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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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281) O processo diagnóstico de um jovem de 23 anos, solicitado por um psiquiatra, arrasta-se por várias semanas porque o paciente falta aos atendimentos sem avisar e, nas entrevistas, aborda temas bastante triviais, demonstrando tédio e pouco envolvimento. O psicólogo se dá conta, em certo momento, de que preferiria que o paciente simplesmente não aparecesse mais. A conduta do paciente e a contratransferência do psicólogo são comuns nos casos de pacientes que

  • A) adotam mecanismos fóbico-evitativos.

  • B) se mostram passivo-dependentes.

  • C) apresentam transtornos antissociais.

  • D) fazem uso de negação maníaca.

  • E) desenvolvem tendências psicóticas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) apresentam transtornos antissociais.

Gabarito Letra C
 

O processo diagnóstico de um jovem de 23 anos, solicitado por um psiquiatra, arrasta-se por várias semanas porque o paciente falta aos atendimentos sem avisar e, nas entrevistas, aborda temas bastante triviais, demonstrando tédio e pouco envolvimento. O psicólogo se dá conta, em certo momento, de que preferiria que o paciente simplesmente não aparecesse mais. A conduta do paciente e a contratransferência do psicólogo são comuns nos casos de pacientes que

a)  adotam mecanismos fóbico-evitativos.

b)  se mostram passivo-dependentes.

c)  apresentam transtornos antissociais.

d)  fazem uso de negação maníaca.

e)  desenvolvem tendências psicóticas

 

São os pacientes com transtornos antissociais que não se conformam com as regras e não agem da forma que se espera deles, e portanto não vão colaborar com o processo diagnóstico. Além disso, agem de forma a causar angústia no profissional, que faz com que ele deseje que esse processo apenas acabe. Veja:

“superação dos obstáculos para a análise acontece por meio da análise da contratransferência, na qual a comunicação do paciente para o analista realiza-se de forma pré-verbal, por meio da identificação projetiva no analista de experiências que elaboram a realidade interna do paciente. Assim, o paciente utiliza a expressão pré-verbal para satisfação dos desejos inconscientes e eliminação do desprazer, provocando no analista uma angústia, esse fenômeno é chamado de transferência ou relação analistapaciente psicopática. Ainda de acordo com o autor, essa transferência psicopática é como uma relação de objeto no qual o paciente identifica projetivamente (contratransferência) no analista certas angústias e fantasias, enquanto o paciente não se sente culpado, mas vítima. Esse é o mecanismo no qual o psicopata regressa à delinquência, utilizando o mecanismo de defesa para identificação projetiva de suas frustrações, reservando-lhe a função de fazer sofrer e, infelizmente, o seu desfecho não concebe a sua parte de sofrimento, além de, por efeito, não alterar seu comportamento. Assim, considera-se importante que, na situação analítica, ocorram as ações contratransferências para compreensão e interpretação transferencial”

 

Nosso gabarito é Letra C
 

Fonte: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/download/2490/1874/

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282) Considerando os fundamentos do psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica (PIOP), assinale a alternativa incorreta:

  • A) Durante as sessões de PIOP, prioriza-se o uso de técnicas com base na associação livre, mas isso não impede a utilização de istrumentos padronizados, como as escalas psicométricas;

  • B) Na PIOP, busca-se auxiliar o paciente na elaboração do material que se mostra presente por meio de transferência desde os primeiros contatos.

  • C) O PIOP é uma modalidade específica de avaliação clínica interventiva breve, que utiliza técnicas projetivas para acessar e presentificar de maneira condensada os aspectos modais inconscientes da personalidade do paciente que lhe ocasionam sofrimento.

  • D) Por ser o PIOP uma avaliação clínica breve, a duração do processo não deve ser estendida mais de duas sessões.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Por ser o PIOP uma avaliação clínica breve, a duração do processo não deve ser estendida mais de duas sessões.

Gabarito Letra D

 

Considerando os fundamentos do psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica (PIOP), assinale a alternativa incorreta:

 

a) Durante as sessões de PIOP, prioriza-se o uso de técnicas com base na associação livre, mas isso não impede a utilização de instrumentos padronizados, como as escalas psicométricas;

Certo! As técnicas com base na associação livre são priorizadas por seu caráter terapêutico, mas isso não impede que também sejam utilizadas escalas psicométricas.

“Cabe destacar, ainda, que, durante as sessões de PIOP, se prioriza o uso de técnicas com base na associação livre, mas isso não impede a utilização de instrumentos padronizados, como as escalas psicométricas.”

 

b) Na PIOP, busca-se auxiliar o paciente na elaboração do material que se mostra presente por meio de transferência desde os primeiros contatos.

Certo! Veja:

“Como nas consultas terapêuticas, o PIOP busca auxiliar o paciente na elaboração do material que se mostra presente por meio da transferência desde os primeiros contatos. Logo, a intenção tanto das consultas terapêuticas quanto do PIOP é a busca da integração no self do paciente (e na presença do profissional) das dificuldades, dos sofrimentos ou de outros aspectos dissociados da personalidade”

 

c) O PIOP é uma modalidade específica de avaliação clínica interventiva breve, que utiliza técnicas projetivas para acessar e presentificar de maneira condensada os aspectos modais inconscientes da personalidade do paciente que lhe ocasionam sofrimento.

Certo!

“O PIOP é uma modalidade específica de avaliação clínica interventiva breve que utiliza técnicas projetivas para acessar e presentificar de maneira condensada (Anzieu, 1988) os aspectos nodais inconscientes da personalidade do paciente que lhe ocasionam sofrimento (Trinca, 1984). Como o profissional é parte integrante do processo, a qualidade do seu mundo mental também deve ser objeto de atenção. O psicólogo deve ser capaz de respeitar o ritmo de cada paciente sem causar uma “invasão ambiental” por meio de interpretações que ele ainda não tem condições de receber.”

 

d) Por ser o PIOP uma avaliação clínica breve, a duração do processo não deve ser estendida mais de duas sessões.

Errado. Duas sessões não são suficientes para um psicodiagnóstico.

 

Assim, a alternativa incorreta é a Letra D.

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

283) A busca por atendimento psicológico infantil vem crescendo nos últimos anos, o que exige do psicólogo um constante processo de aperfeiçoamento das diferentes metodologias de trabalho, entre estas o uso de recursos lúdicos. Diante desta realidade, marque a alternativa incorreta:

  • A) Após a resolução nº 9, de 25 de abril de 2018, o recurso lúdico deve ser usado somente na intervenção psicoterápica, cabendo, durante o processo avaliativo, o uso restrito de testes reconhecidos pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI.

  • B) O jogo pode ser importante ferramenta para analisar o comportamento de atenção, quando o profissional pode verificar se a criança fica atenta aos estímulos discriminativos relevantes e se consegue manter a atenção durante o período do jogo e mesmo com eventuais distratores.

  • C) Por meio do brincar, o psicólogo pode avaliar o repertório comportamental inicial da criança e da família, e, com essa atividade, conhecer a história de vida da criança, de forma indireta, acessando seus pensamentos e emoções, além de ter contato de forma direta com as variáveis ambientais que controlam seu comportamento.

  • D) Com o jogo, o profissional pode realizar uma avaliação acerca do repertório comportamental da criança, identificando comportamentos cotidianos dela, necessitarão de intervenção terapêutica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Após a resolução nº 9, de 25 de abril de 2018, o recurso lúdico deve ser usado somente na intervenção psicoterápica, cabendo, durante o processo avaliativo, o uso restrito de testes reconhecidos pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI.

Gabarito Letra A

 

A busca por atendimento psicológico infantil vem crescendo nos últimos anos, o que exige do psicólogo um constante processo de aperfeiçoamento das diferentes metodologias de trabalho, entre estas o uso de recursos lúdicos. Diante desta realidade, marque a alternativa incorreta:

 

a) Após a resolução nº 9, de 25 de abril de 2018, o recurso lúdico deve ser usado somente na intervenção psicoterápica, cabendo, durante o processo avaliativo, o uso restrito de testes reconhecidos pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI.

Errado. A resolução 09/2018 traz que são consideradas fontes de informação:

“I – Fontes fundamentais:

a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

 II - Fontes complementares:

a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.”

O recurso lúdico pode ser adotado em registros de observação.

 

b) O jogo pode ser importante ferramenta para analisar o comportamento de atenção, quando o profissional pode verificar se a criança fica atenta aos estímulos discriminativos relevantes e se consegue manter a atenção durante o período do jogo e mesmo com eventuais distratores.

Certo! No contexto avaliativo, o jogo pode ter essa função de avaliar a atenção da criança.

 

c) Por meio do brincar, o psicólogo pode avaliar o repertório comportamental inicial da criança e da família, e, com essa atividade, conhecer a história de vida da criança, de forma indireta, acessando seus pensamentos e emoções, além de ter contato de forma direta com as variáveis ambientais que controlam seu comportamento.

Certo! A criança ainda não tem a linguagem completamente desenvolvida, e através do brincar o psicólogo tem acesso aos pensamentos e emoções que ela não consegue expressar, além de poder avaliar seu repertório comportamental.

 

d) Com o jogo, o profissional pode realizar uma avaliação acerca do repertório comportamental da criança, identificando comportamentos cotidianos dela, necessitarão de intervenção terapêutica.

Certo! Como já vimos, o jogo é uma boa forma de se avaliar o repertório comportamental da criança.

 

Assim, a alternativa incorreta é a Letra A.

 

Referência

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução n° 09, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Disponível em: < http://satepsi.cfp.org.br/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFP-n%C2%BA-09-2018-com-anexo.pdf> Acesso em 23 de julho de 2020.

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284) O psicodiagnóstico pode ser caracterizado como processo que parte de hipóteses levantadas previamente. Com relação às características do psicodiagnóstico, assinale a alternativa incorreta.

  • A) O psicodiagnóstico é um processo científico.

  • B) O psicodiagnóstico é limitado no tempo.

  • C) O psicodiagnóstico parte de hipóteses levantadas previamente.

  • D) O psicodiagnóstico é baseado em um contrato de trabalho entre psicólogo e paciente ou responsável.

  • E) O psicodiagnóstico é baseado nas crenças do psicólogo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) O psicodiagnóstico é baseado nas crenças do psicólogo.

 

O psicodiagnóstico pode ser caracterizado como processo que parte de hipóteses levantadas previamente. Com relação às características do psicodiagnóstico, assinale a alternativa incorreta.

 

Essa questão está baseada no seguinte texto do livro "Psicodiagnóstico V" de Jurema Alcides Cunha:

 

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

 

Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame)."

 

A única alternativa que está em desacordo com o texto é a Letra E.

 

a) O psicodiagnóstico é um processo científico.

b) O psicodiagnóstico é limitado no tempo.

c) O psicodiagnóstico parte de hipóteses levantadas previamente.

d) O psicodiagnóstico é baseado em um contrato de trabalho entre psicólogo e paciente ou responsável.

e) O psicodiagnóstico é baseado nas crenças do psicólogo.

285) Conforme Hutz, o psicodiagnóstico caracteriza-se por ser um tipo de avaliação psicológica desenvolvida no âmbito clínico. Inicia-se a partir de uma demanda e desenvolve-se por meio de um foco específico para avaliação. Com base nas etapas do psicodiagnóstico, marque a alternativa CORRETA:

  • A) As entrevistas iniciais têm como objetivos conhecer o paciente que chega para avaliação e compreender o motivo do psicodiagnóstico.

  • B) As primeiras informações/queixas que recebemos do paciente, ou da fonte de encaminhamento são suficientes para delimitarmos de forma clara o motivo da avaliação.

  • C) A entrevista inicial é um momento de apresentações, não é ético se coletar informações sobre o paciente. O delineamento de um plano de avaliação acontece ao longo de alguns encontros e não do primeiro.

  • D) Não é função do psicólogo avaliar, na intenção de um psicodiagnóstico, o tipo de suporte social, familiar ou mesmo financeiro que o paciente tem para lidar com seus problemas. Essa é uma função do assistente social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) As entrevistas iniciais têm como objetivos conhecer o paciente que chega para avaliação e compreender o motivo do psicodiagnóstico.

Gabarito Letra A

 

Conforme Hutz, o psicodiagnóstico caracteriza-se por ser um tipo de avaliação psicológica desenvolvida no âmbito clínico. Inicia-se a partir de uma demanda e desenvolve-se por meio de um foco específico para avaliação. Com base nas etapas do psicodiagnóstico, marque a alternativa CORRETA:

 

a) As entrevistas iniciais têm como objetivos conhecer o paciente que chega para avaliação e compreender o motivo do psicodiagnóstico.

Certo! Veja:

“As entrevistas iniciais – e aqui ressalto o fato de tratar da entrevista no plural, pois, assim como descrito por Arzeno (1995), ela pode se desdobrar em mais de um encontro – têm como objetivos conhecer o paciente que chega para a avaliação e compreender o motivo do psicodiagnóstico. Por isso, é muito importante que, como psicólogos avaliadores, possamos nos abastecer do maior número e das mais variadas fontes de informação. Entre elas, destaco a relevância de se realizar um contato com a fonte encaminhadora.”

 

b) As primeiras informações/queixas que recebemos do paciente, ou da fonte de encaminhamento são suficientes para delimitarmos de forma clara o motivo da avaliação.

Errado. Muitas vezes, o motivo real da avaliação é muito difícil de lidar para o indivíduo, e só aparece depois de algum esforço do avaliador.

 

c) A entrevista inicial é um momento de apresentações, não é ético se coletar informações sobre o paciente. O delineamento de um plano de avaliação acontece ao longo de alguns encontros e não do primeiro.

Errado. O psicólogo deve começar a coletar informações desde o primeiro contato.

 

d) Não é função do psicólogo avaliar, na intenção de um psicodiagnóstico, o tipo de suporte social, familiar ou mesmo financeiro que o paciente tem para lidar com seus problemas. Essa é uma função do assistente social.

Errado. Um psicodiagnóstico sem esse tipo de informação seria incompleto.

 

Assim, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

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286) De acordo com COHEN, SWERDLIK e STURMAN, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

 

                                      pode ser definida como a monitoração das ações dos outros ou de si mesmo por meios visuais e eletrônicos e ao mesmo tempo em que registram as informações quantitativas e/ou qualitativas relativas a essas ações.

 

  • A) observação comportamental

  • B) observação naturalista

  • C) dramatização

  • D) história de caso

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) observação comportamental

Gabarito Letra A

De acordo com COHEN, SWERDLIK e STURMAN, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

 

                                       pode ser definida como a monitoração das ações dos outros ou de si mesmo por meios visuais e eletrônicos e ao mesmo tempo em que registram as informações quantitativas e/ou qualitativas relativas a essas ações.

 

a)  observação comportamental

Certo! O que a questão descreve é a observação comportamental, veja:

“A observação comportamental, como é empregada por profissionais da avaliação, pode ser definida como a monitoração das ações dos outros ou de si mesmo por meios visuais e eletrônicos ao mesmo tempo em que se registram as informações quantitativas e/ou qualitativas relativas a essas ações. A observação comportamental é utilizada frequentemente como um auxílio diagnóstico em vários contextos, como unidades de pacientes internados, laboratórios de pesquisa comportamental e salas de aula. Ela pode ser usada para fins de seleção ou colocação em contextos corporativos ou organizacionais. Nesses casos, pode ser realizada como um auxílio para identificar as pessoas que melhor demonstrem as capacidades requeridas para uma determinada tarefa ou um trabalho.”

 

b)  observação naturalista

Errado. Para ser caracterizada uma observação naturalista, é preciso que o comportamento seja observado em contextos naturais das pessoas, o que não é afirmado pela questão.

“Às vezes, os pesquisadores se aventuram fora das fronteiras das clínicas, das salas de aula, dos locais de trabalho e dos laboratórios de pesquisa a fim de observar o comportamento de seres humanos em um ambiente natural – ou seja, o ambiente no qual normalmente se esperaria que o comportamento ocorresse. Essa variedade de observação comportamental é denominada observação naturalista”

 

c)  dramatização

Errado. A dramatização é a encenação de um papel improvisado em uma situação simulada. Não é o caso.

 

d)  história de caso

Errado. Os dados da história de caso são todas as gravações, transcrições, relatos escritos ou pictóricos, entre outros, que contenham informações relevantes do avaliando.

 

Assim, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

COHEN, Ronald; SWERDLICK, Mark; STURMAN, Edward. Testagem e avaliação psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2014.

287) Segundo Cunha (2000), uma avaliação psicológica clínica pode ter vários objetivos.

 

Quando são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza da patologia, diz-se que é

  • A)  descrição. 

  • B)  diagnóstico diferencial. 

  • C)  prognóstico. 

  • D)  prevenção. 

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)  diagnóstico diferencial. 

Gabarito Letra B

 

Segundo Cunha (2000), uma avaliação psicológica clínica pode ter vários objetivos.

 

Quando são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou natureza da patologia, diz-se que é

a)  descrição.

Errado. Sobre a descrição:

“Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.”

 

b)  diagnóstico diferencial. 

Certo! O que a questão descreve é o objetivo de diagnóstico diferencial. Veja:

“Outro objetivo praticamente associado a esse é o de diagnóstico diferencial. O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc. Naturalmente, para trabalhar com tal objetivo, o psicólogo, além de experiência e de sensibilidade clínica, deve ter conhecimentos avançados de psicopatologia e de técnicas sofisticadas de diagnóstico.”

 

c)  prognóstico. 

Errado. O prognóstico busca determinar o provável curso do caso.

 

d)  prevenção

Errado. A prevenção procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressante.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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288) Considerando-se os estudos de Arzeno (2003) sobre psicodiagnóstico clínico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.

 

( ) O Teste das Duas Pessoas, criado por Bernstein, é uma modificação do de Machover.

 

( ) O Teste de Relações Objetais de Phillipson deve ser administrado de forma completa em, no máximo, duas entrevistas.

 

( ) O Questionário Desiderativo investiga a possibilidade de usar o mecanismo de identificação projetiva de maneira normal ou patológica.

 

( ) O Teste da Casa, Árvore e a Pessoa (H. T. P.), de Hammer, deve ser aplicado por meio de duas técnicas: cada conceito em uma folha ou os três na mesma. A folha em branco deve ser aquela cujo eixo vertical for maior que o horizontal.

 

De acordo com as afirmações a sequência correta é

  • A) (V); (F); (V); (F).

  • B) (F); (V); (F); (V).

  • C) (F); (F); (V); (V).

  • D) (V); (V); (F); (F).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) (V); (F); (V); (F).

 

Considerando-se os estudos de Arzeno (2003) sobre psicodiagnóstico clínico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.

 

Essa questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico Clínico: Novas Contribuições" de Arzeno.

 

Vamos analisar as afirmativas. 

 

( ) O Teste das Duas Pessoas, criado por Bernstein, é uma modificação do de Machover.

 

Essa afirmativa está de acordo com Arzeno. Veja:

 

"Teste das Duas Pessoas


Criado por Jaime Bernstein, é uma modificação do de Machover. Entrega-se ao paciente uma folha com eixo vertical maior, lápis e borracha e dá-se a seguinte instrução: 'Nessa folha desenhe duas pessoas, como quiser, mas devem ser duas. Por favor, não faça caricaturas nem figuras de pauzinhos porque não servem para que eu possa ajudá-lo'."

 

Afirmativa Correta.

 

( ) O Teste de Relações Objetais de Phillipson deve ser administrado de forma completa em, no máximo, duas entrevistas.

 

Essa afirmativa não está de acordo com Arzeno. Veja:

 

"Assim como no Rorschach, o Phillipson deve ser administrado de forma completa em uma única entrevista."

 

Afirmativa Falsa. 

 

( ) O Questionário Desiderativo investiga a possibilidade de usar o mecanismo de identificação projetiva de maneira normal ou patológica.

 

Afirmativa coerente com o texto de Arzeno:

 

"Questionário Desiderativo


Investiga a possibilidade de usar o mecanismo de identificação projetiva de n1aneira normal ou patológica. O normal é poder 'brincar' de perder a própria identidade e recuperá-la, sem entrar em crises de angústia, estados confusionais ou desestruturação psicotica."

 

Afirmativa Correta.​​​​​​​

 

( ) O Teste da Casa, Árvore e a Pessoa (H. T. P.), de Hammer, deve ser aplicado por meio de duas técnicas: cada conceito em uma folha ou os três na mesma. A folha em branco deve ser aquela cujo eixo vertical for maior que o horizontal.

 

Observe o que diz Arzeno:

 

"Teste da Casa, a Árvore e a Pessoa (H.T.P.) de E. Hammer


Existem duas técnicas de aplicação do teste: cada conceito em uma folha ou os três na mesma. Geralmente adotamos a última por ser mais econômica no que se refere ao tempo de administração e porque acrescenta aos três conceitos um outro dado que é a gestalt que o paciente constrói com eles. Dizemos: 'Nessa folha desenhe uma casa, uma árvore e uma pessoa. Como você quiser, basta que apareçam as três coisas'. A folha em branco deve ser aquela cujo eixo horizontal for maior que o vertical."

 

Afirmativa Falsa. 

 

Portanto, a sequência correta ficou V F V F. Encontramos a resposta na Letra A. 

 

De acordo com as afirmações a sequência correta é

 

a)  (V); (F); (V); (F).

b)  (F); (V); (F); (V).

c)  (F); (F); (V); (V).

d)  (V); (V); (F); (F).

289) De acordo com os estudos de Baptista, Hauck Filho e Borges (apud LINS; BORSA, 2017) sobre avaliação psicológica no contexto clínico, é correto afirmar que a(s)

  • A) anamnese é um exemplo de entrevista estruturada.

  • B) avaliação interventiva tem como foco o processo terapêutico exclusivamente.

  • C) principal potencialidade do autorrelato diz respeito a ser sensível a estilos de resposta do paciente ou cliente às contingências da situação de testagem.

  • D) escalas e os inventários de personalidade e de psicopatologia são exemplos de instrumentos de autorrelato, constituídos por itens pontuados nas tradicionais escalas Likert.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) escalas e os inventários de personalidade e de psicopatologia são exemplos de instrumentos de autorrelato, constituídos por itens pontuados nas tradicionais escalas Likert.

 

De acordo com os estudos de Baptista, Hauck Filho e Borges (apud LINS; BORSA, 2017) sobre avaliação psicológica no contexto clínico, é correto afirmar que a(s)

 

a)  anamnese é um exemplo de entrevista estruturada.

 

A questão está baseada no livro "Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos" de Lins e Borsa.

 

Essa alternativa distorce o seguinte trecho:

 

"Um exemplo de entrevista semiestruturada é a anamnese, que tem como objetivo o levantamento do histórico desenvolvimental biopsicossocial do cliente/paciente. Esse tipo de entrevista (anamnese) é mais comum na clínica de crianças e adolescentes, e deve ser considerada uma importante ferramenta na detecção de problemas desenvolvimentais (Tavares, 2007)."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  avaliação interventiva tem como foco o processo terapêutico exclusivamente.

 

Na verdade, a avaliação interventiva integra os processos de avaliação e o terapêutico. Veja o texto presente no livro de Lins e Borsa:

 

"Há ainda que se referir à avaliação interventiva, a qual consiste na integração simultânea dos processos de avaliação e o terapêutico (Barbieri, Jacquemin & Alves, 2004)."

 

Assertiva Falsa.

 

c)  principal potencialidade do autorrelato diz respeito a ser sensível a estilos de resposta do paciente ou cliente às contingências da situação de testagem.

 

Lins e Borsa falam que isso é uma limitação. Veja:

 

"Em contrapartida, o autorrelato também possui as suas limitações. A principal delas diz respeito a ser sensível a estilos de resposta do paciente ou cliente às contingências da situação de testagem. As pessoas tendem a, conscientemente ou não, oferecerem respostas, em inventários de autorrelato, que produzam uma descrição ou caracterização mais socialmente favorável de si mesmas (Uziel, 2010) – produzindo o que tem sido conhecido como respostas socialmente desejáveis."

 

Assertiva Falsa.

 

d)  escalas e os inventários de personalidade e de psicopatologia são exemplos de instrumentos de autorrelato, constituídos por itens pontuados nas tradicionais escalas Likert.

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte trecho do livro de Lins e Borsa:

 

"Instrumentos de autorrelato são aqueles em que o próprio paciente ou cliente atribui um escore a si mesmo em uma série de critérios, com base em suas percepções e vivências psicológicas. Exemplos são escalas e inventários de personalidade e de psicopatologia, constituídos por itens pontuados nas tradicionais escalas Likert, que estabelecem uma ordem de concordância do cliente ou paciente com o conteúdo do item."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D.

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290) Sobre o Psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. O Psicodiagnóstico é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa, portanto é de fundamental importância que consiga exercê-la com êxito.

 

II. O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada apenas com propósitos clínicos, portanto não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

 

III. O Psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, uma vez que tal exame visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer estimativa de forças e fraquezas do ego e sua capacidade de enfrentamento.

 

IV. O Psicodiagnóstico tem um domínio próprio, o seu foco na existência ou não de psicopatologia torna-o decisivo; nesse caso, é desnecessário que o psicólogo fique atento para outras questões, que possam influenciá-lo negativamente no processo.

 

  • A) Apenas I e II estão corretas.

  • B) Apenas II e III estão corretas.

  • C) Apenas I, II e III estão corretas.

  • D) Apenas III e IV estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e III estão corretas.

Gabarito Letra C

I. O Psicodiagnóstico é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa, portanto é de fundamental importância que consiga exercê-la com êxito.

Certo. As atividades privativas do psicólogo são a utilização de métodos e técnicas psicológicas com objetivo de diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento. Considerando que o psicodiagnóstico é um diagnóstico psicológico com objetivos clínicos, é a única dessas atividades que é realizada apenas por psicólogos clínicos.

 

II. O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica realizada apenas com propósitos clínicos, portanto não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

Certo. Essa afirmativa foi retirada do livro Psicodiagnóstico V:

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais”

 

III. O Psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, uma vez que tal exame visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer estimativa de forças e fraquezas do ego e sua capacidade de enfrentamento.

Certo. Essa afirmativa também foi retirada do livro Psicodiagnóstico V:

Um psicodiagnóstico também pode ter um objetivo de prevenção. Tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogências. Em sentido lato, pode ser realizado por outros profissionais de uma equipe de saúde pública. Muitas vezes, é levado a efeito utilizando recursos de triagem, procurando atingir o maior número de casos no menor espaço de tempo, portanto, não pressupondo maior profundidade no levantamento de certos indícios de possível patologia, apenas para dar fundamentação ao desenvolvimento de programas preventivos, com grupos maiores. Não obstante, num exame individual, que pode requerer uma dimensão mais profunda, especialmente envolvendo uma estimativa de condições do ego frente a certos riscos ou no enfrentamento de situações difíceis, seria indicado um psicodiagnóstico.” 

IV. O Psicodiagnóstico tem um domínio próprio, o seu foco na existência ou não de psicopatologia torna-o decisivo; nesse caso, é desnecessário que o psicólogo fique atento para outras questões, que possam influenciá-lo negativamente no processo.

Errado. Pelo contrário, é fundamental que o profissional se atente a outras questões envolvidas no processo.

“É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais.”

 

Assim, apenas I, II e III estão corretas.

Nosso gabarito é Letra C.

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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