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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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201) O psicodiagnóstico inaugurou uma nova visão da avaliação psicológica, diferente da realizada pelos “testólogos” da Psicometria. Ao adotar uma perspectiva clínica, mais identificada com a teoria psicanalítica ou fenomenológica, distanciou-se da preocupação com a:

  • A) Subjetividade e a objetividade.
  • B) Neutralidade e a objetividade.
  • C) Neutralidade e a subjetividade.
  • D) Prática de transferência e contrarreferência.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Neutralidade e a objetividade.

Gabarito: Letra B

O psicodiagnóstico inaugurou uma nova visão da avaliação psicológica, diferente da realizada pelos “testólogos” da Psicometria. Ao adotar uma perspectiva clínica, mais identificada com a teoria psicanalítica ou fenomenológica, distanciou-se da preocupação com a:

O psicodiagnóstico, quando adotou essa perspectiva, se distanciou da preocupação com a neutralidade e a objetividade:

“O psicodiagnóstico inaugurou uma nova visão da avaliação psicológica, diferente da realizada pelos “testólogos” da Psicometria. Ao adotar uma perspectiva clínica, mais identificada com a teoria psicanalítica ou fenomenológica, distanciou-se da preocupação com a neutralidade e a objetividade, passando a enfatizar a importância da subjetividade e dos aspectos transferenciais e contratransferenciais presentes na relação. E o uso dos testes passou a ser complementado com outros procedimentos clínicos, com o objetivo de integrar os dados levantados nos testes e na história clínica, para obter uma compreensão global da personalidade.”


a)  Subjetividade e a objetividade.
b)  Neutralidade e a objetividade.
c)  Neutralidade e a subjetividade.
d)  Prática de transferência e contrarreferência.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Araújo, M. F. (2007) Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: Teoria e Prática, 9(2):126-141.

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202) O psicodiagnóstico é um processo que envolve quatro etapas. Com relação a essas etapas, é incorreto afirmar:

  • A) A primeira vai do contato inicial à primeira entrevista com o paciente. 4
  • B) A segunda é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas.
  • C) A terceira é o momento de reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais.
  • D) A quarta consiste na elaboração do informe escrito (laudo) para o solicitante.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A terceira é o momento de reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais.

Gabarito: Letra C

O psicodiagnóstico é um processo que envolve quatro etapas. Com relação a essas etapas, é incorreto afirmar:

 

É Ocampo que fala do psicodiagnóstico em quatro etapas. Vamos relembra-las:

“Para Ocampo et al. (2005), o psicodiagnóstico é um processo que envolve quatro etapas. A primeira vai do contato inicial à primeira entrevista com o paciente; a segunda é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas; a terceira é o encerramento do processo, com a devolução oral ao paciente (e/ou aos pais); e a quarta consiste na elaboração do informe escrito (laudo) para o solicitante.”


a)  A primeira vai do contato inicial à primeira entrevista com o paciente. 4
b)  A segunda é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas.
c)  A terceira é o momento de reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais.
d)  A quarta consiste na elaboração do informe escrito (laudo) para o solicitante.

 

A única afirmativa em desacordo com a bibliografia é a que diz que a terceira é o momento de reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais.
 

Nosso gabarito é Letra C

Fonte: Araújo, M. F. (2007) Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: Teoria e Prática, 9(2):126-141.

203) O psicodiagnóstico inaugurou uma nova visão da avaliação psicológica, diferente da realizada pelos “testólogos” da Psicometria. Ao adotar uma perspectiva clínica, mais identificada com a teoria psicanalítica ou fenomenológica, distanciou-se da preocupação com a neutralidade e a objetividade, passando a enfatizar a importância da:

  • A) Subjetividade.
  • B) Centralidade.
  • C) Estruturação.
  • D) Padronização.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Subjetividade.

Gabarito: Letra A

O psicodiagnóstico inaugurou uma nova visão da avaliação psicológica, diferente da realizada pelos “testólogos” da Psicometria. Ao adotar uma perspectiva clínica, mais identificada com a teoria psicanalítica ou fenomenológica, distanciou-se da preocupação com a neutralidade e a objetividade, passando a enfatizar a importância da:

 

Quando o psicodiagnóstico se distancia da preocupação com a neutralidade e objetividade, ele passa a enfatizar a importância da subjetividade:

“O psicodiagnóstico inaugurou uma nova visão da avaliação psicológica, diferente da realizada pelos “testólogos” da Psicometria. Ao adotar uma perspectiva clínica, mais identificada com a teoria psicanalítica ou fenomenológica, distanciou-se da preocupação com a neutralidade e a objetividade, passando a enfatizar a importância da subjetividade e dos aspectos transferenciais e contratransferenciais presentes na relação. E o uso dos testes passou a ser complementado com outros procedimentos clínicos, com o objetivo de integrar os dados levantados nos testes e na história clínica, para obter uma compreensão global da personalidade.”


a)  Subjetividade.
b)  Centralidade.
c)  Estruturação.
d)  Padronização.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: Araújo, Maria de Fátima. (2007). Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: teoria e prática9(2), 126-141. 

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204) Com relação ao psicodiagnóstico fenomenológico e suas características, considere os itens a seguir:

I – Considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares;

II – Propõe que a devolução seja feita no final e não durante o processo;

III – Enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo;

IV – Redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas.

Está correto o que se afirma em:

  • A) I, II e III, apenas.
  • B) I, III e IV, apenas.
  • C) II, III e IV, apenas.
  • D) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) I, III e IV, apenas.

Gabarito: Letra B

 

I - Considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares;

Certo! Veja:

“O psicodiagnóstico fenomenológico (ANCONA-LOPEZ, 1995; CUPERTINO, 1995; YEHIA, 1995) introduz algumas mudanças significativas no modelo proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se quatro características principais: 1. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares; 2. propõe que a devolução seja feita durante o processo e não ao final; 3. enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo; e 4. redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas.”

 

II - Propõe que a devolução seja feita no final e não durante o processo;

 Errado. Essa forma de psicodiagnóstico propõe o contrário: que a devolução seja feita ao longo do processo.

 

III - Enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo;

 Certo!

 

IV - Redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Araújo, Maria de Fátima. (2007). Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: teoria e prática9(2), 126-141. 

205) “O psicodiagnóstico é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa” Acerca da avaliação psicológica, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, o item a seguir.

De acordo com os objetivos, a avaliação psicológica clínica pode buscar: uma descrição, a qual consiste em uma classificação simples, em que é feita uma comparação quantitativa do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos; uma classificação nosológica, em que é realizado um teste de hipóteses iniciais, tomando-se como base critérios diagnósticos; uma prevenção, em que se procura identificar problemas precocemente.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: Item Errado

Errado. A descrição vai além da classificação simples.

 

 

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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206) O Psicodiagnóstico é um processo que tem como objetivo identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Desse modo, 

  • A) antes de iniciar o processo diagnóstico, o psicólogo precisa entender as razões do encaminhamento para que possa responder às especificidades da solicitação e demanda. 

  • B) o aspecto preventivo é colocado em questão, já que a solicitação de um psicodiagnóstico tem como objetivo a nomeação da disfunção já existente. 

  • C) nem sempre será necessário traçar um plano de avaliação, uma vez que as hipóteses iniciais podem estar obscuras. 

  • D) no diagnóstico interventivo a entrevista devolutiva tem o intuito de informar o paciente sobre os resultados obtidos com a avaliação, como acontece nos trabalhos de psicodiagnósticos  tradicionais. 

  • E) há uma limitação temporal dos resultados, pois as técnicas e métodos se renovam e invalidam as conclusões anteriores. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) antes de iniciar o processo diagnóstico, o psicólogo precisa entender as razões do encaminhamento para que possa responder às especificidades da solicitação e demanda. 


Considere o enunciado:

 

O Psicodiagnóstico é um processo que tem como objetivo identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Desse modo,


 

Vamos a análise das alternativas.

 

a)  antes de iniciar o processo diagnóstico, o psicólogo precisa entender as razões do encaminhamento para que possa responder às especificidades da solicitação e demanda.

CERTO. O encaminhamento é praticamente o preâmbulo do processo diagnóstico. Quando o psicólogo pondera os motivos que direcionaram o paciente, tem início o delineamento de prováveis rumos (mesmo que provisórios) na construção do procedimento.

Segundo Cunha (2005):

“Geralmente, temos um ponto  de  partida, que é o encaminhamento. Qualquer pessoa que encaminha um paciente o faz sob a pressuposição de que ele apresenta problemas que têm uma explicação psicológica.” (p. 105) 


 

b)  o aspecto preventivo é colocado em questão, já que a solicitação de um psicodiagnóstico tem como objetivo a nomeação da disfunção já existente.

ERRADO. A solicitação de um psicodiagnóstico tem por finalidade a identificação de forças e fraquezas, considerando a existência OU não de psicopatologia.


 

c)  nem sempre será necessário traçar um plano de avaliação, uma vez que as hipóteses iniciais podem estar obscuras.

ERRADO. Após o esclarecimento das questões iniciais relativas ao encaminhamento, as hipóteses e os objetivos serão definidos, fornecendo condições para que o psicólogo construa um plano de avaliação (geralmente no final da primeira ou segunda entrevista).

Sobre o plano de avaliação, diz Cunha (2005):

“O  plano  de avaliação  consiste  em  traduzir  essas  perguntas  em  termos  de  técnicas  e  testes” (108)


 

d)  no diagnóstico interventivo a entrevista devolutiva tem o intuito de informar o paciente sobre os resultados obtidos com a avaliação, como acontece nos trabalhos de psicodiagnósticos  tradicionais.

ERRADO. O diagnóstico interventivo se distingue do tradicional por fornecer ao paciente uma proposta de identificação profissional mais consistente. Nesse caso, na entrevista devolutiva, não somente se informa resultados, mas procura-se orientar o paciente, de maneira que seu fluxo de desenvolvimento possa ser mantido, mesmo após a entrevista de devolução.

Segundo Barbieri (2010):

“A realização de devolutivas não tem apenas o intuito de informar o paciente, como acontece no trabalho tradicional, mas de oferecer a ele uma experiência transformadora por  meio do vínculo com o psicólogo, que coloque em marcha os seus processos de desenvolvimento.”  (511)


 

e)  há uma limitação temporal dos resultados, pois as técnicas e métodos se renovam e invalidam as conclusões anteriores.

ERRADO. Em termos gerais o psicodiagnóstico é um procedimento que se fundamenta em fidedignidade (estabilidade dos resultados), se o quadro sofrer modificações, isto pode estar atrelado a processos dinâmicos, e não por conta da invalidação das conclusões em virtude da instabilidade de técnicas e métodos.

Segundo: Moraes e Jório (2015)

“Cabe ressaltar que este processo é científico e temporal, pois o indivíduo que passa por um psicodiagnóstico está naquele momento apresentando um quadro, mas, devido às mudanças das variáveis ambientais, familiares e pessoais, pode posteriormente mudar de quadro.” (p. 1)

 

_____________________

Fontes citadas:

Barbieri, V. (2010). Psicodiagnóstico tradicional e interventivo: confronto de paradigmas?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 505-513.

 

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

 

Moraes, A. V., & Jório Filho, R.  (2015). O Psicodiagnóstico e sua importância na iniciação clínica de estudantes de psicologia. Disponível em http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0868.pdf.

207) “O psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo com início, meio e fim, que utiliza entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando, tendo por base uma teoria psicológica e buscando, assim, coletar dados mais substanciais para a realização de um encaminhamento mais apropriado.” 

(Rigoni, M. & Sá, S.D.; 2016, p. 27.) 

 

O psicodiagnóstico é constituinte do processo de avaliação e testagem psicológica. A respeito dele, é correto afirmar que

  • A) a recomendação é sempre essencial acerca do uso dos manuais diagnósticos.

  • B) técnicas que envolvem desenho e brincadeira sempre farão parte do plano de avaliação de crianças.

  • C) refere-se a organização de uma bateria de testes e instrumentos de coleta de dados, na qual deve-se considerar a idade, escolaridade e nível sociocultural do paciente.

  • D) somente pode ser encerrado mediante a realização de todos os testes previstos, mesmo que já se tenha levantado todas as informações necessárias antes de consolidá-los. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) refere-se a organização de uma bateria de testes e instrumentos de coleta de dados, na qual deve-se considerar a idade, escolaridade e nível sociocultural do paciente.

Gabarito Letra C

 

O psicodiagnóstico é constituinte do processo de avaliação e testagem psicológica. A respeito dele, é correto afirmar que

 

a)  a recomendação é sempre essencial acerca do uso dos manuais diagnósticos.

Errado. A utilização de manuais diagnósticos depende dos objetivos do psicodiagnóstico. A utilização de manuais é essencial para classificação nosológica, mas dispensável no entendimento dinâmico, por exemplo.

 

b)  técnicas que envolvem desenho e brincadeira sempre farão parte do plano de avaliação de

crianças.

Errado. De novo, as técnicas utilizadas dependerão dos objetivos do psicodiagnóstico e de características individuais do avaliando. Generalizações desse tipo, a menos que sejam de processos padronizados, costumam estar erradas.

 

c)  refere-se a organização de uma bateria de testes e instrumentos de coleta de dados, na qual deve-se considerar a idade, escolaridade e nível sociocultural do paciente.

Certo! Exato, o psicodiagnóstico deve considerar os objetivos e características individuais do avaliando, e ser organizado através de testes e técnicas para coleta de dados mais adequadas para a situação concreta.

 

d)  somente pode ser encerrado mediante a realização de todos os testes previstos, mesmo que já se tenha levantado todas as informações necessárias antes de consolidá-los

Errado. Seria redundante e desnecessário exigir que todos os testes previstos fossem aplicados, sendo que as informações buscadas já foram encontradas.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra C

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208) Sobre os passos do processo psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A) O plano de avaliação é um passo importante do processo psicodiagnóstico, visto que por meio deste se procura identificar os instrumentos e recursos que permitirão estabelecer a relação entre as perguntas iniciais e as possíveis respostas das hipóteses levantadas.

  • B) A formulação de perguntas básicas e hipóteses, a serem confirmadas ou não durante o processo psicodiagnóstico, não deve ser considerada parte do processo psicodiagnóstico, mas sim parte do encaminhamento realizado para o processo.

  • C) É recomendado que a bateria de testes utilizada envolva apenas testes psicométricos em detrimento de técnicas projetivas, visto que estas últimas possuem menor fidedignidade em seus resultados.

  • D) Uma vez esclarecidos as hipóteses e objetivos do processo psicodiagnóstico, o psicólogo deve iniciar imediatamente o processo e, no decorrer deste, ir estabelecendo os informes necessários ao examinando (número de sessões, duração das sessões, honorários e outros).

  • E) A interpretação dos dados coletados durante a entrevista não deve ser relacionada com a história clínica do paciente, a fim de evitar erros de interpretação dos conteúdos coletados no material de testagem.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O plano de avaliação é um passo importante do processo psicodiagnóstico, visto que por meio deste se procura identificar os instrumentos e recursos que permitirão estabelecer a relação entre as perguntas iniciais e as possíveis respostas das hipóteses levantadas.

Gabarito Letra A

 

Sobre os passos do processo psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

 

a)  O plano de avaliação é um passo importante do processo psicodiagnóstico, visto que por meio deste se procura identificar os instrumentos e recursos que permitirão estabelecer a relação entre as perguntas iniciais e as possíveis respostas das hipóteses levantadas.

Certo!

“Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas. O encaminhamento de um caso freqüentemente sugere um objetivo para o exame psicológico. Por vezes, propõe algumas questões, que permitem ao psicólogo estabelecer alguns pressupostos, que podem ser provisórios ou não. Via de regra, somente após um contato com os fatos, o clínico poderá definir com mais precisão as perguntas iniciais e os objetivos do psicodiagnóstico, isto é, após complementar e confrontar os dados do encaminhamento com informações subjetivas e objetivas sobre o caso, estará em condições de estabelecer seu plano de avaliação”

 

b)  A formulação de perguntas básicas e hipóteses, a serem confirmadas ou não durante o processo psicodiagnóstico, não deve ser considerada parte do processo psicodiagnóstico, mas sim parte do encaminhamento realizado para o processo.

Errado. A formulação de perguntas básicas e hipóteses é parte do processo psicodiagnóstico, um ponto de partida deste.

 

c)  É recomendado que a bateria de testes utilizada envolva apenas testes psicométricos em detrimento de técnicas projetivas, visto que estas últimas possuem menor fidedignidade em seus resultados.

Errado. Uma bateria de testes é útil porque envolve vários testes, abrangendo melhor as informações coletadas. Na maioria dos casos, é necessário que haja testes psicométricos e projetivos na bateria.

 

d)  Uma vez esclarecidos as hipóteses e objetivos do processo psicodiagnóstico, o psicólogo deve iniciar imediatamente o processo e, no decorrer deste, ir estabelecendo os informes necessários ao examinando (número de sessões, duração das sessões, honorários e outros).

Errado. Essas informações são acordadas no início do processo.

“O contrato de trabalho envolve um comprometimento de ambas as partes de cumprir certas obrigações formais. O psicólogo compromete-se a realizar um exame, durante certo número de sessões, cada uma com duração prevista, em horário predeterminado, definindo com o paciente ou responsável os tipos de informes necessários e quem terá acesso aos dados do exame. Eventualmente, tal informação já está determinada pelo encaminhamento, mas sempre convém examinar se existe uma aceitação tácita do interessado a respeito.”

 

e)  A interpretação dos dados coletados durante a entrevista não deve ser relacionada com a história

clínica do paciente, a fim de evitar erros de interpretação dos conteúdos coletados no material de testagem.

Errado. Pelo contrário, todos os dados colhidos devem ser relacionados com a história clínica e pessoal do paciente.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003

209) Sobre o processo psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


(  ) Trata-se de um processo científico.
(  ) É um processo limitado no tempo.
(  ) É realizado apenas individualmente.
(  ) Utiliza técnicas e testes psicológicos.
(  ) É utilizado somente para perícia forense.

  • A) V – V – F – F – F.
  • B) F – F – V – F – V.
  • C) V – V – F – V – F.
  • D) F – F – V – V – V.
  • E) V – V – V – V – F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) V – V – F – V – F.

 

Sobre o processo psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

Essa questão está baseada na seguinte definição de Cunha (livro Psicodiagnóstico V):

 

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso."

 

Observação: Cunha refere que a avaliação psicológica clínica pode ter os seguinte objetivos - classificação simples, descrição, classificação nosológica, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, entendimento dinâmico, prevenção, prognóstico e perícia forense.

 

Com base nisso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e as falsas


V ) Trata-se de um processo científico.
V ) É um processo limitado no tempo.
( F ) É realizado apenas individualmente.
V) Utiliza técnicas e testes psicológicos.
F ) É utilizado somente para perícia forense.

 

A sequência ficou, portanto, V V F V F. Encontramos a resposta na Letra C. 


a)  V – V – F – F – F.
b)  F – F – V – F – V.
c)  V – V – F – V – F.
d)  F – F – V – V – V.
e)  V – V – V – V – F.

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210) Processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica, que ocorre em uma sequência de passos, para a consecução dos objetivos diagnósticos, orientados em função de determinados embasamentos teóricos e práticos, sendo classificado de conformidade com os tipos existentes. No processo compreensivo busca-se

  • A) dados de observação objetiva como prioritários, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno, sendo os referenciais, nesse processo, extraídos da Psicologia da Aprendizagem em que se enfatizam os programas desenvolvidos pela Psicologia Experimental.
  • B) uma transposição, para o diagnóstico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina, tomando a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente.
  • C) configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria, sendo que a Psicanálise constitui-se em modelo de trabalho para os profissionais que se utilizam desse tipo de processo.
  • D) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.
  • E) ter, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais, sendo que o psicólogo entra em contato com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo “objetivo”.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

 

Processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica, que ocorre em uma sequência de passos, para a consecução dos objetivos diagnósticos, orientados em função de determinados embasamentos teóricos e práticos, sendo classificado de conformidade com os tipos existentes. No processo compreensivo busca-se


a)  dados de observação objetiva como prioritários, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno, sendo os referenciais, nesse processo, extraídos da Psicologia da Aprendizagem em que se enfatizam os programas desenvolvidos pela Psicologia Experimental.

 

Essa alternativa aborda o processo comportamental e não o processo compreensivo. Veja o texto de Trinca:

 

"Processo comportamental. Consideram-se prioritários os dados de observação objetiva, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno. Os referenciais são, neste processo, extraídos da Psicologia da Aprendizagem. Enfatizam-se os programas desenvolvidos pela Psicologia Experimental, os quais fazem uso das noções de condicionamentos clássico e operante."

 

Assertiva Falsa.


b)  uma transposição, para o diagnóstico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina, tomando a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente.

 

A alternativa fala sobre o processo baseado no modelo médico. Veja o que Trinca diz:

 

"Processo baseado no modelo médico. Trata-se de transposição, para o diagnóstico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina. A visão médica, que impregna o diagnóstico psicológico neste processo, toma a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente, próprio para ser manipulado, dissecado, tratado etc. A conduta do psicólogo, como, tradicionalmente, a do médico, é despersonalizar-se para não prejudicar a coleta de informações e o pensamento clínico."

 

Assertiva Falsa.


c)  configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria, sendo que a Psicanálise constitui-se em modelo de trabalho para os profissionais que se utilizam desse tipo de processo.

 

Esse é o processo psicanalítico:

 

"Processo psicanalítico. A Psicanálise constitui-se em modelo de trabalho para os profissionais que se utilizam deste tipo de processo. A concepção predominante é a de que o diagnóstico deve configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria"

 

Assertiva Falsa.


d)  encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

 

Essa é a alternativa que fala corretamente sobre o processo compreensivo.

 

Observe o texto de Trinca: 

 

"Processo compreensivo. A ideia de um processo de tipo compreensivo decorreu da necessidade de um a designação bastante abrangente, que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na realização de estudos de casos, tal como a encontramos hoje em nosso meio. O termo deriva de compraehendere que, em latim , significa abraçar, tom ar e apreender o conjunto.

 

Designa, presentem ente, no diagnóstico psicológico, um a série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tom ar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar em praticam ente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém. (...)"

 

Assertiva Correta.


e)  ter, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais, sendo que o psicólogo entra em contato com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo “objetivo”.

 

A alternativa fala sobre o processo psicométrico. Veja o texto de Trinca:

 

"Processo psicométrico. É aquele que tem, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais. O psicólogo entra em contato somente com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo 'objetivo', evitando maiores compromissos profissionais com a vida pessoal e afetiva do mesmo. Nestes casos, fica prejudicada a integração dos dados num a visão globalizadora. O instrumental psicométrico é, aqui, desenvolvido a partir da m atem ática e da estatística."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

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