Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

301) A psicanalista argentina Aberastury (1978) propõe como uma importante técnica de avaliação psicodiagnóstica para crianças:

  • A) o jogo do rabisco
  • B) a entrevista lúdica
  • C) os testes piagetianos
  • D) a hora do jogo terapêutico

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) a entrevista lúdica

 

A psicanalista argentina Aberastury (1978) propõe como uma importante técnica de avaliação psicodiagnóstica para crianças:

 

Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do livro "Psicodiagnóstico-V" (Cunha):

 

"Certamente envolvida no mesmo intuito, a conceituada psicanalista argentina Arminda Aberastury (1978) entendeu que a criança não só estabelece uma transferência positiva e/ou negativa com o psicoterapeuta, como expressava Klein, como também é capaz de estruturar, através dos brinquedos, a representação de seus conflitos básicos, suas principais defesas e fantasias de doença e cura, deixando em evidência, já nos primeiros encontros do acompanhamento, o seu funcionamento mental.

 

Aberastury sugeriu, ainda, que possivelmente esses fenômenos surgem devido ao temor da criança de que seu psicoterapeuta repita com ela a conduta negativa dos objetos originários que lhe provocaram a perturbação, prevalecendo agora o desejo de que o psicólogo assuma uma função através da qual lhe dê condição para melhorar.


Aberastury evidenciou, assim, o valor diagnóstico da entrevista lúdica, falando, pela primeira vez, no nosso meio mais próximo, sobre a hora de jogo diagnóstica, estabelecendo diferenças com a primeira hora de jogo terapêutica."

 

"Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Portanto, encontramos a alternativa correta na Letra B.


a)  o jogo do rabisco
b)  a entrevista lúdica
c)  os testes piagetianos
d)  a hora do jogo terapêutico

Continua após a publicidade..

302) Segundo Vieira (2012), os objetivos de um psicodiagnóstico variam muito. Considerando essa delimitação, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos de um psicodiagnóstico.

  • A) Descrever e compreender a personalidade de um paciente.
  • B) Elucidar o significado de perturbações psicológicas.

  • C) Avaliar um paciente para atender demandas trabalhistas de uma empresa.
  • D) Responder às questões formuladas por encaminhamentos e/ou entrevistas iniciais.
  • E) Buscar compreensão psicológica globalizada do paciente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Avaliar um paciente para atender demandas trabalhistas de uma empresa.

Gabarito Letra C

Segundo Vieira (2012), os objetivos de um psicodiagnóstico variam muito. Considerando essa delimitação, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos de um psicodiagnóstico.

 

Pra responder essa questão, da forma que as afirmativas foram construídas, é preciso saber apenas o que é um psicodiagnóstico. Vamos revisar:

O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto, não abrange todas as formas de avaliação psicológica. Atualmente, a avaliação psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características, investigando tanto aspectos da personalidade quanto aspectos cognitivos, abordando possíveis sintomas, questões do desenvolvimento, questões neuropsicológicas, características adaptativas e desadaptativas, entre outros, permitindo, assim, que se chegue a um prognóstico e à melhor estratégia e/ou à abordagem terapêutica necessária. De modo geral, pode-se afirmar que o psicodiagnóstico é um processo bipessoal (psicólogo – avaliando/grupo familiar), de duração limitada no tempo, com um número aproximadamente definido de encontros, que procura descrever e compreender as forças e as fraquezas do funcionamento psicológico de um indivíduo, tendo foco na existência ou não de uma psicopatologia (Cunha, 2000). Assim, o psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo com início, meio e fim, que utiliza entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando, tendo por base uma teoria psicológica e buscando, assim, coletar dados mais substanciais para a realização de um encaminhamento mais apropriado. Então, possibilita descrever o funcionamento atual, confirmar, refutar ou modificar impressões; realizar diagnóstico diferencial de transtornos mentais, comportamentais e cognitivos; identificar necessidades terapêuticas e recomendar a intervenção mais adequada, levando em conta o prognóstico (Witternborn, 1999)”

 

Com a definição de psicodiagnóstico, vamos relembrar alguns de seus objetivos:

“Os objetivos do psicodiagnóstico variam muito, dentre eles: a) descrever e compreender a personalidade do paciente (Ocampo e Arzeno, 1990); b) responder às questões formuladas a partir do encaminhamento e das entrevistas iniciais (Cunha, 2000); c) elucidar o significado das perturbações e buscar compreensão psicológica globalizada do paciente – forças intrapsíquicas, forças intrafamiliares e forças socioculturais (Trinca, 1984). As queixas, as dúvidas, os quesitos a serem respondidos, o contexto e a orientação para resolução de problemas e tomada de decisões serão integrantes centrais na definição dos objetivos de cada psicodiagnóstico em particular. “


a)  Descrever e compreender a personalidade de um paciente.

Certo! Compreender a personalidade de um paciente é importante em uma avaliação com objetivos clínicos.


b)  Elucidar o significado de perturbações psicológicas.

Certo! O conhecimento desses significados também é importante para a prática clínica.

 

c)  Avaliar um paciente para atender demandas trabalhistas de uma empresa.

Errado. Demandas trabalhistas não são objetivos clínicos. O psicodiagnóstico é um tipo específico de avaliação, realizado apenas no contexto clínico.


d)  Responder às questões formuladas por encaminhamentos e/ou entrevistas iniciais.

Certo! Esse é um objetivo fundamental do psicodiagnóstico.


e)  Buscar compreensão psicológica globalizada do paciente.

Certo! Mais um objetivo importante.

 

Assim, nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

303) Cunha (2000) afirma que o psicodiagnóstico é um processo científico, que utiliza técnicas e testes psicológicos. Para esta autora:

I. O foco da testagem deverá ser o sujeito e não os testes

II. É um processo limitado no tempo, podendo o psicólogo prever o tempo necessário para sua realização

III. O psicólogo não deverá utilizar um instrumento que não esteja familiarizado suficiente, para estar seguro no seu manejo

Está(ão) correto(s) o(s) item (ns):

  • A) I e II
  • B) III
  • C) I e III
  • D) II
  • E) I, II e III

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) I, II e III

Gabarito Letra E

 

 

I. O foco da testagem deverá ser o sujeito e não os testes

Certo! A testagem é só um instrumento.

É sempre importante salientar que o foco da testagem deve ser o sujeito, e não os testes. Mas, para que o psicólogo possa concentrar a sua atenção no paciente, deve estar perfeitamente seguro quanto à adequabilidade do instrumento para o caso em estudo, estar bem familiarizado com as instruções e o sistema de escore, saber manejar o material pertinente e ter em mente os objetivos a que se propõe para a administração de cada instrumento. Há, pois, algumas questões básicas que devem ser consideradas.”

 

II. É um processo limitado no tempo, podendo o psicólogo prever o tempo necessário para sua realização

 Certo! Essa é a definição de psicodiagnóstico.

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 

III. O psicólogo não deverá utilizar um instrumento que não esteja familiarizado suficiente, para estar seguro no seu manejo

  Certo! Essa é, inclusive, uma obrigação ética.

“Em segundo lugar, o psicólogo deve estar suficientemente familiarizado com o instrumento, jamais utilizando uma técnica em que não esteja treinado o suficiente para estar seguro no seu manejo. Não basta conhecer as instruções, mas deve ter muita intimidade com o material, com a maneira de conduzir o inquérito, com as normas de atribuição de escores (se for o caso), com a forma adequada de registro das respostas e com perguntas e dificuldades que podem surgir durante a administração.”

 

Todas estão corretas

Nosso gabarito é Letra E.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..

304) O psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia:

  • A) Formas de realização desse procedimento investigativo clínico, a partir de diferentes teorias psicológicas.
  • B) A compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.
  • C) Liberdade de optar pelas estratégias mais indicadas para realizar o procedimento.
  • D) A necessidade de se rever a definição do termo na atualidade, de maneira a abranger variadas formas de realização desse procedimento investigativo clínico, a partir de diferentes teorias psicológicas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

   

Gabarito: Letra B

O psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia:

 

A questão foi retirada de Hutz, Bandeira e Trentini:

“Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos. Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.”


a)  Formas de realização desse procedimento investigativo clínico, a partir de diferentes teorias psicológicas.
b)  A compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.
c)  Liberdade de optar pelas estratégias mais indicadas para realizar o procedimento.
d)  A necessidade de se rever a definição do termo na atualidade, de maneira a abranger variadas formas de realização desse procedimento investigativo clínico, a partir de diferentes teorias psicológicas.

 

Assim, nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

305) A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

 

Ao adotar o método psicodiagnóstico, o psicólogo deve levar em consideração que a interação clínica com o paciente é uma característica da psicoterapia, e não dos processos de avaliação.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Errado

 

A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

 

Ao adotar o método psicodiagnóstico, o psicólogo deve levar em consideração que a interação clínica com o paciente é uma característica da psicoterapia, e não dos processos de avaliação.

 

A interação clínica também acontece no processo de avaliação psicodiagnóstica. Observe o texto de Cunha:

 

"A interação clínica psicólogo-paciente verifica-se ao longo de todo o processo psicodiagnóstico

 

Essas duas pessoas entram em relação e passam a interagir em dois planos, ou seja, o de atitudes e o de motivações. Ambas têm suas funções e papéis e estão na relação diagnóstica não só como psicólogo e paciente, mas, antes de tudo, como pessoas. No plano das atitudes, está o psicólogo com sua função de examinador e clínico, e está o paciente com
sua sintomatologia e necessidade de ajuda."

 

Afirmativa Falsa.

Continua após a publicidade..

306) A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

 

Ao realizar o psicodiagnóstico, o psicólogo pode sofrer pressões de quem encaminhou o paciente e até mesmo de colegas e chefias do local de trabalho.

 

 

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

 

A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

 

Ao realizar o psicodiagnóstico, o psicólogo pode sofrer pressões de quem encaminhou o paciente e até mesmo de colegas e chefias do local de trabalho.

 

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto do livro de Jurema Alcides Cunha:

 

"Na tarefa de psicodiagnóstico, o psicólogo sofre pressões do paciente, do grupo familiar, do ambiente, de quem encaminhou o paciente e dele próprio.

 

O paciente quer ser ajudado e quer respostas. O meio ambiente, ou seja, o local de trabalho do psicólogo, os colegas, as chefias, muitas vezes, bem como uma equipe multiprofissional ou não, conforme o caso, também exercem suas pressões sobre a condução do caso, planificação e manejos finais.

 

Num trabalho em equipe formalizado, ou mesmo entre a própria classe dos psicólogos, os aspectos competitivos e invejosos são intensamente mobilizados. A situação de psicodiagnóstico torna-se importante em termos de afirmação e valorização da tarefa do psicólogo. A percepção do ambiente sobre o seu trabalho é uma das pressões exercidas sobre ele."

 

Afirmativa Correta.

307) A respeito da observação do comportamento no processo de avaliação psicológica discutida no livro de Hutz, Trentini, Krug e Bandeira (2015), mais especificamente no capítulo 23, de Wellausen e Oliveira (2015), assinale a alternativa incorreta.

  • A) Quando assistemática, é caracterizada pela falta de estruturação prévia, sem uma busca ativa por determinados aspectos predefinidos, e, portanto, não é considerada como científica.

  • B) Geralmente é utilizada para examinar comportamentos de crianças e interações de pais com seus filhos, bem como para avaliar traços e transtornos de personalidade.

  • C) Quando sistemática, é caracterizada pelo controle e pelo planejamento, em que o observador estabelece, de antemão, o fenômeno a ser observado, assim como a sistematização de registro e a codificação do que deve ser observado. Essa fonte de coleta de informação pode ser empregada tanto no âmbito naturalístico quanto no âmbito laboratorial.

  • D) Pode ser naturalística, como, por exemplo, em ambientes escolares, hospitais, clínicas, parques, residências, laboratórios e situações inventadas durante uma entrevista, e pode ser utilizada em dinâmicas.

  • E) Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Quando assistemática, é caracterizada pela falta de estruturação prévia, sem uma busca ativa por determinados aspectos predefinidos, e, portanto, não é considerada como científica.

Gabarito Letra A

 

A respeito da observação do comportamento no processo de avaliação psicológica discutida no livro de Hutz, Trentini, Krug e Bandeira (2015), mais especificamente no capítulo 23, de Wellausen e Oliveira (2015), assinale a alternativa incorreta.

 

a)  Quando assistemática, é caracterizada pela falta de estruturação prévia, sem uma busca ativa por determinados aspectos predefinidos, e, portanto, não é considerada como científica.

Errado. A observação assistemática é, sim, considerada científica.

“O método de observação do comportamento, seja em contexto clínico (ou laboratorial ou experimental), seja em ambiente naturalístico (ou de vida real ou de campo), pode ser empregado de forma sistemática ou assistemática (Ferreira & Mousquer, 2004). A observação assistemática é caracterizada pela falta de estruturação prévia. Ela tende a ser mais bem empregada em contextos naturalísticos e não tem qualquer tipo de scripta priori. O observador observa seu objeto de estudo sem intenções prévias sobre onde ou no que focar sua atenção. A finalidade desse modelo de observação é identificar o que o fenômeno observado apresenta por si mesmo, sem uma busca ativa por determinados aspectos predefinidos.”

 

b)  Geralmente é utilizada para examinar comportamentos de crianças e interações de pais com seus filhos, bem como para avaliar traços e transtornos de personalidade.

Certo. É possível usar a observação para examinar os comportamentos de crianças e sua interação com seus pais, os traços de personalidade costumam ser avaliados por testes específicos.

 

c)  Quando sistemática, é caracterizada pelo controle e pelo planejamento, em que o observador estabelece, de antemão, o fenômeno a ser observado, assim como a sistematização de registro e a codificação do que deve ser observado. Essa fonte de coleta de informação pode ser empregada tanto no âmbito naturalístico quanto no âmbito laboratorial.

Certo.

“A observação sistemática, por sua vez, é caracterizada pelo controle e planejamento. Nessa modalidade, o observador estabelece de antemão o fenômeno a ser observado, assim como a sistematização de registro e codificação do que deve ser observado. Categorias prévias são estabelecidas como guias de orientação para o observador. Esse método pode ser empregado em ambos os contextos: naturalístico e laboratorial. Esse tipo de observação pode ter como objetivos: 1) representar qualitativamente, por meio da descrição dos fenômenos observados, o modo como as categorias se apresentaram nas observações; e 2) quantificar e comparar os dados observados e codificados com outras variáveis e/ou casos.”

        

d)  Pode ser naturalística, como, por exemplo, em ambientes escolares, hospitais, clínicas, parques, residências, laboratórios e situações inventadas durante uma entrevista, e pode ser utilizada em dinâmicas.

Certo. Outra opção é ser realizada em contexto clínico, laboratorial ou experimental.

 

e)  Em maior ou menor escala, está quase sempre presente nos processos de avaliação psicológica, especialmente quando essa avaliação é individual, embora também possa ser utilizada com grupos.

Certo. A observação estará presente em praticamente todos os processos de avaliação psicológica.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..

308) O psicodiagnóstico é um procedimento científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos para identificar e avaliar aspectos específicos da personalidade e(ou) comportamentais ou para classificar o caso e prever seu curso possível. Abrange aspectos do passado, do presente e do futuro e inclui os aspectos sadios e os patológicos. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

  • A) O diagnóstico psicológico é a conclusão obtida somente por meio dos resultados da aplicação de testes psicológicos. Na prática clínica, o diagnóstico psicológico ou a conclusão diagnóstica ou a hipótese diagnóstica pode ser expressa nos seguintes termos: descritivo; compreensivo/dinâmico; e nosológico-classificatório.

  • B) Diagnosticar não é rotular, mas pode ser nomear. O psicodiagnóstico é o processo de compreender e descrever um conhecimento (diagnóstico) sobre um sujeito, por meio da operacionalização de recursos técnicos de investigação psicológica.

  • C) O psicodiagnóstico é um processo científico porque parte da coleta de dados, por meio de técnicas próprias e de um levantamento prévio de hipóteses, que serão confirmadas ou afirmadas por passos pré-determinados e com objetivos precisos. Os objetivos do psicodiagnóstico podem ser de: descrição; classificação nosológica; diagnóstico diferencial; avaliação compreensiva; e entendimento dinâmico e(ou) prognóstico.

  • D) O diagnóstico psicológico caracteriza-se por ser uma descrição e, como tal, seleciona, prioriza e recorta aspectos do objeto. O diagnóstico é sempre parcial e não abrange o objeto total nem o que tem de essencial. Ele não é o diagnóstico do homem, mas a explicação de um ponto de vista sobre ele.

  • E) Diagnosticar não é uma opção, mas uma condição do conhecimento. É verdade parcial, e não absoluta. O caminho que se vislumbra, para o psicólogo, é o de discernir entre suas duas funções, no campo científico e no campo que se costuma chamar de relação com o cliente. Nessa medida, há, sim, que se viabilizar o diagnóstico como uma estratégia de início de intervenção.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O diagnóstico psicológico é a conclusão obtida somente por meio dos resultados da aplicação de testes psicológicos. Na prática clínica, o diagnóstico psicológico ou a conclusão diagnóstica ou a hipótese diagnóstica pode ser expressa nos seguintes termos: descritivo; compreensivo/dinâmico; e nosológico-classificatório.

Gabarito Letra A

 

Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

 

a)  O diagnóstico psicológico é a conclusão obtida somente por meio dos resultados da aplicação de testes psicológicos. Na prática clínica, o diagnóstico psicológico ou a conclusão diagnóstica ou a hipótese diagnóstica pode ser expressa nos seguintes termos: descritivo; compreensivo/dinâmico; e nosológico-classificatório.

Errado. Diagnóstico psicológico não é sinônimo de testagem psicológica. O diagnóstico psicológico também envolve a integração de informações de diversas fontes, como entrevistas, documentos, observações, etc.

 

b)  Diagnosticar não é rotular, mas pode ser nomear. O psicodiagnóstico é o processo de compreender e descrever um conhecimento (diagnóstico) sobre um sujeito, por meio da operacionalização de recursos técnicos de investigação psicológica.

Certo! O psicodiagnóstico é um processo científico de investigação de um sujeito, com objetivos clínicos.

 

c)  O psicodiagnóstico é um processo científico porque parte da coleta de dados, por meio de técnicas próprias e de um levantamento prévio de hipóteses, que serão confirmadas ou afirmadas por passos pré-determinados e com objetivos precisos. Os objetivos do psicodiagnóstico podem ser de: descrição; classificação nosológica; diagnóstico diferencial; avaliação compreensiva; e entendimento dinâmico e(ou) prognóstico.

Certo! Além desses, o psicodiagnóstico também pode ter objetivo de prevenção, e, dependendo do autor, perícia forense.

 

d)  O diagnóstico psicológico caracteriza-se por ser uma descrição e, como tal, seleciona, prioriza e recorta aspectos do objeto. O diagnóstico é sempre parcial e não abrange o objeto total nem o que tem de essencial. Ele não é o diagnóstico do homem, mas a explicação de um ponto de vista sobre ele.

Certo! Uma pessoa tem um milhão de características, de facetas diferentes. O diagnóstico psicológico tem que se focar nos aspectos que vão atender a sua demanda, do contrário seria impossível faze-lo.

 

e)  Diagnosticar não é uma opção, mas uma condição do conhecimento. É verdade parcial, e não absoluta. O caminho que se vislumbra, para o psicólogo, é o de discernir entre suas duas funções, no campo científico e no campo que se costuma chamar de relação com o cliente. Nessa medida, há, sim, que se viabilizar o diagnóstico como uma estratégia de início de intervenção.

Certo! Algum tipo de avaliação deve ser feito no início da intervenção psicológica, para compreender melhor o cliente e suas demandas.

 

Nosso gabarito é Letra A.

309) O psicodiagnóstico é um processo científico que parte de um levantamento prévio de hipóteses que poderão ser confirmadas por meio de passos e objetivos específicos. Nesse sentido, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as etapas do processo psicodiagnóstico às suas respectivas funções.

 

COLUNA I

 

1. Primeira etapa

 

2. Segunda etapa

 

3. Terceira etapa

 

4. Quarta etapa

 

5. Quinta etapa

 

6. Sexta etapa

 

COLUNA II

 

( ) Integração dos dados, informações e formulação de inferências, tendo como ponto de referência as hipóteses iniciais.

 

( ) Entrevista para esclarecimento dos motivos manifestos e latentes da consulta.

 

( ) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta, definição de hipóteses iniciais e dos objetivos.

 

( ) Comunicação de resultados e orientações necessárias.

 

( ) Levantamento qualitativo e quantitativo dos dados.

 

( ) Escolha de instrumentos diagnósticos a serem utilizados, a partir da reflexão sobre o material colhido anteriormente e das hipóteses iniciais.

 

Assinale a sequência correta.

  • A) 3 2 5 4 1 6

  • B) 5 2 1 6 4 3

  • C) 5 3 4 1 2 6

  • D) 3 6 2 4 1 5

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) 5 2 1 6 4 3

Gabarito Letra B

 

1. Primeira etapa

Para começar o processo, é importante que se levante as perguntas sobre os motivos da consulta e a definição de hipóteses iniciais. Essas perguntas e hipóteses serão respondidas durante as próximas etapas.

 

2. Segunda etapa

Depois de levantar essas perguntas, deve se realizar uma entrevista para esclarecimento delas.

 

3. Terceira etapa

Depois da primeira entrevista, faz-se uma reflexão sobre o material colhido em conjunto com as hipóteses levantadas e se escolhe os instrumentos a serem utilizados.

 

4. Quarta etapa

Os instrumentos escolhidos são usados, então, para levantar os dados qualitativos e quantitativos.

 

5. Quinta etapa

Deve-se, então, integrar todos os dados colhidos, usando as hipóteses iniciais como referência.

 

6. Sexta etapa

Por último, deve-se comunicar os resultados e orientações.

 

Assim, temos:

 

(5) Integração dos dados, informações e formulação de inferências, tendo como ponto de referência as hipóteses iniciais.

 

(2) Entrevista para esclarecimento dos motivos manifestos e latentes da consulta.

 

(1) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta, definição de hipóteses iniciais e dos objetivos.

 

(6) Comunicação de resultados e orientações necessárias.

 

(4) Levantamento qualitativo e quantitativo dos dados.

 

(3) Escolha de instrumentos diagnósticos a serem utilizados, a partir da reflexão sobre o material colhido anteriormente e das hipóteses iniciais.

 

Sequência 521643

Gabarito Letra B

Continua após a publicidade..

310) No contexto atual, pode-se afirmar que o psicodiagnóstico interventivo

  • A) substitui com sucesso as psicoterapias de longo prazo nos casos em que se identifica o aparecimento súbito de sintomas graves.
  • B) pode ser terapêutico, uma vez que atribui à pessoa avaliada o papel de sujeito ativo para o alcance de sua saúde mental.
  • C) responsabiliza a pessoa avaliada pela definição das etapas do processo, o que estimula o seu envolvimento com sua recuperação.
  • D) promove uma avaliação mais acurada das pessoas avaliadas, pois utiliza exclusivamente os testes psicológicos como recursos para investigação.
  • E) induz um processo regressivo na pessoa avaliada que a faz responder de forma mais imediata às intervenções propostas pelo avaliador.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) pode ser terapêutico, uma vez que atribui à pessoa avaliada o papel de sujeito ativo para o alcance de sua saúde mental.

Gabarito Letra B

 

No contexto atual, pode-se afirmar que o psicodiagnóstico interventivo
 

a)  substitui com sucesso as psicoterapias de longo prazo nos casos em que se identifica o aparecimento súbito de sintomas graves.

Errado. O psicodiagnóstico interventivo tem caráter terapêutico e pode substituir a psicoterapia nos casos em que é bem utilizado e traz resultados relevantes.


b)  pode ser terapêutico, uma vez que atribui à pessoa avaliada o papel de sujeito ativo para o alcance de sua saúde mental.

Certo!

“Trata-se, portanto, de um método promissor, que atribui ao paciente o papel de sujeito ativo no alcance da própria saúde mental, e do qual faz parte a crença do profissional na capacidade humana para o desenvolvimento pessoal, a confiança no inconsciente, no vazio, no que não parece estar ali (Milner, 1991).”


c)  responsabiliza a pessoa avaliada pela definição das etapas do processo, o que estimula o seu envolvimento com sua recuperação.
Errado. A definição das etapas do processo ainda é responsabilidade do psicólogo.

 

d)  promove uma avaliação mais acurada das pessoas avaliadas, pois utiliza exclusivamente os testes psicológicos como recursos para investigação.

Errado. O psicodiagnóstico interventivo não utiliza apenas testes psicológicos na avaliação, e mesmo se o fizesse, isso não promoveria uma avaliação mais acurada. O psicodiagnóstico interventivo usa muito técnicas projetivas.


e)  induz um processo regressivo na pessoa avaliada que a faz responder de forma mais imediata às intervenções propostas pelo avaliador.

Errado. Não é apenas a projeção que traz aspectos benéficos nesse tipo de psicodiagnóstico.

“Apesar de Winnicott enfatizar a necessidade de realizar interpretações já nas entrevistas iniciais, os freqüentes relatos de melhora dos pacientes após se submeterem a um Psicodiagnóstico clássico sugerem que os efeitos terapêuticos desse procedimento vão além das intervenções deliberadas do psicólogo. Essa hipótese relaciona-se particularmente ao trabalho de aplicação das técnicas projetivas, uma vez que tal situação induz o sujeito a acionar mecanismos mentais que permitem não só a expressão de sua personalidade mas trazem, com isso uma perspectiva de sua reorganização. Dentre eles, a projeção e a regressão parecem desempenhar papel fundamental na consecução de benefícios terapêuticos inerentes à atividade diagnóstica.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/2565

1 29 30 31 32 33 44