Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso
191) Com relação ao psicodiagnóstico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O processo do psicodiagnóstico pode ter um objetivo, apenas.
II – Inicialmente formulam-se hipóteses a serem testadas.
III – Relaciona-se essencialmente com as questões propostas e a necessidade da fonte de solicitação.
- A) Somente I e II estão corretas.
- B) Somente I e III estão corretas.
- C) Somente II e III estão corretas.
- D) I, II e III estão corretas.
A alternativa correta é letra C) Somente II e III estão corretas.
Gabarito Letra C
Com relação ao psicodiagnóstico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O processo do psicodiagnóstico pode ter um objetivo, apenas. –
Errado! O psicodiagnóstico pode atender a vários objetivos, inclusive simultaneamente. Por exemplo, pode ter como objetivo a descrição do caso e seu prognóstico, um objetivo não anula o outro.
II - Inicialmente formulam-se hipóteses a serem testadas. –
Certo! O psicodiagnóstico é um processo cientifico, que parte de hipóteses que devem ser confirmadas ou descartadas pelo processo.
III - Relaciona-se essencialmente com as questões propostas e a necessidade da fonte de solicitação. – Certo! O psicodiagnóstico é um processo que depende das hipóteses iniciais e das particularidades de cada caso, ou seja, deve se relacionar essencialmente com as questões propostas e a necessidade da fonte de solicitação.
Essas informações foram retiradas do livro Psicodiagnóstico V, de Jurema Alcides Cunha:
“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. (...)
O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e “determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor”
Concluímos que somente II e III estão corretas, Gabarito Letra C.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
192) Sobre o psicodiagnóstico da criança e a entrevista familiar diagnóstica, assinale a alternativa INCORRETA:
- A) O sintoma da criança é o emergente de um sistema intrapsíquico que está, por sua vez, circunscrito no contexto familiar também doente com a sua própria dinâmica.
- B) Quanto menor a criança, mais importante será ponderar a entrevista familiar diagnóstica, pois ela está em pleno processo de formação e em direta dependência emocional de seus pais.
- C) Entrevista familiar propicia condutas observáveis para os pais, a criança e o profissional que podem ser tomadas como ponto de referencia na devolução do diagnostico.
- D) Quanto mais grave for a hipótese diagnóstica, mais necessária será a entrevista familiar.
- E) Mitos familiares são encobertos pela rotina do funcionamento familiar. O mito promove a homeostase, pois consente que a relação se mantenha inalterada. Logo desvendar o mito familiar, sendo uma tarefa corriqueira, incluiria o terapeuta na dinâmica da família, tornando a situação favorável.
A alternativa correta é letra E) Mitos familiares são encobertos pela rotina do funcionamento familiar. O mito promove a homeostase, pois consente que a relação se mantenha inalterada. Logo desvendar o mito familiar, sendo uma tarefa corriqueira, incluiria o terapeuta na dinâmica da família, tornando a situação favorável.
Gabarito Letra E
Sobre o psicodiagnóstico da criança e a entrevista familiar diagnóstica, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O sintoma da criança é o emergente de um sistema intrapsíquico que está, por sua vez, circunscrito no contexto familiar também doente com a sua própria dinâmica.
Certo! Esse é um princípio das teorias sistêmicas.
“1. O sintoma da criança é o emergente de um sistema intrapsíquico que está. por sua vez. inserido no esquema familiar também doente, com a sua própria economia e dinâmica. Este principio tem sido aceito por todos os setores das diferentes escolas psicanalíticas e outras. Aurora Pérez diz a esse respeito:' A entrevista familiar é constituída por dois sistema em convívio estável que modelam entre si uma relação continente-conteúdo. Ambos sistemas estão cm crescimento e desenvolvimento. O continente ( ... ) está constituído pelo casal parental. ( .. . ) O conteúdo está representado pelos filhos. ( ... ) Assim o fundo da criação é uma situação assimétrica cm relação de dependência. (...) Quando a trama familiar não abriga. não metaboliza. não transforma adequadamente, a atmosfera familiar torna-se rarefeita, intoxicada e começa a aparecer a doença ... É um sinal de alarme de que algo está acontecendo no ãmbito familiar. ( ... )Assim o clima de saúde vai sendo perturbado e começam a instalar-se patterns de doença.”
b) Quanto menor a criança, mais importante será ponderar a entrevista familiar diagnóstica, pois ela está em pleno processo de formação e em direta dependência emocional de seus pais.
Certo! Veja:
“ Quanto menor a criança. mais importante será considerar esta recomendação, pois ela está em pleno processo de formação e em estreita e direta dependência emocional de seus pais. Neste aspecto são novamente importantes as recomendações de Anna Freud:
No que se refere ao papel dos pais na causa de doenças, o analista infantil deve ter muito cuidado para que as aparências superficiais não o desorientem e principalmente para não confundir os efeitos da anormalidade infantil sobre a mãe, com a influência patogênica da mãe sobre a criança. O método mais seguro e trabalhoso para avalia essas interações é a análise simultânea dos pais com seus filhos ... Algumas mães ou pais dão ã criança um papel dentro da sua própria patologia, estabelecendo as suas relações sobre essa base e não sobre as necessidades reais da criança. Muitas mães realmente transferem seus sintomas para seus filhos e logo os encenam conjuntamente como se fosse uma folie à deux (p. 42). No tratamento. principalmente os menores revelam até que ponto estão dominados pelo mundo objetal. ou seja, em que medida o ambiente chega a influenciar para determinar a sua conduta e a sua patologia (p. 45). Os pais são modelos que a criança está incorporando durante uma etapa decisiva. Detectar o modelo que os pais estão apresentando e ajudá-los a retificá-lo, se necessário. pode constituir-se em ajuda para todo o grupo familiar, mais útil que qualquer tratamento individual de um de seus filhos.”
c) Entrevista familiar propicia condutas observáveis para os pais, a criança e o profissional que podem ser tomadas como ponto de referencia na devolução do diagnostico.
Certo! Essa é uma vantagem desse tipo de entrevista.
“Outro motivo importante para realizar uma entrevista familiar é que ela propicia condutas observáveis para os pais, a criança e o profissional que podem ser tomadas como ponto de referência na devolução do diagnóstico. Em muitos casos o conflito é evidente somente para o profissional, sempre que houver confirmação das suas hipóteses no material clínico. Mas isso nem sempre é suficiente para que os pais aceitem tanto o diagnóstico como a recomendação terapêutica cio psicólogo”
d) Quanto mais grave for a hipótese diagnóstica, mais necessária será a entrevista familiar.
Certo! Quadros mais graves exigem mais envolvimento da família no tratamento.
“Quanto mais grave for a hipótese diagnóstica, mais necessaria será a entrevista familiar. por exemplo. nos casos de psicose. quadros borderline, perversão. psicopatias ou hipocondrias graves. Quando há suspeita de uma psicose simbiótica ou. pelo menos, de uma simbiose não resolvida é conveniente incluir também uma entrevista com o binômio em questão.”
e) Mitos familiares são encobertos pela rotina do funcionamento familiar. O mito promove a homeostase, pois consente que a relação se mantenha inalterada. Logo desvendar o mito familiar, sendo uma tarefa corriqueira, incluiria o terapeuta na dinâmica da família, tornando a situação favorável.
Errado. Desvendar os mitos familiares é uma atividade delicada, e não corriqueira, que pode colocar a família contra o terapeuta.
“Os mitos ocorrem em todas as famílias. não somente nas patológicas. Significam para a família o mesmo que as defesas para o indivíduo. Por exemplo, um pai impulsivo. alcoólico e uma mãe abstênia, severa e repressora. é um mito enquanto esconde a parte oposta de cada um encenada pelo outro membro do casal. O mito promove a homeostase pois permite que a relação se mantenha inalterada. Segundo Ferreira, desvendar o mito familiar requer delicadeza e discrição porque pode colocar toda a família contra o terapeuta.
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Arzeno, Maria Esther García Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições - Porto Alegre: Artes Mêdicas, 1995.
193) O processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica. Expressa-se na sequência de fases e nos passos que se dão para a consecução dos objetivos diagnósticos. Segundo a estruturação que lhe é dada, um processo diagnóstico pode ser classificado em conformidade com os tipos existentes. Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),
I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.
II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.
III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.
IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.
verifica-se que está(ão) correto(s)
- A) I, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) III e IV, apenas.
- D) II, III e IV, apenas.
- E) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra D) II, III e IV, apenas.
Gabarito: Letra D
Dados os principais tipos, de acordo com Maher (1974),
I. Processo psicométrico, processo comportamental e processo clínico.
Errado. Processo clínico não é um tipo descrito por Maher.
II. Processo psicanalítico e processo baseado no modelo médico.
Certo! Vamos relembrar a definição do processo psicanalítico e do processo baseado no modelo médico:
“Processo psicanalítico. A Psicanálise constitui-se em modelo de trabalho para os profissionais que se utilizam-deste tipo de processo. A concepção predominante é a de que o diagnostico deve configurar uma espécie ·de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria”
“Processo baseado no modelo médico. Trata-se de transposição, para o diagnostico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina. A visão médica, que impregna o diagnostico psicológico neste processo, toma a vida emocional em termos similares aqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente, próprio para ser manipulado, dissecado, tratado etc. A conduta do psicólogo, como, tradicionalmente, a do médico, é despersonalizar-se para não prejudicar a coleta de informações e o pensamento clínico.”
III. Processo compreensivo e processo psicanalítico.
Certo! Vamos também relembrar o processo compreensivo, já que vimos o processo psicanalítico na afirmativa anterior:
“Processo compreensivo. A idéia de um processo de tipo compreensivo decorreu da necessidade de uma designação bastante abrangente, que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na realização de estudos de casos, tal como a encontramos hoje em nosso meio. O termo deriva de compraehendere que, em latim, significa abraçar, tomar e apreender o conjunto. Designa, presentemente, no diagnóstico psicológico, uma série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.”
IV. Processo psicométrico e processo compreensivo.
Certo! Vamos relembrar o processo psicométrico:
“Processo psicométrico. É aquele que tem, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais. O psicólogo entra em contato somente com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo "objetivo", evitando maiores compromissos profissionais com a vida pessoal e afetiva do mesmo. Nestes casos, fica prejudicada a integração dos dados numa visão globalizadora. O instrumental psicométrico é, aqui, desenvolvido a partir da matemática e da estatística.”
Assim, apenas II, III e IV estão corretas.
Gabarito Letra D
Fonte: Trinca, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.
194) Assinale a alternativa que apresenta passo(s) do diagnóstico que utilize um modelo psicológico de natureza clínica, conforme Cunha.
- A) identificação de que o paciente quer ser ajudado e quer respostas
- B) percepção do ambiente sobre seu trabalho
- C) preservação da neutralidade e da curta duração do vínculo
- D) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo
- E) compreensão e aceitação de que a psique se revele
A alternativa correta é letra D) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo
Gabarito Letra D
Assinale a alternativa que apresenta passo(s) do diagnóstico que utilize um modelo psicológico de natureza clínica, conforme Cunha.
Vamos, primeiro, relembrar os passos do psicodiagnóstico apresentado por Jurema Alcides Cunha:
“a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;
b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;
c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;
d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;
e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.”
Agora, veja as alternativas:
a) identificação de que o paciente quer ser ajudado e quer respostas
b) percepção do ambiente sobre seu trabalho
c) preservação da neutralidade e da curta duração do vínculo
d) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo
e) compreensão e aceitação de que a psique se revele
A única que traz um passo apresentado pela autora é a Letra D, comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007
195) O processo de psicodiagnóstico
- A) é um processo científico limitado no tempo.
- B) utiliza apenas a entrevista como instrumento.
- C) deverá ter, necessariamente, apenas um objetivo.
- D) deverá ser aplicado apenas em grupos.
- E) deverá estabelecer, em caso de menor de idade, um contrato de trabalho apenas entre o psicólogo e o paciente.
A alternativa correta é letra A) é um processo científico limitado no tempo.
O processo de psicodiagnóstico
Segundo Cunha (2000):
“[...] os objetivos do psicodiagnóstico dependem das perguntas iniciais. [...] O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.”
a) é um processo científico limitado no tempo.
CORRETA. Alternativa compatível com o que preconiza a literatura supracitada, portanto, opção VERDADEIRA.
b) utiliza apenas a entrevista como instrumento.
INCORRETA. Sobre o uso de instrumentos diagnósticos no processo, acompanhe o que menciona Cunha (2007):
“...o psicólogo utiliza, também, o modelo categórico. Na maioria das vezes, porém, associa o enfoque quantitativo e o qualitativo, no desenvolvimento do processo psicodiagnóstico, utilizando estratégias diagnósticas (entrevistas, instrumentos psicométricos, técnicas projetivas e julgamento clínico) para chegar ao diagnóstico.”
c) deverá ter, necessariamente, apenas um objetivo.
INCORRETA. Contrariando o que traz a assertiva note o que destaca Cunha (2007, p.26):
“...O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.”
d) deverá ser aplicado apenas em grupos.
INCORRETA. Sobre o assunto, verifique o que traz Oliveira (2018) sobre o processo psicodiagnóstico:
“É uma prática delimitada, que tem a função de obter a descrição e compreensão de modo global da personalidade do paciente ou também do grupo familiar.”
e) deverá estabelecer, em caso de menor de idade, um contrato de trabalho apenas entre o psicólogo e o paciente.
INCORRETA. O processo, em caso de menor de idade, necessita da autorização dos pais. Confira o que traz Hutz (2016):
“No que diz respeito ao psicodiagnóstico de adolescentes, a primeira entrevista poderá ser realizada com os pais/responsáveis ou com o próprio adolescente, dependendo de seu caso e/ou idade. Ainda assim, salientamos que o contato com os pais/responsáveis é imprescindível, uma vez que eles precisam autorizar o processo de avaliação, já que se trata de um menor de idade.”
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Fonte consultada:
Cunha, J. A. et al. (2000). Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: Artmed.
Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.
de Oliveira, P. S. (2018). A realização de um psicodiagnóstico infantil. Disponível em https://bit.ly/3q6zzKC
Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016.
196) Sobre psicodiagnóstico clínico, analise as proposições abaixo e assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.
( ) Pelo diagnóstico diferencial, analisam-se as hipóteses iniciais testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
( ) A classificação nosológica ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
( ) O prognóstico determina o curso provável do caso.
( ) Técnicas projetivas, de um modo geral, não devem ser interrompidas.
( ) O psicodiagnóstico é um processo determinado no tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
- A) F / F / V / F / V
- B) F / V / F / V / F
- C) V / F / V / F / V
- D) V / V / F / V / F
- E) F / F / V / V / V
A alternativa correta é letra E) F / F / V / V / V
Gabarito: Letra E
(F) Pelo diagnóstico diferencial, analisam-se as hipóteses iniciais testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
Falso. Essa é a classificação nosológica.
(F) A classificação nosológica ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
Falso. Essa é a descrição.
(V) O prognóstico determina o curso provável do caso.
Verdadeiro!
(V) Técnicas projetivas, de um modo geral, não devem ser interrompidas.
Verdadeiro! Veja:
“As técnicas projetivas, de um modo geral, não devem ser interrompidas. O TAT, quando aplicado em sua íntegra, é uma exceção. Pode-se reservar uma sessão para cada série de 10 lâminas. Não obstante, dificilmente é necessário aplicar todas as 20 lâminas. Shentoub e colegas (1990) propõem uma série de 16 lâminas, a serem administradas numa única sessão, mas que, com grande número de pacientes, provavelmente ultrapassará 50 minutos. Mais comumente, o psicólogo organiza a sua própria série, conforme os conflitos que pretende investigar, planejando-a para uma sessão, ou, no máximo, em duas pequenas séries, com a lâmina 16 no final, em vista de suas propriedades ansiogênicas”
(V) O psicodiagnóstico é um processo determinado no tempo.
Verdadeiro!
“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.”
Assim, a sequência correta é F F V V V
Gabarito Letra E
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
197) De acordo com Cunha (2000), o processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento ou da consulta. Sendo assim, é correto afirmar que o propósito de uma avaliação compreensiva é
- A) fornecer subsídios para questões relacionadas à "insanidade", para avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar a infrações da lei etc.
- B) investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar opçãos diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
- C) determinar o nível de funcionamento da personalidade; examinar as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
- D) testar hipóteses iniciais, tomando por base critérios diagnósticos.
- E) comparar a amostra do comportamento do examinado com os resultados de outros sujeitos da população em geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.
A alternativa correta é letra C) determinar o nível de funcionamento da personalidade; examinar as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
Gabarito: Letra C
De acordo com Cunha (2000), o processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento ou da consulta. Sendo assim, é correto afirmar que o propósito de uma avaliação compreensiva é
a) fornecer subsídios para questões relacionadas à "insanidade", para avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar a infrações da lei etc.
Errado. Esse é o objetivo da perícia forense.
b) investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar opçãos diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
Errado. Esse é o diagnóstico diferencial.
c) determinar o nível de funcionamento da personalidade; examinar as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
Certo!
d) testar hipóteses iniciais, tomando por base critérios diagnósticos.
Errado. Testar hipóteses iniciais é uma etapa de toda avaliação psicológica.
e) comparar a amostra do comportamento do examinado com os resultados de outros sujeitos da população em geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.
Errado. Esse é a classificação simples.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
198) ” é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.” (Cunha, 2000)
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
- A) Hipnose
- B) Psicoterapia
- C) Anamnese
- D) Psicodiagnóstico
- E) Análise
A alternativa correta é letra D) Psicodiagnóstico
Gabarito Letra D
" é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.” (Cunha, 2000)
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
a) Hipnose
Errado. Hipnose é uma técnica de tratamento, e não de avaliação.
b) Psicoterapia
Errado. A psicoterapia é um processo terapêutico, e não de avaliação.
c) Anamnese
Errado. A anamnese é um tipo de entrevista que compõe uma avaliação psicológica, e não o processo como um todo.
d) Psicodiagnóstico
Certo!
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).”
e) Análise
Errado. Análise é um tipo de psicoterapia.
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.
199) O psicodiagnóstico inspirado na compreensão fenomenológica propõe uma prática diagnóstica que se afaste de uma patologização dos modos de existir. Nessa perspectiva, define-se a compreensão diagnóstica como
- A) um processo de acompanhar o modo como a pessoa constrói significados de existência.
- B) um procedimento de descrição de sintomas para categorizá-los.
- C) um instrumento para distinguir saúde e doença como condições opostas.
- D) uma prática que deve buscar os aspectos coerentes e estáveis da personalidade.
A alternativa correta é letra A) um processo de acompanhar o modo como a pessoa constrói significados de existência.
Gabarito Letra A
O psicodiagnóstico inspirado na compreensão fenomenológica propõe uma prática diagnóstica que se afaste de uma patologização dos modos de existir. Nessa perspectiva, define-se a compreensão diagnóstica como
a) um processo de acompanhar o modo como a pessoa constrói significados de existência.
Certo! Em uma perspectiva fenomenológica, o psicólogo não obedece os critérios pré-estabelecidos dos diagnósticos, mas acompanha as construções da própria pessoa.
b) um procedimento de descrição de sintomas para categorizá-los.
Errado. A compreensão fenomenológica não é nosológica.
c) um instrumento para distinguir saúde e doença como condições opostas.
Errado. Nessa perspectiva, saúde e doença são consideradas em contínuo, não como condições opostas.
d) uma prática que deve buscar os aspectos coerentes e estáveis da personalidade.
Errado. A fenomenologia não exclui os aspectos incoerentes e instáveis na análise.
Nosso gabarito é Letra A
200) O psicólogo, muitas vezes, recebe encaminhamentos de profissionais de saúde, das escolas, de juízes ou de advogados, ou mesmo atende pessoas que o procuram espontaneamente, a fim de obter um psicodiagnóstico. Nesse contexto, considere os objetivos apresentados nos itens a seguir:
I Colher dados sobre a história clínica e pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico.
II Determinar motivos de encaminhamento, queixas e outros problema iniciais, bem como levantar hipóteses iniciais e definir um plano de avaliação.
III Levantar hipóteses iniciais e definir a abordagem teórico-clínica que será utilizada.
IV Encerrar o processo para confirmação de hipótese diagnóstica do profissional que encaminhou a solicitação.
São objetivos do psicodiagnóstico aqueles presentes nos itens
- A) I e IV.
- B) I e II.
- C) II e III.
- D) III e IV.
A alternativa correta é letra B) I e II.
Gabarito Letra B
Vamos, primeiro, relembrar os objetivos do psicodiagnóstico:
“Os comportamentos específicos do psicólogo podem ser assim relacionados, embora possam variar na sua especificidade e na sua seriação, conforme os objetivos do psicodiagnóstico:
a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais;
b) levantar dados de natureza psicológica, social, médica, profissional e/ou escolar, etc. sobre o sujeito e pessoas significativas, solicitando eventualmente informações de fontes complementares;
c) colher dados sobre a história clínica e história pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico;
d) realizar o exame do estado mental do paciente (exame subjetivo), eventualmente complementado por outras fontes (exame objetivo);
e) levantar hipóteses iniciais e definir os objetivos do exame;
f) estabelecer um plano de avaliação;
g) estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável;
h) administrar testes e outros instrumentos psicológicos;
i) levantar dados quantitativos e qualitativos;
j) selecionar, organizar e integrar todos os dados significativos para os objetivos do exame, conforme o nível de inferência previsto, com os dados da história e características das circunstâncias atuais de vida do examinando;
l) comunicar resultados (entrevista devolutiva, relatório, laudo, parecer e outros informes), propondo soluções, se for o caso, em benefício do examinando;
m) encerrar o processo.”
Certo!
Certo! A afirmativa traz, inclusive, dois objetivos.
Errado. Não é objetivo do psicodiagnóstico definir abordagem a ser utilizada no tratamento.
Errado. Um objetivo do psicodiagnóstico é testar as hipóteses levantadas, que não necessariamente serão confirmadas.
Assim, apenas I e II estão corretas.
Nosso gabarito é Letra B
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007