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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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371) Considerando-se a prática do processo psicodiagnóstico na atualidade, é

  • A) importante evitar qualquer intervenção durante a sua realização, para que a sua natureza investigativa se consolide.
  • B) arriscado considerá-lo apenas em sua dimensão investigativa, excluindo o aspecto terapêutico que lhe é inerente.
  • C) imperativo que se eliminem as fronteiras entre investigação e intervenção, uma vez que essa atitude acelera a recuperação psíquica.
  • D) imprescindível que ele siga padrões de análise puramente objetivos, para garantir ao processo o status de investigação científica.
  • E) essencial que os fenômenos observados durante a sua realização não sejam interpretados à luz de um único paradigma teórico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) arriscado considerá-lo apenas em sua dimensão investigativa, excluindo o aspecto terapêutico que lhe é inerente.

 

Considerando-se a prática do processo psicodiagnóstico na atualidade, é

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O afastamento, percebido na atualidade, entre a área da avaliação psicológica e as teorias psicológicas pode ser compreendido, também, pelas reflexões de Barbieri (2008, p. 583). Para ela, o predomínio do pensamento positivista nas Ciências Sociais e Humanas trouxe consigo, ao longo da história, uma dissociação entre pesquisa acadêmica e prática profissional. Essa situação ocasionou um empobrecimento na produção de conhecimentos oriundos do trato direto com as pessoas ou a ele destinados, promovendo um distanciamento daquilo que deveria se constituir na meta principal do nosso trabalho como psicólogos. 

 

É perigoso considerar as práticas avaliativas apenas em sua dimensão investigativa, excluindo os aspectos interventivos e terapêuticos que lhes são inerentes. Para Barbieri (2008), a separação entre as atividades de investigação e de intervenção é resultado do olhar positivista, que busca atingir um ideal de objetividade para a pesquisa científica. A autora entende que um psicodiagnóstico isento de intervenções pode trazer ao paciente muitos malefícios. As entrevistas iniciais empregadas sem intervenção, além de não atingirem seus objetivos de formular o diagnóstico e iniciar o tratamento, desperdiçam a chance de o paciente estabelecer contato com outra pessoa, o que pode resultar em uma experiência terapêutica negativa.

 

Assim, entende-se que usar o termo "psicodiagnóstico" apenas para as situações em que os testes psicológicos são utilizados com a intenção de tornar mais objetiva a avaliação parece estar em consonância com a visão positivista. Pode-se pensar que a rejeição, por parte de alguns profissionais que realizam avaliações clínicas, ao uso tradicional do termo "psicodiagnóstico" para a descrição das práticas avaliativas é uma forma de manter-se distante da perspectiva positivista de investigação do objeto totalmente separada do observador. Além disso, essa noção está em desacordo com as muitas propostas contemporâneas que debatem a complexidade humana e a intersubjetividade."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  importante evitar qualquer intervenção durante a sua realização, para que a sua natureza investigativa se consolide.


b)  arriscado considerá-lo apenas em sua dimensão investigativa, excluindo o aspecto terapêutico que lhe é inerente.


c)  imperativo que se eliminem as fronteiras entre investigação e intervenção, uma vez que essa atitude acelera a recuperação psíquica.


d)  imprescindível que ele siga padrões de análise puramente objetivos, para garantir ao processo o status de investigação científica.


e)  essencial que os fenômenos observados durante a sua realização não sejam interpretados à luz de um único paradigma teórico.

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372) São considerados passos do processo psicodiagnóstico, de acordo com CUNHA (apud CUNHA et al., 2000):

1. Plano de avaliação.
2. Formulação de hipóteses.
3. Contrato de trabalho.
4. Comprometimento apenas do terapeuta.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

Gabarito: Letra C

 

De acordo com Jurema Alcides Cunha, os passos do psicodiagnóstico são os seguintes:

“Passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica) De forma bastante resumida, os passos do diagnóstico, utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, são os seguintes: PSICODIAGNÓSTICO – V  

a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;

b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;

c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;

d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;

e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo”


1. Plano de avaliação.

Certo! O plano de avaliação é a segunda etapa do processo.


2. Formulação de hipóteses.

Certo! A formulação de hipóteses está na primeira etapa.


3. Contrato de trabalho.

Certo! Apesar de não constar na bibliografia consultada, o contrato de trabalho é fundamental para qualquer serviço psicológico.


4. Comprometimento apenas do terapeuta.

Errado. Tanto o terapeuta quanto o cliente devem se comprometer com o processo.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

373) Atualmente, os psicólogos utilizam estratégias de avaliação psicológica com objetivos bem definidos para encontrar respostas a questões colocadas a fim de resolver problemas. Com isso, o termo Psicodiagnóstico é mais comum quando se constata o seu uso durante o seu desenvolvimento. O profissional se vale de testes psicológicos para coletar informações sobre o consultante. Sobre o que preconiza o psicodiagnóstico, assinale a alternativa CORRETA.

  • A) É um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos em que há, exclusivamente, a utilização de testes de forma sistemática.
  • B) É a utilização de testes, bem como de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas como processo científico.
  • C) É um processo científico, que é limitado ao tempo e que na sua totalidade utiliza técnicas e teste psicológicos, somente em nível individual, seja para entender problemáticas a luz da teoria.
  • D) É um processo para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos meritoriamente, identificar e avaliar somente aspectos específico, seja para classificar o caso e prever seu curso, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) É a utilização de testes, bem como de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas como processo científico.

Gabarito: Letra B

 

Atualmente, os psicólogos utilizam estratégias de avaliação psicológica com objetivos bem definidos para encontrar respostas a questões colocadas a fim de resolver problemas. Com isso, o termo Psicodiagnóstico é mais comum quando se constata o seu uso durante o seu desenvolvimento. O profissional se vale de testes psicológicos para coletar informações sobre o consultante. Sobre o que preconiza o psicodiagnóstico, assinale a alternativa CORRETA.
a)  É um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos em que há, exclusivamente, a utilização de testes de forma sistemática.

Errado. O psicodiagnóstico utiliza de diversos recursos além dos testes.


b)  É a utilização de testes, bem como de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas como processo científico.

Certo!

“A nossa tradição psicométrica, assim alicerçada, ficou melhor sedimentada pela difusão das escalas Binet, seguidas pela criação dos testes do exército americano, Alfa e Beta. Se a contribuição da psicometria foi e é essencialmente importante para garantir a cientificidade dos instrumentos do psicólogo, torna-se importante, conforme salienta Groth-Marnat (1999), estabelecer a diferença que existe entre o psicometrista e o psicólogo clínico. O primeiro tende a valorizar os aspectos técnicos da testagem, enquanto, no psicodiagnóstico, há a utilização de testes e de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas. O psicometrista “utiliza testes para obter dados”, e, em sua abordagem, “o produto final é muitas vezes uma série de traços ou descrições de capacidades”. Mas é importante lembrar que “essas descrições tipicamente não estão relacionadas com o contexto total da pessoa e nem se voltam para os problemas singulares que ela possa estar enfrentando” (p.3)”


c)  É um processo científico, que é limitado ao tempo e que na sua totalidade utiliza técnicas e teste psicológicos, somente em nível individual, seja para entender problemáticas a luz da teoria.

Errado. O psicodiagnóstico pode ser individual ou coletivo.


d)  É um processo para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos meritoriamente, identificar e avaliar somente aspectos específico, seja para classificar o caso e prever seu curso, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções.

Errado. O psicodiagnóstico pode ter um objetivo mais global.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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374) Os passos para um psicodiagnóstico devem seguir critérios. Sabendo desses passos que prosseguem o processo de psicodiagnóstico e que envolvem etapas, assinale a assertiva CORRETA.

  • A) I- Levantar dados sobre a história pessoal; II – Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento. III - Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV- Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame; VI – Estabelecer um plano de avaliação; VII – Estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Levantar dados quantitativos e qualitativos; IX – Comunicar dados / devolutiva e X – Encerrar o processo.

  • B) I - Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento; II- Levantar dados sobre a história pessoal; III – Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV-Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame; VI – Estabelecer um plano de avaliação; VII – Estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Encerrar o processo; IX – Comunicar dados / devolutiva e X – Levantar dados quantitativos e qualitativos.

  • C) I - Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento; II – Levantar dados sobre a história pessoal; III – Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV– Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame. VI – Estabelecer um plano de avaliação; VII – estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Levantar dados quantitativos e qualitativos; IX – Comunicar dados / devolutiva e X – Encerrar o processo.
  • D) I – Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento; II – Levantar dados sobre a história pessoal; III – Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV – Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar dados quantitativos e qualitativos; VI – Comunicar dados / devolutiva; VII – Estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame; IX– Estabelecer um plano de avaliação e X – Encerrar o processo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I - Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento; II – Levantar dados sobre a história pessoal; III – Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV– Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame. VI – Estabelecer um plano de avaliação; VII – estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Levantar dados quantitativos e qualitativos; IX – Comunicar dados / devolutiva e X – Encerrar o processo.

Gabarito: Letra C

Os passos para um psicodiagnóstico devem seguir critérios. Sabendo desses passos que prosseguem o processo de psicodiagnóstico e que envolvem etapas, assinale a assertiva CORRETA.

 

Vamos relembrar as etapas do psicodiagnóstico, de acordo com Hutz:

“1. Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).

2. Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).

3. Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

4. Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

5. Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

6. Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

7. Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

8. Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação.”

 

a)  I- Levantar dados sobre a história pessoal; II – Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento. III - Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV- Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame; VI – Estabelecer um plano de avaliação; VII – Estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Levantar dados quantitativos e qualitativos; IX – Comunicar dados / devolutiva e X – Encerrar o processo.

b)  I - Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento; II- Levantar dados sobre a história pessoal; III – Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV-Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame; VI – Estabelecer um plano de avaliação; VII – Estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Encerrar o processo; IX – Comunicar dados / devolutiva e X – Levantar dados quantitativos e qualitativos.

c)  I - Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento; II – Levantar dados sobre a história pessoal; III – Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV– Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame. VI – Estabelecer um plano de avaliação; VII – estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Levantar dados quantitativos e qualitativos; IX – Comunicar dados / devolutiva e X – Encerrar o processo. d)  I – Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento; II – Levantar dados sobre a história pessoal; III – Colher dados sobre a história clínica e pessoal do sujeito; IV – Realizar exames da condição mental do sujeito; V – Levantar dados quantitativos e qualitativos; VI – Comunicar dados / devolutiva; VII – Estabelecer um contrato de trabalho com o sujeito ou responsável; VIII – Levantar hipóteses iniciais e definir objetivos do exame; IX– Estabelecer um plano de avaliação e X – Encerrar o processo.

   

A questão não usa uma correspondência exata da bibliografia, porém podemos perceber semelhanças e reparar que a primeira etapa apresentada por Hutz foi desmembrada em várias na questão.

Para encontrar a resposta, é só observar que as afirmativas incorretas trazem a devolutiva como etapas intermediárias do processo, quando ela é a etapa final. A letra A, apesar de não cometer esse erro, traz o levantamento de dados antes da determinação dos motivos da consulta.

 

Nosso gabarito é Letra C

Fonte: Psicodiagnóstico [recurso eletrônico] / Organizadores, Claudio Simon Hutz ... [et al.]. – Porto Alegre : Artmed, 2016. e-PUB.

375) Segundo Jurema Alcides Cunha, em um processo psicodiagnóstico, quando o psicólogo determina o curso possível do caso, ele está realizando

  • A) descrição.
  • B) prevenção.
  • C) perícia.
  • D) prognóstico.
  • E) classificação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) prognóstico.

Gabarito: Letra D

Segundo Jurema Alcides Cunha, em um processo psicodiagnóstico, quando o psicólogo determina o curso possível do caso, ele está realizando
a)  descrição.

Errado. A descrição visa a identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.


b)  prevenção.

Errado. A prevenção Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.


c)  perícia.

Errado. A perícia fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.


d)  prognóstico.

Certo! Determinar o curso provável do caso é o objetivo do prognóstico.

“Outro objetivo é o de prognóstico, que depende fundamentalmente da classificação nosológica, e, neste sentido, não é privativo do psicólogo. Em muitos casos, todavia, este pode dar uma contribuição importante, na medida em que, por meio do psicodiagnóstico, pode avaliar condições que, de alguma forma, possam ter influência no curso do transtorno. Entretanto, trata-se de uma área que ainda exige muitas pesquisas tanto para a coleta de dados estatísticos sobre o curso possível de certos transtornos quanto sobre a utilização mais adequada da testagem com esse objetivo

        
e)  classificação.

Errado. A classificação compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual.

 

Nosso gabarito é Letra D

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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376) Segundo Jurema Alcides Cunha, estudiosa do psicodiagnóstico, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar, eventualmente, antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame já está bem definido e as questões iniciais bem delimitadas e, sendo assim, como há informações prévias sobre o sujeito e o caso em questão, a primeira entrevista

  • A) necessita ser livre e sem estruturação, de modo que permita verificar como o paciente se porta espontaneamente diante da situação de exame.
  • B) deve apenas manter o foco na obtenção de mais dados sobre o paciente e sua doença.
  • C) permite, portanto, já a aplicação de testes psicológicos de modo a agilizar a obtenção do diagnóstico.
  • D) já pode ser estruturada de maneira a permitir a resolução de algumas questões diagnósticas.
  • E) é composta por procedimentos que focalizem as dificuldades apresentadas pelo paciente, sem que haja a expectativa de solucioná-las naquele momento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) já pode ser estruturada de maneira a permitir a resolução de algumas questões diagnósticas.

Gabarito: Letra D

Segundo Jurema Alcides Cunha, estudiosa do psicodiagnóstico, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar, eventualmente, antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame já está bem definido e as questões iniciais bem delimitadas e, sendo assim, como há informações prévias sobre o sujeito e o caso em questão, a primeira entrevista

 

Relembre o trecho da bibliografia mencionada que está referenciado na questão:

 

“Eventualmente, antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame já está bem definido, e as questões iniciais, bem delimitadas, como, por exemplo, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar. Há informações prévias sobre o sujeito e o caso em questão. Assim, a primeira entrevista já pode ser estruturada de maneira a permitir a resolução de algumas questões diagnósticas. Então, a entrevista já faz parte do plano de avaliação, não sendo utilizada principalmente para oferecer subsídios para o delineamento do plano de avaliação.”


a)  necessita ser livre e sem estruturação, de modo que permita verificar como o paciente se porta espontaneamente diante da situação de exame.

Errado. Pelo contrário.


b)  deve apenas manter o foco na obtenção de mais dados sobre o paciente e sua doença.

Errado. Nesses casos, muitos dados já estão disponíveis.


c)  permite, portanto, já a aplicação de testes psicológicos de modo a agilizar a obtenção do diagnóstico.

Errado. Não necessariamente deverá haver aplicação de testes.


d)  já pode ser estruturada de maneira a permitir a resolução de algumas questões diagnósticas.

Certo!


e)  é composta por procedimentos que focalizem as dificuldades apresentadas pelo paciente, sem que haja a expectativa de solucioná-las naquele momento.

Errado. Não é isso que a autora traz.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

377) De acordo com CUNHA, sobre o psicodiagnóstico, analisar a sentença abaixo:

É caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou informadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos (1ª parte). O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação (2ª parte).

A sentença está:

  • A) Totalmente correta.
  • B) Correta somente em sua 1ª parte.
  • C) Correta somente em sua 2ª parte.
  • D) Totalmente incorreta.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Totalmente correta.

Gabarito: Letra A

 

É caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou informadas por meio de passos predeterminados e com objetivos precisos (1ª parte). O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação (2ª parte).

 

Vamos relembrar o que diz Cunha:

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame). (...) O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e “determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor” (Cunha, 1996, p.50).”

 

Toda a afirmativa aparece na bibliografia original.

 

Nosso gabarito é Letra A

Fonte: Psicodiagnóstico-V [recurso eletrônico] / Jurema Alcides Cunha ... [et al.]. – 5. ed. rev. e ampl. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2007.

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378) O processo psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo.

Analise as alternativas e assinale a CORRETA.

  • A) O psicodiagnóstico é um processo ilimitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, não pode prever o tempo necessário para realizá-lo
  • B) A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que não se podem operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.
  • C) Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.
  • D) Antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame ainda não está bem definido, e as questões iniciais, bem delimitadas, como, por exemplo, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar.

  • E) O plano de avaliação deve permitir obter respostas confiáveis para as questões colocadas e, ao mesmo tempo, atender aos objetivos propostos. Contudo, a testagem de uma hipótese, por vezes, pode ser realizada com um único instrumento.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.

  

Analise as alternativas e assinale a CORRETA.

 
 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Cunha (2000). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.

 

   

a)  O psicodiagnóstico é um processo ilimitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, não pode prever o tempo necessário para realizá-lo

INCORRETA. Corrigindo: segundo Cunha (2000, p. 106):

“O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo tem condições de saber qual o tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, conseqüentemente, pode prever o tempo necessário para realizá-lo.”

 

b)  A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que não se podem operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes.

INCORRETA. Corrigindo:  contrariando o exposto, leiamos o que preconiza Cunha (2000, p.107):

“A duração de um psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subseqüentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes”

 

c)  Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.

CORRETA. Corroborando a alternativa, Cunha (2000, p.107) afirma:

“Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas.”

   

d)  Antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame ainda não está bem definido, e as questões iniciais, bem delimitadas, como, por exemplo, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar.

INCORRETA. Corrigindo: ao contrário do que consta na afirmativa, confira o que Cunha (2000, p.108) explica:

“Eventualmente, antes do primeiro contato com o paciente, o objetivo do exame já está bem definido, e as questões iniciais, bem delimitadas, como, por exemplo, quando há solicitação de um diagnóstico diferencial num contexto hospitalar. Há informações prévias sobre o sujeito e o caso em questão.”

 

e)  O plano de avaliação deve permitir obter respostas confiáveis para as questões colocadas e, ao mesmo tempo, atender aos objetivos propostos. Contudo, a testagem de uma hipótese, por vezes, pode ser realizada com um único instrumento.

INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “C”.

 

________________

Fonte consultada:

CUNHA, J. A. Passos do processo diagnóstico. In: Jurema Alcides Cunha. (Org.). Psicodiagnóstico-V. 5ªed.Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 2000, v. 1, p. 105-138.

379) Sobre o processo Psicodiagnóstico é correto afirmar que:

  • A) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, deve sempre utilizar técnicas e testes psicológicos para ser validado.
  • B) Existe uma obrigatoriedade do uso de testes para que o processo de avaliação psicológica clínica seja chamado de "psicodiagnóstico".
  • C) O psicodiagnóstico nem sempre pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado.
  • D) Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional deve saber avaliar com cuidado a demanda trazida pelo paciente ou pela fonte de encaminhamento para, a partir disso, realizar considerações éticas sobre o pedido e, quando essas forem favoráveis, tecer os objetivos de sua realização.
  • E) Um psicodiagnóstico tem mais chances de ser bemsucedido quando há uma boa pergunta a ser respondida. Essa pergunta deve sempre ser formulada com clareza pelo paciente que busca avaliação

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional deve saber avaliar com cuidado a demanda trazida pelo paciente ou pela fonte de encaminhamento para, a partir disso, realizar considerações éticas sobre o pedido e, quando essas forem favoráveis, tecer os objetivos de sua realização.

Gabarito: Letra D

Sobre o processo Psicodiagnóstico é correto afirmar que:
a)  Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, deve sempre utilizar técnicas e testes psicológicos para ser validado.

Errado. A validade do psicodiagnóstico não se sustenta em testes. É o profissional que decide quais estratégias usar.


b)  Existe uma obrigatoriedade do uso de testes para que o processo de avaliação psicológica clínica seja chamado de "psicodiagnóstico".

Errado. A avaliação psicológica clínica é chamada da psicodiagnóstico, havendo ou não uso de testes.


c)  O psicodiagnóstico nem sempre pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado.

Errado. O psicodiagnóstico é um processo científico.


d)  Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional deve saber avaliar com cuidado a demanda trazida pelo paciente ou pela fonte de encaminhamento para, a partir disso, realizar considerações éticas sobre o pedido e, quando essas forem favoráveis, tecer os objetivos de sua realização.

Certo!


e)  Um psicodiagnóstico tem mais chances de ser bemsucedido quando há uma boa pergunta a ser respondida. Essa pergunta deve sempre ser formulada com clareza pelo paciente que busca avaliação

Errado. O profissional é que tem a responsabilidade de formular essa pergunta, ou reformula-la quando ela já vem na demanda.

 

Nosso gabarito é Letra D

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380) De acordo com CUNHA, sobre o psicodiagnóstico, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A) É um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos apenas em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.
  • B) O psicodiagnóstico é caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos.
  • C) O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação.
  • D) Um psicodiagnóstico também pode ter um objetivo de prevenção. Tal exame visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) É um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos apenas em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

  

De acordo com CUNHA, sobre o psicodiagnóstico, assinalar a alternativa INCORRETA:

 
 

Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

 

a)  É um processo científico, ilimitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos apenas em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

INCORRETA. Divergindo do exposto, segundo Cunha (2005, p. 26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

   

b)  O psicodiagnóstico é caracterizado como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos.

CORRETA: Sobre o assunto, Cunha (2005, p.26) menciona:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame).”

   

c)  O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação.

CORRETA: o psicodiagnóstico como uma avaliação psicológica clínica pode possuir vários objetivos, conforme elencado pela literatura de Cunha (2005), portanto, opção VERDADEIRA.

   

d)  Um psicodiagnóstico também pode ter um objetivo de prevenção. Tal exame visa identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

CORRETA: a colocação encontra respaldo com o que menciona a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção CERTA.

   

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Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

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