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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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241) De acordo com Hultz et al (2016), podemos afirmar que o Psicodiagnóstico corresponde corretamente à descrição da alternativa:

  • A) Abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie numa teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevistas, testes...) reconhecidas pelas ciências psicológicas.
  • B) É um processo científico, limitado no tempo que utiliza, mas técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos.
  • C) Limita-se, em todos os casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo como resultado apenas o diagnóstico nosológico.
  • D) É uma prática avaliativa e investigativa que exclui qualquer tipo de intervenção psicológica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie numa teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevistas, testes...) reconhecidas pelas ciências psicológicas.

Gabarito: Letra A

De acordo com Hultz et al (2016), podemos afirmar que o Psicodiagnóstico corresponde corretamente à descrição da alternativa:

 

Vamos consultar a bibliografia indicada:

O psicodiagnóstico abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc.) reconhecidas pela ciência psicológica. Não sugerimos a adoção do termo para situações avaliativas em contextos jurídicos ou organizacionais, uma vez que, nessas situações, estão presentes outras variáveis geralmente não encontradas no contexto clínico, como a simulação e a dissimulação conscientes. Também não compreendemos que o psicodiagnóstico se limite, em todos os casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo com resultado apenas um diagnóstico nosológico, o que se aproximaria muito de uma avaliação psiquiátrica. Tampouco entendemos que uma simples aplicação de um teste, por mais complexo que ele possa ser, deva ser entendida como psicodiagnóstico. Reservamos o termo para descrever um procedimento complexo, interventivo, baseado na coleta de múltiplas informações, que possibilite a elaboração de uma hipótese diagnóstica alicerçada em uma compreensão teórica.”


a) Abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie numa teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevistas, testes...) reconhecidas pelas ciências psicológicas.

Certo!


b)  É um processo científico, limitado no tempo que utiliza, mas técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos.

Errado. Essa alternativa se aproxima mais da visão de Jurema Alcides Cunha.


c)  Limita-se, em todos os casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo como resultado apenas o diagnóstico nosológico.

Errado. O psicodiagnóstico não se limita a isso.


d) É uma prática avaliativa e investigativa que exclui qualquer tipo de intervenção psicológica.

Errado. O psicodiagnóstico pode ser interventivo.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016. e-PUB

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242) Segundo Hultz et al (2016), na entrevista de devolução do psicodiagnóstico, recomenda-se que: seja adotado o procedimento corretamente descrito na alternativa:

  • A) Inicie abordando os aspectos mais sadios, adaptativos e/ou preservados da dinâmica de funcionamento do avaliando, para, em seguida, comunicar àqueles que requerem maior cuidado, na medida e ritmo que possam ser compreendidos pelo avaliando.
  • B) O profissional seja claro, que utilize com o paciente uma linguagem técnica e que evite termos ambíguos.
  • C) No caso de devolução para colegas psicólogos, é imprescindível ater-se apenas às informações relevantes, respondendo à demanda e preservando o sigilo e a confidencialidade.
  • D) Quando a devolutiva for dirigida a outros profissionais, podem-se usar termos técnicos, inclusive fazendo referência aos recursos utilizados e discutindo de forma aprofundada os achados mais primitivos, regressivos e maduros do avaliando.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Inicie abordando os aspectos mais sadios, adaptativos e/ou preservados da dinâmica de funcionamento do avaliando, para, em seguida, comunicar àqueles que requerem maior cuidado, na medida e ritmo que possam ser compreendidos pelo avaliando.

 

Segundo Hultz et al (2016), na entrevista de devolução do psicodiagnóstico, recomenda-se que: seja adotado o procedimento corretamente descrito na alternativa:

 
 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Rigoni & Sá na obra de Hultz et al. (2016). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.


 

a) Inicie abordando os aspectos mais sadios, adaptativos e/ou preservados da dinâmica de funcionamento do avaliando, para, em seguida, comunicar àqueles que requerem maior cuidado, na medida e ritmo que possam ser compreendidos pelo avaliando.

CORRETA. Corroborando a colocação trazida pela alternativa Rigoni & Sá (2016), explicam:

“...no que tange à entrevista de devolução, recomenda-se que se inicie abordando os aspectos mais sadios, adaptativos e/ou preservados da dinâmica de funcionamento do avaliando, para, em seguida, comunicar aqueles que requerem maior cuidado, na medida e no ritmo em que possam ser compreendidos e tolerados pelo avaliando e/ou seus responsáveis, já sugerindo os encaminhamentos apropriados. Se realizado dessa forma, acreditamos que o processo favorecerá a compreensão e a aceitação das indicações terapêuticas sugeridas pelo profissional.”

   

b) O profissional seja claro, que utilize com o paciente uma linguagem técnica e que evite termos ambíguos.

Corrigindo: Divergindo do que informa a assertiva, Rigoni & Sá (2016) mencionam o seguinte:

“É fundamental que o profissional seja claro, não utilize uma terminologia técnica, evite termos ambíguos e utilize, na medida do possível, a mesma linguagem do avaliando e/ou de seus responsáveis”

   

c)  No caso de devolução para colegas psicólogos, é imprescindível ater-se apenas às informações relevantes, respondendo à demanda e preservando o sigilo e a confidencialidade.

Corrigindo: Na realidade, a recomendação aplica-se a outros profissionais e não para colegas psicólogos, confira:

“No caso de - devolução para colegas psicólogos, pode-se usar termos técnicos, inclusive fazendo referência aos recursos utilizados e discutindo de forma aprofundada os achados mais primitivos, regressivos e maduros do avaliando. Porém, quando a devolutiva for dirigida a outros profissionais, é imprescindível ater-se apenas às informações relevantes, respondendo à demanda e preservando o sigilo e a confidencialidade” (Rigoni & Sá, 2016)

 

d) Quando a devolutiva for dirigida a outros profissionais, podem-se usar termos técnicos, inclusive fazendo referência aos recursos utilizados e discutindo de forma aprofundada os achados mais primitivos, regressivos e maduros do avaliando.

Corrigindo: Vide correção da LETRA “C”.

 

__________________

Fonte consultada:

Rigoni, M. S., & Sá, S. D. (2016). O processo psicodiagnóstico. In Hutz, C. S., Bandeira, D. R. Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Eds.), Psicodiagnóstico (27-34). Porto Alegre: Artmed.

243) Considere os itens a seguir acerca do psicodiagnóstico:

I. É um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo.

II. Emprega técnicas e/ou teste com propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico.

III. É construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

De acordo com Hutz et al (2016) o psicodiagnóstico corresponde corretamente ao disposto nos itens:

  • A) I e II somente.
  • B) I e III somente.
  • C) II e III somente.
  • D) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) I, II e III.

Gabarito: Letra D


I. É um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo.

Certo! Vamos ver a definição de psicodiagnóstico pelo autor mencionado:

“Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos. Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.”


II. Emprega técnicas e/ou teste com propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico.

Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.


III. É construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa I.


De acordo com Hutz et al (2016) o psicodiagnóstico corresponde corretamente ao disposto nos itens:

 

Nosso gabarito é Letra D

Fonte: Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016. e-PUB.

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244) A partir do que foi coletado nas primeiras entrevistas do Psicodiagnóstico, o psicólogo terá condições de elaborar o plano de ação, que deve atender ao disposto corretamente na alternativa:

  • A) O plano de ação inicia com as primeiras entrevistas e, ao longo delas, se constrói o contrato de trabalho, em que são previstos os papéis de cada parte.
  • B) O plano de ação é construído nos primeiros encontros e não poderá sofrer variações ao longo do processo.
  • C) No plano de ação não está prevista a definição de papéis de cada parte.
  • D) O plano de ação é obrigatoriamente construído somente na primeira entrevista com o paciente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O plano de ação inicia com as primeiras entrevistas e, ao longo delas, se constrói o contrato de trabalho, em que são previstos os papéis de cada parte.

Gabarito: Letra A

A partir do que foi coletado nas primeiras entrevistas do Psicodiagnóstico, o psicólogo terá condições de elaborar o plano de ação, que deve atender ao disposto corretamente na alternativa:

 

Sobre o plano de ação, relembre o que diz Hutz:

“A partir do que foi coletado nas primeiras entrevistas, o psicólogo terá condições de elaborar o plano de ação. O plano inicia com as primeiras entrevistas, e, ao longo delas, se constrói o contrato de trabalho, em que são previstos os papéis de cada parte; a questão de sigilo e privacidade; o número aproximado de encontros, incluindo-se as primeiras entrevistas; a bateria de testes que será utilizada, se necessário; as entrevistas de devolução; e a forma como serão pagos os honorários (caso se trate de consultas particulares ou em uma instituição paga). Esse plano é construído nos primeiros encontros, podendo sofrer variações ao longo do processo. Por exemplo, ao ser feita uma hipótese inicial, decide-se, então, pela aplicação de alguns testes, mas pode ocorrer que, em um segundo teste, se obtenha uma resposta para a demanda. Assim, deve-se abrir mão da aplicação de outros instrumentos planejados a priori, pois ela não será mais necessária, e, com isso, o número de encontros diminui. O inverso também pode ocorrer, uma vez que se pode acrescentar outros métodos, testes ou técnicas, o que acarretaria um número maior de entrevistas para que se tenha uma compreensão mais exata do caso. Por meio do instrumental utilizado no psicodiagnóstico, é possível alcançar uma compreensão da demanda, incluindo os problemas, os sintomas e as queixas apresentados pelo avaliando, com mais brevidade do que o necessário com outros métodos (González, 1999).”


a) O plano de ação inicia com as primeiras entrevistas e, ao longo delas, se constrói o contrato de trabalho, em que são previstos os papéis de cada parte.

Certo!


b)  O plano de ação é construído nos primeiros encontros e não poderá sofrer variações ao longo do processo.

Errado. O plano pode, sim, sofrer variações, dependendo do curso do processo.


c)  No plano de ação não está prevista a definição de papéis de cada parte.

Errado. Essa definição deve, sim, estar prevista no plano de ação.


d)  O plano de ação é obrigatoriamente construído somente na primeira entrevista com o paciente.

Errado. Não há essa obrigatoriedade.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016. e-PUB

245) O processo de psicodiagnóstico tem como característica:

  • A) O tempo de duração da entrevista é ilimitado.
  • B) Conseguir uma descrição e compreensão o mais completa possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.
  • C) Abrange apenas aspectos do passado do paciente.
  • D) Utiliza-se apenas de técnicas projetivas para alcançar os seus objetivos.
  • E) A entrevista de devolução não faz parte do processo de psicodiagnóstico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Conseguir uma descrição e compreensão o mais completa possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.

  

O processo de psicodiagnóstico tem como característica:

 
 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de vários autores da área pertinente ao tema psicodiagnóstico. Tendo por fundamento as literaturas destacadas, vamos à análise dos itens apresentados.

 

   

a)  O tempo de duração da entrevista é ilimitado.

INCORRETA: Sobre o assunto, Cunha (2005, p.26) menciona:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame”

   

b)  Conseguir uma descrição e compreensão o mais completa possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.

CORRETA: Silva (2011) citando Nascimento (2005) menciona:

“...a avaliação psicológica ou psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos, e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede ajuda, e o outro (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo dentro de suas possibilidades. É um processo bi-pessoal (psicólogo-examinando ou paciente e/ou grupo familiar), cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente

   

c)  Abrange apenas aspectos do passado do paciente.

INCORRETA: note que conforme mencionado na correção da alternativa anterior, no psicodiagnóstico estão incluídos aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente, portanto, opção FALSA.

 

d)  Utiliza-se apenas de técnicas projetivas para alcançar os seus objetivos.

INCORRETA. As baterias de testes no psicodiagnóstico não são exclusivamente compostas de técnicas projetivas, podendo ser utilizados também testes psicométricos, portanto, opção ERRADA.

 

e)  A entrevista de devolução não faz parte do processo de psicodiagnóstico.

INCORRETA: conforme Tavares (2000) “a entrevista de devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação”, ressaltando-se que esta constitui uma etapa importante no processo de psicodiagnóstico, portanto, opção FALSA.

   

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Tavares, M. (2000). Entrevista Clínica. In Cunha, J. A. et al. Psicodiagnóstico - V. Porto Alegre: Artmed. p. 45-56.

Silva, A. C. D. (2011). Defectologia soviética e a deficiência intelectual: contribuições para a formação e atuação do psicólogo para o atendimento educacional especializado. Disponível em https://bit.ly/446WRDH

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246) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja, para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Como o psicodiagnóstico é classificado no texto?

  • A) é qualificado como processo científico, pois deve partir de um levantamento prévio de hipóteses as quais serão tidas como verdadeiras ou falsas.
  • B) é um processo científico que se caracteriza pela negação das provas.
  • C) enquanto plano avaliativo se estabelece com embasamento nos modelos então, estabelecidos e por sua eficiência são aceitos pela ciência.
  • D) baseia-se em um contrato de trabalho, entre paciente e psicólogo, pode-se considerar que este está simplesmente limitado no tempo.
  • E) com dados iniciais, uma vez que se mostrem suficientes, permitem um plano de avaliação do paciente e das sessões.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) é qualificado como processo científico, pois deve partir de um levantamento prévio de hipóteses as quais serão tidas como verdadeiras ou falsas.

(questão mal formulada)

 

O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja, para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Como o psicodiagnóstico é classificado no texto?

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

 

Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame)."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

No entanto, o jogo de palavras e erros de português contidos na questão podem gerar prejuízos na compreensão e motivar recursos.


a)  é qualificado como processo científico, pois deve partir de um levantamento prévio de hipóteses as quais serão tidas como verdadeiras ou falsas.


b)  é um processo científico que se caracteriza pela negação das provas.


c)  enquanto plano avaliativo se estabelece com embasamento nos modelos então, estabelecidos e por sua eficiência são aceitos pela ciência.


d)  baseia-se em um contrato de trabalho, entre paciente e psicólogo, pode-se considerar que este está simplesmente limitado no tempo.


e)  com dados iniciais, uma vez que se mostrem suficientes, permitem um plano de avaliação do paciente e das sessões.

247) Do ponto de vista psicodinâmico, durante a realização da entrevista inicial de um processo de avaliação psicológica, o psicólogo precisa

  • A) interromper o discurso da pessoa avaliada todas as vezes que algum dado apresentado ficar obscuro.

  • B) deixar a pessoa avaliada, tanto quanto possível, completamente à vontade para mostrar seu modo de ser.

  • C) permanecer neutro e em silêncio, escutando o relato da pessoa avaliada sem interromper o seu fluxo de ideias.

  • D) propor a associação livre de ideias, e interpretar os conteúdos latentes apresentados no discurso da pessoa avaliada.

  • E) permitir que a ansiedade da pessoa avaliada se manifeste, sem qualquer tipo de interferência de sua parte para diminuí-la.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) deixar a pessoa avaliada, tanto quanto possível, completamente à vontade para mostrar seu modo de ser.

 

 

Scheeffer (1977) citado por Santos (2014, p.11), menciona que entre as principais recomendações ao psicólogo para uma entrevista, incluem-se:

“ a) criar um clima favorável à realização da entrevista;

b) estabelecer o rapport: ele deve ser entendido como parte obrigatória do processo;

c) adequar instalações físicas, incluindo acomodações, iluminação e temperatura: devem ser cuidadosamente preparadas para receber o entrevistado;

d) iniciar a entrevista propriamente dita somente quando perceber que o entrevistado está o mais à vontade possível;

e) preparar-se prévia e efetivamente para a entrevista que irá realizar – independente do tipo que será aplicada – sem perder de vista a finalidade, o propósito da entrevista;

f) tomar todos os cuidados para não transformar a entrevista em mera conversa.”

 


Com base no exposto vamos a análise das alternativas:

 


a)  interromper o discurso da pessoa avaliada todas as vezes que algum dado apresentado ficar obscuro.

(Alternativa INCORRETA. Em geral, um dado não esclarecido nos momentos iniciais pode ser elucidado através de outro questionamento da entrevista, ou mesmo durante o prosseguimento da exposição feita pelo cliente, portanto, a recomendação preconizada pela alternativa é inverossímil.)

 


b)  deixar a pessoa avaliada, tanto quanto possível, completamente à vontade para mostrar seu modo de ser.

(Alternativa CORRETA. Observe que o que preconiza a alternativa, consta entre as diretrizes mencionadas pela literatura destacada, para a realização da entrevista inicial durante o procedimento de Avaliação Psicológica.)

 


c)  permanecer neutro e em silêncio, escutando o relato da pessoa avaliada sem interromper o seu fluxo de ideias.

(Alternativa INCORRETA. A anamnese, referente aquele levantamento de cunho geral feito pelo entrevistador, pode ocorrer do paciente apresentar um relato de forma espontânea de suas queixas, contudo, a fim de ter um conhecimento consistente a respeito do caso, o entrevistador pode dirigir alguns questionamentos que não emergiram sobre questões não elucidadas, por meio da exposição livre do cliente.)

 


d)  propor a associação livre de ideias, e interpretar os conteúdos latentes apresentados no discurso da pessoa avaliada.

(Alternativa INCORRETA. Tanto a “associação livre” quanto a “interpretação dos conteúdos latentes” são técnicas pertinentes ao modelo psicodinâmico, contudo, estes procedimentos costumam ser utilizados no setting terapêutico, geralmente, em momentos oportunos de manejo psicológico, e não precipuamente durante a entrevista inicial com o cliente.)

 


e)  permitir que a ansiedade da pessoa avaliada se manifeste, sem qualquer tipo de interferência de sua parte para diminuí-la.

(Alternativa INCORRETA. Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica: 

“não é só importante baixar a ansiedade inicial, mas ter recursos para lidar com uma situação ansiogênica, em qualquer momento da testagem em que se apresente.” p. 111)

_______________

Fonte consultada:

 

Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha de avaliação psicológica. Brasília, DF. Disponível em http://satepsi.cfp.org.br/docs/cartilha.pdf Acesso em 11 de Abril de 2019.

 

Seille Garcia Santos. (2014). A entrevista em avaliação psicológica. Disponível em https://www.ipog.edu.br/download-arquivo-site.sp?arquivo=a-entrevista-em-avaliacao-psicologica-7212133.pdf

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248) No processo psicodiagnóstico, há uma relação dialética entre o particular e o universal e uma discussão entreas diversas áreas de atuação do psicólogo sobre o tema. Considerando psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A) A Gestalt-terapia desconsidera os critérios diagnósticos de classificação para a elaboração do Psicodiagnóstico, uma vez que a padronização é insuficiente ao trabalho terapêutico voltado a aspectos individuais.
  • B) O Psicodiagnóstico Interventivo, prática utilizada pela terapia cognitivacomportamental, parte do princípio de que o simples contato paciente-terapeuta no processo de psicodiagnóstico já resulta em mudanças na reorganização mental do atendido.
  • C) Em Psicanálise, o Psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, semelhante ao processo analítico, com enfoque especial no enquadre.
  • D) O Psicodiagnóstico em análise do comportamento visa identificar as relações funcionais que controlam os comportamentos-problema.
  • E) No Psicodiagnóstico Sistêmico, a família participa do processo, fornecendo informações para a indicação e o planejamento estratégicos, visando a ênfase nos aspectos intrapsíquicos do atendido.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O Psicodiagnóstico em análise do comportamento visa identificar as relações funcionais que controlam os comportamentos-problema.

 

.

a)  A Gestalt-terapia desconsidera os critérios diagnósticos de classificação para a elaboração do Psicodiagnóstico, uma vez que a padronização é insuficiente ao trabalho terapêutico voltado a aspectos individuais.

INCORRETA. A Gestalt-Terapia não desconsidera os critérios diagnósticos fornecidos pelos manuais estatísticos, contudo, costuma não concentrar a análise em termos genéricos e sim em fatores mais pertinentes ao indivíduo em específico.

 

b) O Psicodiagnóstico Interventivo, prática utilizada pela terapia cognitivacomportamental, parte do princípio de que o simples contato paciente-terapeuta no processo de psicodiagnóstico já resulta em mudanças na reorganização mental do atendido.

INCORRETA. O psicodiagnóstico interventivo pode ser entendido como ponto de partida para o planejamento de estratégias que resultem em processos progressivos do paciente.

 

c)  Em Psicanálise, o Psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, semelhante ao processo analítico, com enfoque especial no enquadre.

INCORRETA. Em Psicanálise, o Psicodiagnóstico pode não ter tempo e objetivos delimitados logo de início, além disso, o enfoque não costuma estar no enquadre, e sim na análise da preservação ou comprometimento psíquico do paciente.

 

d)  O Psicodiagnóstico em análise do comportamento visa identificar as relações funcionais que controlam os comportamentos-problema.

CORRETA. O Psicodiagnóstico e a avaliação psicológica em Análise do Comportamento costumam apresentar distinções bem explícitas de outras abordagens da psicologia. Segundo Sdoukos & Cols. (2019, p.85) enquanto que na Avaliação Psicológica Tradicional o objetivo consistiria em considerar o funcionamento e a etiologia da personalidade, em Avaliação Comportamental os objetivos seriam:

“Descrever os comportamentos-alvo e as variáveis que os mantém”

 

e)  No Psicodiagnóstico Sistêmico, a família participa do processo, fornecendo informações para a indicação e o planejamento estratégicos, visando a ênfase nos aspectos intrapsíquicos do atendido.

INCORRETA. No Psicodiagnóstico Sistêmico a família pode até participar do processo, através do fornecimento de informações julgadas necessárias para a corroboração ou refutação das hipóteses levantadas pelo psicólogo, contudo, a elaboração dos trâmites estratégicos são funções pertinentes ao profissional de psicologia.

_______________

Fonte consultada:

 

Sdoukos, S. S.; Kirchner, L. de F.; Cavalheiro, M. C. (2019). Avaliação psicológica e Análise do Comportamento: Relações possíveis?. In: Psicologia e análise do comportamento [livro eletrônico] : pesquisa e intervenção / organizadores: Josiane Cecília Luzia...[et al.]. – Londrina: UEL, 2019.

249) A respeito das características do processo diagnóstico do tipo compreensivo, desenvolvido por Trinca (1984), assinale a alternativa correta.

  • A) Estrutura-se de acordo com o contexto, influenciado pela teoria do clínico e sua experiência, além do repertório e subjetividade do cliente.
  • B) A teoria do clínico deve orientar sua observação e seu foco para que compreenda os fatores relevantes do processo diagnóstico.
  • C) Para a realização desse processo diagnóstico, deve haver um cuidado especial com o enquadre como objetivo, papel de cada um, duração, local.
  • D) No processo diagnóstico compreensivo, diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.
  • E) Esse processo utiliza da entrevista psicanalítica e da interpretação do conteúdo emergente, considerando desnecessário o uso de técnicas complementares.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Estrutura-se de acordo com o contexto, influenciado pela teoria do clínico e sua experiência, além do repertório e subjetividade do cliente.

 

A respeito das características do processo diagnóstico do tipo compreensivo, desenvolvido por Trinca (1984), assinale a alternativa correta.


a)  Estrutura-se de acordo com o contexto, influenciado pela teoria do clínico e sua experiência, além do repertório e subjetividade do cliente.

 

Essa questão pode ser respondida com o texto "Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica" de Araújo.

 

A alternativa está de acordo com o texto. Veja:

 

"O modelo compreensivo se estrutura de acordo com o contexto. O uso ou não de testes psicológicos ou de outros procedimentos clínicos de investigação da personalidade fica na dependência do pensamento clínico empregado (TRINCA, 1983). Na interpretação dos dados, o pensamento clínico funciona como um princípio organizador, define critérios, procedimentos e esquemas de raciocínio, para integração dos dados e análise. Ele é influenciado não só pela teoria, mas, também, pela experiência clínica do profissional, pelo contexto e pelas personalidades do cliente e do psicólogo. Para Trinca (1984b, p. 32):

 

'Embora as teorias sejam fatores importantes no background do profissional, é mister que sua atividade clínica seja empreendida com o mínimo de interferência de suas teorias sobre sua capacidade de observar e captar os fatos relevantes.'"

 

Assertiva Correta.


b)  A teoria do clínico deve orientar sua observação e seu foco para que compreenda os fatores relevantes do processo diagnóstico.

 

Essa afirmativa não está de acordo com Trinca. Observe o grifo:

 

"O modelo compreensivo se estrutura de acordo com o contexto. O uso ou não de testes psicológicos ou de outros procedimentos clínicos de investigação da personalidade fica na dependência do pensamento clínico empregado (TRINCA, 1983). Na interpretação dos dados, o pensamento clínico funciona como um princípio organizador, define critérios, procedimentos e esquemas de raciocínio, para integração dos dados e análise. Ele é influenciado não só pela teoria, mas, também, pela experiência clínica do profissional, pelo contexto e pelas personalidades do cliente e do psicólogo. Para Trinca (1984b, p. 32):

 

'Embora as teorias sejam fatores importantes no background do profissional, é mister que sua atividade clínica seja empreendida com o mínimo de interferência de suas teorias sobre sua capacidade de observar e captar os fatos relevantes.'"

 

Assertiva Falsa.


c)  Para a realização desse processo diagnóstico, deve haver um cuidado especial com o enquadre como objetivo, papel de cada um, duração, local.

 

Essa ênfase no enquadre é dada por Ocampo e Arzeno. Veja o texto de Araújo:

  

"O psicodiagnóstico segundo Ocampo e Arzeno

Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003) sistematizaram o procedimento do psicodiagnóstico dentro do referencial psicanalítico, desenvolvendo uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica (em vez da tradicional anamnese descritiva), a relação transferencial/contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

 

Para essas autoras, o psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual) e futuros (prognóstico), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.

 

Utiliza, como principais instrumentos, a entrevista clínica, a aplicação de testes e técnicas projetivas, a entrevista devolutiva e a elaboração do laudo (quando solicitado). Como em todo procedimento clínico, tem um cuidado especial com o enquadre: no início do processo, definem-se o objetivo; os papéis de cada um (psicólogo, paciente, pais e/ou família); a duração (em média quatro ou cinco sessões, que podem ser ampliadas ou reduzidas, de acordo com a necessidade); local, horário e tempo das entrevistas; honorários e forma de pagamento."

 

Assertiva Falsa.


d)  No processo diagnóstico compreensivo, diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

 

Segundo Araújo, isso faz parte do modelo fenomenológico, e não do diagnóstico compreensivo. Observe:

 

"O modelo fenomenológico

 

O psicodiagnóstico fenomenológico (ANCONA-LOPEZ, 1995; CUPERTINO, 1995; YEHIA, 1995) introduz algumas mudanças significativas no modelo proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se quatro características principais: 1. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares; 2. propõe que a devolução seja feita durante o processo e não ao final; 3. enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo; e 4. redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas."

 

Assertiva Falsa.


e)  Esse processo utiliza da entrevista psicanalítica e da interpretação do conteúdo emergente, considerando desnecessário o uso de técnicas complementares.

 

Há, sim, necessidade de técnicas complementares. Veja:

 

"O modelo compreensivo

 

O processo diagnóstico do tipo compreensivo, desenvolvido por Trinca (1984a), é outro modelo muito difundido entre os profissionais brasileiros, que trabalham com avaliação psicológica na abordagem psicanalítica. Ele também busca uma visão totalizadora e integradora da personalidade, por meio de uma compreensão abrangente das dinâmicas psíquicas, intrafamiliares e socioculturais. Para isso, utiliza referenciais múltiplos – além da psicanálise, a análise é complementada com outros referenciais teóricos (teorias do desenvolvimento e maturação e da família). Tem ainda, como características importantes, a valorização do pensamento clínico e uma maior flexibilidade, na estruturação do processo."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

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250) Foi realizada uma avaliação psicológica clínica para determinar o nível de funcionamento da personalidade de uma pessoa, as funções do ego, especialmente a sua capacidade de insight, e a condição de seu sistema defensivo, com a finalidade de indicar uma conduta terapêutica para o caso e prever a possível resposta dessa pessoa aos recursos terapêuticos adotados. Esse tipo de investigação tem como objetivo

  • A) uma avaliação compreensiva.

  • B) um diagnóstico diferencial.

  • C) uma classificação nosológica.

  • D) uma ação preventiva.

  • E) uma classificação de desempenho.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) uma avaliação compreensiva.

 

Foi realizada uma avaliação psicológica clínica para determinar o nível de funcionamento da personalidade de uma pessoa, as funções do ego, especialmente a sua capacidade de insight, e a condição de seu sistema defensivo, com a finalidade de indicar uma conduta terapêutica para o caso e prever a possível resposta dessa pessoa aos recursos terapêuticos adotados. Esse tipo de investigação tem como objetivo

 

a)  uma avaliação compreensiva.

 

Esta é a alternativa correta, de acordo com Cunha:

 

"O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento."

 

Assertiva Correta.

 

b)  um diagnóstico diferencial.

 

De acordo com Cunha, no diagnóstico diferencial

"O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc."

Portanto, não é o que a questão deseja. 

 

Assertiva Falsa.

 

c)  uma classificação nosológica.

 

Veja o que Cunha fala sobre classificação nosológica: 

 

"Freqüentemente, dados resultantes desse exame, da história clínica e da história pessoal permitem atender ao objetivo de classificação nosológica. Essa avaliação com tal objetivo é realizada pelo psiquiatra e, também, pelo psicólogo, quando o paciente não é testável. Nesse caso específico, pode-se dizer que ambos usam preferencialmente um modelo categórico para analisar a psicopatologia, isto é, devem fazer um julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos (Dobson & Cheung, 1990). Dessa maneira, estariam verificando o que o paciente tem de similar com outros pacientes na mesma categoria diagnóstica."

 

Não é o que a questão exigiu.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  uma ação preventiva.

 

O objetivo descrito pela questão é fazer uma avaliação, no caso, a avaliação compreensiva. Esta avaliação é diferente de uma ação preventiva.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  uma classificação de desempenho.

 

Geralmente, análises, avaliações e classificações do desempenho são abordadas no contexto organizacional e falam sobre o desempenho profissional. A questão pergunta sobre uma avaliação psicológica da personalidade. Há diferença entre esses temas e, por isso, a assertiva está errada.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

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