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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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251) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Sobre o psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA.

  • A) O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.

  • B) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza apenas testes psicológicos, em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são baseadas as soluções.

  • C) O processo do psicodiagnóstico pode ter apenas um objetivo.

  • D) O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de uma detecção de uma necessidade vinda do próprio psicólogo, que tem início numa entrevista inicial, a partir da qual se delineiam os testes a serem utilizados, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.

 

Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Sobre o psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA.

 

a)  O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.

 

A alternativa está de acordo com Cunha:

 

"O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Portanto, a questão, aqui, é o quanto certos instrumentos podem ser eficientes, se aplicados com um propósito específico, para fornecer respostas a determinadas perguntas ou testar certas hipóteses".

 

Assertiva Correta.

 

b)  Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza apenas testes psicológicos, em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são baseadas as soluções.

 

A banca foi um pouco maldosa, pois alterou apenas um detalhe. No caso, a definição de Cunha diz que pode ser em nível individual ou não, contudo a afirmativa falou apenas em nível individual.

 

Veja o que Cunha fala:

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso".

 

Assertiva Falsa.

 

c)  O processo do psicodiagnóstico pode ter apenas um objetivo.

 

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos. Portanto, não está errado falar que pode ter apenas um objetivo. Temos, nesta questão, duas alternativas corretas.

 

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relaconam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e 'determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor' (Cunha, 1996, p.50)."

 

A banca definiu como falsa, porém vimos que há fundamentação para que seja considerada como correta.

 

d)  O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de uma detecção de uma necessidade vinda do próprio psicólogo, que tem início numa entrevista inicial, a partir da qual se delineiam os testes a serem utilizados, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico.

 

A assertiva está errada ao falar que o psicodiagnóstico é desencadeado por uma necessidade do próprio psicólogo. Veja o que Cunha fala:

"O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico".

 

Assertiva Falsa.

 

Notamos que há duas alternativas corretas na questão. A banca definiu apenas a "letra a" como correta, porém acreditamos que é uma questão passível de anulação.

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252) Segundo descrito no Psicodiagnóstico (HUTZ et al., 2016), qual a sequência das etapas da entrevista psicológica no psicodiagnóstico?

  • A) 1ª etapa: contato com a fonte de encaminhamento; 2ª etapa: entrevista com outras fontes; 3ª etapa: entrevista com o paciente.
  • B) 1ª etapa: entrevista com o paciente e responsáveis; 2ª etapa: entrevista com a criança; 3ª etapa: entrevista com os pais.
  • C) 1ª etapa: entrevista com outras fontes; 2ª etapa: entrevista contato com a fonte de encaminhamento; 3ª etapa: entrevista com o paciente.
  • D) 1ª etapa: contato com a fonte de encaminhamento; 2ª etapa: entrevista com paciente e responsáveis; 3ª etapa: entrevistas com outras fontes de informação.
  • E) 1ª etapa: entrevista com paciente; 2ª etapa: entrevista com outras fontes de informação; 3ª etapa: contato com a fonte de encaminhamento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) 1ª etapa: contato com a fonte de encaminhamento; 2ª etapa: entrevista com paciente e responsáveis; 3ª etapa: entrevistas com outras fontes de informação.

 

Segundo descrito no Psicodiagnóstico (HUTZ et al., 2016), qual a sequência das etapas da entrevista psicológica no psicodiagnóstico?

 

O livro de Hutz et al. tem um fluxograma com as etapas da entrevista inicial. Vamos dar uma olhada em parte desse fluxograma:

 

1ª Etapa - Paciente encaminhado para avaliação: contato com a fonte de encaminhamento para levantamento de informações


2ª Etapa - Entrevista com paciente e responsáveis


3ª Etapas - Entrevistas com outras fontes de informação: sempre com a autorização do paciente e, se for o caso, de seus responsáveis, pode-se coletar informações de outras fontes, como familiares, professores, outros profissionais que acompanham o paciente. 

 

Agora, vamos observar as alternativas.


a)  1ª etapa: contato com a fonte de encaminhamento; 2ª etapa: entrevista com outras fontes; 3ª etapa: entrevista com o paciente.

 

Esta alternativa erra ao colocar a entrevista com outras fontes como 2ª etapa e, como 3ª etapa, a entrevista com o paciente.

 

Assertiva Falsa.


b)  1ª etapa: entrevista com o paciente e responsáveis; 2ª etapa: entrevista com a criança; 3ª etapa: entrevista com os pais.

 

Entre os erros cometidos pela afirmativa, a primeira etapa é o contato com a fonte de encaminhamento, não a entrevista com o paciente e responsáveis.

 

Assertiva Falsa.


c)  1ª etapa: entrevista com outras fontes; 2ª etapa: entrevista contato com a fonte de encaminhamento; 3ª etapa: entrevista com o paciente.

 

Podemos dizer que, entre os erros presentes na afirmativa, o contato com outras fontes é a 3ª etapa, não a 1ª.

 

Alternativa Falsa.


d)  1ª etapa: contato com a fonte de encaminhamento; 2ª etapa: entrevista com paciente e responsáveis; 3ª etapa: entrevistas com outras fontes de informação.

 

A alternativa está de acordo com a definição de Hutz et al., como vimos acima.

 

Assertiva Correta.

 

e)  1ª etapa: entrevista com paciente; 2ª etapa: entrevista com outras fontes de informação; 3ª etapa: contato com a fonte de encaminhamento.

 

Entre os erros da afirmativa, podemos citar que o contato com a fonte de encaminhamento é a primeira etapa, não a terceira.

 

Alternativa Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, Letra D.

253) Segundo Krug, Trentini e Bandeira (2016), podemos conceituar o psicodiagnóstico como:

  • A) Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, sem limite de tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar apenas uma característica psicológica, visando a um diagnóstico psicológico.

  • B) Uma intervenção clínica, sem limite de tempo, que emprega testes com o propósito de confirmar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

  • C) Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

  • D) Uma intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega somente testes com o propósito de confirmar uma característica psicológica, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

  • E) Um procedimento científico de investigação, sem limite de tempo, que emprega técnicas com o propósito de validar uma ou mais características psicológicas, visando a uma orientação técnica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

 

Segundo Krug, Trentini e Bandeira (2016), podemos conceituar o psicodiagnóstico como:

 

Krug, Trentini e Bandeira conceituam o psicodiagnóstico da seguinte forma:

 

"Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos". 

 

Agora, vamos analisar as alternativas.

 

a)  Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, sem limite de tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar apenas uma característica psicológica, visando a um diagnóstico psicológico.

 

Como vimos acima, os autores consideram que o psicodiagnóstico é limitado no tempo.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Uma intervenção clínica, sem limite de tempo, que emprega testes com o propósito de confirmar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

 

O erro sobre o limite de tempo é repetido nesta afirmativa.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando a um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

 

A alternativa está adequada com a definição dos autores, conforme vimos.

 

Assertiva Correta.

 

d)  Uma intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega somente testes com o propósito de confirmar uma característica psicológica, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

 

Na verdade, o psicodiagnóstico é uma investigação e intervenção clínica que emprega técnicas e/ou testes.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Um procedimento científico de investigação, sem limite de tempo, que emprega técnicas com o propósito de validar uma ou mais características psicológicas, visando a uma orientação técnica que subsidia a compreensão da situação avaliada.

 

Novamente, a assertiva está errada ao afirmar que o psicodiagnóstico não tem limite de tempo.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

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254) Dentre as formas de avaliação psicológica é importante destacar o exame psicodiagnóstico clínico. Através desse processo científico, pode-se estudar profundamente a personalidade, do ponto de vista fundamentalmente clínico. Considerando os dados sobre as etapas do psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A) Estudo do material colhido para obter um quadro mais claro possível sobre o caso em questão (quinto momento).
  • B) Primeiras entrevistas, nas quais tenta-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta (primeiro momento).
  • C) Reflete sobre o material colhido anteriormente e sobre as hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos (quarto momento).
  • D) Realização da estratégia diagnóstica planejada; por isso insiste que não deve haver um modelo rígido de psicodiagnóstico (terceiro momento).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Estudo do material colhido para obter um quadro mais claro possível sobre o caso em questão (quinto momento).

Gabarito Letra A

 

A questão pergunta a alternativa correta sobre as etapas do psicodiagnóstico. A divisão dessas etapas varia muito entre os autores, então é importante conhecer as bibliografias mais frequentemente cobradas nas provas. No campo do psicodiagnóstico, os autores mais cobrados são Cunha, Hutz e Ocampo. Aqui, a questão usou como referência Ocampo.

 

Vamos ver como ela define as etapas do processo:

“O primeiro passo ocorre desde o momento em que o consultante faz a solicitação até o encontro pessoal com o profissional.

O segundo passo ocorre na ou nas primeiras entrevistas nas quais tenta-se esclarecer o motivo  latente e o motivo manifesto da consulta. (...)

O terceiro momento é o que dedicamos a refletir sobre o material colhido anteriormente e sobre nossas hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos e os instrumentos diagnósticos a serem utilizados. (...)

O quarto momento consiste na realização da estratégia diagnóstica planejada.

O quinto momento é aquele dedicado ao estudo do material colhido para obter um quadro o mais claro passivei sobre o caso em questão.

 Chegamos assim ao sexto momento do processo psicodiagnóstico: a entrevista de devolucão de informação.”

 

Vamos agora às alternativas:

 

)  Estudo do material colhido para obter um quadro mais claro possível sobre o caso em questão (quinto momento). – Correto! Este é o quinto mmento.
 

b)  Primeiras entrevistas, nas quais tenta-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta (primeiro momento). – Errado. Para Ocampo, as primeiras entrevistas configuram o segundo momento.
 

c)  Reflete sobre o material colhido anteriormente e sobre as hipóteses iniciais para planejar os passos a serem seguidos (quarto momento). - Errado. De acordo com a autora, esse é o terceiro momento.
 

d)  Realização da estratégia diagnóstica planejada; por isso insiste que não deve haver um modelo rígido de psicodiagnóstico (terceiro momento). - Errado. A estratégia diagnóstica é realizada no quarto momento.

Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

ARZENO, Maria Esther Garcia. Psicodiagnóstico Clínico: Novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995.

255) O psicodiagnóstico interventivo é um método para realização de uma avaliação psicológica no qual

  • A) os testes psicológicos, tanto de nível intelectual quanto projetivos, sempre são utilizados.
  • B) o pensamento clínico é prioritário, e, por isso, há uma ênfase no processo e não na técnica.
  • C) a elaboração do conhecimento sobre a demanda a ser investigada é uma atribuição do psicólogo.
  • D) a prioridade dos encontros é a de suprimir os sintomas psicopatológicos exibidos pelo paciente.
  • E) o interesse do psicólogo se volta, especialmente, para os aspectos da comunicação verbal com o paciente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) o pensamento clínico é prioritário, e, por isso, há uma ênfase no processo e não na técnica.

 

O psicodiagnóstico interventivo é um método para realização de uma avaliação psicológica no qual


a)  os testes psicológicos, tanto de nível intelectual quanto projetivos, sempre são utilizados.

 

O Psicodiagnóstico Interventivo dá ênfase aos testes projetivos, não aos que avaliam inteligência. Além disso, nem todos os casos levantarão demandas que necessitam avaliar a inteligência.

 

Assertiva Falsa.


b)  o pensamento clínico é prioritário, e, por isso, há uma ênfase no processo e não na técnica.

  

Veja o que Hutz, Bandeira, Trentini e Trinca falam sobre o Psicodiagnóstico Interventivo de Orientação Psicanalítica (PIOP):

 

O capítulo também apresenta o PIOP como um método de investigação científica, que inclui a simultaneidade entre coleta e análise de dados, elaboração de conhecimento advinda do relacionamento entre sujeito (paciente) e pesquisador (profissional), e em que há a primazia do processo sobre a técnica (Barbieri, 2008) – ou seja, o pensamento clínico é prioritário. Nesse âmbito, o PIOP encontra as suas fontes no psicodiagnóstico compreensivo (Trinca, 1984) e nas consultas terapêuticas (Winnicott, 1971/1984).

 

Alternativa Correta.


c)  a elaboração do conhecimento sobre a demanda a ser investigada é uma atribuição do psicólogo.

 

De acordo com a citação acima, o conhecimento advém do relacionamento entre o paciente e o profissional. Portanto, não é apenas uma atribuição do psicólogo.

 

Assertiva Falsa.


d)  a prioridade dos encontros é a de suprimir os sintomas psicopatológicos exibidos pelo paciente.

 

A proposta é avaliar e intervir nos sintomas. Não se trata, portanto, de suprimir. Veja o que dizem Hutz, Bandeira, Trentini e Trinca:

 

"Da mesma maneira que o PI, as consultas terapêuticas se constituem em um método que combina avaliação e intervenção. Elas são fundamentadas na importância das primeiras sessões, em que há uma comunicação altamente significativa entre paciente e terapeuta. Essa comunicação, que ocorre em nível verbal e não verbal, caracteriza-se pelo pedido de ajuda do paciente, que anseia encontrar nesse espaço, junto com quem o atende, o objeto e a experiência de que necessita para a superação da sua dificuldade."

 

Assertiva Falsa.


e)  o interesse do psicólogo se volta, especialmente, para os aspectos da comunicação verbal com o paciente.

 

Como vimos na citação acima, a comunicação entre paciente e terapeuta ocorre nos níveis verbal e não verbal. Portanto, o interesse do psicólogo precisa estar voltado para ambos.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

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256) Durante a realização das diferentes etapas de um processo psicodiagnóstico, as entrevistas podem seguir diferentes modelos. Para que os objetivos do processo sejam atingidos, a entrevista

  • A) inicial precisa ser livremente estruturada, pois, no momento inicial do psicodiagnóstico, não é possível dar um direcionamento ao relato da pessoa avaliada.
  • B) para coleta de dados deve ser dirigida, pois o psicólogo só pode concluir o psicodiagnóstico se todas as questões pertinentes ao processo forem respondidas.
  • C) de anamnese pode ter estrutura semidirigida, pois um roteiro de perguntas deve ser seguido, mas, durante a apresentação dos dados, outros questionamentos podem surgir.
  • D) para realização de testes psicológicos deve ter estrutura livre, para que a pessoa avaliada se sinta à vontade para mostrar seu real potencial diante das atividades propostas.
  • E) devolutiva tem estrutura dirigida, pois, nesse momento, cabe ao psicólogo apresentar todas as suas conclusões sobre o caso e determinar as intervenções a serem seguidas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) de anamnese pode ter estrutura semidirigida, pois um roteiro de perguntas deve ser seguido, mas, durante a apresentação dos dados, outros questionamentos podem surgir.

 

Durante a realização das diferentes etapas de um processo psicodiagnóstico, as entrevistas podem seguir diferentes modelos. Para que os objetivos do processo sejam atingidos, a entrevista


a)  inicial precisa ser livremente estruturada, pois, no momento inicial do psicodiagnóstico, não é possível dar um direcionamento ao relato da pessoa avaliada.

 

Ocampo e Arzeno sugerem que a entrevista inicial seja semidirigida.

 

Assertiva Falsa.


b)  para coleta de dados deve ser dirigida, pois o psicólogo só pode concluir o psicodiagnóstico se todas as questões pertinentes ao processo forem respondidas.

 

Existem questões relevantes que surgem durante o processo de avaliação, na entrevista. Para que essas novas questões sejam investigadas, muitos autores sugerem que a entrevista tenha alguma flexibilidade, quer dizer, que ela seja semidirigida.

 

Assertiva Falsa.


c)  de anamnese pode ter estrutura semidirigida, pois um roteiro de perguntas deve ser seguido, mas, durante a apresentação dos dados, outros questionamentos podem surgir.

 

No processo inicial da avaliação psicológica, que inclui a anamnese, é recomendável utilizar a entrevista semidirigida. Veja o texto de Fraga:

 

"A entrevista inicial, segundo Ocampo e Arzeno (2001), refere-se a uma entrevista semidirigida, pois o cliente tem liberdade para expor seus problemas da forma que preferir, tendo a intervenção do psicólogo para esclarecer informações e abordar temas relevantes para o processo, por exemplo."

 

Assertiva Correta.


d)  para realização de testes psicológicos deve ter estrutura livre, para que a pessoa avaliada se sinta à vontade para mostrar seu real potencial diante das atividades propostas.

 

A estrutura para realização dessa entrevista vai depender do teste utilizado. Há testes que exigem, por exemplo, uma entrevista estruturada.

 

Assertiva Falsa.


e)  devolutiva tem estrutura dirigida, pois, nesse momento, cabe ao psicólogo apresentar todas as suas conclusões sobre o caso e determinar as intervenções a serem seguidas.

 

 Não é esta a estrutura sugerida para a entrevista devolutiva. Veja o que diz Fraga:

 

"A última etapa do psicodiagnóstico refere-se à entrevista de devolução, que para Carrasco e Potter (2005), diz respeito àquela na qual o psicólogo transmite às pessoas envolvidas a compreensão obtida ao longo do processo de psicodiagnóstico. Para a realização da entrevista de devolução sugere-se que haja um roteiro previamente definido, mas que seja suficientemente flexível para atender a demanda das pessoas envolvidas."

 

 Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

257) De acordo com o referencial psicanalítico, durante a realização de uma observação lúdica de um processo psicodiagnóstico,

  • A) o papel do psicólogo é passivo, na medida em que a sua única tarefa é a de observar os comportamentos e a dinâmica dos jogos realizados pela criança.
  • B) os conflitos identificados por meio do jogo simbólico devem ser interpretados de imediato, para romper as defesas que impedem a criança de se expressar livremente.
  • C) o terapeuta não deve apresentar nenhuma instrução, para que a criança possa ficar completamente à vontade para explorar o ambiente e o material lúdico disponível.
  • D) o terapeuta deve organizar o jogo simbólico da criança, no sentido de explorar os aspectos relacionados às queixas que motivaram a realização do psicodiagnóstico.
  • E) o material lúdico deve ser apresentado sem uma ordem aparente, devendo ser adequado para atender crianças de diferentes idades, sexo e interesses.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) o material lúdico deve ser apresentado sem uma ordem aparente, devendo ser adequado para atender crianças de diferentes idades, sexo e interesses.

 

De acordo com o referencial psicanalítico, durante a realização de uma observação lúdica de um processo psicodiagnóstico,


a)  o papel do psicólogo é passivo, na medida em que a sua única tarefa é a de observar os comportamentos e a dinâmica dos jogos realizados pela criança.

 

Cunha fala sobre ter um papel que é passivo e, também, ativo:

 

"Em parte, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, porque funciona como observador, mas também é ativo, na medida em que sua atitude é atenta na compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado, assim como na ação de efetuar perguntas para esclarecer dúvidas sobre a brincadeira."

 

Assertiva Falsa.


b)  os conflitos identificados por meio do jogo simbólico devem ser interpretados de imediato, para romper as defesas que impedem a criança de se expressar livremente.

 

Segundo Cunha:

 

"Na entrevista lúdica, Aberastury (1978) considera também conveniente não interpretar, já que ainda não temos como saber se a criança será tratada ou não e, em caso de encaminhamento, qual a técnica mais adequada para aplicar. 

 

Então, é muito delicado arriscar uma interpretação, porque podem se romper as defesas, cuja fragilidade ou rigidez ainda não conhecemos, e, como conseqüência, despertar muita ansiedade e/ou culpa, bem como alimentar
fantasias de que seus impulsos podem atacar ou destruir a relação com o psicólogo, sentimentos estes que ficariam sem resolver, se a decisão for a de não acompanhar psicoterapicamente a criança.

 

Assertiva Falsa.


c)  o terapeuta não deve apresentar nenhuma instrução, para que a criança possa ficar completamente à vontade para explorar o ambiente e o material lúdico disponível.

 

Cunha comenta sobre as instruções da entrevista lúdica:

 

"As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-
la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la."

 

Assertiva Falsa.


d)  o terapeuta deve organizar o jogo simbólico da criança, no sentido de explorar os aspectos relacionados às queixas que motivaram a realização do psicodiagnóstico.

 

O psicólogo pode não participar do jogo. Veja o que Cunha diz:

 

"Dependendo de cada situação, o psicólogo poderá não participar do jogo ou brincadeira, ou poderá desempenhar
um determinado papel, caso seja o desejo da criança (Efron, Fainberg, Kleiner et alii, 1978)."

 

Assertiva Falsa.


e)  o material lúdico deve ser apresentado sem uma ordem aparente, devendo ser adequado para atender crianças de diferentes idades, sexo e interesses.

 

A alternativa está de acordo com o texto de Cunha:

 

"O material lúdico deve ser apresentado sem uma ordem aparente, em caixas e/ou armários, sempre com as tampas ou portas abertas, devendo ser adequado para atender crianças de diferentes idades, sexo e interesses."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E. 

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258) Um psiquiatra encaminhou um de seus pacientes adultos, diagnosticado com um transtorno mental grave e possível quadro de delírio, para a realização de uma avaliação psicológica. Nesse caso, o psicólogo a quem a solicitação foi feita deve, inicialmente,

  • A) entrevistar o paciente e informá-lo a respeito do pedido encaminhado pelo psiquiatra que está acompanhando o seu caso.

  • B) entrevistar os familiares ou responsáveis pelo paciente, porque este foi diagnosticado com um transtorno mental grave.

  • C) realizar um contato direto com o psiquiatra que solicitou a avaliação, para esclarecer os dados que motivaram o encaminhamento.

  • D) entrar em contato com o paciente, para que este decida com quem ele acha mais apropriado que seja estabelecido o primeiro contato.

  • E) entrevistar o psiquiatra que solicitou a avaliação, para levantar com ele as hipóteses que nortearão o processo de avaliação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) realizar um contato direto com o psiquiatra que solicitou a avaliação, para esclarecer os dados que motivaram o encaminhamento.

Gabarito Letra C
 

Um psiquiatra encaminhou um de seus pacientes adultos, diagnosticado com um transtorno mental grave e possível quadro de delírio, para a realização de uma avaliação psicológica. Nesse caso, o psicólogo a quem a solicitação foi feita deve, inicialmente,

  

a)  entrevistar o paciente e informá-lo a respeito do pedido encaminhado pelo psiquiatra que está acompanhando o seu caso.

b)  entrevistar os familiares ou responsáveis pelo paciente, porque este foi diagnosticado com um transtorno mental grave.

c)  realizar um contato direto com o psiquiatra que solicitou a avaliação, para esclarecer os dados que motivaram o encaminhamento.

d)  entrar em contato com o paciente, para que este decida com quem ele acha mais apropriado que seja estabelecido o primeiro contato.

e)  entrevistar o psiquiatra que solicitou a avaliação, para levantar com ele as hipóteses que nortearão o processo de avaliação.

  

Hutz e cols dividem o processo psicodiagnóstico em 8 etapas:

 

“1. Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).

2. Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).

3. Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

4. Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

5. Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

6. Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

7. Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

8. Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação.”

 

Como o paciente foi encaminhado, o primeiro passo é determinar os motivos do encaminhamento,

entrando em contato com o psiquiatra que o fez. Isso é importante porque:

 

“O processo tem início no encaminhamento, que é o que justifica a sua realização. Vários são os profissionais que podem solicitar a avaliação psicológica, como neurologistas, psiquiatras, pedagogos, entre outros. No entanto, muitas vezes o encaminhamento é vago, cabendo ao psicólogo o seu esclarecimento prévio, para então ter certeza de que a indicação é, de fato, para um psicodiagnóstico.”

 

A alternativa que traz corretamente essa resposta é a Letra C, realizar um contato direto com o psiquiatra que solicitou a avaliação, para esclarecer os dados que motivaram o encaminhamento.

 

A alternativa E também diz que o primeiro contato deve ser com quem fez o encaminhamento, entretanto, pede que o psicólogo levante hipóteses junto com o psiquiatra, o que não seria adequado no processo.

 

Nosso gabarito fica, então, Letra C.

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

259) Considere o processo de psicodiagnóstico clínico, assinale a alternativa correta.

  • A) Este procedimento não necessariamente utiliza-se de testes psicológicos, de maneira igual a avaliação psicológica, o psicólogo pode ou não lançar mão desses instrumentos
  • B) O psicodiagnóstico deve ser realizado apenas no início do tratamento, com a finalidade em si de estabelecer um diagnóstico prévio do paciente
  • C) A bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter ao máximo a projeção de si mesmo, incluindo testes padronizados que oferecem maior margem de segurança ao diagnóstico
  • D) O processo de psicodiagnóstico utiliza-se de testes psicológicos para compreender o sujeito à luz dos pressupostos teóricos psicanalíticos

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter ao máximo a projeção de si mesmo, incluindo testes padronizados que oferecem maior margem de segurança ao diagnóstico

 

Considere o processo de psicodiagnóstico clínico, assinale a alternativa correta.


a)  Este procedimento não necessariamente utiliza-se de testes psicológicos, de maneira igual a avaliação psicológica, o psicólogo pode ou não lançar mão desses instrumentos

 

Arzeno considera que o psicodiagnóstico implica a administração de testes. Veja:

 

"Fazer um diagnóstico psicológico não significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico. Este termo implica automaticamente a administração de testes e estes nem sempre são necessários ou convenientes."

 

Assertiva Falsa.


b)  O psicodiagnóstico deve ser realizado apenas no início do tratamento, com a finalidade em si de estabelecer um diagnóstico prévio do paciente

 

O diagnóstico é apenas uma das finalidades citadas por Arzeno. O psicodiagnóstico também pode ter como finalidade a "avaliação do tratamento"; a "investigação" ou funcionar "como meio de comunicação".

 

Assertiva Falsa.


c)  A bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter ao máximo a projeção de si mesmo, incluindo testes padronizados que oferecem maior margem de segurança ao diagnóstico

 

A alternativa está coerente com o texto de Arzeno:

 

"A bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter ao máximo a projeção de si mesmo. Por isso, se pedimos ao paciente que desenhe uma figura humana, sabemos que haverá projeção, mas muito mais se lhe pedirmos que desenhe uma casa ou uma árvore, já que ele não pode controlar totalmente o que projeta. Como disse antes, é importante incluir testes padronizados porque nos dão uma margem de segurança diagnóstica maior."

 

Assertiva Correta.


d)  O processo de psicodiagnóstico utiliza-se de testes psicológicos para compreender o sujeito à luz dos pressupostos teóricos psicanalíticos

 

Nem todo teste psicológico se fundamentará na psicanálise. O Bender, por exemplo, fundamenta-se na Gestalt.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

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260) O psicodiagnóstico ocupa um lugar de destaque entre as opções oferecidas nos serviços de psicologia que propõem um atendimento sistematizado.

 

Entre os seus principais objetivos estão:

  • A)  Desconhecer a dinâmica familiar, sempre.

  • B)  Conhecer, investigar e compreender o paciente.

  • C)  Obrigatória despreocupação com o levantamento da história de vida do sujeito atendido.

  • D)  Não utilização de testes psicológicos ou observação, apenas exclusivamente entrevistas.

  • E)  Não observância da história de vida do paciente e da relação entre os seus comportamentos e as concepções da psicopatologia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)  Conhecer, investigar e compreender o paciente.

 

O psicodiagnóstico ocupa um lugar de destaque entre as opções oferecidas nos serviços de psicologia que propõem um atendimento sistematizado.

 

Entre os seus principais objetivos estão:

 

A questão está baseada no texto de Hatae Mito. Observe:

 
"O psicodiagnóstico ocupa um lugar de destaque entre as opções oferecidas nos serviços de psicologia que propõem um atendimento sistematizado, independentemente do motivo que leva o paciente a procurar a instituição. Em geral, começa -se por uma inscrição efetivada em uma entrevista de triagem, após a qual o paciente aguarda chamada para psicodiagnóstico, como um trajeto obrigatório que dará acesso a algum tipo de terapia, se a avaliação indicar sua necessidade.

Continua a ser realizado em maior número do que as psicoterapias propriamente ditas, se levarmos em conta os encaminhamentos após o psicodiagnóstico, os abandonos e o pouco número de vagas disponíveis para psicoterapia nas instituições de atenção à saúde mental. O psicodiagnóstico é quase sempre conduzido de forma tradicional, isto é, estruturado em etapas previamente estabelecida s para atingir de terminado objetivo.

 

Segundo a concepção psicodinâmica, proposta por Ocampo e Garcia Arzeno, seus objetivos são: conhecer, investigar e compreender o paciente por meio de técnicas de entrevistas, observações dirigidas e aplicação de testes.

 

Há uma preocupação com o levantamento exaustivo da história de vida da criança, a dinâmica familiar, a investigação das relações entre os comportamentos do paciente e as concepções da psicopatologia. Utiliza-se uma seqüência imposta pela necessidade de avaliar melhor os pontos obscuros para confirmar ou rejeitar hipóteses acerca do paciente: dinâmica psicopatológica, deficiência intelectual, problema neurológico, psicomotor etc."

 

a)  Desconhecer a dinâmica familiar, sempre.

 

De acordo com a citação, a dinâmica familiar é importante para o psicodiagnóstico.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Conhecer, investigar e compreender o paciente.

 

Conforme vimos acima, essa é a alternativa Correta.

 

c)  Obrigatória despreocupação com o levantamento da história de vida do sujeito atendido.

 

O levantamento da história de vida é fundamental para o psicodiagnóstico.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Não utilização de testes psicológicos ou observação, apenas exclusivamente entrevistas.

 

A autora fala sobre usar testes e observação.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Não observância da história de vida do paciente e da relação entre os seus comportamentos e as concepções da psicopatologia.

 

Essa afirmativa não está entre os objetivos do psicodiagnóstico.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

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