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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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331) A literatura define o Psicodiagnóstico como:

  • A) Um processo científico que utiliza método é técnica, a nível apenas individual, à luz de princípios teóricos, avaliando, classificando e prevendo o curso para comunicar os resultados.
  • B) Um processo científico ilimitado no tempo, que utiliza métodos e técnicas psicológicas a nível individual, entendendo à luz de princípios teóricos os problemas, identificando e avaliando aspectos específicos, classificando o caso e prevendo seu curso possível para comunicar resultados.
  • C) Um processo científico ilimitado no tempo, que utiliza método e técnica a nível individual, entendendo, os problemas, identificando e avaliando aspectos de personalidade e prevendo seu curso possível para comunicar resultados.
  • D) Um processo científico ilimitado no tempo, que avalia aspectos de aprendizagem e personalidade, através de métodos e técnicas, classificando o caso e prevendo seu curso possível para comunicar resultados.
  • E) Um processo científico limitado no tempo, que utiliza método e técnica psicológicas a nível individual ou não, entendendo, à luz de princípios teóricos, os problemas, identificando e avaliando aspectos específicos, classificando o caso e prevendo seu curso possível para comunicar resultados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Um processo científico limitado no tempo, que utiliza método e técnica psicológicas a nível individual ou não, entendendo, à luz de princípios teóricos, os problemas, identificando e avaliando aspectos específicos, classificando o caso e prevendo seu curso possível para comunicar resultados.

  

A literatura define o Psicodiagnóstico como:

 

Para a compreensão do assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas


 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

   

Considerando as alternativas disponíveis, produz-se os seguintes destaques:

 
  • Apenas a LETRA “E” (um processo científico limitado no tempo, que utiliza método e técnica psicológicas a nível individual ou não, entendendo, à luz de princípios teóricos, os problemas, identificando e avaliando aspectos específicos, classificando o caso e prevendo seu curso possível para comunicar resultados) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de literalidade, em relação a requisição do que é especificado pelo enunciado;
 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “E” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

________________

Fonte consultada:

 

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

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332) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre Psicodiagnóstico e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Caracteriza-se por ser um tipo de avaliação psicológica desenvolvida no âmbito clínico. Inicia-se a partir de uma demanda e desenvolve-se por meio de um foco específico para avaliação.

( ) Abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc.) reconhecidas pela ciência psicológica.

( ) Procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico descritivo e/ou dinâmico, possibilitando a compreensão da situação e encaminhamentos adequados.

( ) Procedimento que pressupõe a adoção de um ponto de vista científico adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas sobre o fenômeno avaliado.

  • A) V – V – V – V.
  • B) V – V – V – F.
  • C) F – F – V – V.
  • D) F – V – F – V

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) V – V – V – V.

    

VERDADEIRO. Conforme Hutz, Bandeira, Trentini & Krug (2015):

O psicodiagnóstico caracteriza-se por ser um tipo de avaliação psicológica desenvolvida no âmbito clínico. Inicia-se a partir de uma demanda e desenvolve-se por meio de um foco específico para avaliação. O foco ou motivo da avaliação é de extrema importância, pois será ele que irá guiar todo o processo de psicodiagnóstico, incluindo a escolha das técnicas e dos instrumentos que serão utilizados.”

   

VERDADEIRO. Segundo Hutz, Bandeira, Trentini & Krug (2015, p.20):

O psicodiagnóstico abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc.) reconhecidas pela ciência psicológica”

   

VERDADEIRO. De acordo com Hutz, Bandeira, Trentini & Krug (2015, p.18):

“Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos. Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.”

   

VERDADEIRO. Vide correção da proposição III.

  

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “A” (V – V – V – V) traduz corretamente a sequência das proposições ao serem avaliadas. As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

 

_______________

Fonte consultada:

Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (Ed.) (2015). Psicometria. Porto Alegre: Artmed.

333) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna de acordo com o conceito abaixo.

O ______________________ é um procedimento que se fundamenta na prática da psicologia clínica. Tem por objetivo diagnosticar, entender e intervir na problemática do indivíduo, fazendo o uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico. Desse modo, caracteriza-se fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção (Aiello-Vaisberg, 1999).

  • A) Psicodiagnóstico Interativo
  • B) Psicodiagnóstico Interventivo
  • C) Psicodiagnóstico Resolutivo
  • D) Psicodiagnóstico Alternativo

     
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Psicodiagnóstico Interventivo

Gabarito Letra B

O ______________________ é um procedimento que se fundamenta na prática da psicologia clínica. Tem por objetivo diagnosticar, entender e intervir na problemática do indivíduo, fazendo o uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico. Desse modo, caracteriza-se fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção (Aiello-Vaisberg, 1999).
a)  Psicodiagnóstico Interativo
b)  Psicodiagnóstico Interventivo
c)  Psicodiagnóstico Resolutivo
d)  Psicodiagnóstico Alternativo

 

Quando há intervenção junto com a avaliação, temos o psicodiagnóstico interventivo, veja:

“ORIGENS DO PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO

O PIOP é um procedimento que se fundamenta na prática da psicologia clínica. Tem por objetivo diagnosticar, entender e intervir na problemática do indivíduo, fazendo o uso integrado dos processos avaliativo e terapêutico. Desse modo, caracteriza-se fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção (AielloVaisberg, 1999). Isso significa que, nesse método, as intervenções já podem ser realizadas durante as entrevistas iniciais com o paciente e nas aplicações de testes psicológicos, oferecendo devoluções durante todo o processo avaliativo e não somente ao seu final (Barbieri, 2010a). De acordo com Paulo (2005, p. 90), o PI pode ser definido como: . . . uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos emergentes, relevantes e/ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico e que, ao mesmo tempo, e por isso, permite uma intervenção eficaz. Embora a proposta do PI seja relativamente recente, remontando aos anos de 1990 (Aiello-Vaisberg, 2004; Ancona-Lopez, 1995; Barbieri, 2002; Finn & Tonsager, 1997; Tardivo, 2006; Trinca, 2003), a transposição das fronteiras entre avaliação e intervenção não é em si uma novidade. Desse modo, ao longo de toda a história da psicologia clínica, já se constata o uso de testes projetivos com objetivos terapêuticos, ou seja, protótipos desse método de avaliação e intervenção.”

 

Assim, nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

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334) No que concerne à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

  • A) O planejamento da ordem de aplicação dos instrumentos é necessário ao se elaborar uma bateria de testes, com início do processo pelos testes mais ansiogênicos.
  • B) O psicodiagnóstico interventivo, no qual ocorrem assinalamentos e interpretações durante as entrevistas ou na aplicação de técnicas, caracteriza-se como uma modalidade diagnóstica.
  • C) O psicodiagnóstico pode ser realizado em ambiente de internação e em postos de saúde e clínicas psiquiátricas, desde que ocorra de forma breve.
  • D) A autorização do processo avaliativo é recomendada, por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.

  • E) A elaboração do plano de ação é definida pela demanda ao se identificar o motivo manifesto do psicodiagnóstico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) A autorização do processo avaliativo é recomendada, por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.

   

Aluno, que tal conhecermos um pouco sobre assunto, para então analisarmos as alternativas?! Para isso, considere a análise desta questão dividida em três partes:

1) Compreensão sobre psicodiagnóstico

2) Modelos principais e passos de um processo psicodiagnóstico

3) Análise das alternativas

 

1) Compreensão sobre psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 105):

 

O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. Geralmente, temos um ponto de partida, que é o encaminhamento. Qualquer pessoa que encaminha um paciente o faz sob a pressuposição de que ele apresenta problemas que têm uma explicação psicológica.”

  

2) Modelos principais e passos de um processo psicodiagnóstico

 

Embora no Brasil, o modelo psicodiagnóstico compreensivo (Trinca, 1984) e a proposta fenomenológica (Ancona-Lopez, 1995) sejam frequentemente utilizadas, é o modelo sistematizado por Arzeno (2003) e Ocampo, Arzeno & Piccolo (2005), que foi sintetizado por Cunha et al. (2000), que tem norteado o trabalho de grande parte dos profissionais de psicologia.

 

Considerando isto, Arzeno (2003) descreve o processo Psicodiagnóstico através de sete etapas; acompanhe através da tabela a seguir:

 

Psicodiagnóstico através de sete etapas (conforme Arzeno - 2003)

1º Passo:

o primeiro passo inclui desde a solicitação da consulta pelo cliente até o primeiro encontro pessoal com o profissional. Nessa fase, é importante observar como é feito o contato inicial, quais as primeiras impressões etc.

2º Passo:

o segundo passo envolve a realização das primeiras entrevistas, quando se busca identificar o motivo latente e manifesto da consulta, as ansiedades e defesas que o paciente, pais e/ou família apresentam, as expectativas e fantasias de doença e de cura que trazem.

3º Passo:

o terceiro passo é o momento de reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais, para planejamento dos passos seguintes e escolha dos instrumentos diagnósticos a serem empregados.

4º Passo:

o quarto passo é o momento da realização da estratégia diagnóstica planejada – entrevistas e aplicação dos testes e técnicas selecionadas, de acordo com o caso. Em geral, age-se conforme o planejado, mas, se houver necessidade, podem-se introduzir modificações, durante o processo.

5º Passo:

o quinto passo é o momento da análise e integração dos dados levantados. É o estudo conjunto do material apreendido nas entrevistas, nos testes e na história clínica, para obter uma compreensão global do caso. [...]

6º Passo:

o sexto passo é o momento da devolução da informação, que pode ser feita em uma ou mais entrevistas. Geralmente, é realizada de forma separada – uma com o indivíduo que foi trazido como protagonista principal da consulta, e outra com os pais e o restante da família. Frequentemente, durante a entrevista devolutiva, surgem novos elementos, os quais ajudam a validar as conclusões ou esclarecer os pontos obscuros.

7º Passo:

o sétimo passo envolve a elaboração do laudo psicológico com as conclusões diagnósticas e prognósticas, incluindo as recomendações terapêuticas adequadas ao caso. A elaboração do laudo é um aspecto importante do processo, pois, quando malfeito, pode prejudicar o paciente, em vez de ajudá-lo.

  

3) Análise das alternativas

 

a)  O planejamento da ordem de aplicação dos instrumentos é necessário ao se elaborar uma bateria de testes, com início do processo pelos testes mais ansiogênicos.

INCORRETA. Ao contrário do expressa a alternativa, acompanhe o que destacam Rigoni & Sá (2016):

Quando pensamos na ordem de aplicação da bateria de testes selecionada, é recomendável que os primeiros testes sejam os menos ansiogênicos para a pessoa a ser avaliada, justamente para que não se desenvolva alguma resistência ante o processo. Dito de outra forma, o teste que mobiliza o motivo manifesto para a realização do psicodiagnóstico nunca deve ser o primeiro a ser administrado. Assim, por exemplo, em uma criança encaminhada para avaliação cognitiva, jamais se deve iniciar a bateria de testes pelo WISC-IV.”

   

b) O psicodiagnóstico interventivo, no qual ocorrem assinalamentos e interpretações durante as entrevistas ou na aplicação de técnicas, caracteriza-se como uma modalidade diagnóstica.

INCORRETA. Note o que traz Rigoni & Sá (2016):

“...denominados de psicodiagnóstico interventivo, que equivale a uma avaliação terapêutica, caracterizada pela realização de intervenções como assinalamentos, interpretações, entre outros, durante as entrevistas e as aplicações de técnicas projetiva”

   

c) O psicodiagnóstico pode ser realizado em ambiente de internação e em postos de saúde e clínicas psiquiátricas, desde que ocorra de forma breve.

INCORRETA. Conforme Rigoni & Sá (2016) a brevidade do psicodiagnóstico nestes locais, pode ser breve, porém, tal aspecto não é taxativo, confira:

“O psicodiagnóstico pode ser realizado em consultórios privados, clínicas psicológicas ou psiquiátricas, instituições, postos de saúde ou hospitais. Dependendo do local onde irá ocorrer o processo, poderá haver certa urgência na avaliação

   

d) A autorização do processo avaliativo é recomendada, por meio da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido.

CORRETA. Ratificando o que traz a asseriva, Rigoni & Sá (2016) sinalizam:

“Também nesse primeiro contato, após se esclarecer como o processo ocorrerá, sugerimos que se proceda à assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido, em que a pessoa a ser avaliada ou o seu responsável legal autorizará a realização da avaliação. É importante salientar que, no caso de crianças, a primeira entrevista precisa ser feita com os pais ou responsáveis; já no caso de adultos, nem sempre é necessário entrevistar algum familiar.”

   

e) A elaboração do plano de ação é definida pela demanda ao se identificar o motivo manifesto do psicodiagnóstico.

INCORRETA. Segundo Rigoni & Sá (2016):

“A partir do que foi coletado nas primeiras entrevistas, o psicólogo terá condições de elaborar o plano de ação

 

_______________

Fonte consultada:

Rigoni, M. S., & Sá, S. D. (2016). O processo psicodiagnóstico. In Hutz, C. S., Bandeira, D. R. Trentini, C. M., & Krug, J. S. (Eds.), Psicodiagnóstico (27-34). Porto Alegre: Artmed.

ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

335) Fundamentado na Obra de Jurema Alcides Cunha, PSICODIAGNÓSTICO V, assinale a alternativa que está em desacordo com as premissas da autora.

  • A) Na clínica, a avaliação feita comumente é chamada de Psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.
  • B) O Psicodiagnóstico com o objetivo de prevenção visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como avaliar a capacidade de enfrentar situações novas.
  • C) A integração dos dados e informações de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame é um dos passos do psicodiagnóstico.
  • D) O Psicodiagnóstico apresenta um domínio próprio, o seu foco na existência ou não de psicopatologia descarta a manutenção de canais de comunicação com outras áreas, precisando o psicólogo estar focado basicamente no comportamento do paciente.
  • E) Realizar o exame subjetivo do estado mental do paciente e levantar hipóteses iniciais bem como definir os objetivos do exame são critérios que fazem parte do objetivo do Psicodiagnóstico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O Psicodiagnóstico apresenta um domínio próprio, o seu foco na existência ou não de psicopatologia descarta a manutenção de canais de comunicação com outras áreas, precisando o psicólogo estar focado basicamente no comportamento do paciente.

Gabarito Letra D

Fundamentado na Obra de Jurema Alcides Cunha, PSICODIAGNÓSTICO V, assinale a alternativa que está em desacordo com as premissas da autora.
a)  Na clínica, a avaliação feita comumente é chamada de Psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

Certo! Veja o que diz a autora:

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais.”


b)  O Psicodiagnóstico com o objetivo de prevenção visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como avaliar a capacidade de enfrentar situações novas.

Certo! É isso que o psicodiagnóstico com objetivo de prevenção faz.

“Um psicodiagnóstico também pode ter um objetivo de prevenção. Tal exame visa a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogências.”


c)  A integração dos dados e informações de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame é um dos passos do psicodiagnóstico.

Certo! Relembre todos os passos:

“a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;

b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;

c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;

d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;

e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.”


d)  O Psicodiagnóstico apresenta um domínio próprio, o seu foco na existência ou não de psicopatologia descarta a manutenção de canais de comunicação com outras áreas, precisando o psicólogo estar focado basicamente no comportamento do paciente.

Errado. É fundamental que o psicólogo mantenha uma boa comunicação com outras áreas, que podem também ser uma fonte de informação para o psicodiagnóstico.

“Embora o psicodiagnóstico tenha um domínio próprio, o seu foco na existência ou não de psicopatologia torna essencial a manutenção de canais de comunicação com outras áreas, precisando o psicólogo estar atento para questões que são fundamentais na determinação de um diagnóstico.”


e)  Realizar o exame subjetivo do estado mental do paciente e levantar hipóteses iniciais bem como definir os objetivos do exame são critérios que fazem parte do objetivo do Psicodiagnóstico.

Certo!

“Os comportamentos específicos do psicólogo podem ser assim relacionados, embora possam variar na sua especificidade e na sua seriação, conforme os objetivos do psicodiagnóstico: a) determinar motivos do encaminhamento, queixas e outros problemas iniciais; b) levantar dados de natureza psicológica, social, médica, profissional e/ou escolar, etc. sobre o sujeito e pessoas significativas, solicitando eventualmente informações de fontes complementares; c) colher dados sobre a história clínica e história pessoal, procurando reconhecer denominadores comuns com a situação atual, do ponto de vista psicopatológico e dinâmico; d) realizar o exame do estado mental do paciente (exame subjetivo), eventualmente complementado por outras fontes (exame objetivo); e) levantar hipóteses iniciais e definir os objetivos do exame; f) estabelecer um plano de avaliação; g) estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; h) administrar testes e outros instrumentos psicológicos; i) levantar dados quantitativos e qualitativos; j) selecionar, organizar e integrar todos os dados significativos para os objetivos do exame, conforme o nível de inferência previsto, com os dados da história e características das circunstâncias atuais de vida do examinando; l) comunicar resultados (entrevista devolutiva, relatório, laudo, parecer e outros informes), propondo soluções, se for o caso, em benefício do examinando; m) encerrar o processo.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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336) Segundo Jurema Alcides Cunha, psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, correspondendo a um processo que visa a

  • A) avaliar as diferenças individuais, não sendo necessário considerar como parâmetros os limites da variabilidade normal.
  • B) utilizar o exame psicológico (por meio de medidas intelectuais) como coadjuvante da avaliação pedagógica.
  • C) garantir a cientificidade dos métodos psicométricos utilizados pelo psicólogo, valorizando os aspectos técnicos da testagem.
  • D) identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.
  • E) identificar as características de personalidade do avaliado, tendo a classificação psiquiátrica como objetivo precípuo do psicodiagnóstico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

Gabarito Letra D

Vamos, primeiro, relembrar o conceito de psicodiagnóstico para Cunha:

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais”


a)  avaliar as diferenças individuais, não sendo necessário considerar como parâmetros os limites da variabilidade normal.

Errado. Os limites da variabilidade normal devem ser considerados.


b)  utilizar o exame psicológico (por meio de medidas intelectuais) como coadjuvante da avaliação pedagógica.

Errado. Essa é uma proposta de Binet, e não a definição de psicodiagnóstico.

“Aquele fim de século e o começo do seguinte foram marcantes pelos trabalhos de Galton, que introduziu o estudo das diferenças individuais, de Cattell, a quem se devem as primeiras provas, designadas como testes mentais, e de Binet, que propôs a utilização do exame psicológico (por meio de medidas intelectuais) como coadjuvante da avaliação pedagógica. Por tais razões, a esses três autores é atribuída a paternidade do psicodiagnóstico (FernándezBallesteros, 1986).”


c)  garantir a cientificidade dos métodos psicométricos utilizados pelo psicólogo, valorizando os aspectos técnicos da testagem.

Errado. Esse não é um objetivo do psicodiagnóstico.


d)  identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

Certo!


e)  identificar as características de personalidade do avaliado, tendo a classificação psiquiátrica como objetivo precípuo do psicodiagnóstico.

Errado. A classificação psiquiátrica não é um objetivo precípuo do psicodiagnóstico.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

337) O psicodiagnóstico interventivo de base fenomenológico-existencial realiza um recorte na vida da pessoa, em dado momento e em determinado espaço, focalizando seu modo de estar no mundo, com os significados nele implícitos. O processo ocorre em etapas semelhantes às do modelo tradicional, porém se diferencia porque prevê

  • A) apreender dados da história de vida do avaliado, com ele próprio ou com outras pessoas, quando se mostrar oportuno para o entendimento do caso.
  • B) a utilização de material gráfico para avaliação, além da observação lúdica no caso do psicodiagnóstico infantil.
  • C) um complemento nos dados obtidos nas entrevistas com a aplicação de pelo menos dois testes psicológicos apropriados à idade do avaliado.
  • D) a realização de um número maior de entrevistas quando for necessário atingir um estudo mais aprofundado.
  • E) sessões devolutivas parciais ao longo do processo, além da entrevista devolutiva final.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) sessões devolutivas parciais ao longo do processo, além da entrevista devolutiva final.

Gabarito Letra E

O psicodiagnóstico interventivo de base fenomenológico-existencial realiza um recorte na vida da pessoa, em dado momento e em determinado espaço, focalizando seu modo de estar no mundo, com os significados nele implícitos. O processo ocorre em etapas semelhantes às do modelo tradicional, porém se diferencia porque prevê
a)  apreender dados da história de vida do avaliado, com ele próprio ou com outras pessoas, quando se mostrar oportuno para o entendimento do caso.

Errado. O modelo tradicional também busca colher esses dados, não é um diferencial do psicodiagnóstico interventivo.


b)  a utilização de material gráfico para avaliação, além da observação lúdica no caso do psicodiagnóstico infantil.

Errado. Mais uma vez, não é um diferencial desse modelo de psicodiagnóstico.


c)  um complemento nos dados obtidos nas entrevistas com a aplicação de pelo menos dois testes psicológicos apropriados à idade do avaliado.

Errado. O modelo tradicional também usa testes psicológicos, e não há padrão de uso de testes no psicodiagnóstico interventivo, depende da avaliação do profissional.


d)  a realização de um número maior de entrevistas quando for necessário atingir um estudo mais aprofundado.
Errado. O modelo tradicional também determina quantas entrevistas são necessárias.

 

e)  sessões devolutivas parciais ao longo do processo, além da entrevista devolutiva final.

Certo! O psicodiagnóstico interventivo é caracterizado fundamentalmente pela concomitância da investigação e da intervenção. Isso significa que, nesse método, as intervenções já podem ser realizadas durante as entrevistas iniciais com o paciente e nas aplicações de testes psicológicos, oferecendo devoluções durante todo o processo avaliativo e não somente ao seu final.

 

Assim, nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

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338) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

  • A) Avaliação Psicológica é um trabalho mecânico, para avaliar determinadas características, é um processo simples, rápido e fácil que produz um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado.
  • B) A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educa¬cional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção).
  • C) O psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com obje¬tivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão momentânea da personalidade do pacien¬te (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.
  • D) O psicodiagnóstico pressupõe a adoção de uma hipótese sobre o fenômeno avaliado, adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educa¬cional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção).

 

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:


a)  Avaliação Psicológica é um trabalho mecânico, para avaliar determinadas características, é um processo simples, rápido e fácil que produz um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado.

 

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte texto:

 

"Avaliação Psicológica é

 

um processo dinâmico.
um processo de conhecimento do outro.
um processo científico.
um trabalho especializado.
a obtenção de amostras do comportamento.

 

Avaliação Psicológica não é


um trabalho mecânico.
somente avaliar determinadas características.
sinônimo de aplicação de testes.
um processo simples, rápido e fácil.
um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado."

 

Fonte: "Manual de Avaliação Psicológica" (Machado)

 

Assertiva Falsa.


b)  A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção).

 

Essa afirmativa está coerente com o texto abaixo:

 

"A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. A escolha das estratégias e dos instrumentos empregados é feita sempre de acordo com o referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e a finalidade (diagnóstico, indicação de tratamento e/ou prevenção), conforme Ocampo et al. (2005), Arzeno (2003) e Trinca (1984a)."

 

Fonte: "Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica" (Araújo)

 

Assertiva Correta.


c)  O psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão momentânea da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento.

 

Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003) sistematizaram o procedimento do psicodiagnóstico dentro do referencial psicanalítico, desenvolvendo uma concepção ampla e enriquecedora, que valoriza a entrevista clínica (em vez da tradicional anamnese descritiva), a relação transferencial/contratransferencial e a devolução, ao final do processo.

 

Para essas autoras, o psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual) e futuros (prognóstico), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento."

 

Fonte: "Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica" (Araújo)

 

Assertiva Falsa.


d)  O psicodiagnóstico pressupõe a adoção de uma hipótese sobre o fenômeno avaliado, adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.

 

Mais uma distorção. Observe:

 

"Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

 

Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas."

 

Fonte: "Conceituação de Psicodiagnóstico na Atualidade" (Krug et al.)

 

Assertiva Falsa.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

339) A.C. é um jovem de 9 anos de idade que foi encaminhado para uma avaliação psicológica por uma médica psiquiatra, para auxílio na formulação diagnóstica de um possível transtorno do neurodesenvolvimento. Na entrevista clínica, verificou-se um histórico de meningite aos 4 anos de idade. A.C. apresentava dificuldades acadêmicas moderadas e um comprometimento leve na socialização, mas não no ambiente familiar. Tais sinais não eram presentes antes do quadro de meningite, e após o mesmo, expressavam-se de forma persistente. Os escores dos testes de inteligência empregados na avaliação indicaram na medida do Q.I. total o valor de 60 pontos.

A partir dessas informações, em havendo elementos para constituir uma hipótese diagnóstica, a alternativa que melhor a apoiaria de acordo com a justificativa proposta é que:

  • A) a partir dos elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese diagnóstica de TDAH, haja vista que o paciente só apresenta dificuldades acadêmicas e não em outros ambientes.

  • B) com base nos elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese diagnóstica de TDAH, devido à apresentação intermitente dos sinais após o acometimento pelo quadro de meningite.

  • C) considerando os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os resultados dos escores apresentados são conclusivos em relação a este diagnóstico.

  • D) levando em consideração os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os prejuízos apresentados no funcionamento conceitual, pela criança, são persistentes no pós- meningite, além da ocorrência de comprometimento no funcionamento adaptativo.

  • E) os elementos apresentados não possibilitam a suspeita de nenhum transtorno do neurodesenvolvimento, sendo mais bem explicados por transtornos neurocognitivos de início tardio.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) levando em consideração os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os prejuízos apresentados no funcionamento conceitual, pela criança, são persistentes no pós- meningite, além da ocorrência de comprometimento no funcionamento adaptativo.

Gabarito Letra D

 

a)  a partir dos elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese diagnóstica de TDAH, haja vista que o paciente só apresenta dificuldades acadêmicas e não em outros ambientes.

Errado. A.C não apresenta, no relato, déficit de atenção ou hiperatividade, que são os sintomas característicos do TDAH. As dificuldades acadêmicas não são suficientes para dizer que há déficit de atenção.

 

b) com base nos elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese diagnóstica de TDAH, devido à apresentação intermitente dos sinais após o acometimento pelo quadro de meningite.

Errado. Não há justificativa para esse diagnóstico.

 

c) considerando os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os resultados dos escores apresentados são conclusivos em relação a este diagnóstico.

Errado. O diagnóstico de deficiência intelectual não é feito exclusivamente com base no resultado do teste de QI.

 

d) levando em consideração os elementos apresentados, pode-se sugerir a hipótese de deficiência intelectual, pois os prejuízos apresentados no funcionamento conceitual, pela criança, são persistentes no pós- meningite, além da ocorrência de comprometimento no funcionamento adaptativo.

Certo! Os sintomas são, em geral, compatíveis com um quadro de DI.

“Quando a deficiência intelectual está associada a uma síndrome genética, pode haver uma aparência física característica (como na síndrome de Down, p. ex.). Algumas síndromes têm um fenótipo comportamental, o que se refere a comportamentos específicos, característicos de determinado transtorno genético (p. ex., síndrome de Lesch-Nyhan). Nas formas adquiridas, o aparecimento pode ser abrupto, após doenças como meningite ou encefalite ou traumatismo encefálico durante o período do desenvolvimento. Quando a deficiência intelectual decorre de perda de habilidades cognitivas previamente adquiridas, como em lesões cerebrais traumáticas, pode ser atribuído tanto diagnóstico de deficiência intelectual quanto o de um transtorno neurocognitivo.”

 

e) os elementos apresentados não possibilitam a suspeita de nenhum transtorno do neurodesenvolvimento, sendo mais bem explicados por transtornos neurocognitivos de início tardio.

Errado. O quadro é compatível com o diagnóstico de deficiência intelectual.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

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340) Leia as asserções abaixo a respeito do psicodiagnóstico clínico:

I – O processo de psicodiagnóstico nunca pode contar com testagem psicológica.
II – O processo de psicodiagnóstico é planejado de modo a ser limitado no tempo.
III – O processo de psicodiagnóstico não é de exclusividade do profissional de Psicologia.

Dos itens acima mencionados, apenas:

  • A) I é verdadeiro.

  • B) I e II são verdadeiros.

  • C) II e III são verdadeiros.

  • D) II é verdadeiro.

  • E) I e III são verdadeiros.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) II é verdadeiro.

Gabarito Letra D

I – O processo de psicodiagnóstico nunca pode contar com testagem psicológica.

Errado. Alguns autores, como Arzeno, consideram que no psicodiagnóstico sempre terá testagem psicológica. Em revisões mais recentes, outros autores, como Hutz, já consideram que não há exigência de haver testes para caracterizar um psicodiagnóstico, mas eles ainda são uma opção de instrumento que o profissional pode utilizar nesse processo.

II – O processo de psicodiagnóstico é planejado de modo a ser limitado no tempo.

Certo! O psicodiagnóstico é, por definição, limitado no tempo.

III – O processo de psicodiagnóstico não é de exclusividade do profissional de Psicologia.

Errado. A utilização de instrumentos e técnicas da ciência psicológica com objetivo de avaliação é privativo do psicólogo, e o psicodiagnóstico é a avaliação psicológica com objetivos clínicos, sendo exclusivo dos psicólogos clínicos.

 

Assim, apenas II está correta.

Gabarito Letra D

1 32 33 34 35 36 44