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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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221) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o preocesso de psicodiagnóstico.


(   ) A avaliação psicológica é um conceito restrito.


(    ) Psicodiagnóstico é um processo que tem um foco na existência ou não de psicopatologia.


(    ) Os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, realizam psicodiagnósticos (entre outras atividades).


(    ) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com finalidades clínicas e, portanto, não engloba todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.

  • A) (F); (F); (V); (F).
  • B) (V); (V); (F); (F).
  • C) (V); (V); (F); (V).
  • D) (F); (V); (V); (V).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) (F); (V); (V); (V).

 

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o processo de psicodiagnóstico.


(   ) A avaliação psicológica é um conceito restrito.

 

Cunha refere que a Avaliação Psicológica é um conceito muito amplo. Veja:

 

"Já disseram e repetimos que, enquanto os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos. Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo."

 

Assertiva Falsa. 


(    ) Psicodiagnóstico é um processo que tem um foco na existência ou não de psicopatologia.

 

Essa afirmativa está de acordo com o texto de Cunha. Veja:

 

"Estratégias de avaliação é, pois, uma expressão com uma abrangência semântica muito ampla e flexível, ainda que possa ser usada de maneira muito específica. Psicólogos lançam mão de estratégias quando realizam avaliações. Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia."

 

Assertiva Correta.


(    ) Os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, realizam psicodiagnósticos (entre outras atividades).

 

Afirmativa também de acordo com Cunha:

 

"Já disseram e repetimos que, enquanto os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos."

 

Assertiva Correta. 


(    ) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com finalidades clínicas e, portanto, não engloba todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

 

 Por fim, mais uma assertiva coerente com Cunha:

 

"Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (Cunha et alii, 1993; Cunha, 1996)."

 

Assertiva Correta. 

 

A sequência ficou F V V V. Encontramos a resposta na Letra D. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 


a)  (F); (F); (V); (F). 
b)  (V); (V); (F); (F). 
c)  (V); (V); (F); (V). 
d)  (F); (V); (V); (V).

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222) O processo psicodiagnóstico é um procedimento teórico-técnico da psicologia. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que

  • A) é um procedimento interventivo que prescinde do processo avaliativo.

  • B) é uma metodologia própria da prática psicológica, de grande complexidade, que demanda um processo avaliativo posterior à sua conclusão a fim de que possa confirmar dados acerca do entendimento do sujeito.

  • C) tem como pressuposto fundamental a inteligibilidade da totalidade psíquica que envolve o desenvolvimento cognitivo, social, espiritual, mental, cultural e de estruturação biológica. Porém ressalta-se que um dos equívocos é considerá-lo como uma modalidade de avaliação psicológica.

  • D) envolve o entendimento teórico, técnico e ético da avaliação psicológica e, como tal, precisa considerar aspectos sociais, culturais e históricos presentes nos achados da investigação psicológica.

  • E) é um processo de análise que pressupõe a necessidade de compreensão dos determinantes biopsicossociais de um dado comportamento. Dessa maneira, seu principal objetivo se refere à atuação interventiva sobre a constituição identitária do sujeito.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) envolve o entendimento teórico, técnico e ético da avaliação psicológica e, como tal, precisa considerar aspectos sociais, culturais e históricos presentes nos achados da investigação psicológica.

Gabarito: Letra D

 

O processo psicodiagnóstico é um procedimento teórico-técnico da psicologia. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que

a) é um procedimento interventivo que prescinde do processo avaliativo.

Errado. O psicodiagnóstico até pode ser interventivo, mas é essencialmente um processo avaliativo.

 

b) é uma metodologia própria da prática psicológica, de grande complexidade, que demanda um processo avaliativo posterior à sua conclusão a fim de que possa confirmar dados acerca do entendimento do sujeito.

Errado. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada por psicólogos com propósitos clínicos, e é um processo delimitado no tempo. Não há, a menos que haja justificativa para tal, um novo processo avaliativo para sua confirmação.

 

c) tem como pressuposto fundamental a inteligibilidade da totalidade psíquica que envolve o desenvolvimento cognitivo, social, espiritual, mental, cultural e de estruturação biológica. Porém ressalta-se que um dos equívocos é considerá-lo como uma modalidade de avaliação psicológica.

Errado. O psicodiagnóstico é, sim, uma forma de avaliação psicológica.

 

d) envolve o entendimento teórico, técnico e ético da avaliação psicológica e, como tal, precisa considerar aspectos sociais, culturais e históricos presentes nos achados da investigação psicológica.

Certo! Todos esses aspectos influenciam o indivíduo e devem ser considerados em sua avaliação.

 

e) é um processo de análise que pressupõe a necessidade de compreensão dos determinantes biopsicossociais de um dado comportamento. Dessa maneira, seu principal objetivo se refere à atuação interventiva sobre a constituição identitária do sujeito.

Errado. O principal objetivo do psicodiagnóstico é a avaliação, e não a intervenção.

 

Nosso gabarito é Letra D

223) Heitor leu em um artigo idôneo que a palavra “diagnosticar”, de origem grega, refere-se à ação e ao efeito de recolher e analisar dados para ________ problemas de diferentes naturezas. No caso da Psicopedagogia, o termo diagnóstico _________ refere-se ao processo empregado para distinguir problemas/distúrbios/ transtornos de aprendizagem cujas aparências são semelhantes.

 

Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A) avaliar … diferencial

  • B) rotular … remissivo

  • C) avaliar … serológico

  • D) rotular … serológico

  • E) formular … diferencial

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) avaliar … diferencial

 

Heitor leu em um artigo idôneo que a palavra “diagnosticar”, de origem grega, refere-se à ação e ao efeito de recolher e analisar dados para ________ problemas de diferentes naturezas. No caso da Psicopedagogia, o termo diagnóstico _________ refere-se ao processo empregado para distinguir problemas/distúrbios/ transtornos de aprendizagem cujas aparências são semelhantes.

 

Essa questão está baseada no seguinte texto - amplamente citado em sites, mas sem referência:

 

"Um diagnóstico é aquilo que pertence ou que se refere à diagnose. Este termo, por sua vez, refere-se à ação e ao efeito de diagnosticar (recolher e analisar dados para avaliar problemas de diversa natureza)".

 

A segunda parte da frase, podemos utilizar a definição de Cunha sobre Diagnóstico Diferencial:

 

"Diagnóstico Diferencial -  São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia"

 

Com base nisso, as lacunas podem ser preenchidas com "avaliar" e com "diferencial". Encontramos a resposta na Letra A.

 

Observação: termos como "remissivo" e "serológico" não são comumente associados ao termo "diagnóstico".

 

Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

 

a)  avaliar … diferencial

b)  rotular … remissivo

c)  avaliar … serológico

d)  rotular … serológico

e)  formular … diferencial

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224) De acordo com Cunha (2003), são passos do processo psicodiagnóstico:

  • A) primeiro contato e entrevista inicial; aplicação de testes e técnicas projetivas; encerramento do processo com devolução oral ao paciente; informe escrito para o remetente.
  • B) entrevista inicial; formulação de perguntas ou hipóteses; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; diagnóstico e comunicação de resultados por meio de entrevista devolutiva.
  • C) entrevista inicial; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; observação lúdica; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; entrevista devolutiva.
  • D) formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.

 

De acordo com Cunha (2003), são passos do processo psicodiagnóstico:

 

O livro Psicodiagnóstico V, no capítulo escrito por Cunha "Passos do processo psicodiagnóstico", tem diversos tópicos que falam sobre os passos, a saber: formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.

 

Vamos agora analisar as alternativas.


a)  primeiro contato e entrevista inicial; aplicação de testes e técnicas projetivas; encerramento do processo com devolução oral ao paciente; informe escrito para o remetente.

 

Essas são as etapas definidas por Ocampo. De acordo com Araújo:

 

"Para Ocampo et al. (2005), o psicodiagnóstico é um processo que envolve quatro etapas. A primeira vai do contato inicial à primeira entrevista com o paciente; a segunda é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas; a terceira é o encerramento do processo, com a devolução oral ao paciente (e/ou aos pais); e a quarta consiste na elaboração do informe escrito (laudo) para o solicitante".

 

Assertiva Falsa.


b)  entrevista inicial; formulação de perguntas ou hipóteses; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; diagnóstico e comunicação de resultados por meio de entrevista devolutiva.

 

De acordo com o que vimos acima, estas não são as etapas segundo Cunha.

 

É importante pontuar que não é Cunha, mas Ocampo e Arzeno que enfatizam o uso de testes e técnicas projetivas.

 

 

Assertiva Falsa.


c)  entrevista inicial; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; observação lúdica; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; entrevista devolutiva.

 

Novamente, a banca cita outra definição que não é a de Cunha.

 

Como pontuamos acima, Ocampo e Arzeno enfatizam o uso de testes e técnicas projetivas.

 

Assertiva Falsa.


d)  formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.

 

Esta é a alternativa correta, segundo o texto que citamos acima.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D.

225) Sobre psicodiagnóstico. Qual dessas afirmações NÃO está correta.

  • A) Psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos.

  • B) Psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo científico, que deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos pré-determinados e com objetivos precisos.

  • C) Psicodiagnóstico ou avaliação psicológica é conhecido por ser um conjunto de práticas e de técnicas (testes, observações, entrevistas, questionários, inventários) que configuram um método de conhecimento do estado atual do psiquismo de uma pessoa, com possibilidades prognósticas.

  • D) Psicodiagnóstico é um conceito do ramo da psicologia. Significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia, de confiança e de empatia com outra pessoa, geralmente, esse termo é usado quando falamos sobre a relação psicólogo - paciente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Psicodiagnóstico é um conceito do ramo da psicologia. Significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia, de confiança e de empatia com outra pessoa, geralmente, esse termo é usado quando falamos sobre a relação psicólogo - paciente.

Gabarito: Letra D

 

Sobre psicodiagnóstico. Qual dessas afirmações NÃO está correta.

a)  Psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos.

Certo!

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 

b)  Psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo científico, que deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos pré-determinados e com objetivos precisos.

Certo!

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame)”

 

c)  Psicodiagnóstico ou avaliação psicológica é conhecido por ser um conjunto de práticas e de técnicas (testes, observações, entrevistas, questionários, inventários) que configuram um método de conhecimento do estado atual do psiquismo de uma pessoa, com possibilidades prognósticas.

Certo!

“Nós psicólogos nos acostumamos, desde o início do século, à noção de psicodiagnóstico como um conjunto de práticas e técnicas (testes, observações, entrevistas, questionários, inventários) que configuram um método de conhecimento do estado atual do psiquismo de uma pessoa, com possibilidades prognósticas.”

 

d)  Psicodiagnóstico é um conceito do ramo da psicologia. Significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia, de confiança e de empatia com outra pessoa, geralmente, esse termo é usado quando falamos sobre a relação psicólogo - paciente.

Errado. Esse é o conceito de rapport.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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226) Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.


I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.


II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.


III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.


As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia:

 

  • A)

    Melanie Klein Anna Freud Aberastury

  • B)

    Donald Winnicott Aberastury Anna Freud

  • C)

    Melanie Klein Aberastury Anna Freud

  • D)

    Aberastury Donald Winnicott Melanie Klein

  • E)

    Anna Freud Donald Winnicott Melanie Klei
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

Melanie Klein Anna Freud Aberastury


 

Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.

 

As afirmações trazidas pela questão foram extraídas da obra de Werlang (2000). Acompanhe a correção das proposições a fim de conferir a comparação na íntegra.

 


I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.

CORRETA. Conforme Werlang (2000, p. 97) tal perspectiva é pertinente as contribuições de Melanie Klein:

“...Melanie Klein, como já mencionamos, colocou o brinquedo num lugar de destaque na luta contra a angústia mobilizada pelas pulsões sexuais. Segundo essa autora, ao brincar, a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os ao exterior, nos brinquedos.”


 

II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.

CORRETA. Na publicação Werlang (2000, p. 97) tal colocação associasse a obra de Anna Freud:

“Na mesma época, Anna Freud, seguindo ensinamentos de Hug-Hellmuth, colocou-se numa posição contrária à de Melanie Klein. [...] Afirmava que o terapeuta deveria apenas reforçar os aspectos positivos do vínculo, sempre num nível de orientação educativa, considerando, ainda, que em nada o brincar da criança poderia ser comparado aos sonhos ou à associação livre do adulto.”


 

III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.

CORRETA. Werlang (2000, p. 97) atrela a assertiva desta proposição a Aberastury:

“...a conceituada psicanalista argentina Arminda Aberastury (1978) entendeu que a criança não só estabelece uma transferência positiva e/ou negativa com o psicoterapeuta, como expressava Klein, como também é capaz de estruturar, através dos brinquedos, a representação de seus conflitos básicos, suas principais defesas e fantasias de doença e cura, deixando em evidência, já nos primeiros encontros do acompanhamento, o seu funcionamento mental. [...] Aberastury evidenciou, assim, o valor diagnóstico da entrevista lúdica, falando, pela primeira vez, no nosso meio mais próximo, sobre a hora de jogo diagnóstica, estabelecendo diferenças com a primeira hora de jogo terapêutica.”

  

Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “A” identifica respectivamente as autoras relacionadas às proposições apresentadas  (Melanie Klein - Anna Freud - Aberastury). As demais alternativas ou randomizam os autores ou incluem Donald Winnicott (idealizador do Jogo do Rabisco) a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

_______________

Fonte consultada:

WERLANG, Blanca Guevara. Entrevista lúdica. Psicodiagnóstico, v. 5, p. 96-104, 2000.

227) Ocampo apresenta o processo psicodiagnóstico como uma situação bem definida, com papéis e contrato de trabalho bem delineados. Em relação a esse processo:

  • A) É importante planejar quais testes serão utilizados, aplicando primeiro teste que mobilize uma conduta relacionada ao sintoma apresentado.
  • B) Para realizar as entrevistas com os pais, e os testes necessários com as crianças, é preciso manter um enquadramento e dispor de um tempo ilimitado.
  • C) É importante que a entrevista inicial seja aberta para que o paciente ou seus pais entrem em contato com suas angústias.
  • D) Promove, sempre, tomada de consciência pelo paciente do motivo latente que o levou a buscar atendimento.
  • E) Busca-se obter uma compreensão da personalidade do paciente, incluindo aspectos patológicos e adaptativos.

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A alternativa correta é letra E) Busca-se obter uma compreensão da personalidade do paciente, incluindo aspectos patológicos e adaptativos.

Gabarito: Letra E

Ocampo apresenta o processo psicodiagnóstico como uma situação bem definida, com papéis e contrato de trabalho bem delineados. Em relação a esse processo:
a)  É importante planejar quais testes serão utilizados, aplicando primeiro teste que mobilize uma conduta relacionada ao sintoma apresentado.

Errado. Os testes mais diretamente ligados ao sintoma são mais ansiogênicos, e o recomendado é começar com um teste que não mobilize tanta ansiedade.


b)  Para realizar as entrevistas com os pais, e os testes necessários com as crianças, é preciso manter um enquadramento e dispor de um tempo ilimitado.

Errado. O processo psicodiagnóstico é limitado no tempo.


c)  É importante que a entrevista inicial seja aberta para que o paciente ou seus pais entrem em contato com suas angústias.

Errado. Para a autora, a entrevista inicial deve ser semidirigida.

 
d)  Promove, sempre, tomada de consciência pelo paciente do motivo latente que o levou a buscar atendimento.

Errado. O profissional tem que identificar o motivo latente, mas para o paciente tomar consciência dele nem sempre é simples, e exige um processo terapêutico.


e)  Busca-se obter uma compreensão da personalidade do paciente, incluindo aspectos patológicos e adaptativos.

Certo! Esse é um objetivo do psicodiagnóstico.

 

Nosso gabarito é Letra E

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228) Sobre a área desenvolvida pela psicologia clínica que representa de fato, um importante meio de auxílio ao diagnóstico psicopatológico é CORRETO afirmar que é:

  • A) Psicanálise.
  • B) Avaliação Psicológica.
  • C) Psicodiagnóstico.
  • D) Neuropsicologia.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito: Questão anulada

Sobre a área desenvolvida pela psicologia clínica que representa de fato, um importante meio de auxílio ao diagnóstico psicopatológico é CORRETO afirmar que é:
a)  Psicanálise.
b)  Avaliação Psicológica.
c)  Psicodiagnóstico.
d)  Neuropsicologia.

Em uma análise abrangente, todas essas áreas exerceram alguma influência no processo de diagnóstico psicopatológico. Em especial a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, que é um tipo especifico de avaliação psicológica, que são instrumentos que podem ter justamente como um de seus objetivos o diagnóstico psicopatológico. Dessa forma, essa questão não tem uma resposta correta, e foi anulada.

229) Sobre o processo de Psicodiagnóstico é CORRETO afirmar:

  • A) O psicodiagnóstico se limita a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo como resultado um diagnóstico nosológico.
  • B) Através de uma aplicação de um teste complexo é possivel ter um psicodiagnóstico completo.
  • C) O psicodiagnóstico abrange um tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma técnica da psicologia, como apenas o teste psicológico.
  • D) Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica.

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A alternativa correta é letra D) Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica.

Gabarito: Letra D

Sobre o processo de Psicodiagnóstico é CORRETO afirmar:
a)  O psicodiagnóstico se limita a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo como resultado um diagnóstico nosológico.

Errado. O psicodiagnóstico não se limita a isso.

b)  Através de uma aplicação de um teste complexo é possivel ter um psicodiagnóstico completo.
Errado. Um único teste, não importa quão complexo seja, não consegue uma visão abrangente do indivíduo.

c)  O psicodiagnóstico abrange um tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma técnica da psicologia, como apenas o teste psicológico.
Errado. O termo abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote técnicas (uma ou mais) reconhecidas pela ciência psicológica.

d)  Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica.

Certo! Essa afirmação é retirada de Hutz et al:

“O psicodiagnóstico abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc.) reconhecidas pela ciência psicológica. Não sugerimos a adoção do termo para situações avaliativas em contextos jurídicos ou organizacionais, uma vez que, nessas situações, estão presentes outras variáveis geralmente não encontradas no contexto clínico, como a simulação e a dissimulação conscientes. Também não compreendemos que o psicodiagnóstico se limite, em todos os casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo com resultado apenas um diagnóstico nosológico, o que se aproximaria muito de uma avaliação psiquiátrica. Tampouco entendemos que uma simples aplicação de um teste, por mais complexo que ele possa ser, deva ser entendida como psicodiagnóstico. Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica

 

Nosso gabarito é Letra D.

Referência

Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed.

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230) Sobre o psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar que:

  • A) Fazer um diagnóstico psicológico significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico.
  • B) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
  • C) Psicodiagnóstico é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que não há a utilização de testes, há a utilização de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas.
  • D) No processo de psicodiagnóstico obrigatoriamente ocorrem entrevistas livres ou totalmente abertas, além da aplicação de testes e também técnicas projetivas.

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A alternativa correta é letra B) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

Gabarito: Letra B

Sobre o psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar que:
a)  Fazer um diagnóstico psicológico significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico.

Errado. Diagnóstico psicológico e psicodiagnóstico não são sinônimos. O primeiro é mais abrangente, e o segundo se restringe ao contexto clínico.


b)  Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso

Certo! Essa é a definição de psicodiagnóstico para Jurema Alcides Cunha.


c)  Psicodiagnóstico é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que não há a utilização de testes, há a utilização de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas.

Errado. Dependendo do autor, você pode encontrar que necessariamente há a aplicação de testes no psicodiagnóstico, enquanto em outros pode ou não haver, mas nenhum afirma que nesse tipo de avaliação não possa ter a utilização de testes.


d)  No processo de psicodiagnóstico obrigatoriamente ocorrem entrevistas livres ou totalmente abertas, além da aplicação de testes e também técnicas projetivas.

Errado. A escolha dos instrumentos a serem utilizadas deve ser feita de acordo com os objetivos e particularidades do avaliando.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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