa.


c)  considerar a mudança de sala como uma variável a ser observada, assim como o cliente no novo ambiente.

 

Essa é a alternativa que está adequada. Observe o que diz Bleger:

 

"Se o enquadre sofre alguma modificação (por exemplo, porque a entrevista é realizada em um lugar diferente) essa modificação deve ser considerada como uma variável sujeita à observação, tanto como o próprio entrevistado."

 

Assertiva Correta.


d)  discutir com o cliente se ele acredita que a mudança de sala poderá interferir no vínculo estabelecido entre ambos.

 

De acordo com a teoria, basta que o psicólogo observe as possíveis interferências, após a mudança. Não tem como saber com antecedência se vai interferir.

 

Assertiva Falsa.


e)  reiniciar o processo na nova sala, a fim de assegurar a estabilidade do enquadre.

 

Não é preciso reiniciar o processo.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

187) Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.


Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.

  • A) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
  • B) Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
  • C) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame.
  • D) Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.

   

Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.

 

Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.

 

Essa questão está baseada no seguinte trecho do livro "Psicodiagnóstico-V" de Cunha:

 

"Passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica)


De forma bastante resumida, os passos do diagnóstico, utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, são os seguintes:


a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;


b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;


c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;


d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;


e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo."

 

Com base nisso, a única afirmativa abaixo que apresenta a sequência correta é a Letra A.


a)  Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.


b)  Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.


c)  Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame.


d)  Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.

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188) No que se refere ao psicodiagnóstico, marque a alternativa errada:

  • A) O processo do psicodiagnóstico sempre deve conter apenas um objetivo, e este depende dos motivos do encaminhamento que norteia a principal hipótese inicialmente formulada e que delimita o escopo da avaliação.
  • B) O psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo cientifico, uma vez que parte de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos.

  • C) Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de avaliação compreensiva, assim considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nivel de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insighl, para indicação terapêutica.
  • D) O psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais.
  • E) Num psicodiagnóstico, a classificação nosológica facilita a comunicação entre profissionais e pode contribuir para o levantamento de dados epidemiológicos de uma comunidade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O processo do psicodiagnóstico sempre deve conter apenas um objetivo, e este depende dos motivos do encaminhamento que norteia a principal hipótese inicialmente formulada e que delimita o escopo da avaliação.

Gabarito Letra A

No que se refere ao psicodiagnóstico, marque a alternativa errada:
a) 
 O processo do psicodiagnóstico sempre deve conter apenas um objetivo, e este depende dos motivos do encaminhamento que norteia a principal hipótese inicialmente formulada e que delimita o escopo da avaliação.

Errado. O psicodiagnóstico pode ter um ou mais objetivos.

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e “determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor” (Cunha, 1996, p.50).”


b)  O psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo cientifico, uma vez que parte de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos.

Certo! Afirmação tirada de Cunha:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).”

 

c)  Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de avaliação compreensiva, assim considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nivel de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insighl, para indicação terapêutica.

Certo! A avaliação compreensiva é um objetivo possível para o psicodiagnóstico.

“O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento. Não chega necessariamente à classificação nosológica, embora esta possa ocorrer subsidiariamente, uma vez que o exame pode revelar alterações psicopatológicas.”


d)  O psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais.

Certo! Essa é a origem do psicodiagnóstico.

O psicodiagnóstico surgiu como conseqüência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais. Anteriormente, o modelo para o estudo das doenças mentais remontava ao trabalho de Kraepelin e outros e às suas tentativas para estabelecer critérios de diagnóstico diferencial para a esquizofrenia.”


e)  Num psicodiagnóstico, a classificação nosológica facilita a comunicação entre profissionais e pode contribuir para o levantamento de dados epidemiológicos de uma comunidade.

Certo! A classificação nosológica é feita a partir classificações de psicopatologias utilizadas por diferentes profissões.

“A classificação nosológica, além de facilitar a comunicação entre profissionais, contribui para o levantamento de dados epidemiológicos de uma comunidade. Assim, deve ser usada, mas, num psicodiagnóstico, a tarefa não se restringe a conferir quais os critérios diagnósticos que são preenchidos pelo caso.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

189) Considerando o diagnóstico psicológico, é correto afirmar que:

  • A) o diagnóstico psicológico somente pode ser realizado pelo psicólogo clinico.
  • B) de forma alguma o neurologista pode realizar o diagnóstico psicológico.
  • C) o psiquiatra pode realizar o diagnóstico psicológico quando fizer uso do modelo médico.
  • D) uma equipe multiprofissional não pode realizar o diagnóstico psicológico.

  • E) apenas os psicanalistas podem realizar o diagnóstico psicológico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) o psiquiatra pode realizar o diagnóstico psicológico quando fizer uso do modelo médico.

Gabarito Letra C

Considerando o diagnóstico psicológico, é correto afirmar que:
a)  o diagnóstico psicológico somente pode ser realizado pelo psicólogo clinico.

Errado. Tanto o psicólogo de outras áreas quanto outros profissionais (como o psiquiatra) podem fazer diagnóstico psicológico. Somente o psicólogo clínico faz psicodiagnóstico, que é diferente de diagnóstico psicológico.

“Ao consultar a literatura, identificamos convergências conceituais. Arzeno (1995, p. 5) diz, por exemplo, que “. . . fazer um diagnóstico psicológico não significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico. Este termo implica automaticamente a administração de testes e estes nem sempre são necessários ou convenientes”. Portanto, parece claro o entendimento da autora de que toda avaliação psicológica que não utilize testes não deva ser nomeada de “psicodiagnóstico”. Cunha (2000, p. 23, grifo nosso), em concordância, preconiza que “psicodiagnóstico” é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que “. . . há a utilização de testes e de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas””


b)  de forma alguma o neurologista pode realizar o diagnóstico psicológico.

Errado. O neurologista pode realizar diagnóstico psicológico, desde que não utilize instrumentos privativos do psicólogo.


c)  o psiquiatra pode realizar o diagnóstico psicológico quando fizer uso do modelo médico.

Certo! O que é privativo do psicólogo é a utilização de instrumentos psicológicos com o objetivo de fazer um diagnóstico psicológico. Desde que esses instrumentos não sejam utilizados, o diagnóstico psicológico pode ser feito.


d)  uma equipe multiprofissional não pode realizar o diagnóstico psicológico.

Errado. Assim como nas ultimas afirmativas, a equipe pode realizar o diagnóstico psicológico, mas só o psicólogo pode utilizar os instrumentos da psicologia.

 

e)  apenas os psicanalistas podem realizar o diagnóstico psicológico.

Errado. Psicanalistas nem necessariamente são psicólogos.

 

Assim, nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

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190) Sobre o psicodiagnóstico, é correto afirmar que

  • A) é uma área desenvolvida pela Psicologia clínica.

  • B) é utilizado estritamente para o diagnóstico psicopatológico.

  • C) os principais testes para rastreamento de possíveis alterações cerebrais são: Rorscharch e Bender.

  • D) a aplicação e a correção dos testes projetivos pouco dependem da habilidade do psicólogo que os utilizam.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) é uma área desenvolvida pela Psicologia clínica.

Gabarito Letra A

 

Sobre o psicodiagnóstico, é correto afirmar que

 

a)  é uma área desenvolvida pela Psicologia clínica.

Certo! O psicodiagnóstico é uma forma de avaliação psicológica de aplicação clínica.

 

b)  é utilizado estritamente para o diagnóstico psicopatológico.

Errado. O psicodiagnóstico também pode ser utilizado para ampliar a compreensão do caso, para identificar forças e fraquezas do avaliado para subsidiar o projeto terapêutico, entre outros.

 

c)  os principais testes para rastreamento de possíveis alterações cerebrais são: Rorscharch e Bender.

Errado. O rorschach é um teste projetivo que avalia personalidade. O Bender, entretanto, pode sim ser usado para rastrear possíveis alterações cerebrais.

 

d)  a aplicação e a correção dos testes projetivos pouco dependem da habilidade do psicólogo que os utilizam.

Errado. Em qualquer teste, é fundamental que o psicólogo tenha habilidade em sua aplicação, e especialmente nos testes projetivos, devido a seu caráter mais subjetivo.

 

Nosso gabarito é Letra A.

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