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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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341) Sobre os objetivos de uma avaliação psicológica clínica, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

(   ) A descrição do caso excede a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e delineando a atuação do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

(   ) Na classificação nosológica, primeiras hipóteses são avaliadas, adotando como referência critérios diagnósticos.

(   ) No entendimento dinâmico é acurado o nível de funcionamento da personalidade, são analisadas as funções do ego, a capacidade de insight e qualidades do sistema de defesas para promover a recomendação de soluções terapêuticas e predizer a provável resposta as mesmas.

(   ) A avaliação compreensiva pressupõe um nível mais elevado de dedução clínica, existindo uma conexão de dados com base teórica. Admite abordar explicações de fatores comportamentais nem sempre inteligíveis na entrevista, à antecipação de problemas na psicoterapia e a demarcação de focagem terapêutica.

(   ) No diagnóstico diferencial são averiguados desvios ou incoerências do conjunto sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

  • A) V, F, F, V, F.
  • B) V, F, V, F, V.
  • C) F, V, F, F, V.
  • D) V, V, F, F, V.
  • E) F, V, V, V, F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) V, V, F, F, V.

Gabarito: Letra D

Sobre os objetivos de uma avaliação psicológica clínica, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

Vamos, primeiro, relembrar todos os objetivos, de acordo com Jurema Alcides Cunha:

 

(V) A descrição do caso excede a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e delineando a atuação do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Verdadeiro!

 

(V) Na classificação nosológica, primeiras hipóteses são avaliadas, adotando como referência critérios diagnósticos.

 Verdadeiro!

 

(F) No entendimento dinâmico é acurado o nível de funcionamento da personalidade, são analisadas as funções do ego, a capacidade de insight e qualidades do sistema de defesas para promover a recomendação de soluções terapêuticas e predizer a provável resposta as mesmas.

Falso. Isso acontece na avaliação compreensiva.

 

(F) A avaliação compreensiva pressupõe um nível mais elevado de dedução clínica, existindo uma conexão de dados com base teórica. Admite abordar explicações de fatores comportamentais nem sempre inteligíveis na entrevista, à antecipação de problemas na psicoterapia e a demarcação de focagem terapêutica.

 Falso. Esse é o entendimento dinâmico.

 

(V) No diagnóstico diferencial são averiguados desvios ou incoerências do conjunto sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

 Verdadeiro!

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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342) Sobre o Psicodiagnóstico é correto afirmar, EXCETO: (Cunha, 2000, p. 19)

  • A) O psicodiagnóstico é considerado como a primeira e indispensável etapa da psicoterapia.
  • B) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.
  • C) A percepção de que era necessário algum tipo de padronização que criasse um campo comum às diferentes correntes de pensamento nunca foi de fato reconhecida ou estabelecida.
  • D) O psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica estreitamente vinculado à prática clínica em saúde mental.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A percepção de que era necessário algum tipo de padronização que criasse um campo comum às diferentes correntes de pensamento nunca foi de fato reconhecida ou estabelecida.

Gabarito: Letra C

Sobre o Psicodiagnóstico é correto afirmar, EXCETO: (Cunha, 2000, p. 19)
a)  O psicodiagnóstico é considerado como a primeira e indispensável etapa da psicoterapia.

Certo! Essa é uma forma de encarar o psicodiagnóstico.

“O prestígio da atividade psicodiagnóstica e sua conseqüente relação com a atividade psicoterapêutica, entretanto, tem variado ao longo do tempo, em um leque que abrange desde posições em que o psicodiagnóstico é considerado como a primeira e indispensável etapa da psicoterapia até posições que o consideram "inútil", "desumanizante" ou "autoritário". Também sua prática, e as técnicas nela envolvidas, tem variado ao longo do tempo, ora privilegiando instrumentos de medida, como testes e escalas, ora privilegiando o papel do investigador, como nas entrevistas clínicas.”


b)  Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

Certo! Veja:

“A testagem pode ser um passo importante do processo, mas constitui apenas um dos recursos de avaliação possíveis. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (Cunha et alii, 1993; Cunha, 1996).”


c)  A percepção de que era necessário algum tipo de padronização que criasse um campo comum às diferentes correntes de pensamento nunca foi de fato reconhecida ou estabelecida.

Errado. Essa percepção foi, sim, reconhecida.

“Em uma de suas vertentes, aquela mais diretamente ligada ao psicodiagnóstico, o debate levou a comunidade científica à percepção de que era necessário algum tipo de padronização que criasse um campo comum às diferentes correntes de pensamento, estabelecendo bases para um debate frutífero. A idéia de um sistema de classificação diagnóstica unificada foi conseqüência do desenvolvimento, no século XIX, dos serviços de saúde pública e sua necessidade de estatísticas confiáveis (OMS, 1993; APA, 1995; Lopes, 1997). Na área específica da saúde mental, no entanto, a primeira iniciativa internacional consolidada surgiu em 1948, como uma seção da sexta edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-6), publicada pela Organização Mundial da Saúde. Em 1952, a Associação Psiquiátrica Americana (APA) publicou a primeira edição de seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-I). A partir daí, e sucessivamente, o sistema de diagnóstico e classificação tem evoluído através de várias revisões e aperfeiçoamentos que, se ainda não mostram uma clara convergência em direção à pretendida base comum, já são um evidente fruto do debate e do diálogo entre os principais grupos de pesquisadores da área. Atualmente, o sistema se manifesta na publicação do CID-10 (OMS, 1993) e do DSM-IV (APA, 1995). A característica mais típica desse sistema, em seu atual estágio, é uma metodologia descritiva fortemente baseada em evidências empíricas que busca a neutralidade em relação às teorias etiológicas sobre as doenças, em boa parte herança da tradição médica, ou, mais especificamente, da fenomenologia psiquiátrica.1”

 

d)  O psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica estreitamente vinculado à prática clínica em saúde mental.

Certo! Veja:

“"Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais" (Cunha, 2000c, p. 19) Em outras palavras, o psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica estreitamente vinculado à prática clínica em saúde mental. Assim, durante o século XX, o prestígio do psicodiagnóstico e a prática concreta das estratégias de avaliação psicodiagnósticas refletiram o debate teórico, que vem marcando o campo da saúde mental desde seus primórdios, entre as "principais correntes de pensamento que salientaram, cada uma, a primazia do comportamento, do afeto e da cognição na organização e no funcionamento do psiquismo humano" (idem, ibidem).”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

Balieiro Junior, Ari Pedro. Psicodiagnóstico e psicoterapia dimensões e paradoxos. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2005, v. 25, n. 2

343) Leia a afirmativa a seguir.

É um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados.

Assinale a afirmação CORRETA. A que a afirmativa se refere.

  • A) Psicodiagnóstico.
  • B) Parecer psicológico.
  • C) Relatório psicológico.
  • D) Psicologia clínica.
  • E) Psicologia organizacional.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Psicodiagnóstico.

  

Assinale a afirmação CORRETA. A que a afirmativa se refere.

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Segundo Cunha (2000, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 
 

2) Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “A” (Psicodiagnóstico) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
 
  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

________________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2000). Fundamentos do psicodiagnóstico. In J. A. Cunha (Ed.), Psicodiagnóstico V (5. ed.). Porto Alegre: Artmed.

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344) Leia a afirmativa a seguir.

É um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados.

Assinale a afirmação CORRETA. A que a afirmativa se refere.

  • A) Psicodiagnóstico.
  • B) Parecer psicológico.
  • C) Relatório psicológico.
  • D) Psicologia clínica.
  • E) Psicologia organizacional.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Psicodiagnóstico.

 

 

Assinale a afirmação CORRETA. A que a afirmativa se refere.

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Segundo Cunha (2000, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 
 

2) Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, ratifica-se que apenas a LETRA “A” (Psicodiagnóstico) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
 
  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;
 
  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

________________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2000). Fundamentos do psicodiagnóstico. In J. A. Cunha (Ed.), Psicodiagnóstico V (5. ed.). Porto Alegre: Artmed.

345) O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica de característica clínica. Nesse processo, é possível descrever e compreender a pessoa em diversos aspectos, desde fatores vinculados à personalidade quanto a aspectos cognitivos. Tal processo pode contemplar uma ou diversas finalidades e exige do profissional se atentar para alguns cuidados técnicos. As alternativas abaixo correspondem a etapas do processo do psicodiagnóstico, exceto:

  • A) Entrevista de devolução a quem solicitou a avaliação.
  • B) Utilização de qualquer teste psicológico.
  • C) Formulação de hipóteses diagnósticas.
  • D) Entrevista inicial para observação de dados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Utilização de qualquer teste psicológico.

Gabarito: Letra B

O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica de característica clínica. Nesse processo, é possível descrever e compreender a pessoa em diversos aspectos, desde fatores vinculados à personalidade quanto a aspectos cognitivos. Tal processo pode contemplar uma ou diversas finalidades e exige do profissional se atentar para alguns cuidados técnicos. As alternativas abaixo correspondem a etapas do processo do psicodiagnóstico, exceto:
a)  Entrevista de devolução a quem solicitou a avaliação.
b)  Utilização de qualquer teste psicológico.
c) 
 Formulação de hipóteses diagnósticas.
d)  Entrevista inicial para observação de dados.

 

O processo psicodiagnóstico conta com entrevistas iniciais, formulação de dados, coleta de informações, e entrevista de devolução. Entretanto, essa coleta de informações não pode ser feita com qualquer teste psicológico. O teste a ser utilizado deve ser aprovado pra uso pelo SATEPSI e deve ser adequado às características particulares do caso. Relembre todas as etapas:

1. Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).

2. Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).

3. Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

4. Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

5. Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

6. Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

7. Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

8. Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação”

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016. e-PUB

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346) Com base em seu conhecimento sobre o Psicodiagnóstico, qual das alternativas não corresponde a esse processo de avaliação:

  • A) É um procedimento científico, com duração limitada, que tem a finalidade de alcançar compreensão mais aprofundada da dinâmica do paciente e do grupo familiar.
  • B) O psicodiagnóstico é uma das possibilidades de Avaliação Psicológica, etimologicamente psicodiagnóstico é o conhecimento de sintomas psíquicos, vem de diagnostikos que significa habilidade em discriminar, em discernir, e de gnosis que significa ação de conhecer; conhecimento, ciência, sabedoria.
  • C) A avaliação psicodiagnóstico da criança e do adolescente mantém a mesma estrutura que a avaliação de adultos e não requer técnicas ou conhecimentos específicos.
  • D) Um estudo profundo da personalidade, de acordo com o ponto de vista clínico do profissional de psicologia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A avaliação psicodiagnóstico da criança e do adolescente mantém a mesma estrutura que a avaliação de adultos e não requer técnicas ou conhecimentos específicos.

Gabarito: Letra C

Com base em seu conhecimento sobre o Psicodiagnóstico, qual das alternativas não corresponde a esse processo de avaliação:
a)  É um procedimento científico, com duração limitada, que tem a finalidade de alcançar compreensão mais aprofundada da dinâmica do paciente e do grupo familiar.

Certo! Essa é a definição de psicodiagnóstico.


b)  O psicodiagnóstico é uma das possibilidades de Avaliação Psicológica, etimologicamente psicodiagnóstico é o conhecimento de sintomas psíquicos, vem de diagnostikos que significa habilidade em discriminar, em discernir, e de gnosis que significa ação de conhecer; conhecimento, ciência, sabedoria.

Certo! Veja:

“De acordo com Araújo (2007), a avaliação psicológica é o processo no qual ocorre uma investigação por meio de técnicas, sendo, por isso, mais ampla em relação ao psicodiagnóstico. O psicodiagnóstico é uma das possibilidades de Avaliação Psicológica, o qual possui propósito clínico com a finalidade de identificar possíveis psicopatologias. Vale ressaltar que, etimologicamente, psicodiagnóstico é o conhecimento de sintomas psíquicos, vem do latim diagnostikos que significa habilidade em discriminar, em discernir, e de gnosis que significa ação de conhecer; conhecimento, ciência, sabedoria (CUNHA, 2007).”


c)  A avaliação psicodiagnóstico da criança e do adolescente mantém a mesma estrutura que a avaliação de adultos e não requer técnicas ou conhecimentos específicos.

Errado. O psicodiagnóstico da criança e do adolescente tem especificidades que exigem conhecimentos e técnicas específicos.


d)  Um estudo profundo da personalidade, de acordo com o ponto de vista clínico do profissional de psicologia.

Certo! Veja:

“O psicodiagnóstico é um processo científico que possui limitações, tais como o tempo de aplicação do teste, que pode não ser suficiente para que o profissional entenda o caso, e sua associação com os pressupostos teóricos, dificultando assim a classificação, identificação e os possíveis cursos e propostas de solução para o caso, quando for necessário (BARBIERI 2010). Segundo Arzeno (1995), psicodiagnóstico é definido como um estudo profundo da personalidade, de acordo com o ponto de vista clínico do profissional de psicologia.”

   

Nosso gabarito é Letra C

347) O psicodiagnóstico é um estudo profundo da personalidade, do ponto de vista fundamentalmente clínico, conforme afirma ARZENO (1995). Dentre as etapas do processo psicodiagnóstico, a entrevista é de fundamental importância.

Nesse sentido, é incorreto afirmar:

  • A) Durante uma entrevista, devem ser levados em conta os elementos verbais e não verbais buscando-se compreender o motivo manifesto e o motivo latente, como ansiedades e defesas apresentadas.
  • B) A primeira entrevista deve ser conduzida a partir de um questionário estruturado, com perguntas objetivas que possam levar ao conhecimento maior do sintoma apresentado pelo paciente.
  • C) Podem ser utilizados também na entrevista instrumentos diagnósticos, como uma atividade lúdica ou jogo individual no caso de uma criança, bem como outros instrumentos aplicáveis.
  • D) Se a primeira entrevista cumpriu sua finalidade, será obtida, dentre outros fatores, a história de vida do paciente, bem como uma imagem do conflito central e seus derivados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A primeira entrevista deve ser conduzida a partir de um questionário estruturado, com perguntas objetivas que possam levar ao conhecimento maior do sintoma apresentado pelo paciente.

   

  

Nesse sentido, é incorreto afirmar:


a)  Durante uma entrevista, devem ser levados em conta os elementos verbais e não verbais buscando-se compreender o motivo manifesto e o motivo latente, como ansiedades e defesas apresentadas.

 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"No caso de ser a primeira consulta que os pais (ou o paciente adulto) fazem, a primeira entrevista é o primeiro passo do processo psicodiagnóstico e deve reunir certos requisitos para cobrir seus objetivos, tais como: no começo ser muito livre, não direcionada, de forma que possibilite a investigação do papel que cada um dos pais desempenha, entre eles e conosco; o papel que cada um parece desempenhar com o filho, a fantasia que cada um traz sobre o filho, a fantasia de doença e cura que cada um tem, a distância entre o motivo manifesto e o latente da consulta, o grau de colaboração ou de resistência com o profissional, etc. Para isso, serão levados em consideração tanto elementos verbais como não verbais da entrevista, a gesticulação dos pais, seus lapsos, suas ações, como por exemplo ir ao banheiro, esquecer algo ao partir, segurar o tempo todo uma bolsa ou pasta, fazer comentários sobre o consultório (agradáveis ou desagradáveis) ou sobre a nossa pessoa como profissionais, fazer alguma queixa (mesmo parecendo justificada pode estar encobrindo uma queixa de outra natureza), desencontro do casal ao chegar para a primeira entrevista, trocar 0 horário por engano, trazer uma lista escrita com dados excessivamente detalhados, olhar o teto o tempo todo, pedir um conselho rapidamente, etc."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico Clínico: novas contribuições" (Arzeno)

 


b)  A primeira entrevista deve ser conduzida a partir de um questionário estruturado, com perguntas objetivas que possam levar ao conhecimento maior do sintoma apresentado pelo paciente.

 

Incorreto. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:

 

"No caso de ser a primeira consulta que os pais (ou o paciente adulto) fazem, a primeira entrevista é o primeiro passo do processo psicodiagnóstico e deve reunir certos requisitos para cobrir seus objetivos, tais como: no começo ser muito livre, não direcionada, de forma que possibilite a investigação do papel que cada um dos pais desempenha, entre eles e conosco; o papel que cada um parece desempenhar com o filho, a fantasia que cada um traz sobre o filho, a fantasia de doença e cura que cada um tem, a distância entre o motivo manifesto e o latente da consulta, 0 grau de colaboração ou de resistência com o profissional, etc. Para isso, serão levados em consideração tanto elementos verbais como não verbais da entrevista, a gesticulação dos pais, seus lapsos, suas ações, como por exemplo ir ao banheiro, esquecer algo ao partir, segurar o tempo todo uma bolsa ou pasta, fazer comentários sobre o consultório (agradáveis ou desagradáveis) ou sobre a nossa pessoa como profissionais, fazer alguma queixa (mesmo parecendo justificada pode estar encobrindo uma queixa de outra natureza), desencontro do casal ao chegar para a primeira entrevista, trocar o horário por engano, trazer uma lista escrita com dados excessivamente detalhados, olhar o teto o tempo todo, pedir um conselho rapidamente, etc."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico Clínico: novas contribuições" (Arzeno)

 


c)  Podem ser utilizados também na entrevista instrumentos diagnósticos, como uma atividade lúdica ou jogo individual no caso de uma criança, bem como outros instrumentos aplicáveis.

 

Correto. Não há erro nessa afirmativa.

 

"Citarei um artigo de R. Grinberg que pode ser de utilidade para incluir uma atividade lúdica no psicodiagnóstico. Refiro-me ao jogo de construir casas, também usado por Arminda Aberastury. O tipo de construção, como também os comentários da criança, possuem um grande valor diagnóstico. O material consiste em um tabuleiro com orifícios nos quais são colocadas varetas de alturas diferentes com ranhuras para colocar portas, janelas e teto. Este material pode estar integrando a caixa de brinquedos ou ser introduzido pelo psicólogo quando considerar oportuno."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico Clínico: novas contribuições" (Arzeno)

 


d)  Se a primeira entrevista cumpriu sua finalidade, será obtida, dentre outros fatores, a história de vida do paciente, bem como uma imagem do conflito central e seus derivados.

 

Correto. Afirmativa de acordo com o texto abaixo:

 

"Se a primeira entrevista cumpriu sua finalidade, terminaremos a mesma com:

 

- uma imagem do conflito central e seus derivados;

 

- uma história da vida do paciente e da situação desencadeadora;


- alguma hipótese inicial sobre o motivo profundo do conflito, a qual será ratificada ou modificada, segundo o material projetivo dos testes e da entrevista de devolução;

 

- uma estratégia para usar determinados instrumentos diagnósticos seguindo uma determinada ordem, de modo que sirvam para ratificar e ampliar as nossas hipóteses prévias ou para retificá-las."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico Clínico: novas contribuições" (Arzeno)

 

Portanto, a alternativa incorreta é a Letra B.

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348) Sobre o Psicodiagnóstico, marque a alternativa CORRETA:

  • A) O psicodiagnóstico é um processo que pode utilizar diferentes procedimentos e instrumentos da psicologia.
  • B) No psicodiagnóstico a técnica projetiva se torna o grande diferencial, podendo substituir todos os outros componentes dinâmicos e subjetivos.
  • C) As principais técnicas utilizadas no processo de psicodiagnóstico são: inventários, técnicas psicométricas e técnicas projetivas.
  • D) O objetivo do psicodiagnóstico é responder as questões formuladas a partir do encaminhamento e das entrevistas iniciais.
  • E) Durante o processo de psicodiagnóstico são realizadas entrevistas individuais, familiares e vinculares.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O psicodiagnóstico é um processo que pode utilizar diferentes procedimentos e instrumentos da psicologia.

 

Sobre o Psicodiagnóstico, marque a alternativa CORRETA:

 

Para a compreensão do assunto que traz a questão, dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre psicodiagnóstico e objetivos conforme uma avaliação psicológica clínica

2) Análise das alternativas


 

1) Sobre psicodiagnóstico e objetivos conforme uma avaliação psicológica clínica

 

Segundo Cunha (2005, p. 106):

 

“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo. A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação

 

Explorando as possibilidades dos objetivos de um psicodiagnóstico, conforme avaliação psicológica, confira o que preconiza Cunha (2005, p. 27):

OBJETIVOS DE UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2005.

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

 

a)  O psicodiagnóstico é um processo que pode utilizar diferentes procedimentos e instrumentos da psicologia.

CORRETA. De acordo com Hutz, Bandeira, Trentini & Krug (2016, p.18):

“Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos. Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.”

 

b)  No psicodiagnóstico a técnica projetiva se torna o grande diferencial, podendo substituir todos os outros componentes dinâmicos e subjetivos.

INCORRETA. A técnica projetiva é apenas um dos instrumentos possíveis de serem utilizados no psicodiagnóstico. Segundo Hutz, Bandeira, Trentini & Krug (2016, p.20):

O psicodiagnóstico abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc.) reconhecidas pela ciência psicológica”

   

c)  As principais técnicas utilizadas no processo de psicodiagnóstico são: inventários, técnicas psicométricas e técnicas projetivas.

INCORRETA. Note que conforme a informação supracitada são técnicas utilizadas no processo de psicodiagnóstico: observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc., portanto, informação FALSA.

 

d)  O objetivo do psicodiagnóstico é responder as questões formuladas a partir do encaminhamento e das entrevistas iniciais.

INCORRETA. Note que um processo de psicodiagnóstico pode ter diferentes objetivos conforme avaliação psicológica, portanto, informação ERRADA.

 

e)  Durante o processo de psicodiagnóstico são realizadas entrevistas individuais, familiares e vinculares.

INCORRETA. Corrigindo: as entrevistas a serem realizadas dependem do objetivo do processo, da demanda e até mesmo de quem se está avaliando. Confira sobre o assunto, o que destaca Hutz, Bandeira, Trentini & Krug (2016):

“É importante salientar que, no caso de crianças, a primeira entrevista precisa ser feita com os pais ou responsáveis; já no caso de adultos, nem sempre é necessário entrevistar algum familiar. Em alguns casos, torna-se relevante a inclusão de entrevistas com membros da família que possam estar implicados na demanda do avaliando”

 

_______________

Fonte consultada:

Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

349) Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os objetivos de uma avaliação psicológica clínica às suas especificações (CUNHA et al., 2007).

Coluna 1

1. Classificação simples.

2. Classificação nosológica.

3. Avaliação compreensiva.

4. Prevenção.

5. Prognóstico.

Coluna 2

(    ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade; são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta a eles.

(   ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

(   ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.

(    ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

(    ) Determina o curso provável do caso.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • B) 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • C) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
  • D) 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
  • E) 4 – 3 – 2 – 1 – 5.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.

 
 

Para a compreensão do assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas


 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

   


 

2) Análise das alternativas

 

Relacionando cada um desses estágios às definições apresentadas a seguir, enumerando-as de acordo com a descrição correspondente, tem-se a seguinte associação:

 

Coluna 1

Coluna 2

   

(  3   ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade; são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta a eles

 

( 4  ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

   

(  1  ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.

(  2  ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

(  5  ) Determina o curso provável do caso.

 

   

Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta é “3 – 4 – 1 – 2 – 5”, portanto, LETRA “C”.

________________

Fonte consultada:

 

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

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350) No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

  • A) A fim de evitar vieses, o processo psicodiagnóstico visa uma classificação descritiva, não devendo estar fundamentado em qualquer orientação teórica.
  • B) O psicodiagnóstico é um processo de intervenção clínica que utiliza técnicas específicas, não sendo limitado no tempo.
  • C) Uma avaliação psicodiagnóstica apenas poderá ser considerada um procedimento científico se utilizar em seu processo, necessariamente, técnicas e testes psicológicos.
  • D) O psicodiagnóstico só poderá ser utilizado em âmbito individual, não sendo recomendada a investigação em grupos.

  • E) A avaliação psicodiagnóstica parte de um levantamento inicial de hipóteses que serão investigadas a partir de etapas predeterminadas, com objetivos bem marcados e precisos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) A avaliação psicodiagnóstica parte de um levantamento inicial de hipóteses que serão investigadas a partir de etapas predeterminadas, com objetivos bem marcados e precisos.

Gabarito Letra E

a)  A fim de evitar vieses, o processo psicodiagnóstico visa uma classificação descritiva, não devendo estar fundamentado em qualquer orientação teórica.

Errado. O psicodiagnóstico é construído a luz de uma orientação teórica.

“Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.”

b)  O psicodiagnóstico é um processo de intervenção clínica que utiliza técnicas específicas, não sendo limitado no tempo.

Errado. O psicodiagnóstico é, sim, limitado no tempo.

c)  Uma avaliação psicodiagnóstica apenas poderá ser considerada um procedimento científico se utilizar em seu processo, necessariamente, técnicas e testes psicológicos.

Errado. A avaliação psicodiagnóstica é científica por usar métodos, técnicas e conhecimentos teóricos científicos, não necessariamente é necessário usar testes para ser científico.

“Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas”

d)  O psicodiagnóstico só poderá ser utilizado em âmbito individual, não sendo recomendada a investigação em grupos.

Errado. O psicodiagnóstico pode, sim, ser feito em grupos.

 

e) A avaliação psicodiagnóstica parte de um levantamento inicial de hipóteses que serão investigadas a partir de etapas predeterminadas, com objetivos bem marcados e precisos.

Certo! Relembre um modelo das etapas do psicodiagnóstico:

1. Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).

2. Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).

3. Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

4. Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

5. Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

6. Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

7. Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

8. Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação”

 

Assim, nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

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