Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso
221) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o preocesso de psicodiagnóstico.
( ) A avaliação psicológica é um conceito restrito.
( ) Psicodiagnóstico é um processo que tem um foco na existência ou não de psicopatologia.
( ) Os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, realizam psicodiagnósticos (entre outras atividades).
( ) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com finalidades clínicas e, portanto, não engloba todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta.
- A) (F); (F); (V); (F).
- B) (V); (V); (F); (F).
- C) (V); (V); (F); (V).
- D) (F); (V); (V); (V).
A alternativa correta é letra D) (F); (V); (V); (V).
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o processo de psicodiagnóstico.
( ) A avaliação psicológica é um conceito restrito.
Cunha refere que a Avaliação Psicológica é um conceito muito amplo. Veja:
"Já disseram e repetimos que, enquanto os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos. Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo."
Assertiva Falsa.
( ) Psicodiagnóstico é um processo que tem um foco na existência ou não de psicopatologia.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Cunha. Veja:
"Estratégias de avaliação é, pois, uma expressão com uma abrangência semântica muito ampla e flexível, ainda que possa ser usada de maneira muito específica. Psicólogos lançam mão de estratégias quando realizam avaliações. Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia."
Assertiva Correta.
( ) Os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, realizam psicodiagnósticos (entre outras atividades).
Afirmativa também de acordo com Cunha:
"Já disseram e repetimos que, enquanto os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos."
Assertiva Correta.
( ) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, realizada com finalidades clínicas e, portanto, não engloba todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.
Por fim, mais uma assertiva coerente com Cunha:
"Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (Cunha et alii, 1993; Cunha, 1996)."
Assertiva Correta.
A sequência ficou F V V V. Encontramos a resposta na Letra D.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) (F); (F); (V); (F).
b) (V); (V); (F); (F).
c) (V); (V); (F); (V).
d) (F); (V); (V); (V).
222) O processo psicodiagnóstico é um procedimento teórico-técnico da psicologia. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que
- A) é um procedimento interventivo que prescinde do processo avaliativo.
- B) é uma metodologia própria da prática psicológica, de grande complexidade, que demanda um processo avaliativo posterior à sua conclusão a fim de que possa confirmar dados acerca do entendimento do sujeito.
- C) tem como pressuposto fundamental a inteligibilidade da totalidade psíquica que envolve o desenvolvimento cognitivo, social, espiritual, mental, cultural e de estruturação biológica. Porém ressalta-se que um dos equívocos é considerá-lo como uma modalidade de avaliação psicológica.
- D) envolve o entendimento teórico, técnico e ético da avaliação psicológica e, como tal, precisa considerar aspectos sociais, culturais e históricos presentes nos achados da investigação psicológica.
- E) é um processo de análise que pressupõe a necessidade de compreensão dos determinantes biopsicossociais de um dado comportamento. Dessa maneira, seu principal objetivo se refere à atuação interventiva sobre a constituição identitária do sujeito.
A alternativa correta é letra D) envolve o entendimento teórico, técnico e ético da avaliação psicológica e, como tal, precisa considerar aspectos sociais, culturais e históricos presentes nos achados da investigação psicológica.
Gabarito: Letra D
O processo psicodiagnóstico é um procedimento teórico-técnico da psicologia. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que
a) é um procedimento interventivo que prescinde do processo avaliativo.
Errado. O psicodiagnóstico até pode ser interventivo, mas é essencialmente um processo avaliativo.
b) é uma metodologia própria da prática psicológica, de grande complexidade, que demanda um processo avaliativo posterior à sua conclusão a fim de que possa confirmar dados acerca do entendimento do sujeito.
Errado. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada por psicólogos com propósitos clínicos, e é um processo delimitado no tempo. Não há, a menos que haja justificativa para tal, um novo processo avaliativo para sua confirmação.
c) tem como pressuposto fundamental a inteligibilidade da totalidade psíquica que envolve o desenvolvimento cognitivo, social, espiritual, mental, cultural e de estruturação biológica. Porém ressalta-se que um dos equívocos é considerá-lo como uma modalidade de avaliação psicológica.
Errado. O psicodiagnóstico é, sim, uma forma de avaliação psicológica.
d) envolve o entendimento teórico, técnico e ético da avaliação psicológica e, como tal, precisa considerar aspectos sociais, culturais e históricos presentes nos achados da investigação psicológica.
Certo! Todos esses aspectos influenciam o indivíduo e devem ser considerados em sua avaliação.
e) é um processo de análise que pressupõe a necessidade de compreensão dos determinantes biopsicossociais de um dado comportamento. Dessa maneira, seu principal objetivo se refere à atuação interventiva sobre a constituição identitária do sujeito.
Errado. O principal objetivo do psicodiagnóstico é a avaliação, e não a intervenção.
Nosso gabarito é Letra D
223) Heitor leu em um artigo idôneo que a palavra “diagnosticar”, de origem grega, refere-se à ação e ao efeito de recolher e analisar dados para ________ problemas de diferentes naturezas. No caso da Psicopedagogia, o termo diagnóstico _________ refere-se ao processo empregado para distinguir problemas/distúrbios/ transtornos de aprendizagem cujas aparências são semelhantes.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
- A) avaliar … diferencial
- B) rotular … remissivo
- C) avaliar … serológico
- D) rotular … serológico
- E) formular … diferencial
A alternativa correta é letra A) avaliar … diferencial
Heitor leu em um artigo idôneo que a palavra “diagnosticar”, de origem grega, refere-se à ação e ao efeito de recolher e analisar dados para ________ problemas de diferentes naturezas. No caso da Psicopedagogia, o termo diagnóstico _________ refere-se ao processo empregado para distinguir problemas/distúrbios/ transtornos de aprendizagem cujas aparências são semelhantes.
Essa questão está baseada no seguinte texto - amplamente citado em sites, mas sem referência:
"Um diagnóstico é aquilo que pertence ou que se refere à diagnose. Este termo, por sua vez, refere-se à ação e ao efeito de diagnosticar (recolher e analisar dados para avaliar problemas de diversa natureza)".
A segunda parte da frase, podemos utilizar a definição de Cunha sobre Diagnóstico Diferencial:
"Diagnóstico Diferencial - São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia"
Com base nisso, as lacunas podem ser preenchidas com "avaliar" e com "diferencial". Encontramos a resposta na Letra A.
Observação: termos como "remissivo" e "serológico" não são comumente associados ao termo "diagnóstico".
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
a) avaliar … diferencial
b) rotular … remissivo
c) avaliar … serológico
d) rotular … serológico
e) formular … diferencial
224) De acordo com Cunha (2003), são passos do processo psicodiagnóstico:
- A) primeiro contato e entrevista inicial; aplicação de testes e técnicas projetivas; encerramento do processo com devolução oral ao paciente; informe escrito para o remetente.
- B) entrevista inicial; formulação de perguntas ou hipóteses; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; diagnóstico e comunicação de resultados por meio de entrevista devolutiva.
- C) entrevista inicial; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; observação lúdica; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; entrevista devolutiva.
- D) formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.
A alternativa correta é letra D) formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.
De acordo com Cunha (2003), são passos do processo psicodiagnóstico:
O livro Psicodiagnóstico V, no capítulo escrito por Cunha "Passos do processo psicodiagnóstico", tem diversos tópicos que falam sobre os passos, a saber: formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.
Vamos agora analisar as alternativas.
a) primeiro contato e entrevista inicial; aplicação de testes e técnicas projetivas; encerramento do processo com devolução oral ao paciente; informe escrito para o remetente.
Essas são as etapas definidas por Ocampo. De acordo com Araújo:
"Para Ocampo et al. (2005), o psicodiagnóstico é um processo que envolve quatro etapas. A primeira vai do contato inicial à primeira entrevista com o paciente; a segunda é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas; a terceira é o encerramento do processo, com a devolução oral ao paciente (e/ou aos pais); e a quarta consiste na elaboração do informe escrito (laudo) para o solicitante".
Assertiva Falsa.
b) entrevista inicial; formulação de perguntas ou hipóteses; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; diagnóstico e comunicação de resultados por meio de entrevista devolutiva.
De acordo com o que vimos acima, estas não são as etapas segundo Cunha.
É importante pontuar que não é Cunha, mas Ocampo e Arzeno que enfatizam o uso de testes e técnicas projetivas.
Assertiva Falsa.
c) entrevista inicial; aplicação da anamnese; aplicação de testes e técnicas projetivas; observação lúdica; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; entrevista devolutiva.
Novamente, a banca cita outra definição que não é a de Cunha.
Como pontuamos acima, Ocampo e Arzeno enfatizam o uso de testes e técnicas projetivas.
Assertiva Falsa.
d) formulação de perguntas ou hipóteses; contrato de trabalho; estabelecimento de um plano de avaliação; administração de testes e técnicas; levantamento, análise, interpretação e integração dos dados; diagnóstico e prognóstico; comunicação dos resultados.
Esta é a alternativa correta, segundo o texto que citamos acima.
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
225) Sobre psicodiagnóstico. Qual dessas afirmações NÃO está correta.
- A) Psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos.
- B) Psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo científico, que deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos pré-determinados e com objetivos precisos.
- C) Psicodiagnóstico ou avaliação psicológica é conhecido por ser um conjunto de práticas e de técnicas (testes, observações, entrevistas, questionários, inventários) que configuram um método de conhecimento do estado atual do psiquismo de uma pessoa, com possibilidades prognósticas.
- D) Psicodiagnóstico é um conceito do ramo da psicologia. Significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia, de confiança e de empatia com outra pessoa, geralmente, esse termo é usado quando falamos sobre a relação psicólogo - paciente.
A alternativa correta é letra D) Psicodiagnóstico é um conceito do ramo da psicologia. Significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia, de confiança e de empatia com outra pessoa, geralmente, esse termo é usado quando falamos sobre a relação psicólogo - paciente.
Gabarito: Letra D
Sobre psicodiagnóstico. Qual dessas afirmações NÃO está correta.
a) Psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos.
Certo!
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”
b) Psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo científico, que deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas por meio de passos pré-determinados e com objetivos precisos.
Certo!
“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame)”
c) Psicodiagnóstico ou avaliação psicológica é conhecido por ser um conjunto de práticas e de técnicas (testes, observações, entrevistas, questionários, inventários) que configuram um método de conhecimento do estado atual do psiquismo de uma pessoa, com possibilidades prognósticas.
Certo!
“Nós psicólogos nos acostumamos, desde o início do século, à noção de psicodiagnóstico como um conjunto de práticas e técnicas (testes, observações, entrevistas, questionários, inventários) que configuram um método de conhecimento do estado atual do psiquismo de uma pessoa, com possibilidades prognósticas.”
d) Psicodiagnóstico é um conceito do ramo da psicologia. Significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia, de confiança e de empatia com outra pessoa, geralmente, esse termo é usado quando falamos sobre a relação psicólogo - paciente.
Errado. Esse é o conceito de rapport.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
226) Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.
I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.
II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.
III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.
As afirmações acima relacionam-se aos respectivos teóricos da psicologia:
- A)
Melanie Klein Anna Freud Aberastury - B)
Donald Winnicott Aberastury Anna Freud - C)
Melanie Klein Aberastury Anna Freud - D)
Aberastury Donald Winnicott Melanie Klein - E)
Anna Freud Donald Winnicott Melanie Klei
A alternativa correta é letra A)
Melanie Klein | Anna Freud | Aberastury |
Considere os entendimentos de diferentes autores em relação à importância do brincar para criança, abaixo.
As afirmações trazidas pela questão foram extraídas da obra de Werlang (2000). Acompanhe a correção das proposições a fim de conferir a comparação na íntegra.
I. Ao brincar a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os no brinquedo.
CORRETA. Conforme Werlang (2000, p. 97) tal perspectiva é pertinente as contribuições de Melanie Klein:
“...Melanie Klein, como já mencionamos, colocou o brinquedo num lugar de destaque na luta contra a angústia mobilizada pelas pulsões sexuais. Segundo essa autora, ao brincar, a criança domina realidades dolorosas e controla medos instintivos, projetando-os ao exterior, nos brinquedos.”
II. O terapeuta deveria apenas fortalecer os aspectos positivos do vínculo com a criança, não relacionando o brincar com os sonhos ou à associação livre do adulto.
CORRETA. Na publicação Werlang (2000, p. 97) tal colocação associasse a obra de Anna Freud:
“Na mesma época, Anna Freud, seguindo ensinamentos de Hug-Hellmuth, colocou-se numa posição contrária à de Melanie Klein. [...] Afirmava que o terapeuta deveria apenas reforçar os aspectos positivos do vínculo, sempre num nível de orientação educativa, considerando, ainda, que em nada o brincar da criança poderia ser comparado aos sonhos ou à associação livre do adulto.”
III. A criança é capaz de estruturar através dos brinquedos a representação de seus conflitos básicos, diferenciar a hora do jogo diagnóstica da hora de jogo terapêutica.
CORRETA. Werlang (2000, p. 97) atrela a assertiva desta proposição a Aberastury:
“...a conceituada psicanalista argentina Arminda Aberastury (1978) entendeu que a criança não só estabelece uma transferência positiva e/ou negativa com o psicoterapeuta, como expressava Klein, como também é capaz de estruturar, através dos brinquedos, a representação de seus conflitos básicos, suas principais defesas e fantasias de doença e cura, deixando em evidência, já nos primeiros encontros do acompanhamento, o seu funcionamento mental. [...] Aberastury evidenciou, assim, o valor diagnóstico da entrevista lúdica, falando, pela primeira vez, no nosso meio mais próximo, sobre a hora de jogo diagnóstica, estabelecendo diferenças com a primeira hora de jogo terapêutica.”
Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “A” identifica respectivamente as autoras relacionadas às proposições apresentadas (Melanie Klein - Anna Freud - Aberastury). As demais alternativas ou randomizam os autores ou incluem Donald Winnicott (idealizador do Jogo do Rabisco) a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
_______________
Fonte consultada:
WERLANG, Blanca Guevara. Entrevista lúdica. Psicodiagnóstico, v. 5, p. 96-104, 2000.
227) Ocampo apresenta o processo psicodiagnóstico como uma situação bem definida, com papéis e contrato de trabalho bem delineados. Em relação a esse processo:
- A) É importante planejar quais testes serão utilizados, aplicando primeiro teste que mobilize uma conduta relacionada ao sintoma apresentado.
- B) Para realizar as entrevistas com os pais, e os testes necessários com as crianças, é preciso manter um enquadramento e dispor de um tempo ilimitado.
- C) É importante que a entrevista inicial seja aberta para que o paciente ou seus pais entrem em contato com suas angústias.
- D) Promove, sempre, tomada de consciência pelo paciente do motivo latente que o levou a buscar atendimento.
- E) Busca-se obter uma compreensão da personalidade do paciente, incluindo aspectos patológicos e adaptativos.
A alternativa correta é letra E) Busca-se obter uma compreensão da personalidade do paciente, incluindo aspectos patológicos e adaptativos.
Gabarito: Letra E
Ocampo apresenta o processo psicodiagnóstico como uma situação bem definida, com papéis e contrato de trabalho bem delineados. Em relação a esse processo:
a) É importante planejar quais testes serão utilizados, aplicando primeiro teste que mobilize uma conduta relacionada ao sintoma apresentado.
Errado. Os testes mais diretamente ligados ao sintoma são mais ansiogênicos, e o recomendado é começar com um teste que não mobilize tanta ansiedade.
b) Para realizar as entrevistas com os pais, e os testes necessários com as crianças, é preciso manter um enquadramento e dispor de um tempo ilimitado.
Errado. O processo psicodiagnóstico é limitado no tempo.
c) É importante que a entrevista inicial seja aberta para que o paciente ou seus pais entrem em contato com suas angústias.
Errado. Para a autora, a entrevista inicial deve ser semidirigida.
d) Promove, sempre, tomada de consciência pelo paciente do motivo latente que o levou a buscar atendimento.
Errado. O profissional tem que identificar o motivo latente, mas para o paciente tomar consciência dele nem sempre é simples, e exige um processo terapêutico.
e) Busca-se obter uma compreensão da personalidade do paciente, incluindo aspectos patológicos e adaptativos.
Certo! Esse é um objetivo do psicodiagnóstico.
Nosso gabarito é Letra E
228) Sobre a área desenvolvida pela psicologia clínica que representa de fato, um importante meio de auxílio ao diagnóstico psicopatológico é CORRETO afirmar que é:
- A) Psicanálise.
- B) Avaliação Psicológica.
- C) Psicodiagnóstico.
- D) Neuropsicologia.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Gabarito: Questão anulada
Sobre a área desenvolvida pela psicologia clínica que representa de fato, um importante meio de auxílio ao diagnóstico psicopatológico é CORRETO afirmar que é:
a) Psicanálise.
b) Avaliação Psicológica.
c) Psicodiagnóstico.
d) Neuropsicologia.
Em uma análise abrangente, todas essas áreas exerceram alguma influência no processo de diagnóstico psicopatológico. Em especial a avaliação psicológica e o psicodiagnóstico, que é um tipo especifico de avaliação psicológica, que são instrumentos que podem ter justamente como um de seus objetivos o diagnóstico psicopatológico. Dessa forma, essa questão não tem uma resposta correta, e foi anulada.
229) Sobre o processo de Psicodiagnóstico é CORRETO afirmar:
- A) O psicodiagnóstico se limita a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo como resultado um diagnóstico nosológico.
- B) Através de uma aplicação de um teste complexo é possivel ter um psicodiagnóstico completo.
- C) O psicodiagnóstico abrange um tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma técnica da psicologia, como apenas o teste psicológico.
- D) Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica.
A alternativa correta é letra D) Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica.
Gabarito: Letra D
Sobre o processo de Psicodiagnóstico é CORRETO afirmar:
a) O psicodiagnóstico se limita a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo como resultado um diagnóstico nosológico.
Errado. O psicodiagnóstico não se limita a isso.
b) Através de uma aplicação de um teste complexo é possivel ter um psicodiagnóstico completo.
Errado. Um único teste, não importa quão complexo seja, não consegue uma visão abrangente do indivíduo.
c) O psicodiagnóstico abrange um tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma técnica da psicologia, como apenas o teste psicológico.
Errado. O termo abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote técnicas (uma ou mais) reconhecidas pela ciência psicológica.
d) Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica.
Certo! Essa afirmação é retirada de Hutz et al:
“O psicodiagnóstico abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc.) reconhecidas pela ciência psicológica. Não sugerimos a adoção do termo para situações avaliativas em contextos jurídicos ou organizacionais, uma vez que, nessas situações, estão presentes outras variáveis geralmente não encontradas no contexto clínico, como a simulação e a dissimulação conscientes. Também não compreendemos que o psicodiagnóstico se limite, em todos os casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo com resultado apenas um diagnóstico nosológico, o que se aproximaria muito de uma avaliação psiquiátrica. Tampouco entendemos que uma simples aplicação de um teste, por mais complexo que ele possa ser, deva ser entendida como psicodiagnóstico. Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica”
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Orgs.) (2016). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed.
230) Sobre o psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar que:
- A) Fazer um diagnóstico psicológico significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico.
- B) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
- C) Psicodiagnóstico é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que não há a utilização de testes, há a utilização de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas.
- D) No processo de psicodiagnóstico obrigatoriamente ocorrem entrevistas livres ou totalmente abertas, além da aplicação de testes e também técnicas projetivas.
A alternativa correta é letra B) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
Gabarito: Letra B
Sobre o psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar que:
a) Fazer um diagnóstico psicológico significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico.
Errado. Diagnóstico psicológico e psicodiagnóstico não são sinônimos. O primeiro é mais abrangente, e o segundo se restringe ao contexto clínico.
b) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso
Certo! Essa é a definição de psicodiagnóstico para Jurema Alcides Cunha.
c) Psicodiagnóstico é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que não há a utilização de testes, há a utilização de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas.
Errado. Dependendo do autor, você pode encontrar que necessariamente há a aplicação de testes no psicodiagnóstico, enquanto em outros pode ou não haver, mas nenhum afirma que nesse tipo de avaliação não possa ter a utilização de testes.
d) No processo de psicodiagnóstico obrigatoriamente ocorrem entrevistas livres ou totalmente abertas, além da aplicação de testes e também técnicas projetivas.
Errado. A escolha dos instrumentos a serem utilizadas deve ser feita de acordo com os objetivos e particularidades do avaliando.
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000