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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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351) Em referência ao psicodiagnóstico, assinale a opção correta.

  • A) No psicodiagnóstico, sugere-se a não vinculação entre o profissional e o avaliando, tendo em vista que o objetivo da avaliação difere muito de um acompanhamento psicológico ou contexto terapêutico.
  • B) Testes gráficos são pouco recomendados em processos de avaliação psicodiagnósticas por trazerem poucas informações quanto à dinâmica do paciente.
  • C) A devolução das informações da avaliação pode ocorrer antes mesmo do final do processo psicodiagnóstico.
  • D) No ato do contrato, deve ser esclarecido que o processo diverge de um tratamento e que, apesar de possuir uma estimativa de duração, não poderá ser explicitado o número de sessões nem o tempo de duração de cada uma, tendo em vista a característica dinâmica e subjetiva do indivíduo.

  • E)   O objetivo do psicodiagnóstico é investigar e alcançar um diagnóstico psicológico, não sendo recomendados causas explicativas ou mesmo prognósticos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A devolução das informações da avaliação pode ocorrer antes mesmo do final do processo psicodiagnóstico.

Gabarito Letra C

a)  No psicodiagnóstico, sugere-se a não vinculação entre o profissional e o avaliando, tendo em vista que o objetivo da avaliação difere muito de um acompanhamento psicológico ou contexto terapêutico.

Errado. O vínculo no psicodiagnóstico deve ser diferente do vínculo no contexto terapêutico, mas é fundamental que ele exista, para que haja uma relação de confiança.

“O objetivo é estabelecer um senso de colaboração e confiança. Esse trabalho em conjunto é essencial para a coleta de informações fidedignas e sinceras, de modo que o paciente possa se expor e confiar na devolução e nos encaminhamentos do psicólogo. Quando atender seu paciente em um processo psicodiagnóstico, tenha em mente que a relação a ser estabelecida não é apenas entre o paciente e você, mas sim entre o paciente e os psicólogos. Você fará muito bem a ele caso consiga demonstrar sua confiabilidade, mas será melhor ainda se ele aceitar que pode procurar um psicólogo em qualquer momento da vida para auxiliá-lo a enfrentar suas dificuldades. Não raro, somos o primeiro psicólogo na vida do paciente, e também não é raro que o encaminhamento inclua a psicoterapia. Desse modo, acredito que o psicólogo avaliador pode ter um importante papel na aderência do paciente aos tratamentos futuros. Outro objetivo possível é observar as características da vinculação do paciente como um dado para a análise da demanda”

b)  Testes gráficos são pouco recomendados em processos de avaliação psicodiagnósticas por trazerem poucas informações quanto à dinâmica do paciente.

Errado. Os testes gráficos são mais subjetivos e exigem mais preparo técnico do avaliador, mas trazem informações relevantes e profundas sobre a dinâmica do paciente.

c)  A devolução das informações da avaliação pode ocorrer antes mesmo do final do processo psicodiagnóstico.

Certo!

d)  No ato do contrato, deve ser esclarecido que o processo diverge de um tratamento e que, apesar de possuir uma estimativa de duração, não poderá ser explicitado o número de sessões nem o tempo de duração de cada uma, tendo em vista a característica dinâmica e subjetiva do indivíduo.

Errado. O psicodiagnóstico é limitado no tempo e deve haver uma determinação do número de sessões e o tempo delas no início do processo, mesmo que essa prescrição possa ser alterada posteriormente.

 

e)   O objetivo do psicodiagnóstico é investigar e alcançar um diagnóstico psicológico, não sendo recomendados causas explicativas ou mesmo prognósticos.

Errado. Os objetivos do psicodiagnóstico podem ser vários, inclusive de prognóstico.

Assim, nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

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352) No que se refere ao psicodiagnóstico, às técnicas de entrevista e aos instrumentos de avaliação, assinale a opção correta.

  • A) No psicodiagnóstico, a entrevista inicial deve ser livre haja vista a importância de minimizar um possível contexto ansiogênico que poderá comprometer todo o processo avaliativo.
  • B) É possível utilizar a entrevista inicial como um momento de coleta de informações a fim de definir o plano de avaliação.
  • C) Por se tratar de um procedimento estritamente psicológico, é vedada ao profissional que realiza a avaliação a coleta de informações de outras fontes, como escola ou mesmo familiares.
  • D) Por ser um processo objetivo, pontual e com etapas bem definidas, não cabe a avaliação de reações não verbais do avaliando, assim como reações transferenciais ou mesmo contratransferenciais que possam comparecer ao longo do processo avaliativo.

  • E) A anamnese é um tipo de entrevista clínica, exclusiva do psicólogo, utilizada para o levantamento de informações da história do avaliando e seus aspectos da vida.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) É possível utilizar a entrevista inicial como um momento de coleta de informações a fim de definir o plano de avaliação.

Gabarito Letra B

a)  No psicodiagnóstico, a entrevista inicial deve ser livre haja vista a importância de minimizar um possível contexto ansiogênico que poderá comprometer todo o processo avaliativo.

Errado. O profissional que escolhe a forma da entrevista inicial, mas a mais usual é a semiestruturada.

b)  É possível utilizar a entrevista inicial como um momento de coleta de informações a fim de definir o plano de avaliação.

Certo! A entrevista inicial é um recurso para coleta de informações, a partir das quais o profissional pode levantar hipóteses e definir o plano de avaliação.

c)  Por se tratar de um procedimento estritamente psicológico, é vedada ao profissional que realiza a avaliação a coleta de informações de outras fontes, como escola ou mesmo familiares.

Errado. A escola, familiares, outros profissionais que atenderam o paciente, podem ser excelentes fontes de informação.

d)  Por ser um processo objetivo, pontual e com etapas bem definidas, não cabe a avaliação de reações não verbais do avaliando, assim como reações transferenciais ou mesmo contratransferenciais que possam comparecer ao longo do processo avaliativo.

Errado. Ignorar as reações não verbais e as reações transferenciais pode ser negligenciar aspectos fundamentais para a avaliação do caso.

 

e)  A anamnese é um tipo de entrevista clínica, exclusiva do psicólogo, utilizada para o levantamento de informações da história do avaliando e seus aspectos da vida.

Errado. A anamnese realmente é tudo isso, mas não é exclusiva do psicólogo, é inclusive muito utilizada por todos os profissionais de saúde.

 

Nosso gabarito é Letra B

353) O funcionamento cognitivo evidencia possibilidade de mudanças durante o envelhecimento, não só por causa de possível deterioração patológica, mas pelo próprio aumento da idade. Nos idosos, principalmente dos ____ anos em diante, é comum o funcionamento cognitivo se ver associado transitoriamente com outros padecimentos físicos e/ou de conduta. (…) Entre as variáveis que produzem peculiaridades na avaliação cognitiva de idosos, estão duas das características deficitárias da velhice: a __________ perceptiva e a motora (CUNHA et al., 2007).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A) 60 – aceleração
  • B) 80 – lentidão
  • C) 90 – lentidão
  • D) 60 – lentidão
  • E) 80 – aceleração

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) 80 – lentidão

Gabarito Letra B

  

Relembre o trecho na bibliografia original:

“O funcionamento cognitivo evidencia possibilidade de mudanças durante o envelhecimento, não só por causa de possível deterioração patológica, mas pelo próprio aumento da idade. Nos idosos, principalmente dos 80 anos em diante, é comum o funcionamento cognitivo se ver associado transitoriamente com outros padecimentos físicos e/ou de conduta. Cada vez mais o funcionamento cognitivo se vê afetado por múltiplos eventos fundamentalmente internos, porém, também externos.

Entre as variáveis que produzem peculiaridades na avaliação cognitiva de idosos, estão duas das características deficitárias da velhice: a lentidão perceptiva e a motora. Estes são aspectos muito importantes, porque muitos dos testes de medida cognitiva envolvem tarefas perceptivas e motoras e exigem limitação de tempo em sua execução, produzindo uma sobrecarga de ansiedade.”

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a)  60 – aceleração
b)  80 – lentidão
c)  90 – lentidão
d)  60 – lentidão
e)  80 – aceleração

 

A afirmativa que completa corretamente as lacunas é a Letra B

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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354) A respeito da Avaliação Psicológica infantil, é correto afirmar:

  • A) Busca-se geralmente identificar potencialidades, dificuldades e conflitos.
  • B) O recomendável é que sempre se utilize de apenas uma técnica para a avaliação.
  • C) A entrevista com os pais é sempre dispensável.
  • D) Não se utiliza de testes psicológicos.
  • E) Não se pratica a anamnese.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Busca-se geralmente identificar potencialidades, dificuldades e conflitos.

Gabarito Letra A

A respeito da Avaliação Psicológica infantil, é correto afirmar:
a)  Busca-se geralmente identificar potencialidades, dificuldades e conflitos.

Certo! Esse é o objetivo da avaliação psicológica.


b)  O recomendável é que sempre se utilize de apenas uma técnica para a avaliação.

Errado. Nenhuma técnica é completa em si mesma e infalível. É fundamental que seja utilizado mais de uma técnica para uma avaliação mais ampla.


c)  A entrevista com os pais é sempre dispensável.

Errado. Crianças não conseguem fornecer todas as informações relevantes sobre si mesmas. É fundamental a entrevista com os pais.


d)  Não se utiliza de testes psicológicos.

Errado. Os testes psicológicos são um recurso disponível para os profissionais que executam a avaliação psicológica infantil.


e)  Não se pratica a anamnese.

Errado. A anamnese é etapa importante da avaliação psicológica.

 

Nosso gabarito é Letra A

355) De acordo com Joyce e Sills (2016), diferente do diagnóstico formal é o diagnóstico “focalizado no processo” da Gestalt.

O diagnóstico da Gestalt é, portanto, segundo os autores:

1. Tentativa de observar padrões e repetições específicos daquele cliente.
2. Pode ser considerado uma descrição de um processo.
3. Pode ser definido por “como” o cliente se comporta no momento presente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.
  • B) É correta apenas a afirmativa 2.
  • C) É correta apenas a afirmativa 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Gabarito Letra E

 

O diagnóstico da Gestalt é, portanto, segundo os autores:


1. Tentativa de observar padrões e repetições específicos daquele cliente.

Certo! Na proposta da Gestalt terapia, o terapeuta não deve ter nenhuma idéia apriorística e sim permanecer disponível internamente para entrar em contato com aquilo que possa emergir da relação. Inicialmente, deve-se prestar atenção ao que sobressai no discurso, na aparência, na postura, na voz, ao que é omitido, às associações espontâneas, às repetições e, por fim, ao sintoma, e é importante compreender a serviço de que o sintoma se constitui e se mantém.

"Bastante diferente do diagnóstico psiquiátrico formal é o diagnóstico “focalizado no processo” da Gestalt que é muito útil se nós o mantivermos descritivo, fenomenológico e flexível em vez de simplesmente definir e nomear. Odiagnóstico Gestalt é uma tentativa de ver padrões, temas e repetições que são específicas daquele cliente. É primordialmente uma descrição de um processo, do como o cliente está se comportando no momento presente (no relacionamento com você e em suas condições de campo atuais). É, portanto, uma descrição de atividade ou do “gestaltar”. Por exemplo, você descreveria um “processo narcisista” em vez de uma pessoa ou um transtorno narcisista. Ou você diria que o cliente está “retrofletindo” e não retrofletido."


2. Pode ser considerado uma descrição de um processo.

Certo! Considerando todos os elementos que compõem o diagnóstico na Gestalt, ele pode ser considerado como uma descrição de um processo.


3. Pode ser definido por “como” o cliente se comporta no momento presente.

Certo! É isso que o terapeuta observa durante o diagnóstico.

 

Assim, 1, 2 e 3 estão corretas.

Gabarito Letra E

 

Fonte: Joyce, Phil Técnicas em Gestalt : aconselhamento e psicoterapia / Phil Joyce, Charlotte Sills ; tradução de Vera Joscelyne. — Petrópolis : Vozes, 2016.

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356) O psicodiagnóstico caracteriza-se por ser um tipo de avaliação psicológica. Em relação a esta avaliação, assinale a alternativa incorreta.

  • A) Considera que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo

  • B) O psicólogo só deve utilizar instrumentos que esteja suficientemente familiarizado e treinado o suficiente para estar seguro no seu manejo
  • C) Na operacionalização do processo, a comunicação dos resultados deve ser realizada como último passo, seguida apenas pelas recomendações pertinentes e pelo encerramento

  • D) É um processo limitado no tempo, com duração estimada previamente

  • E) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos

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A alternativa correta é letra E) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos

Gabarito Letra E

O psicodiagnóstico caracteriza-se por ser um tipo de avaliação psicológica. Em relação a esta avaliação, assinale a alternativa incorreta.

a) Considera que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo

Certo! Por isso o ideal é utilizar diferentes testes e instrumentos diferentes, para uma avaliação mais abrangente.

“A bateria de testes é utilizada por duas razões principais. Primeiramente, considera-se que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo. Em segundo lugar, o emprego de uma série de testes envolve a tentativa de uma validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, dessa maneira, a margem de erro e fornecendo melhor fundamento para se chegar a inferências clínicas (Exner, 1980).”

 

b) O psicólogo só deve utilizar instrumentos que esteja suficientemente familiarizado e treinado o suficiente para estar seguro no seu manejo

Certo! Utilizar instrumentos que não conheça o suficiente pode ser considerado falta ética.

“Em segundo lugar, o psicólogo deve estar suficientemente familiarizado com o instrumento, jamais utilizando uma técnica em que não esteja treinado o suficiente para estar seguro no seu manejo. Não basta conhecer as instruções, mas deve ter muita intimidade com o material, com a maneira de conduzir o inquérito, com as normas de atribuição de escores (se for o caso), com a forma adequada de registro das respostas e com perguntas e dificuldades que podem surgir durante a administração.”

 

 c) Na operacionalização do processo, a comunicação dos resultados deve ser realizada como último passo, seguida apenas pelas recomendações pertinentes e pelo encerramento

Certo!Essa comunicação é feita através da entrevista de devolução.

“Na operacionalização do processo, a comunicação dos resultados logicamente deve se realizar como último passo, seguida apenas pelas recomendações pertinentes e pelo encerramento. É da responsabilidade do psicólogo definir seu tipo, conteúdo e forma. O tipo de comunicação dos resultados ou do informe é definido basicamente pelos objetivos do exame. Os laudos, por exemplo, geralmente respondem a questões como “o que”, “quanto”, “como”, “por que”, “para que” e “quando”, enquanto os pareceres se restringem à análise de problemas específicos colocados por determinado profissional que já dispõe de várias informações sobre o sujeito. Então, o tipo de informe depende do objetivo ou objetivos do exame, que podem ser, por exemplo, de classificação simples, de entendimento dinâmico, de diagnóstico diferencial, etc”

 

d) É um processo limitado no tempo, com duração estimada previamente

Certo! A duração deve ser estimada ao início do processo.

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.”

 

e) As baterias de testes devem ser compostas estritamente por testes psicométricos

Errado. Todos os tipos de testes podem compor as baterias, dependendo dos objetivos e das características do processo.

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

357) Assinale a opção CORRETA.

  • A) O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. Entretanto, tal tipo de avaliação decorre da existência de um problema prévio, que o psicólogo deve identificar e avaliar, para poder chegar a um diagnóstico.
  • B) A entrevista clínica, em Psicologia, é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, para descrever e avaliar aspectos pessoais em um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.
  • C) O psicodiagnóstico, em um sentido lato, consiste, sobretudo, na identificação de forças e fraquezas no funcionamento psicológico e não se distingue de outros tipos de avaliação psicológica de diferenças individuais.
  • D) O psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da Psicologia Experimental, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais. Anteriormente, o modelo para o estudo das doenças mentais remontava ao trabalho de Kraepelin (2015) e outros e às suas tentativas para estabelecer critérios de diagnóstico diferencial para a esquizofrenia.
  • E) O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), para os quais são propostas soluções, se for o caso.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. Entretanto, tal tipo de avaliação decorre da existência de um problema prévio, que o psicólogo deve identificar e avaliar, para poder chegar a um diagnóstico.

Gabarito Letra A

Assinale a opção CORRETA.
a)  O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. Entretanto, tal tipo de avaliação decorre da existência de um problema prévio, que o psicólogo deve identificar e avaliar, para poder chegar a um diagnóstico.

Certo! Quem faz essa afirmação é Jurema Alcides Cunha.

“O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. Entretanto, tal tipo de avaliação decorre da existência de um problema prévio, que o psicólogo deve identificar e avaliar, para poder chegar a um diagnóstico. Não obstante, entre a emergência de sinais ou sintomas precoces e incipientes, nem sempre fáceis de detectar ou de identificar, e a chegada à primeira consulta, podem surgir muitas dúvidas, fantasias e busca de explicações, que retardam a ajuda, podem agravar o problema e, eventualmente, interferem na objetividade do relato do caso.”


b)  A entrevista clínica, em Psicologia, é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, para descrever e avaliar aspectos pessoais em um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

Errado. O erro aqui é sutil, sendo na verdade uma omissão, e não um erro. A entrevista clínica tem objetivo de descrever e avaliar aspectos relacionais e sistêmicos, além dos pessoais.

“Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social), em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas. Convém agora examinar os elementos dessa definição.”


c)  O psicodiagnóstico, em um sentido lato, consiste, sobretudo, na identificação de forças e fraquezas no funcionamento psicológico e não se distingue de outros tipos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

Errado. O psicodiagnóstico se distingue de outros tipos de avaliação psicológica por seu foco na existência ou não de psicopatologia.


d)  O psicodiagnóstico surgiu como consequência do advento da Psicologia Experimental, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais. Anteriormente, o modelo para o estudo das doenças mentais remontava ao trabalho de Kraepelin (2015) e outros e às suas tentativas para estabelecer critérios de diagnóstico diferencial para a esquizofrenia.

Errado. O psicodiagnóstico surge como consequência do advento da psicanálise.

“O psicodiagnóstico surgiu como conseqüência do advento da psicanálise, que ofereceu novo enfoque para o entendimento e a classificação dos transtornos mentais. Anteriormente, o modelo para o estudo das doenças mentais remontava ao trabalho de Kraepelin e outros e às suas tentativas para estabelecer critérios de diagnóstico diferencial para a esquizofrenia.”


e)  O psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), para os quais são propostas soluções, se for o caso.

Errado. O psicodiagnóstico pode ser em nível individual ou não.

"sicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso."

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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358) Assinale a opção que apresenta a correspondência CORRETA.

1. Classificação Simples

2. Descrição

3. Classificação nosológica

4. Diagnóstico diferencial

5. Avaliação compreensiva

6. Entendimento dinâmico

( ) Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.

( ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade. São examinadas as funções do ego, em especial a de insight, e as condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

( ) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar as alternativas diagnósticas, os níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

( ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

( ) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

( ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes. Esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

  • A) 1, 2, 3, 4, 5, 6
  • B) 6, 5, 4, 3, 2, 1
  • C) 1, 3, 5, 2, 4, 6
  • D) 2, 4, 6, 1, 3, 5
  • E) 1, 6, 5, 2, 4, 3

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) 6, 5, 4, 3, 2, 1

Gabarito Letra B

(6) Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc.

Esse é o entendimento dinâmico.

“O objetivo de entendimento dinâmico, em sentido lato, pode ser considerado como uma forma de avaliação compreensiva, já que enfoca a personalidade de maneira global, mas pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica. Através do exame, procura-se entender a problemática de um sujeito, com uma dimensão mais profunda, na perspectiva histórica do desenvolvimento, investigando fatores psicodinâmicos, identificando conflitos e chegando a uma compreensão do caso com base num referencial teórico.” 

 

(5) É determinado o nível de funcionamento da personalidade. São examinadas as funções do ego, em especial a de insight, e as condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.

Esse é a avaliação compreensiva.

“O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento. Não chega necessariamente à classificação nosológica, embora esta possa ocorrer subsidiariamente, uma vez que o exame pode revelar alterações psicopatológicas. Mas, de qualquer forma, envolve algum tipo de classificação, já que a determinação do nível de funcionamento é especialmente importante para a indicação terapêutica, definindo limites da responsabilidade profissional. Assim, um paciente em surto poderia requerer hospitalização e prescrição farmacológica sob os cuidados de um psiquiatra. Um paciente que enfrenta uma crise vital pode se beneficiar com uma terapia breve com um psicoterapeuta. Pressupõe-se que certas funções do ego estejam relativamente intactas para que haja uma resposta terapêutica adequada para determinados tipos de tratamento.” 

 

(4) São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático para diferenciar as alternativas diagnósticas, os níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Esse é o diagnóstico diferencial.

“Outro objetivo praticamente associado a esse é o de diagnóstico diferencial. O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc. Naturalmente, para trabalhar com tal objetivo, o psicólogo, além de experiência e de sensibilidade clínica, deve ter conhecimentos avançados de psicopatologia e de técnicas sofisticadas de diagnóstico”

 

(3) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.

Essa é a classificação nosológica.

 

(2) Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

 Essa é a descrição.

 

(1) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes. Esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

Essa é a classificação simples.

 

Assim, a sequência correta é 6, 5, 4, 3, 2, 1

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007

359) O psicodiagnóstico é um processo técnico-científico realizado por profissionais da área da saúde mental. Sobre o psicodiagnóstico, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) O psicodiagnóstico pode envolver recursos como técnicas de entrevistas e testes projetivos. A escolha dos instrumentos e das técnicas utilizadas dependerá das exigências de cada caso.

  • B) O psicodiagnóstico é um processo avaliativo que não pode ter características de um processo interventivo. O propósito do psicodiagnóstico é o de identificar sintomas que possibilitem a compreensão do momento pelo qual o sujeito está passando.

  • C) A entrevista inicial é um instrumento fundamental no processo de psicodiagnóstico. Esse instrumento possibilita colher informações importantes sobre a história de vida do cliente.

  • D) O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, limitado no tempo e que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico.

  • E) Os pacientes podem revelar os seus sintomas pela externalização da fala e também por outras maneiras. Por esse motivo, o profissional, na condução do processo psicodiagnóstico, deve conhecer diversos recursos para análise da subjetividade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) O psicodiagnóstico é um processo avaliativo que não pode ter características de um processo interventivo. O propósito do psicodiagnóstico é o de identificar sintomas que possibilitem a compreensão do momento pelo qual o sujeito está passando.

Gabarito Letra B

O psicodiagnóstico é um processo técnico-científico realizado por profissionais da área da saúde mental. Sobre o psicodiagnóstico, assinale a alternativa INCORRETA.
a)  O psicodiagnóstico pode envolver recursos como técnicas de entrevistas e testes projetivos. A escolha dos instrumentos e das técnicas utilizadas dependerá das exigências de cada caso.

Certo! Quem escolhe quais instrumentos usar é o terapeuta, a partir das hipóteses inicias, das características do paciente e do conhecimento do terapeuta.

 

b) O psicodiagnóstico é um processo avaliativo que não pode ter características de um processo interventivo. O propósito do psicodiagnóstico é o de identificar sintomas que possibilitem a compreensão do momento pelo qual o sujeito está passando.

Errado. O psicodiagnóstico interventivo é um modelo válido de avaliação psicológica.

 

c) A entrevista inicial é um instrumento fundamental no processo de psicodiagnóstico. Esse instrumento possibilita colher informações importantes sobre a história de vida do cliente.

Certo! Veja:

“De acordo com Ocampo e Arzeno (2001), a entrevista inicial é um instrumento fundamental no processo de psicodiagnóstico, pois o psicólogo clínico colherá informações sobre o motivo da procura pelo atendimento, fará observações, estabelecerá o rapport com o cliente e colherá informações importantes sobre sua história de vida. A partir desta coleta de dados é que o profissional é capaz de levantar hipóteses iniciais e traçar os objetivos da avaliação clínica, o que é decisivo para o planejamento do plano de avaliação, com definição dos instrumentos a serem utilizados. É neste cenário – das entrevistas iniciais do psicodiagnóstico – que será desenvolvido o presente estudo, uma vez que através de experiências acadêmicas foi possível perceber a importância da entrevista inicial, tanto no processo de psicodiagnóstico, quanto em outros contextos de avaliação psicológica e até mesmo na própria psicoterapia.”

 

d) O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, limitado no tempo e que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico.

Certo! Veja:

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo. Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999).”

 

e) Os pacientes podem revelar os seus sintomas pela externalização da fala e também por outras maneiras. Por esse motivo, o profissional, na condução do processo psicodiagnóstico, deve conhecer diversos recursos para análise da subjetividade.

Certo! O psicólogo deve estar atento a todas as formas de comunicação do paciente, além da comunicação verbal. Também é importante saber utilizar instrumentos que acessem a subjetividade de forma indireta, como os testes projetivos.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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360) A avaliação psicológica clínica pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos do encaminhamento. Considerando os objetivos mais comuns no processo psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta

(   ) Na classificação simples, o exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos com condições demográficas equivalentes.

(   ) Na classificação nosológica, hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos. Nessa perspectiva, verifica-se o que o paciente tem de similar com outros pacientes na mesma categoria diagnóstica.

(   ) O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso em uma perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento.

(   ) O diagnóstico diferencial visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

  • A) V – V – V – F.

  • B) F – V – V – F.

  • C) V – V – F – F.

  • D) F – F – V – V.

  • E) V – F – V – V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) V – V – V – F.

Gabarito Letra A

A avaliação psicológica clínica pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos do encaminhamento. Considerando os objetivos mais comuns no processo psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta

Vamos, primeiro, relembrar os objetivos do psicodiagnóstico:

 

(V) Na classificação simples, o exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos com condições demográficas equivalentes.

Verdadeiro. Essa é a definição correta da classificação simples.

 

(V) Na classificação nosológica, hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos. Nessa perspectiva, verifica-se o que o paciente tem de similar com outros pacientes na mesma categoria diagnóstica.

Verdadeiro. Veja:

“Freqüentemente, dados resultantes desse exame, da história clínica e da história pessoal permitem atender ao objetivo de classificação nosológica. Essa avaliação com tal objetivo é realizada pelo psiquiatra e, também, pelo psicólogo, quando o paciente não é testável. Nesse caso específico, pode-se dizer que ambos usam preferencialmente um modelo categórico para analisar a psicopatologia, isto é, devem fazer um julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos (Dobson & Cheung, 1990). Dessa maneira, estariam verificando o que o paciente tem de similar com outros pacientes na mesma categoria diagnóstica.”

 

 

(V) O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso em uma perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento.

Verdadeiro. Veja:

 “O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento. Não chega necessariamente à classificação nosológica, embora esta possa ocorrer subsidiariamente, uma vez que o exame pode revelar alterações psicopatológicas. Mas, de qualquer forma, envolve algum tipo de classificação, já que a determinação do nível de funcionamento é especialmente importante para a indicação terapêutica, definindo limites da responsabilidade profissional. Assim, um paciente em surto poderia requerer hospitalização e prescrição farmacológica sob os cuidados de um psiquiatra. Um paciente que enfrenta uma crise vital pode se beneficiar com uma terapia breve com um psicoterapeuta. Pressupõe-se que certas funções do ego estejam relativamente intactas para que haja uma resposta terapêutica adequada para determinados tipos de tratamento.”

 

(F) O diagnóstico diferencial visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

Falso. Esse é o objetivo de prevenção. Relembre o conceito de diagnóstico diferencial:

“Outro objetivo praticamente associado a esse é o de diagnóstico diferencial. O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc. Naturalmente, para trabalhar com tal objetivo, o psicólogo, além de experiência e de sensibilidade clínica, deve ter conhecimentos avançados de psicopatologia e de técnicas sofisticadas de diagnóstico.”

 

Assim, a sequência correta é VVV F

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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