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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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311) O psicodiagnóstico pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, conduzida com propósitos _____ e visando identificar _____ e _____ no funcionamento psíquico, tendo como expectativa a descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível da(o) _____do paciente ou do grupo familiar

 

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A) sérios / problemas / dificuldades / sujeito

  • B) clínicos / forças / fraquezas / personalidade

  • C) psicoafetivos / falhas / transtornos / indivíduo

  • D) psicointerativos / necessidades / preenchimentos / mente

  • E) investigativos / dificuldades / facilidades / cérebro

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) clínicos / forças / fraquezas / personalidade

Gabarito Letra B

O psicodiagnóstico pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, conduzida com propósitos _____ e visando identificar _____ e _____ no funcionamento psíquico, tendo como expectativa a descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível da(o) _____do paciente ou do grupo familiar.

O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica que tem propósitos clínicos de identificar forças e fraquezas do funcionamento psíquico do avaliando.

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais.”

 

“Ocampo e Arzeno (1981), ao definirem psicodiagnóstico, enfatizam a necessidade de esclarecer a dinâmica do caso, integrando-o em um quadro global, além de simplesmente mencionar seus elementos constitutivos. Afirmam tratar-se de uma prática na qual os papéis do psicólogo e do paciente estão bem estabelecidos por meio de um contrato que envolve, de um lado, a solicitação de ajuda e, do outro, o compromisso diante dessa solicitação. Para os referidos autores, o objetivo do diagnóstico psicológico é "conseguir uma descrição e compreensão, o mais profundo e completo possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar" (p. 17).”

 

Assim, nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Avoglia*, Hilda Rosa Capelão. (2012). O sentido da avaliação psicológica no contexto e para o contexto: uma questão de direito. Psicologo informacao16(16), 179-190. Recuperado em 12 de novembro de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-88092012000200009&lng=pt&tlng=pt.

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312) Sobre o Psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

(   ) A classificação nosológica é uma etapa da avaliação psicológica clínica, onde as hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência os critérios diagnósticos.

 

(   ) Consiste, sobretudo, na identificação de forças e fraquezas no funcionamento psicológico e se distingue de outros tipos de avaliação psicológica de diferenças individuais por seu foco ser na existência ou não de psicopatologia.

 

(   ) O psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais.

 

(   ) A entrevista clínica é um dos recursos utilizados no psicodiagnóstico, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos, em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

 

  • A) V – V – F – F.

  • B) F – F – V – V.

  • C) V – V – V – V.

  • D) F – V – F – V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) V – V – V – V.

 

Sobre o Psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

(   ) A classificação nosológica é uma etapa da avaliação psicológica clínica, onde as hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência os critérios diagnósticos.

 

Essa questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico-V" de Cunha. 

 

A afirmativa está de acordo com Cunha:

 

"Classificação nosológica - Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos."

 

Assertiva Correta. 

 

(   ) Consiste, sobretudo, na identificação de forças e fraquezas no funcionamento psicológico e se distingue de outros tipos de avaliação psicológica de diferenças individuais por seu foco ser na existência ou não de psicopatologia.

 

Outra afirmativa de acordo com o livro de Cunha:

 

"Já disseram e repetimos que, enquanto os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos. Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia."

 

Assertiva Correta.  

 

(   ) O psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais.

 

Essa afirmativa também está de acordo com Cunha:

 

"O psicodiagnóstico surgiu como conseqüência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais. Anteriormente, o modelo para o estudo das doenças mentais remontava ao trabalho de Kraepelin e outros e às suas tentativas para estabelecer critérios de diagnóstico diferencial para a esquizofrenia."

 

Assertiva Correta.  

 

(   ) A entrevista clínica é um dos recursos utilizados no psicodiagnóstico, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos, em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

 

Por fim, mais uma de acordo com Cunha:

 

"Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas."

 

Assertiva Correta. 

 

Portanto, todas as afirmativas estão corretas. Encontramos a resposta na Letra C. 

 

a)  V – V – F – F.

b)  F – F – V – V.

c)  V – V – V – V.

d)  F – V – F – V.

313) A partir do seu conhecimento acerca dos objetivos possíveis do processo do psicodiagnóstico e suas especificações, assinale a alternativa que define corretamente a avaliação da perícia forense.

  • A) O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento etc.

  • B) Tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

  • C) Pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já que enfoca a personalidade de maneira global, mas pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica.

  • D) O exame procura resolver questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício de funções de cidadão, avaliação de incapacidade ou de comprometimentos psicopatológicos que etiologicamente possam se associar com infrações da lei, entre outros.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O exame procura resolver questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício de funções de cidadão, avaliação de incapacidade ou de comprometimentos psicopatológicos que etiologicamente possam se associar com infrações da lei, entre outros.

Gabarito Letra D

 

A partir do seu conhecimento acerca dos objetivos possíveis do processo do psicodiagnóstico e suas especificações, assinale a alternativa que define corretamente a avaliação da perícia forense.

a)  O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento etc.

Errado. Esse é o diagnóstico diferencial.

 

b)  Tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

Errado. Esse é o objetivo da prevenção.

 

c)  Pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já que enfoca a personalidade de maneira global, mas pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica.

Errado. Esse é o entendimento dinâmico.

 

d)  O exame procura resolver questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício de funções de cidadão, avaliação de incapacidade ou de comprometimentos psicopatológicos que etiologicamente possam se associar com infrações da lei, entre outros.

Certo!

 

 

Nosso gabarito é letra D.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

 
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314) De acordo com Cunha (2000), a avaliação psicológica realizada com propósitos clínicos, cujo objetivo é identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico com foco na existência ou não de psicopatologia leva o nome de:

  • A) psicopatologia

  • B) psicodiagnóstico

  • C) dinâmica de grupo

  • D) anamnese

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) psicodiagnóstico

Gabarito Letra B

A avaliação psicológica feita com propósitos clínicos recebe o nome de psicodiagnóstico, veja:

“Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais”

 

Nosso gabarito é Letra B.

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

315) O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. É um processo limitado no tempo que enfatiza a investigação dos sintomas e as características da indicação, através de técnicas como: entrevista semi-dirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado, permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente. Na relação com o cliente, o psicodiagnóstico cumpre o papel de:

  • A) transpor para o campo da psicologia o método do diagnóstico clínico da medicina, criando procedimento que tornam a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente.

  • B) ter, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais, sendo que o psicólogo entra em contato com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo objetivo.

  • C) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

  • D) moldar os instrumentos psicológicos para o contexto organizacional, sua utilização para fins organizacionais é limitado na realização de testes psicológicos que mensuram inteligência, emoção e aptidão, definindo o processo de recrutamento e seleção.

  • E) realizar a avaliação psicológica, processo subjetivo e emocional realizado com pessoas ou grupos de pessoas, com planejamento prévio e cuidadoso, que de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

Gabarito Letra C

 

O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. É um processo limitado no tempo que enfatiza a investigação dos sintomas e as características da indicação, através de técnicas como: entrevista semi-dirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado, permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente.

Na relação com o cliente, o psicodiagnóstico cumpre o papel de:


a)  transpor para o campo da psicologia o método do diagnóstico clínico da medicina, criando procedimento que tornam a vida emocional em termos similares àqueles empregados para o organismo, ou seja, um objeto concebido como doente.

Errado. Medicina e psicologia são ciências diferentes, com objetos e métodos diferentes, utilizar o mesmo método de diagnóstico em ambas não traria resultados satisfatórios.

 

b)  ter, no psicólogo, um simples aplicador e avaliador de testes psicológicos, cuja finalidade é auxiliar o trabalho de outros profissionais, sendo que o psicólogo entra em contato com aspectos parciais da personalidade do paciente, de modo objetivo.

Errado. O psicodiagnóstico não se resume a aplicação de testes. O psicólogo pode avaliar a personalidade do paciente de forma global, por meios objetivos ou subjetivos.

 

c) encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.

Certo! Trinca traz essa afirmação sobre o psicodiagnóstico compreensivo:

“Designa, presentemente, no diagnóstico psicológico, uma série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém. Embora este processo possa incluir partes de outros já mencionados, caracteriza-se de modo inconfundível, na Psicologia Clínica, como aquele tipo que leva em conta a natureza específica da tarefa diagnóstica (que apresenta problemas particulares, exigindo metodologia própria para solucioná-los); considera a necessidade do emprego de referenciais múltiplos, a fim de evitar a unilateralidade que se encontra nos demais processos; e é ponto de confluência de uma visão totalizadora do indivíduo humano.”

d) moldar os instrumentos psicológicos para o contexto organizacional, sua utilização para fins organizacionais é limitado na realização de testes psicológicos que mensuram inteligência, emoção e aptidão, definindo o processo de recrutamento e seleção.

Errado. O psicodiagnóstico é uma avaliação diagnóstico com objetivos clínicos.  

 

e)  realizar a avaliação psicológica, processo subjetivo e emocional realizado com pessoas ou grupos de pessoas, com planejamento prévio e cuidadoso, que de acordo com cada área de conhecimento, requer metodologias específicas.

Errado. Essa é a definição de avaliação psicológica, que é mais abrangente. O psicodiagnóstico é utilizado apenas na área clínica.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Trinca, W. (1984). Diagnóstico psicológico. A prática clínica. Em C. R. Rappaport (Org.), Temas básicos de psicologia (pp. 25-33). São Paulo: E.P.U. 

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316) O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica de característica clínica. Nesse processo, é possível descrever e compreender a pessoa em diversos aspectos, desde fatores vinculados à personalidade quanto a aspectos cognitivos. Tal processo pode contemplar uma ou diversas finalidades e exige do profissional se atentar para alguns cuidados técnicos. Avalie as afirmações sobre os cuidados técnicos a serem levados em consideração no início do processo de psicodiagnóstico.

I – O psicodiagnóstico tem início no contato telefônico; nele o paciente já inicia a formação de sua opinião quanto à sua competência e /ou à sua capacidade de estabelecer confiança; logo, o contato telefônico é de fundamental importância para o processo.

II – No primeiro contato com o paciente é fundamental que o psicólogo estabeleça uma relação de contato direto e de maneira acolhedora; são necessários abraço, beijo na face e aperto de mão, pois provavelmente ele espera do profissional um comportamento de proximidade e de abertura.

III – No primeiro contato não devem ser explicitadas informações concernentes ao trabalho a ser realizado, uma vez que o objetivo desse momento é compreender a demanda e estabelecer um vínculo positivo para que o paciente retorne.

IV – Espera-se que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o paciente, não só no aspecto verbal, como no aspecto não verbal; tal aspecto potencializa a empatia necessária para o trabalho psicodiagnóstico.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A) I e II.
  • B) III e IV.
  • C) I e IV.
  • D) II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I e IV.

   

  

I - O psicodiagnóstico tem início no contato telefônico; nele o paciente já inicia a formação de sua opinião quanto à sua competência e /ou à sua capacidade de estabelecer confiança; logo, o contato telefônico é de fundamental importância para o processo.

 

A questão está baseada no livro "Psicodiagnóstico" de Hutz et al.

 

Essa primeira afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"COMO TUDO COMEÇA
O contato telefônico

(...)

É importante manter a calma durante esse primeiro contato telefônico, pois o indivíduo já está formando uma opinião sobre a sua competência ou capacidade de estabelecer confiança"

 

Assertiva Correta.

 

II - No primeiro contato com o paciente é fundamental que o psicólogo estabeleça uma relação de contato direto e de maneira acolhedora; são necessários abraço, beijo na face e aperto de mão, pois provavelmente ele espera do profissional um comportamento de proximidade e de abertura.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do livro:

 

"Bom,  seu  paciente  chegou  e  você  vai  buscá-lo  na  sala  de  espera.  Cumprimente-o  e apresente-se.  O  contato  físico  (abraço,  aperto  de  mão,  beijo  na  face)  nesse  momento, assim como na despedida, vai depender de como você se sente mais à vonta​de, mas não se  esqueça  de  observar  a  reação  do  paciente."

 

Assertiva Falsa.

 

III - No primeiro contato não devem ser explicitadas informações concernentes ao trabalho a ser realizado, uma vez que o objetivo desse momento é compreender a demanda e estabelecer um vínculo positivo para que o paciente retorne.

 

Essas informações são fundamentais.

 

Observe um trecho do livro:

 

"Para versar sobre o contrato, vamos retomar o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005) como princípio fundamental: '... o psicólogo contribuirá para promover  a  universalização  do  acesso  da  população  às  informações,  ao  conhecimento da  ciência  psicológica,  aos  serviços  e  aos  padrões  éticos  da  profissão' e tem  como responsabilidade '...  Fornecer,  a  quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações  concernentes  ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional'. "

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

IV - Espera-se que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o paciente, não só no aspecto verbal, como no aspecto não verbal; tal aspecto potencializa a empatia necessária para o trabalho psicodiagnóstico.

 

Essa afirmativa está de acordo com Hutz et al.:

 

"Espera-se,  então,  que  o  psicólogo  seja  capaz  de  escutar  atentamente  o  relato  do paciente e 'escutar' seu comportamento não verbal, compreender a situação pelo ponto de  vista  do  paciente,  compreender  seu  estado  emocional,  co​nectar-se  emocionalmente com ele, legitimar suas emoções e sentimentos e promover apoio."

 

Assertiva Correta.

 

Está correto apenas o que se afirma em


a)  I e II.
b)  III e IV.
c)  I e IV.
d)  II e III.

317) Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico e marque a alternativa CORRETA:

( ) O ludodiagnóstico e outros testes com partes mais lúdicas são indicados como métodos de investigação e de intervenção com crianças.

( ) Em momentos de crises vitais, deve-se priorizar tratamentos visando o apaziguamento do paciente, recorrendo-se, inclusive, a medicamentos se necessário, até que haja condições de realização de psicodiagnóstico.

( ) A abordagem clínica frente aos testes psicológicos pode causar equívocos e excessos que inviabilizam a validade do método. Nesse sentido, seria um equívoco, por exemplo, a decisão de se interromper o teste se a criança dissesse estar cansada por ter que fazer muitos desenhos.

( ) O psicodiagnóstico pode ser encerrado, antes da realização de todos os testes previstos, uma vez que já se tenha a confirmação das hipóteses levantadas.

  • A) V V F V
  • B) V V V F
  • C) V F V F
  • D) V V V V
  • E) F F V V

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) V V F V

Gabarito: Letra A

(V) O ludodiagnóstico e outros testes com partes mais lúdicas são indicados como métodos de investigação e de intervenção com crianças.

Verdadeiro. As crianças ainda não tem plenamente desenvolvida a capacidade de se expressar verbalmente, e por isso instrumentos que utilizam brinquedos e outros recursos mais lúdicos são mais indicados.

 

(V) Em momentos de crises vitais, deve-se priorizar tratamentos visando o apaziguamento do paciente, recorrendo-se, inclusive, a medicamentos se necessário, até que haja condições de realização de psicodiagnóstico.

Verdadeiro. Quando o paciente se encontra em um momento de crise muito séria, é fundamental que o trabalho seja realizado primeiramente para apazigua-lo, considerando que uma abordagem mais intrusiva pode até causar mais danos.

 

(F) A abordagem clínica frente aos testes psicológicos pode causar equívocos e excessos que inviabilizam a validade do método. Nesse sentido, seria um equívoco, por exemplo, a decisão de se interromper o teste se a criança dissesse estar cansada por ter que fazer muitos desenhos.

Falso. Ao mesmo tempo que é preciso seguir os manuais diagnósticos, é fundamental a sensibilidade clínica de perceber quando o processo já não está sendo produtivo e pode enviesar os resultados.

 

(V) O psicodiagnóstico pode ser encerrado, antes da realização de todos os testes previstos, uma vez que já se tenha a confirmação das hipóteses levantadas.

Verdadeiro. A bateria elaborada no começo da avaliação é apenas um guia, ela pode ser estendida ou encurtada, dependendo do caminhar do processo.

 

Assim, a sequência correta é V V F V

Gabarito: Letra A

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318) O Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou coletivo, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais podem ser propostas soluções. A respeito dos objetivos do Psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA:

I – O processo do psicodiagnóstico tem um objetivo específico, relacionado aos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação.

II – Um psicodiagnóstico pode ter o objetivo de prevenção; visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

III – Um objetivo possível é o de prognóstico, que depende fundamentalmente da classificação nosológica, e, neste sentido, não é privativo do psicólogo. Este pode trazer contribuição importante, pois pode avaliar condições que possam ter influência no curso do transtorno.

IV – O objetivo da perícia forense é resolver questões relacionadas a investigação criminal, avaliação de características da personalidade, avaliação de comprometimentos psicopatológicos relacionados a infrações da lei.

  • A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

  • D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

   
 

Para a compreensão do assunto que traz a questão, dividiu-se a análise em duas partes:

1) Possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas

  
  

1) Possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO SEGUNDO AVALIAÇÃO

 

Objetivos

Especificação

 

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

 

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

 

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

 

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

 

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso. O objetivo prognóstico,  depende fundamentalmente da classificação nosológica, e, neste sentido, não é privativo do psicólogo. Em muitos casos, todavia, este pode dar uma contribuição importante, na medida em que, por meio do psicodiagnóstico, pode avaliar condições que, de alguma forma, possam ter influência no curso do transtorno

 

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

   
  

2) Análise das alternativas

 

INCORRETA. Conforme a literatura de Cunha (2000) há várias possibilidades de objetivos para o psicodiagnóstico, portanto, opção FALSA.

  

CORRETA. Confira a corroboração da proposição no quadro explicativo supracitado.

  

CORRETA. Confira a corroboração da proposição no quadro explicativo supracitado.

  

INCORRETA. O objetivo da perícia forense NÃO é resolver questões relacionadas a investigação criminal, mas subsidiar questões e aspectos relacionados a “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

  
  

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se queque somente as afirmativas II e III estão corretas, portanto, LETRA “D”.

319) De acordo com Jurema Alcides Cunha, no clássico livro Psicodiagnóstico V (2007), o psicólogo utiliza estratégias de avaliação psicológica com objetivos bem definidos, sendo que a testagem pode ser parte importante nesse processo. Sobre o psicodiagnóstico, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I– As estratégias de avaliação psicológica aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação.

II- Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

III- O psicodiagnóstico é caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses, que serão confirmadas, ou infirmadas, através de passos predeterminados e com objetivos precisos.

IV– Um psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, de forma que o exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

É correto o que se afirma em:

  • A) I e III, apenas.
  • B) II e III, apenas.
  • C) II e IV, apenas.
  • D) I, II e IV, apenas.
  • E) I, III e IV apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) I, III e IV apenas.

Gabarito: Letra E

Certo! A avaliação psicológica não é restrita a nenhuma abordagem.

“Estratégias de avaliação psicológica, como expressão cada vez mais utilizada na literatura específica, aplicam-se a uma variedade de abordagens e recursos à disposição do psicólogo no processo de avaliação.”

 

II- Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

Errado. Se o psicodiagnóstico é uma avaliação feita com propósitos clínicos, ele não abarca todos os tipos de avaliação psicológica, apenas com propósitos clínicos.

“Atualmente, o psicólogo utiliza estratégias de avaliação psicológica, com objetivos bem definidos, para encontrar respostas a questões propostas com vistas à solução de problemas. A testagem pode ser um passo importante do processo, mas constitui apenas um dos recursos de avaliação possíveis. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (Cunha et alii, 1993; Cunha, 1996).”

 

III- O psicodiagnóstico é caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses, que serão confirmadas, ou infirmadas, através de passos predeterminados e com objetivos precisos.

Certo! Veja o que diz os autores:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).” 

 

Certo!

Um psicodiagnóstico também pode ter um objetivo de prevenção. Tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogências. Em sentido lato, pode ser realizado por outros profissionais de uma equipe de saúde pública. Muitas vezes, é levado a efeito utilizando recursos de triagem, procurando atingir o maior número de casos no menor espaço de tempo, portanto, não pressupondo maior profundidade no levantamento de certos indícios de possível patologia, apenas para dar fundamentação ao desenvolvimento de programas preventivos, com grupos maiores. Não obstante, num exame individual, que pode requerer uma dimensão mais profunda, especialmente envolvendo uma estimativa de condições do ego frente a certos riscos ou no enfrentamento de situações difíceis, seria indicado um psicodiagnóstico.”

Assim, I, III e IV estão corretas.

Nosso gabarito é Letra E

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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320) A avaliação psicológica é uma das competências do psicólogo, podendo ser realizada nas mais variadas áreas de atuação. Um dos procedimentos que recentemente tem sido utilizado em avaliação psicológica é o psicodiagnóstico interventivo. Analise as afirmativas abaixo que versam sobre essa modalidade de atendimento.

I- O psicodiagnóstico interventivo parte do princípio de que a relação colaborativa estabelecida entre cliente e psicólogo tem desdobramentos psicoterapêuticos.

II- O psicodiagnóstico interventivo é um procedimento de psicodiagnóstico tradicional que dispensa o uso de entrevista, centrando-se na aplicação de testes psicológicos e de observação clínica.

III- No psicodiagnóstico tradicional, a relação entre psicólogo e cliente é assimétrica e permeada por questões de poder, pois se baseia no princípio de que o profissional detém um saber sobre o funcionamento psicológico do cliente, desconhecido por este último.

Está correto o que se afirma em

  • A) I e III, apenas.
  • B) I e II, apenas.
  • C) II e III, apenas.
  • D) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I e III, apenas.

   

   

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"A CLÍNICA E A PESQUISA DO PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO


Até  o  presente,  as  pesquisas  que  buscaram  investigar  os  alcances  e  os  limites  do  PI como procedimento clínico revelaram que essa prática promove resultados terapêuticos importantes. Cabe citar como exemplo algumas dessas investigações, mas sem qualquer pretensão de esgotar toda a produção científica a esse respeito.
(...)

A partir de suas fundamentações, compreen​de que cada encontro entre psicólogo e paciente  é  um  momento  único,  permeado  por  uma  comunicação  em  nível  verbal  e  pré- verbal,  consciente  e  inconsciente.  Nesse  sentido,  quando  o  profissional  é  capaz  de fornecer sustentação e, assim, mostrar-se verdadeiramente disponível ao paciente, este pode  revelar-se  sem  recear  ser  invadido.  Essa  situação  pode  gerar  efeitos  mutativos, proporcionando  um  movimento  de  vida  autêntico  e  espontâneo,  expressão  da singularidade  do  paciente."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Assertiva Correta.

  

O Psicodiagnóstico Interventivo (PI) não é considerado tradicional. Além disso, não se dispensa o uso de entrevistas.

 

"Em suma, a aplicação de instrumentos e métodos projetivos pode ser terapêutica em si, redundando em benefícios importantes, tanto em termos estruturais como dinâmicos da personalidade do paciente. Logo, se o psicodiagnóstico tradicional pode ser involuntariamente terapêutico, o PI busca sê-lo expressamente, ao se propor a explorar a fundo todas as possibilidades que os instrumentos projetivos oferecem."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Assertiva Falsa.

  

Segundo o texto abaixo, o psicodiagnóstico, no início, era focado nas síndromes e sintomas psiquiátricos. O que abre margem para essa ideia proposta pela afirmativa de uma relação de poder e saber sobre o paciente.

 

"A avaliação psicológica é uma das áreas mais importantes de atuação do psicólogo, abrangendo  conhecimento  teórico-técnico  específico  e  metodologias  distintas.  Esse campo  da  Psicologia  é  dinâmico  e  tem  a  função  de  prover  auxílio  nas  áreas  da  saúde, educação,  trabalho  e  outros  setores  em  que  haja  necessidade  (Conselho  Federal  de Psicologia,  2007).  No  que  se  refere  à  área  Clínica,  a  forma  de  avaliação  que  inclui  a investigação  da  personalidade  é  chamada  de  Psicodiagnóstico.  

 

Essa  modalidade  de avaliação,  em  seu  início,  carregava  forte  influência  de  modelos  psiquiátricos  que objetivavam  estudar  sintomas  e  síndromes  com  a  intenção  de  confirmar  hipóteses diagnósticas.  Todavia,  a  partir  da  influência  da  Psicanálise,  a  preocupação  em  definir um  diagnóstico  descritivo  tornou-se  secundária,  cedendo  espaço  para  a  consideração dos  aspectos  da  subjetividade  do  examinando  no  processo  avaliativo  (Ancona-Lopez, 1984).


Deste  modo,  o  psicodiagnóstico  foi  evoluindo  a  partir  de  uma  perspectiva  mais próxima  de  modelos  médicos,  seguindo  uma  linha  que  se  consolidou  em  um  modelo que  pode  ser  chamado  de  Tradicional,  já  incrustado  das  contribuições  psicanalíticas  e sustentado por elas, até o Psicodiagnóstico Interventivo (PI), que foi sistematizado mais recentemente."

 

Fonte: "Avaliação Psicológica: Aspectos Teóricos e Práticos" (Lins e Borsa)

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e III. Encontramos a resposta na Letra A.

 

Está correto o que se afirma em 

 

a)  I e III, apenas. 

b)  I e II, apenas. 

c)  II e III, apenas. 

d)  I, II e III.

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