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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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271) Segundo Cunha (2007) podemos caracterizar o processo psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou informadas através de passos pré determinados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Assim nos embasando naquilo que Cunha coloca como a forma em que o diagnóstico pelo psicólogo pode ser realizado, analise as questões abaixo e identifique Verdadeiro (V) ou Falso (F). A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

( ) Pelo psicólogo, pelo psiquiatra (e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista), com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado o modelo médico apenas, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico.

 

( ) Pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional.

 

( ) Por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize um único modelo, não podendo cada profissional se embasar no seu próprio modelo em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.)

 

  • A) V - V - V.

  • B) F - V - F.

  • C) V - F - V.

  • D) V - V - F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) V - V - F.

 

A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 

( ) Pelo psicólogo, pelo psiquiatra (e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista), com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado o modelo médico apenas, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico.

 

Essa afirmativa está de acordo com Cunha:

 

"O diagnóstico psicológico pode ser realizado:


a) pelo psicólogo, pelo psiquiatra (e, eventualmente, pelo neurologista ou psicanalista), com vários objetivos (exceto o de classificação simples), desde que seja utilizado o modelo médico apenas, no exame de funções, identificação de patologias, sem uso de testes e técnicas privativas do psicólogo clínico;"

 

Assertiva Correta.

 

( ) Pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional.

 

Afirmativa também de acordo com Cunha:

 

"O diagnóstico psicológico pode ser realizado:

(...)

b) pelo psicólogo clínico exclusivamente, para a consecução de qualquer ou vários dos objetivos, quando é utilizado o modelo psicológico (psicodiagnóstico), incluindo técnicas e testes privativos desse profissional;" 

  

( ) Por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize um único modelo, não podendo cada profissional se embasar no seu próprio modelo em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.)

 

A afirmativa distorce o seguinte texto de Cunha:

 

"O diagnóstico psicológico pode ser realizado:

(...)

c) por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), para a consecução dos objetivos citados e, eventualmente, de outros, desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social, etc.)."

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a sequência ficou V V F. Encontramos a resposta na Letra D. 

 

a)  V - V - V.

b)  F - V - F.

c)  V - F - V.

d)  V - V - F.

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272) Quando o objetivo de uma avaliação psicológica clínica é um diagnóstico diferencial, são investigadas as

  • A) condições de prognóstico provável do caso, para que se possam fornecer subsídios para questões relacionadas com “insanidade”.
  • B) regularidades ou consistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas e condutas de natureza profilática.
  • C) funções do ego e funcionamento da personalidade, recursos disponíveis para alcance de insights produtivos.
  • D) características de nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados de base teórica.
  • E) irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

 

Quando o objetivo de uma avaliação psicológica clínica é um diagnóstico diferencial, são investigadas as


a)  condições de prognóstico provável do caso, para que se possam fornecer subsídios para questões relacionadas com “insanidade”.

 

De acordo com o livro de Alcides Cunha, essa alternativa fez uma mistura entre o "Prognóstico" (determina curso provável do caso) e a "Perícia Forense" (fornece subsídios para questões relacionadas com a insanidade).

 

Assertiva Falsa.


b)  regularidades ou consistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas e condutas de natureza profilática.

 

Segundo Cunha, o "Diagnóstico Diferencial" investiga irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático.

 

Assertiva Falsa.


c)  funções do ego e funcionamento da personalidade, recursos disponíveis para alcance de insights produtivos.

 

É a "Avaliação Compreensiva" que examina as funções do ego.

 

Assertiva Falsa.


d)  características de nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados de base teórica.

 

Essa alternativa está falando sobre o "Entendimento Dinâmico".

 

Assertiva Falsa.


e)  irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com o que Cunha fala sobre "Diagnóstico Diferencial".

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E. 

273) O referencial psicanalítico trouxe ao procedimento do psicodiagnóstico as seguintes particularidades:

  • A) uma prática clínica com objetivos, tempo e papéis semelhantes aos do processo analítico.

  • B) uma perspectiva que não trabalha com a obtenção de compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), e que exclui elementos constitutivos, patológicos e adaptativos.

  • C) uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica, a relação transferencial /contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

  • D) limitação aos aspectos presentes, para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.

  • E) aplicação de testes e técnicas projetivas, e elaboração do laudo (quando solicitado), como principais instrumentos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica, a relação transferencial /contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

Gabarito Letra C

 

O referencial psicanalítico trouxe ao procedimento do psicodiagnóstico as seguintes particularidades:

 

a)  uma prática clínica com objetivos, tempo e papéis semelhantes aos do processo analítico.

Errado. Os objetivos, o tempo e os papéis do psicodiagnóstico são bem definidos e diferentes aos do processo analítico.

 

b)  uma perspectiva que não trabalha com a obtenção de compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), e que exclui elementos constitutivos, patológicos e adaptativos.

Errado. O objetivo do psicodiagnóstico é essa obtenção de compreensão profunda.

 

c)  uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica, a relação transferencial /contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

Certo!

 

d)  limitação aos aspectos presentes, para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.

Errado. O psicodiagnóstico trabalha com presente e futuro.

 

e)  aplicação de testes e técnicas projetivas, e elaboração do laudo (quando solicitado), como principais instrumentos.

Errado. Na verdade, incompleto. Faltam aqui a entrevista clínica e a entrevista devolutiva.

 

Veja:

“Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003) sistematizaram o procedimento do psicodiagnóstico dentro do referencial psicanalítico, desenvolvendo uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica (em vez da tradicional anamnese descritiva), a relação transferencial/contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

Para essas autoras, o psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual) e futuros (prognóstico), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento. Utiliza, como principais instrumentos, a entrevista clínica, a aplicação de testes e técnicas projetivas, a entrevista devolutiva e a elaboração do laudo (quando solicitado). Como em todo procedimento clínico, tem um cuidado especial com o enquadre: no início do processo, definem-se o objetivo; os papéis de cada um (psicólogo, paciente, pais e/ou família); a duração (em média quatro ou cinco sessões, que podem ser ampliadas ou reduzidas, de acordo com a necessidade); local, horário e tempo das entrevistas; honorários e forma de pagamento.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Araújo, Maria de Fátima. (2007). Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: teoria e prática9(2), 126-141. 

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274) O psicodiagnóstico fenomenológico introduz algumas mudanças significativas no modelo compreensivo, entre as quais:

  • A) propõe que a devolução seja feita ao final e não durante o processo.

  • B) minimiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo.

  • C) compreende a relação paciente-psicólogo em termos de hierarquia e divisão de tarefas.

  • D) o cliente é um parceiro passivo, pouco envolvido no trabalho de compreensão e eventual encaminhamento posterior.

  • E) considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

Gabarito Letra E

 

O psicodiagnóstico fenomenológico introduz algumas mudanças significativas no modelo compreensivo, entre as quais:

 

a)  propõe que a devolução seja feita ao final e não durante o processo.

Errado. Pelo contrário, a proposta é que a devolução seja feita durante o processo e não apenas ao final, como é feito tradicionalmente.

 

b)  minimiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo.

Errado. Mais uma vez, pelo contrário, ele enfatiza esse sentido.

 

c)  compreende a relação paciente-psicólogo em termos de hierarquia e divisão de tarefas.

Errado. Ele redefine essa relação.

 

d)  o cliente é um parceiro passivo, pouco envolvido no trabalho de compreensão e eventual encaminhamento posterior.

Errado. O cliente tem um papel ativo nesse processo.

 

e)  considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares.

Certo!

 

Veja:

“O psicodiagnóstico fenomenológico (ANCONA-LOPEZ, 1995; CUPERTINO, 1995; YEHIA, 1995) introduz algumas mudanças significativas no modelo proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se quatro características principais: 1. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares; 2. propõe que a devolução seja feita durante o processo e não ao final; 3. enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo; e 4. redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas.

No modelo fenomenológico, o cliente é um parceiro ativo e envolvido no trabalho de compreensão e eventual encaminhamento posterior. O psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho. Psicólogo e paciente se envolvem, a partir de pontos de vista diferentes, mas igualmente importantes, na tarefa de construir os sentidos da existência de um deles – o cliente (YEHIA, 1995).”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

Araújo, Maria de Fátima. (2007). Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: teoria e prática9(2), 126-141. 

275) Em relação ao Psicodiagnóstico:

 

I. Seu principal objetivo é compreender a queixa e desconsiderar possíveis distúrbios que o cliente apresenta;

 

II. No primeiro momento ocorre à entrevista de anamnese que consiste no detalhamento sobre a história de vida do paciente;

 

III. A partir da entrevista de anamnese se pode selecionar testes em função da queixa apresentada.

 

Dos itens acima:

  • A) Apenas os itens I e II estão corretos.

  • B) Apenas os itens I e III estão corretos.

  • C) Apenas os itens II e III estão corretos.

  • D) Todos os itens estão corretos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas os itens II e III estão corretos.

 

Em relação ao Psicodiagnóstico:

 

Essa questão está baseada no seguinte texto de Ramenay:

 

"Psicodiagnóstico é o processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o cliente apresenta para que o terapeuta consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas.

 

No primeiro momento ocorre a entrevista de anamnese que consiste no detalhamento sobre a história de vida do paciente, para, a partir daí, selecionar testes em função da queixa apresentada. Os tipos de testagem utilizadas nesse processo são, dentre outras: Psicométrica, Projetiva e Observação Clínica."

 

Perceba que a única afirmativa abaixo que não está de acordo com o texto citado é a primeira: 

 

I. Seu principal objetivo é compreender a queixa e desconsiderar possíveis distúrbios que o cliente apresenta;

 

II. No primeiro momento ocorre à entrevista de anamnese que consiste no detalhamento sobre a história de vida do paciente;

 

III. A partir da entrevista de anamnese se pode selecionar testes em função da queixa apresentada.

 

Com isso, nota-se que as afirmativas II e III estão corretas. Encontramos a resposta na Letra C. 

 

Dos itens acima:

 

a) Apenas os itens I e II estão corretos.

b) Apenas os itens I e III estão corretos.

c) Apenas os itens II e III estão corretos.

d) Todos os itens estão corretos.

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276) Sobre o Psicodiagnóstico, complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

 

“Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional deve saber             com cuidado a demanda trazida pelo paciente ou pela                 de encaminhamento para, a partir disso, realizar considerações                sobre o pedido e, quando essas forem                 , tecer os objetivos de sua realização.

 

Essa tarefa não é nada simples, uma vez que necessariamente envolve um conjunto de habilidades e                 do psicólogo.”

  • A) Avaliar; família; técnicas; pertinentes; conhecimentos.

  • B) Analisar; fonte; técnicas, pertinentes; competências.

  • C) Avaliar; fonte; éticas; favoráveis; competências.

  • D) Analisar; família; éticas; favoráveis; técnicas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Avaliar; fonte; éticas; favoráveis; competências.

 

Sobre o Psicodiagnóstico, complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

 

“Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional deve saber             com cuidado a demanda trazida pelo paciente ou pela                 de encaminhamento para, a partir disso, realizar considerações                sobre o pedido e, quando essas forem                 , tecer os objetivos de sua realização.

 

Essa tarefa não é nada simples, uma vez que necessariamente envolve um conjunto de habilidades e                 do psicólogo.”

 

Essa questão está baseada no seguinte texto de Bandeira, Trentini e Krug:

 

"Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional deve saber avaliar com cuidado a demanda trazida pelo paciente ou pela fonte de encaminhamento para, a partir disso, realizar considerações éticas sobre o pedido e, quando essas forem favoráveis, tecer os objetivos de sua realização.

 

Essa tarefa não é nada simples, uma vez que necessariamente envolve um conjunto de habilidades e competências do psicólogo, inicialmente desenvolvidas no curso de bacharelado em Psicologia, posteriormente aperfeiçoadas em outros níveis de ensino, como cursos de extensão, especializações, mestrados e doutorados, sempre perpassando o cuidado com os aspectos pessoais do próprio psicólogo que pretende desenvolver essa atividade profissional." 

 

Nota-se que as lacunas são preenchidas corretamente pelos termos presentes na Letra C.

 

a) Avaliar; família; técnicas; pertinentes; conhecimentos.

b) Analisar; fonte; técnicas, pertinentes; competências.

c) Avaliar; fonte; éticas; favoráveis; competências.

d) Analisar; família; éticas; favoráveis; técnicas.

277) Para os adeptos do psicodiagnóstico psicodinâmico, na prática do psicodiagnóstico com crianças, após a entrevista inicial, recomenda-se aplicar:

  • A) técnicas de Soler.

     

  • B) técnicas projetivas gráficas. 

  • C) técnicas de terapia familiar. 

  • D) técnicas de projeção egocêntricas. 

  • E) técnicas de psicodinâmica morfológica. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) técnicas projetivas gráficas. 

 

Para os adeptos do psicodiagnóstico psicodinâmico, na prática do psicodiagnóstico com crianças, após a entrevista inicial, recomenda-se aplicar:

 

Segundo Cunha, é recomendável que, numa testagem, primeiro sejam utilizadas as técnicas gráficas, principalmente com crianças. Observe:

 

"Pressupondo a presença de um certo grau de ansiedade no paciente que inicia um processo de testagem, sugerem que as técnicas gráficas sejam utilizadas nesse momento. Sendo breves e familiares para o paciente, concorrem para baixar o nível de ansiedade, embora sejam ricas em conteúdos projetivos. Já, sob o nosso ponto de vista, concordamos que a técnica gráfica pode ser bastante recomendável, como instrumento introdutório, mormente se tratando de crianças."

 

Com base nisso, é possível concluir que a alternativa correta é a Letra B. 

 

a)  técnicas de Soler.

b)  técnicas projetivas gráficas. 

c)  técnicas de terapia familiar. 

d)  técnicas de projeção egocêntricas. 

e)  técnicas de psicodinâmica morfológica.

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278) No que se refere ao processo psicodiagnóstico, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

 

I – Trata-se de um processo científico, que parte de perguntas específicas, cujas respostas se estruturam como hipóteses que serão confirmadas ou não durante as etapas do processo.

 

II – Seus objetivos são previamente definidos pela pessoa avaliada, não podendo ser alterados pelo psicólogo.

 

III – Tem sua duração previamente definida, não podendo, em hipótese alguma, haver prorrogação do tratamento.

 

  • A) Apenas o item I é verdadeiro.

  • B) Apenas o item II é verdadeiro.

  • C) Apenas o item III é verdadeiro.

  • D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

  • E) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Apenas o item I é verdadeiro.

   

No que se refere ao processo psicodiagnóstico, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

 

I – Trata-se de um processo científico, que parte de perguntas específicas, cujas respostas se estruturam como hipóteses que serão confirmadas ou não durante as etapas do processo.

 

Essa afirmativa está de acordo com o texto de Cunha:

 

"O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo."

 

Assertiva Correta.

 

II – Seus objetivos são previamente definidos pela pessoa avaliada, não podendo ser alterados pelo psicólogo.

 

Não é a pessoa avaliada quem define os objetivos do psicodiagnóstico. Veja o texto de Cunha:

 

"Via de regra, somente após um contato com os fatos, o clínico poderá definir com mais precisão as perguntas iniciais e os objetivos do psicodiagnóstico, isto é, após complementar e confrontar os dados do encaminhamento com informações subjetivas e objetivas sobre o caso, estará em condições de estabelecer seu plano de avaliação."

 

Assertiva Falsa.

 

III – Tem sua duração previamente definida, não podendo, em hipótese alguma, haver prorrogação do tratamento.

 

É preciso haver flexibilidade, pois podem surgir novos elementos que necessitam ser avaliados. Veja o texto de Cunha:

 

"Finalmente, o contrato de trabalho deve envolver certo grau de flexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações, seja porque novas hipóteses precisam ser investigadas, seja por ficar obstaculizado por defesas do próprio paciente"

 

Assertiva Falsa.

 

Com isso, nota-se que apenas a afirmativa I está correta. Encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  Apenas o item I é verdadeiro.

b)  Apenas o item II é verdadeiro.

c)  Apenas o item III é verdadeiro.

d)  Apenas os itens I e II são verdadeiros.

e)  Apenas os itens II e III são verdadeiros.

279) Em uma sessão de observação lúdica, uma criança de 3 anos parece mais interessada em investigar os brinquedos, alternando os objetos que manuseia, do que em desenvolver uma brincadeira. Além disso, sua interação com o psicólogo se limita à formulação de algumas perguntas sobre os objetos que ela manipula. Esses comportamentos

  • A) permitem levantar a hipótese de transtorno do espectro autista.

  • B) indicam que a criança se sente insegura no ambiente em que se encontra.

  • C) denotam certa limitação na criatividade e na imaginação da criança.

  • D) refletem condutas compatíveis com a idade cronológica da criança.

  • E) demonstram que a criança já conta com pensamento operatório-concreto.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) refletem condutas compatíveis com a idade cronológica da criança.

 

Em uma sessão de observação lúdica, uma criança de 3 anos parece mais interessada em investigar os brinquedos, alternando os objetos que manuseia, do que em desenvolver uma brincadeira. Além disso, sua interação com o psicólogo se limita à formulação de algumas perguntas sobre os objetos que ela manipula. Esses comportamentos

 

a)  permitem levantar a hipótese de transtorno do espectro autista.

 

O comportamento da criança não apresenta características do Transtorno do Espectro Autista. Observe os critérios diagnósticos, conforme o DSM-V:

 

A. Déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, conforme manifestado pelo que segue, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):


1. Déficits na reciprocidade socioemocional, variando, por exemplo, de abordagem social anormal e dificuldade para estabelecer uma conversa normal a compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto, a dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais.


2. Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal pouco integrada a anormalidade no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais e comunicação não verbal.


3. Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em ajustar o comportamento para se adequar a contextos sociais diversos a dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas ou em fazer amigos, a ausência de interesse por pares.


B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, conforme manifestado por pelo menos dois dos seguintes, atualmente ou por história prévia (os exemplos são apenas ilustrativos, e não exaustivos; ver o texto):


1. Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas).


2. Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível a rotinas ou padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente).


3. Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego a ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).


4. Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento)."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  indicam que a criança se sente insegura no ambiente em que se encontra.

 

Investigar brinquedos e alterná-los não indicam necessariamente que a criança sente-se insegura.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  denotam certa limitação na criatividade e na imaginação da criança.

 

O comportamento exposto pela questão é comum naquela idade. Portanto, não denota limitação na criatividade e na imaginação.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  refletem condutas compatíveis com a idade cronológica da criança.

 

Essa é a alternativa que está mais adequada ao que foi trazido pela questão.

 

Assertiva Correta.

 

e)  demonstram que a criança já conta com pensamento operatório-concreto.

 

O estágio operatório-concreto ocorre entre os 7 e 11 anos, em média. 

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

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280) Um psicólogo de orientação psicodinâmica recebe os pais de uma criança de 10 anos para realização de um psicodiagnóstico solicitado pelo pediatra por suspeita de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nessa primeira entrevista, os pais se mostram muito ansiosos e falam muito. Nessas circunstâncias, é recomendável que o psicólogo

  • A) reserve os minutos finais da sessão para explicar o processo de psicodiagnóstico e o enquadre.

  • B) aponte para os pais como eles ocuparam o tempo da sessão que deveria ter sido dedicado ao filho.

  • C) marque algumas sessões para aliviar a ansiedade dos pais antes de explicar o que é o processo de psicodiagnóstico.

  • D) procure reduzir a ansiedade dos pais assegurando-lhes que, provavelmente, a hipótese do pediatra não se confirmará.

  • E) estenda a duração da sessão até que a ansiedade dos pais atinja um nível que permita a coleta das informações necessárias.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) reserve os minutos finais da sessão para explicar o processo de psicodiagnóstico e o enquadre.

 

Um psicólogo de orientação psicodinâmica recebe os pais de uma criança de 10 anos para realização de um psicodiagnóstico solicitado pelo pediatra por suspeita de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nessa primeira entrevista, os pais se mostram muito ansiosos e falam muito. Nessas circunstâncias, é recomendável que o psicólogo

 

a)  reserve os minutos finais da sessão para explicar o processo de psicodiagnóstico e o enquadre.

 

É importante que os pais possam falar, pois isso pode ajudar a reduzir a ansiedade. Após isso, o psicólogo deve explicar o funcionamento do psicodiagnóstico e o enquadre.

 

Assertiva Correta.

 

b)  aponte para os pais como eles ocuparam o tempo da sessão que deveria ter sido dedicado ao filho.

 

Essa intervenção nesse contato inicial pode aumentar ainda mais a ansiedade e prejudicar a relação. O comportamento dos pais deve ser observado e levado em consideração, contudo pode ser cedo para uma intervenção desse tipo.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  marque algumas sessões para aliviar a ansiedade dos pais antes de explicar o que é o processo de psicodiagnóstico.

 

É importante que haja a explicação sobre o que é o processo psicodiagnóstico na primeira sessão. Se forem marcadas algumas sessões para aliviar a ansiedade, é possível que não se formem os limites claros entre um espaço para a realização do psicodiagnóstico da criança e uma psicoterapia para os pais.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  procure reduzir a ansiedade dos pais assegurando-lhes que, provavelmente, a hipótese do pediatra não se confirmará.

 

Não seria pertinente afirmar que a hipótese do pediatra não se confirmará. É preciso fazer um psicodiagnóstico para verificar.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  estenda a duração da sessão até que a ansiedade dos pais atinja um nível que permita a coleta das informações necessárias.

 

É importante que o psicólogo respeite um enquadre. Portanto, não é possível estender a duração da sessão até a ansiedade baixar.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

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