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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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261) Em relação à etapa devolutiva de um processo psicodiagnóstico, é importante destacar que

  • A) somente o solicitante do psicodiagnóstico, seja ele quem for, terá acesso a todos os dados levantados sobre a pessoa avaliada durante o processo de avaliação.

  • B) uma devolução voltada ao ambiente escolar precisa contemplar, necessariamente, todos os dados sobre o histórico de vida da família e da criança avaliada.

  • C) nem todas as informações resultantes do psicodiagnóstico devem ser comunicadas a todas as pessoas contempladas com a devolução dos dados do processo.

  • D) no caso de crianças, adolescentes ou adultos dependentes, as impressões diagnósticas e a proposta para intervenção só precisam ser apresentadas aos responsáveis.

  • E) as indicações terapêuticas e encaminhamentos feitos pelo profissional que realizou o psicodiagnóstico devem se limitar à área de atuação psicológica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) nem todas as informações resultantes do psicodiagnóstico devem ser comunicadas a todas as pessoas contempladas com a devolução dos dados do processo.

 

Em relação à etapa devolutiva de um processo psicodiagnóstico, é importante destacar que

 

a)  somente o solicitante do psicodiagnóstico, seja ele quem for, terá acesso a todos os dados levantados sobre a pessoa avaliada durante o processo de avaliação.

 

A devolução pode contemplar outras pessoas, além da solicitante.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  uma devolução voltada ao ambiente escolar precisa contemplar, necessariamente, todos os dados sobre o histórico de vida da família e da criança avaliada.

 

Conforme Hutz et al.:

 

"Uma devolução voltada a um membro da comunidade escolar, por exemplo, não precisa envolver conteúdos detalhados sobre a história dos pais ou da criança, mas deve conter dados gerais sobre sua situação de vida, focando em conteúdos sobre o estado emocional atual do avaliando, bem como em suas habilidades desenvolvidas e potenciais, estritamente relacionadas à vida escolar."

 

Assertiva Falsa.

 

c)  nem todas as informações resultantes do psicodiagnóstico devem ser comunicadas a todas as pessoas contempladas com a devolução dos dados do processo.

 

A alternativa está de acordo com Hutz et al.:

  

"Cada contexto diferente de devolução exigirá uma abordagem diferenciada do material em questão, devendo ser expostos apenas os conteúdos específicos relacionados àquela determinada situação, sempre visando o benefício do avaliando.

 

Acredito ser essencial que o profissional tenha em mente que a história de vida do avaliando diz respeito somente a ele e não deve ser exposta sem uma clara necessidade e benefício próprio. Cabe salientar que nem todas as informações resultantes do psicodiagnóstico – como dados da história pregressa e atual, revelações, conteúdos diagnósticos, entre outros – devem ser comunicadas a todas as pessoas contempladas com a devolução."

 

Assertiva Correta.

 

d)  no caso de crianças, adolescentes ou adultos dependentes, as impressões diagnósticas e a proposta para intervenção só precisam ser apresentadas aos responsáveis.

 

É preciso apresentar também aos dependentes. Autores divergem apenas sobre a ordem das apresentações. De acordo com Hutz et al.:

 

"Para alguns autores, em caso de criança, adolescente ou adulto dependente, as impressões diagnósticas, bem como as indicações para diminuir o sofrimento do avaliando e de sua família, devem ser discutidas em primeiro lugar com o avaliando, por meio de uma linguagem simples e direta, posteriormente com os seus responsáveis, e, por fim, com os demais demandantes. Em cada contexto, deve ser abordado somente aquilo que for útil ao avaliando (Copolillo, 1990).

 

Para outros autores, no caso de avaliando criança, primeiro deve-se realizar um momento de devolução das informações do psicodiagnóstico com os responsáveis, para, somente após, realizá-lo com a criança"

 

Assertiva Falsa.

 

e)  as indicações terapêuticas e encaminhamentos feitos pelo profissional que realizou o psicodiagnóstico devem se limitar à área de atuação psicológica.

 

O Psicólogo pode encaminhar o paciente para outros profissionais.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

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262) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

(    ) Diagnóstico psicológico pode ser definido como um processo que tem o objetivo de identificar as características do funcionamento psíquico, com foco na existência ou não de uma psicopatologia.

 

(    ) Quando o médico neurologista ou psiquiatra solicita, por escrito, a aplicação de um teste específico ao psicólogo, este deve realizar uma avaliação psicológica delimitada ao teste solicitado pelo profissional da medicina.

 

(    ) No momento de escrever o laudo, o psicólogo deve citar, detalhadamente, os dados quantitativos apresentados em cada teste utilizado, evitando realizar uma análise qualitativa dos dados ou citar fundamentação teórica da psicologia nesse documento.

 

  • A) V – F – F.

  • B) F – F – F.

  • C) V – F – V.

  • D) F – V – F.

  • E) V – V – F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) V – F – F.

Gabarito Letra A


(V) Diagnóstico psicológico pode ser definido como um processo que tem o objetivo de identificar as características do funcionamento psíquico, com foco na existência ou não de uma psicopatologia.

 Verdadeiro! Veja um trecho de Cunha, em psicodiagnóstico V:

“Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.”

 

(F) Quando o médico neurologista ou psiquiatra solicita, por escrito, a aplicação de um teste específico ao psicólogo, este deve realizar uma avaliação psicológica delimitada ao teste solicitado pelo profissional da medicina.

Falso!  Médicos ou outros profissionais podem solicitar um psicodiagnóstico. O psicólogo elaborará o processo de acordo com suas hipóteses iniciais e as características do caso, sendo a escolha dos instrumentos responsabilidade dele e não de quem fez o encaminhamento.

 

(F) No momento de escrever o laudo, o psicólogo deve citar, detalhadamente, os dados quantitativos apresentados em cada teste utilizado, evitando realizar uma análise qualitativa dos dados ou citar fundamentação teórica da psicologia nesse documento.

Falso! Tudo ao contrário nessa alternativa. O psicólogo não deve apresentar todos os dados obtidos em cada teste, e deve sim realizar uma análise dos dados como um todo, com fundamentação teórica adequada.

 

Dessa forma, a sequência correta é VFF

Gabarito Letra A.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

263) Sobre as especificidades do psicodiagnóstico com pacientes psicóticos, assinale a alternativa correta.

  • A) Por se tratar de um sujeito que pode ter capacidade de percepção e julgamento da realidade alterada, sugere-se que ao menos um familiar participe do processo, sem a necessidade de participação e de obtenção de informações do próprio paciente.

  • B) Segundo Freud, possuem estruturas psicóticas: a paranoia, a histeria, a esquizofrenia, a melancolia e a mania.

  • C) Dificuldades motoras são incomuns e dificilmente ocorrem em pacientes psicóticos.

  • D) Demência e psicose são psicodiagnósticos equivalentes, pois há consenso de que ambas são resultantes de uma degeneração neuronal.

  • E) Os testes projetivos de embasamento psicodinâmico podem contribuir para a compreensão do funcionamento dos pacientes psicóticos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Os testes projetivos de embasamento psicodinâmico podem contribuir para a compreensão do funcionamento dos pacientes psicóticos.

Gabarito Letra E

 

Sobre as especificidades do psicodiagnóstico com pacientes psicóticos, assinale a alternativa correta.

 

a)  Por se tratar de um sujeito que pode ter capacidade de percepção e julgamento da realidade alterada, sugere-se que ao menos um familiar participe do processo, sem a necessidade de participação e de obtenção de informações do próprio paciente.

Errado. A primeira parte da afirmação está correta, mas deve-se sempre obter informações do próprio paciente, escutando-o de forma atenta.

 

b)  Segundo Freud, possuem estruturas psicóticas: a paranoia, a histeria, a esquizofrenia, a melancolia e a mania.

Errado. A histeria faz parte da estrutura neurótica.

 

c)  Dificuldades motoras são incomuns e dificilmente ocorrem em pacientes psicóticos.

Errado. Dificuldades motoras são, na verdade, comuns em pacientes psicóticos, inerentes a própria psicose e também como efeito colateral das medicações.

 

d)  Demência e psicose são psicodiagnósticos equivalentes, pois há consenso de que ambas são resultantes de uma degeneração neuronal.

Errado.

 

e)  Os testes projetivos de embasamento psicodinâmico podem contribuir para a compreensão do funcionamento dos pacientes psicóticos.

Certo! Veja o que diz Hutz, sobre os testes projetivos no psicodiagnóstico de pacientes psicóticos:

“Embora haja poucos estudos publicados com testes projetivos pela própria complexidade da técnica, eles são fundamentais na prática clínica. Embasados na teoria psicodinâmica da personalidade, fornecem dados qualitativos que ajudam a compreender o funcionamento individual. Por utilizarem uma metodologia indireta baseada na projeção e estímulos pouco estruturados, o paciente não tem controle sobre o que está sendo investigado e responde livremente aos estímulos, revelando, de forma menos defensiva, os aspectos inconscientes da personalidade. Com pacientes psicóticos, é importante ficar atento a possíveis interferências de dificuldades motoras ou perceptivas, que devem ser consideradas na análise dos resultados.”

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra E

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

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264) Analise as seguintes assertivas sobre o contrato de trabalho do processo psicodiagnóstico:

 

I. O psicólogo compromete-se a realizar um exame, durante certo número de sessões, cada uma com duração prevista, em horário predeterminado, definindo com o paciente ou responsável os tipos de informes necessários e quem terá acesso aos dados do exame.

 

II. O paciente compromete-se a comparecer nas horas apraza*das, nos dias previstos e implicitamente a colaborar para que o plano de avaliação seja realizado sem problemas.

 

III. O contrato de trabalho deve envolver certo grau de inflexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações, seja por novas hipóteses precisarem ser investigadas, seja por ficar obstaculizado por defesas do próprio paciente.

 

Quais estão corretas?

  • A) Apenas I.

  • B) Apenas II.

  • C) Apenas III.

  • D) Apenas I e II.

  • E) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas I e II.

Gabarito Letra B

Certo! Essa é a parte do contrato de trabalho que trata das responsabilidades do psicólogo. Essa alternativa foi retirada do livro “Psicodiagnóstico V”,de Jurema Alcides Cunha.

 

II. O paciente compromete-se a comparecer nas horas aprazadas, nos dias previstos e implicitamente a colaborar para que o plano de avaliação seja realizado sem problemas.

 Certo! Também tirado na literalidade do livro da Jurema.

 

III. O contrato de trabalho deve envolver certo grau de inflexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações, seja por novas hipóteses precisarem ser investigadas, seja por ficar obstaculizado por defesas do próprio paciente.

Errado. O contrato de trabalho deve envolver certo grau de flexibilidade, não de inflexibilidade.

 

Dessa forma, estão corretas apenas I e II.

Gabarito Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

265) Estratégias de avaliação psicológica, como expressão cada vez mais utilizada na literatura específica, aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação, sendo uma expressão com uma abrangência semântica muito ampla e flexível, ainda que possa ser usada de maneira muito específica. Em uma perspectiva clínica, essa avaliação é comumente chamada de psicodiagnóstico, buscando avaliar o funcionamento psicológico com foco na existência ou não de patologia. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo sobre os passos de uma avaliação psicodiagnóstica:


I. O processo psicodiagnóstico é um processo científico, que parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses as quais serão confirmadas ou não através dos demais passos do processo.


II. O momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho com o paciente é variável, pois tanto depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, como da experiência do psicólogo.


III. Faz-se necessário que seja estabelecido um plano de avaliação, no qual serão selecionados e administrados testes e técnicas, de acordo com as particularidades da situação da interação com o examinando e o manejo clínico, para que possa ser feito o levantamento, análise, interpretação e integração dos dados.


IV. O diagnóstico, prognóstico e a devolução dos resultados poderão ser realizados ao longo do tratamento psicológico, sem a necessidade de dar continuidade com o restante da avaliação, com o intuito de preservar a relação terapeuta/paciente.


Quais estão corretas?

  • A) Apenas I e II.
  • B) Apenas III e IV.
  • C) Apenas I, II e III.
  • D) Apenas II, III e IV.
  • E) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e III.

Gabarito Letra C

 

I. O processo psicodiagnóstico é um processo científico, que parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses as quais serão confirmadas ou não através dos demais passos do processo.

Certo! Essa afirmativa foi retirada na íntegra do livro Psicodiagnóstico V, de Jurema Alcides Cunha.


II. O momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho com o paciente é variável, pois tanto depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, como da experiência do psicólogo.

Certo! Também podemos encontrar essa informação, com as mesmas palavras, no livro de Cunha.


III. Faz-se necessário que seja estabelecido um plano de avaliação, no qual serão selecionados e administrados testes e técnicas, de acordo com as particularidades da situação da interação com o examinando e o manejo clínico, para que possa ser feito o levantamento, análise, interpretação e integração dos dados.

Certo! O plano de avaliação é montado a partir das hipóteses iniciais, levando-se em conta as particularidades do examinando. Nele, não só são determinados quais instrumentos serão utilizados, mas também como e quando serão utilizados.


IV. O diagnóstico, prognóstico e a devolução dos resultados poderão ser realizados ao longo do tratamento psicológico, sem a necessidade de dar continuidade com o restante da avaliação, com o intuito de preservar a relação terapeuta/paciente.

Errado! O tratamento psicológico e o psicodiagnóstico são processos distintos, muitas vezes realizados por profissionais diferentes. O intuito do psicodiagnóstico é obter dados confiáveis, e por isso deve seguir o planejamento inicial, e não atropelar etapas com intuito de preservar a relação com o paciente.

 

Dessa forma, estão corretas apenas I, II e III.

Gabarito Letra C.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

 
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266) Segundo Cunha, no Livro Psicodiagnóstico V, sobre Fundamentos do Psicodiagnóstico, é incorreto afirmar que

 

I. psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, abrangendo todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa identificar exclusivamente as fraquezas do funcionamento psicológico, com foco na existência de patologia.

 

II. é um processo com um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas.

 

III. psicodiagnóstico é considerado um processo científico porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou refutadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos.

 

IV. um psicodiagnóstico pode ter um objetivo preventivo, quando tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênica.

  • A) Apenas I está correta.

  • B) Apenas I, II e III estão corretas.

  • C) Apenas II, III e IV estão corretas

  • D) Todas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas II, III e IV estão corretas

Gabarito Letra C

 

Segundo Cunha, no Livro Psicodiagnóstico V, sobre Fundamentos do Psicodiagnóstico, é incorreto afirmar que

 

I. psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, abrangendo todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa identificar exclusivamente as fraquezas do funcionamento psicológico, com foco na existência de patologia.

Errado. Se é feita apenas com propósitos clínicos, não abrange todos os modelos de avaliação.

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999).”

 

II. é um processo com um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas.

Certo!

“O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e “determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor”

 

III. psicodiagnóstico é considerado um processo científico porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou refutadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos.

 Certo!

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).”

 

IV. um psicodiagnóstico pode ter um objetivo preventivo, quando tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênica.

Certo! Outros objetivos do psicodiagnóstico, de acordo com a autora, são: a classificação simples, a descrição, a classificação nosológica, o diagnóstico diferencial, a avaliação compreensiva, o entendimento dinâmico, o prognóstico e a perícia forense.

 

A questão está confusa, porque no cabeçalho pergunta o que é incorreto afirmar, quando na verdade as alternativas trazem quais são afirmativas corretas. O ideal aqui é ignorar o cabeçalho e resolver a questão como tradicionalmente as questões desse estilo funcionam.

 

Aqui, temos que apenas II, III e IV estão corretas.

Gabarito Letra C.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

267) Na literatura pode-se encontrar diversos teóricos que escreveram sobre o processo do psicodiagnóstico. Baseados nesses autores, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. O psicodiagnóstico é diferente do diagnóstico psicológico, pois todo psicodiagnóstico pressupõe a utilização de testes, enquanto que no diagnóstico psicológico esses instrumentos nem sempre são necessários ou pertinentes.

 

II. O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro.

 

III. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou a abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.

 

IV. O processo do psicodiagnóstico estabelece um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo que define os instrumentos necessários a serem utilizados, baseado nas hipóteses formuladas inicialmente.

  • A) Apenas I e II estão corretas.

  • B) Apenas I, II e III estão corretas.

  • C) Apenas III e IV estão corretas.

  • D) Todas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.

Gabarito Letra D

 

Na literatura pode-se encontrar diversos teóricos que escreveram sobre o processo do psicodiagnóstico. Baseados nesses autores, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. O psicodiagnóstico é diferente do diagnóstico psicológico, pois todo psicodiagnóstico pressupõe a utilização de testes, enquanto que no diagnóstico psicológico esses instrumentos nem sempre são necessários ou pertinentes.

Certo! Quem disse isso foi Maria Esther Garcia Arzeno, no livro “Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições”:

“Fazer um diagnóstico psicológico não significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico. Este termo implica automaticamente a administração de testes e estes nem sempre são necessários ou convenientes.”

 

II. O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro.

 Certo! Essa afirmativa é referente a Ocampo, no livro “O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas”.

 

III. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou a abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.

 Certo! Também presente em “Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições.”

“Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado permite-nos estimar o prognóstico do caso e a estratégia mais adequada para ajudar o consultante: entrevistas de esclarecimento, de apoio, terapia breve, psicanálise, terapia de grupo, familiar ou vincular, sistêmica ou estrutural; análise transacional, gestáltica, etc. Assim, por exemplo, um paciente trabalhará muito bem na psicanálise se aceitar a sua responsabilidade no conflito, se mostrar colaboração para fazer associações, contar lembranças, entrar em sua vida particular, em seu passado. Diante da tarefa do Desenho Livre, aceita com prazer e responde com um bom nivel de simbolização e riqueza em suas associações.”

 

IV. O processo do psicodiagnóstico estabelece um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo que define os instrumentos necessários a serem utilizados, baseado nas hipóteses formuladas inicialmente.

Certo! Veja um trecho que diz algo semelhante, do livro Psicodiagnóstico V, de Jurema Alcides Cunha:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes  quanto a requisitos metodológicos.”

 

Dessa forma, todas estão corretas.

Gabarito Letra D.

 

Referência

ARZENO, María Esther García. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995.

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

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268) Sobre o Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

 

II. Os contextos sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.

 

III. Esse processo é bi-pessoal (psicólogo e examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

 

IV. Essa investigação se configura como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, a partir dos quais são propostas soluções.

 

V. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

 

  • A) Apenas I, II e III estão corretas.

  • B) Apenas I, II e IV estão corretas.

  • C) Apenas III e IV estão corretas.

  • D) Apenas III, IV e V estão corretas.

  • E) Todas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todas estão corretas.

Gabarito Letra E

 

I. O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

 Certo! Esses são alguns dos objetivos do psicodiagnóstico para Trinca (1984):

“c) Como um leque de finalidades práticas. Tomado em sua acepção compreensiva, o diagnóstico tem-se mostrado um recurso útil para:

— a avaliação global da personalidade;

— a determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios;

— a orientação psicológica ao paciente, aos pais e responsáveis, à escola etc.;

— o fornecimento de subsídios a demais profissionais;

— indicações e encaminhamentos terapêuticos;

— a definição do tipo de intervenção psicoterapêutica;

— a determinação dos objetivos, áreas relevantes e intensidade da intervenção psicoterapêutica (planejamento psicoterapêutico);

— o prognóstico do caso;

— o prognóstico da evolução terapêutica;

— a pesquisa psicológica etc.”

 

II. Os contextos sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.

 Certo! Informação retirada de Arzeno (1995)

 

III. Esse processo é bi-pessoal (psicólogo e examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

 Certo! Conceito bom de guardar.

 

IV. Essa investigação se configura como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, a partir dos quais são propostas soluções.

 Certo! Definição de psicodiagnóstico para Jurema Alcides Cunha.

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso”

 

V. O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

Certo! Também retirado de Jurema Alcides Cunha.

“O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e “determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor””

 

Dessa forma Todas estão corretas. E são conceitos relevantes sobre o assunto, que devem ser memorizados.

Gabarito Letra E.

 

Referência

ARZENO, María Esther García. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995.

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.

269) Sobre Psicodiagnóstico Compreensivo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Busca encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo da personalidade, entrar empaticamente em contato emocional com alguém e conhecer os motivos profundos da vida emocional da pessoa.

 

II. Sobre o aspecto interventivo, pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clinico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos relevantes ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico.

 

III. No tipo compreensivo, o trabalho do psicólogo tem como principal foco a compreensão do paciente e a dinâmica familiar. A investigação da estrutura familiar e do significado do sintoma dentro desse contexto.

 

IV. Nesse psicodiagnóstico o Ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport. Pode-se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.

 

V. Nesse modelo o psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho.

 

  • A) Apenas I e II estão corretas.

  • B) Apenas I, II e III estão corretas.

  • C) Apenas I, II e IV estão corretas.

  • D) Apenas III, IV e V estão corretas.

  • E) Todas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e IV estão corretas.

Gabarito Letra C

 

Sobre Psicodiagnóstico Compreensivo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Busca encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo da personalidade, entrar empaticamente em contato emocional com alguém e conhecer os motivos profundos da vida emocional da pessoa.

Verdadeiro! Veja o que diz Trinca sobre o psicodiagnóstico compreensivo:

“Processo compreensivo. A idéia de um processo de tipo compreensivo decorreu da necessidade de um a designação bastante abrangente, que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na realização de estudos de casos, tal como a encontramos hoje em nosso meio. O termo deriva de compraehendere que, em latim, significa abraçar, tom ar e apreender o conjunto. Designa, presentem ente, no diagnóstico psicológico, um a série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tom ar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, tam­bém, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.”

 

II. Sobre o aspecto interventivo, pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clinico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos relevantes ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico.

Verdadeiro! Encontramos essa informação em Affonso (2012), citando Paulo (2004):

“Finalmente, pensando no aspecto interventivo do psicodiagnóstico, pode -se dizer que este pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos emergentes, relevantes e/ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico e que, ao mesmo tempo, e por isso, permite uma intervenção eficaz (Paulo, 2004)”

 

III. No tipo compreensivo, o trabalho do psicólogo tem como principal foco a compreensão do paciente e a dinâmica familiar. A investigação da estrutura familiar e do significado do sintoma dentro desse contexto.

Errado. Essa é a entrevista familiar diagnóstica.

 

IV. Nesse psicodiagnóstico o Ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport. Pode-se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.

Certo! Ainda em Affonso:

“Dentro do psicodiagnóstico compreensivo, o ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport (para o que também é indicado), pode -se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.”

 

V. Nesse modelo o psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho.

Errado. Isso acontece no modelo fenomenológico.

 

Dessa forma, Apenas I, II e IV estão corretas.

 

Referência

AFFONSO, Rosa Maria Lopes. Ludodiagnóstico: investigação clínica através do brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2014.

TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.

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270) O processo psicodiagnóstico segundo Cunha é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses, assim sobre o processo psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar que:

  • A) O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de teste que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.

  • B) A duração de um psicodiagnóstico constitui desde o início o tempo exato em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.

  • C) Há casos em que o plano de avaliação é estabelecido previamente quando há dados que permitam formulá-lo. Mais frequentemente, só é estabelecido após a entrevista com o sujeito e/ou com o responsável, quando, então, se dá início ao processo de avaliação.

  • D) Bateria de testes é a expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos, que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A duração de um psicodiagnóstico constitui desde o início o tempo exato em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.

 

O processo psicodiagnóstico segundo Cunha é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses, assim sobre o processo psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar que:

 

a)  O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de teste que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.

 

Essa alternativa traz uma citação literal do texto de Cunha.

 

Assertiva Correta.

 

b)  A duração de um psicodiagnóstico constitui desde o início o tempo exato em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.

 

De acordo com Cunha, a duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa de tempo. Veja:

 

"A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subseqüentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes."

 

Essa é, portanto, a alternativa incorreta.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Há casos em que o plano de avaliação é estabelecido previamente quando há dados que permitam formulá-lo. Mais frequentemente, só é estabelecido após a entrevista com o sujeito e/ou com o responsável, quando, então, se dá início ao processo de avaliação.

 

Essa alternativa está de acordo com o texto literal de Cunha.

 

Assertiva Correta.

 

d)  Bateria de testes é a expressão utilizada para designar um conjunto de testes ou de técnicas, que podem variar entre dois e cinco ou mais instrumentos, que são incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação.

 

Outra alternativa que reproduz o texto de Cunha.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa falsa é, portanto, a Letra B.

 
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