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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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381) Qual nome é dado para avaliações psicológicas para fins de diagnóstico?

  • A) Entrevista.
  • B) Psicodiagnóstico.
  • C) Devolução.
  • D) Investigação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Psicodiagnóstico.

 

Qual nome é dado para avaliações psicológicas para fins de diagnóstico?

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual a seguir, importado da publicação de Krug et al. (2016), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

A avaliação psicológica clínica com fins diagnósticos é uma prática muito comum no Brasil. Há décadas, muitos profissionais habituaram-se a chamar essa atividade de “psicodiagnóstico”. No entanto, constatamos que o uso do termo é mais comum quando, durante o seu desenvolvimento, o profissional se vale de testes psicológicos para coletar informações sobre o consultante.”

 
 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “B” (Psicodiagnóstico) corresponde corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;

   

  • Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;

   

  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “B” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

_______________

Fonte consultada:

Krug, J., Trentini, C. M., & Bandeira, D. R. (2016). Conceituação de psicodiagnóstico na atualidade. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, C. Trentini, & J. S. Krug (Orgs.), Psicodiagnóstico (pp. 16-20). Porto Alegre, RS: Artmed.

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382) Sobre o processo de Psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar:

  • A) é uma avaliação psicológica, que abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

  • B) procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, sempre buscando validar a existência de psicopatologias.

  • C) as técnicas utilizadas nesse processo são exclusivamente projetivas.

  • D) é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa.

  • E) é um processo científico, limitado no tempo, que não exige a utilização de técnicas e testes psicológicos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O psicodiagnóstico é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe privativa. É, pois, de fundamental importância que consiga exercê-la e exercê-la bem.

 

(...)

 

Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (Cunha et alii, 1993; Cunha, 1996).

 

(...)

 

Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

 

(...)

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

 

Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame)."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  é uma avaliação psicológica, que abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

 

b)  procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, sempre buscando validar a existência de psicopatologias.

 

c)  as técnicas utilizadas nesse processo são exclusivamente projetivas.

 

d)  é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa.

 

e)  é um processo científico, limitado no tempo, que não exige a utilização de técnicas e testes psicológicos.

383) Sobre o Psicodiagnóstico é correto afirmar que:

  • A) como se trata de um processo de caráter científico, o psicodiagnóstico prescinde da construção de hipóteses.

  • B) tem mais chances de ser bem-sucedido quando há uma boa pergunta a ser respondida. Essa pergunta, geralmente, é formulada com clareza pelo paciente que busca avaliação.

  • C) se limita, em alguns casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo com resultado um diagnóstico nosológico, o que se aproximaria muito de uma avaliação psiquiátrica.

  • D) pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado.

  • E) é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, apenas em nível individual, para avaliar aspectos específicos a fim de classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados na base dos quais são propostos tratamentos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos.

 

Assim, o psicodiagnóstico pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado. Em psicologia, acreditamos que esse caráter científico é adquirido por meio de métodos e técnicas de intervenção, com base em teorias psicológicas.

(...)

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso. (Cunha, 2000, p. 26, grifo nosso).

(...)

O psicodiagnóstico abrange qualquer tipo de avaliação psicológica de caráter clínico que se apoie em uma teoria psicológica de base e que adote uma ou mais técnicas (observação, entrevista, testes projetivos, testes psicométricos, etc.) reconhecidas pela ciência psicológica. Não sugerimos a adoção do termo para situações avaliativas em contextos jurídicos ou organizacionais, uma vez que, nessas situações, estão presentes outras variáveis geralmente não encontradas no contexto clínico, como a simulação e dissimulação conscientes. Também não compreendemos que o psicodiagnóstico se limite, em todos os casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo com resultado apenas um diagnóstico nosológico, o que se aproximaria muito de uma avaliação psiquiátrica.

(...)

Um psicodiagnóstico tem mais chances de ser bem-sucedido quando há uma boa pergunta a ser respondida. Essa pergunta nem sempre é formulada com clareza pelo paciente que busca avaliação, uma vez que, em muitas ocasiões, ele próprio não tem condições de perceber as razões do seu sofrimento.

(...)

Como se trata de um processo de caráter científico, o psicodiagnóstico não prescinde da construção de hipóteses. Nesse sentido, boas perguntas são aquelas que auxiliam o profissional a confirmar ou a refutar determinadas hipóteses por exemplo, em um caso de uma criança encaminhada para avaliação por estar com dificuldades de leitura e escrita, não conseguindo acompanhar o desempenho da turma. Aqui temos boas perguntas a responder: teria ela um transtorno específico de aprendizagem? Questões emocionais e/ou familiares estariam interferindo nos processos de aprendizagem de leitura e escrita? Haveria alguma questão neurológica envolvida? Poderíamos pensar em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)? Quais demandas psíquicas não estariam sendo atendidas, gerando, consequentemente, o sintoma?"

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  como se trata de um processo de caráter científico, o psicodiagnóstico prescinde da construção de hipóteses.

 

b)  tem mais chances de ser bem-sucedido quando há uma boa pergunta a ser respondida. Essa pergunta, geralmente, é formulada com clareza pelo paciente que busca avaliação.

 

c)  se limita, em alguns casos, a uma avaliação de sinais e sintomas, tendo com resultado um diagnóstico nosológico, o que se aproximaria muito de uma avaliação psiquiátrica.

 

d)  pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado.

 

e)  é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, apenas em nível individual, para avaliar aspectos específicos a fim de classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados na base dos quais são propostos tratamentos.

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384) Considerando o processo de Psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A) É uma avaliação ampla que ultrapassa a aplicação clínica.

  • B) Só pode ser aplicado em crianças a partir dos 10 anos de idade.

  • C) Visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico.

  • D) Está mais vinculado a um sujeito, um grupo, uma instituição ou uma comunidade.

  • E) Processo científico, limitado no tempo, que dispensa técnicas e testes psicológicos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto, não abrange todas as formas de avaliação psicológica. Atualmente, a avaliação psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características, investigando tanto aspectos da personalidade quanto aspectos cognitivos, abordando possíveis sintomas, questões do desenvolvimento, questões neuropsicológicas, características adaptativas e desadaptativas, entre outros, permitindo, assim, que se chegue a um prognóstico e à melhor estratégia e/ou à abordagem terapêutica necessária.

 

De modo geral, pode-se afirmar que o psicodiagnóstico é um processo bipessoal (psicólogo - avaliando/grupo familiar), de duração limitada no tempo, com um número aproximadamente definido de encontros, que procura descrever e compreender as forças e as fraquezas do funcionamento psicológico de um indivíduo, tendo foco na existência ou não de uma psicopatologia (Cunha, 2000). Assim, o psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo com início, meio e fim, que utiliza entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando, tendo por base uma teoria psicológica e buscando, assim, coletar dados mais substanciais para a realização de um encaminhamento mais apropriado. Então, possibilita descrever o funcionamento atual, confirmar, refutar ou modificar impressões; realizar diagnóstico diferencial de transtornos mentais, comportamentais e cognitivos; identificar necessidades terapêuticas e recomendar a intervenção mais adequada, levando em conta o prognóstico (Witternborn, 1999)."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  É uma avaliação ampla que ultrapassa a aplicação clínica.

b)  Só pode ser aplicado em crianças a partir dos 10 anos de idade.

c)  Visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico.

d)  Está mais vinculado a um sujeito, um grupo, uma instituição ou uma comunidade.

e)  Processo científico, limitado no tempo, que dispensa técnicas e testes psicológicos.

385) Sobre o Processo de Psicodiagnóstico Clínico, marque V(verdadeiro) ou F(falso).

(   ) Apesar de possibilitar uma avaliação global da personalidade do paciente, esse processo não permite diferenciar níveis de funcionamento ou natureza da patologia.

(   ) Pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, limitada no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos.

(   ) Um dos objetivos do diagnóstico diferencial dentro do processo é identificar alternativas diagnósticas de acordo com os sintomas apresentados.

(   ) Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, principalmente quando tais descrições se justificam tecnicamente.

(   ) O foco da atenção durante o processo de psicodiagnóstico deve estar exclusivamente em torno do instrumento de avaliação.

A sequência correta é:

  • A) F, V, F, V, V.
  • B) V, V, F, F, V.
  • C) V, F, V, F, F.
  • D) F, V, V, F, F.
  • E) V, F, V, V, F.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

   

Sobre o Processo de Psicodiagnóstico Clínico, marque V(verdadeiro) ou F(falso).

 

( F ) Apesar de possibilitar uma avaliação global da personalidade do paciente, esse processo não permite diferenciar níveis de funcionamento ou natureza da patologia.

  

Incorreto. O psicodiagnóstico permite, sim, diferenciar níveis de funcionamento ou natureza da patologia (através do diagnóstico diferencial).

 

"Diagnóstico Diferencial - São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

( V ) Pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, limitada no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos.

  

Correto. Contudo tem um pequeno erro que pode abrir margem para questionamentos. Veja:

 

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

F ) Um dos objetivos do diagnóstico diferencial dentro do processo é identificar alternativas diagnósticas de acordo com os sintomas apresentados.

  

Incorreto. Conforme vimos acima, o diagnóstico diferencial permite diferenciar alternativas diagnósticas.

 

( F ) Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, principalmente quando tais descrições se justificam tecnicamente.

  

Incorreto. Os documentos psicológicos devem apresentar apenas as informações necessárias.

 

( F ) O foco da atenção durante o processo de psicodiagnóstico deve estar exclusivamente em torno do instrumento de avaliação.

 

Incorreto. O foco da atenção é no sujeito que está sendo avaliado.

 

Portanto, a sequência ficou F V F F F. Não encontramos essa sequência. A banca optou por anular a questão.

 

A sequência correta é:


a)  F, V, F, V, V.
b)  V, V, F, F, V.
c)  V, F, V, F, F.
d)  F, V, V, F, F.
e)  V, F, V, V, F.

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386) Quanto ao Psicodiagnóstico, é correto afirmar que:

  • A) deve ser feito em uma única sessão prolongada, conforme está previsto no CID-10.
  • B) deve seguir sempre o modelo biomédico.
  • C) a comunicação dos resultados e o início do processo psicoterápico são etapas do Psicodiagnóstico.
  • D) é essencial a aplicação de testes psicológicos para o diagnóstico preciso e com validade científica.
  • E) é uma atividade exclusiva do Psicólogo com sua especificidade em técnicas de avaliação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) é uma atividade exclusiva do Psicólogo com sua especificidade em técnicas de avaliação.

 

Quanto ao Psicodiagnóstico, é correto afirmar que:


a)  deve ser feito em uma única sessão prolongada, conforme está previsto no CID-10.

 

Incorreto. O processo psicodiagnóstico é limitado no tempo, porém geralmente é realizado em mais de uma sessão, utilizando técnicas e/ou testes.

 


b)  deve seguir sempre o modelo biomédico.

 

Incorreto. O modelo recomendável é o biopsicossocial.

 


c)  a comunicação dos resultados e o início do processo psicoterápico são etapas do Psicodiagnóstico.

 

Incorreto. O início do processo psicoterápico já não faz parte do psicodiagnóstico. Este pode gerar apenas indicações ou encaminhamentos. Observe:

 

"Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 


d)  é essencial a aplicação de testes psicológicos para o diagnóstico preciso e com validade científica.

 

Incorreto. Esse é um tema controverso. A banca escolheu o posicionamento que está de acordo com Hutz. Veja:

 

"O PSICODIAGNÓSTICO EXIGE A APLICAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS?

 

Ao consultar a literatura, identificamos convergências conceituais. Arzeno (1995, p. 5) diz, por exemplo, que fazer um diagnóstico psicológico não significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico. Este termo implica automaticamente a administração de testes e estes nem sempre são necessários ou convenientes". Portanto, parece claro o entendimento da autora de que toda avaliação psicológica que não utilize testes não deva ser nomeada de "psicodiagnóstico".

 

Cunha (2000, p. 23, grifo nosso), em concordância, preconiza que "psicodiagnóstico" é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que há a utilização de testes de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas".

(...)

Parece-nos infrutífera essa distinção terminológica, uma vez que, para nós, o que define um psicodiagnóstico relaciona-se mais ao caráter investigativo e ao diagnóstico do que à necessidade do uso de determinado tipo de instrumento de coleta de dados. Diferentemente dos trabalhos citados, encontramos outros autores que defendem a ideia de que o uso de testes pode não ser necessário em um psicodiagnóstico. Conforme Trinca (1983), por exemplo, o uso ou não de testes depende do psicólogo e de seu pensamento clínico em relação a cada paciente.

(...)

Para as autoras, não é o uso ou não de testes, ou de determinados tipos de testes, que configura a realização de um psicodiagnóstico, uma vez que, em alguns casos, o psicólogo abrirá mão do uso de testes, especialmente quando não houver testes validados no mercado."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 


e)  é uma atividade exclusiva do Psicólogo com sua especificidade em técnicas de avaliação.

 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Este capítulo abordará o processo de realização de um psicodiagnóstico, apresentando os passos recomendados para a sua execução. Também serão apresentados os diferentes modelos e objetivos dessa prática, realizada exclusivamente pelo psicólogo, que representa, como sintetiza Barbieri (2010), um marco distintivo da identidade desse profissional. A Lei Federal n° 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a formação em psicologia e regulamenta a profissão no Brasil, define que a prática de diagnóstico psicológico, bem como a realização de um psicodiagnóstico, é atribuição exclusiva do profissional da psicologia (Brasil, 1962)."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

387) De acordo com CUNHA, sobre o psicodiagnóstico, analisar a sentença abaixo:

Os aspectos dinâmicos da interação clínica não devem ser valorizados, visto que esses dados podem ser fontes de erro para a precisão das mensurações que devem ser efetuadas (1ª parte). A tarefa do Psicólogo se restringe à de um psicometrista, ou seja, somente um aplicador de técnicas projetivas (2ª parte).

A sentença está:

  • A) Totalmente correta.
  • B) Correta somente em sua 1ª parte.
  • C) Correta somente em sua 2ª parte.
  • D) Totalmente incorreta.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Totalmente incorreta.

 

Os aspectos dinâmicos da interação clínica não devem ser valorizados, visto que esses dados podem ser fontes de erro para a precisão das mensurações que devem ser efetuadas (1ª parte). A tarefa do Psicólogo se restringe à de um psicometrista, ou seja, somente um aplicador de técnicas projetivas (2ª parte).

A sentença está:

 
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar os recortes textuais a seguir, extraídos da obra de Cunha (2000, p.44), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

“Em defesa da propalada neutralidade científica, muitos psicólogos não valorizam os aspectos dinâmicos da interação clínica, por considerarem que esses dados podem ser fontes de erro para a precisão das mensurações que devem ser efetuadas (Pope & Scott, 1967). Entretanto, a tarefa do psicólogo, num psicodiagnóstico, não se restringe à de um psicometrista, assim como também é um erro crasso vê-lo tão-somente como um aplicador de técnicas projetivas. Mesmo quando o objetivo do psicodiagnóstico parece bastante simples, o psicólogo não pode perder de vista a dimensão global da situação de avaliação, levando em conta todos os padrões de interação que se estabelecem.”

 
 

Análise das alternativas

   

Considerando o recorte textual supracitado, ratifica-se que sentença está TOTALMENTE INCORRETA, portanto, LETRA “D”.

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

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388) Com relação aos critérios e características específicas da avaliação psicodiagnóstica, analise as proposições abaixo e marque a opção correta:

I. Um dos seus objetivos é a investigação de um diagnóstico clínico diferencial.

II. Fornece subsídios na área da perícia forense, avaliando questões como sanidade mental, competência para o exercício de função, e patologias associadas com infrações da lei.

III. No plano de avaliação elaborado, não há um limite em relação ao tempo aproximado ou número de sessões a serem realizadas nesse processo.

IV. Pode ter um caráter preventivo, identificando problemas precocemente, avaliando riscos, e fazendo uma estimativa de forças e fraquezas do ego.

Assinale

  • A) se apenas I, II e III estiverem corretas.
  • B) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
  • C) se apenas II, II e IV estiverem corretas.
  • D) se I,II,III e IV estiverem corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) se apenas I, II e IV estiverem corretas.

   
 

Explorando o assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise das alternativas

 
 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 
 

2) Análise das alternativas

 

 

CORRETA: o diagnóstico clínico diferencial pode constituir um dos objetivos do psicodiagnóstico, portanto, opção CERTA.

 

CORRETA: a colocação encontra respaldo com o que menciona a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção CERTA.

 

 

INCORRETA: Sobre o assunto, Cunha (2005, p.26) menciona:

“Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame”

 

 

CORRETA: a informação traz compatibilidade com os objetivos do psicodiagnóstico, segundo menciona a literatura supracitada de Cunha (2005), portanto, opção CERTA.

   


   

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que apenas I, II e IV estão corretas, portanto, LETRA “B”.

 

 

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

389) Constitui algumas violações éticas em avaliação psicológica. Assinale a alternativa que está correta, segundo Jurema Cunha, em Psicodiagnóstico V.

  • A) a) Utilizar folhas de respostas inadequadas, utilizar testes adequados na sua área prática, estar atualizado na sua área de formação.
  • B) Utilizar testes não favoráveis pelo Satepsi, aplicação de testes por pessoas qualificadas, arquivar o material psicológico coletado.
  • C) Ignorar a necessidade de arquivar o material psicológico coletado, utilizar testes não favoráveis pelo Satepsi, fotocopiar material sujeito a direitos autorais.
  • D) Desconsiderar os erros da medida nas suas interpretações, fotocopiar material sujeito a direitos autorais, interpretar dentro dos limites dos testes utilizados.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Ignorar a necessidade de arquivar o material psicológico coletado, utilizar testes não favoráveis pelo Satepsi, fotocopiar material sujeito a direitos autorais.

 

Constitui algumas violações éticas em avaliação psicológica. Assinale a alternativa que está correta, segundo Jurema Cunha, em Psicodiagnóstico V.

 
 

Base teórica para a compreensão

 

Para a análise das alternativas apresentadas por esta questão, peço gentilmente ao aluno, que não deixe acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da publicação “Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão” do CFP (2010, p.68), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

Wechsler (2001) descreve que nos países ibero-americanos, a lista das dez deficiências mais graves no uso dos testes, apontadas por juízes e especialistas de cada cultura, assim caracteriza-se, por ordem decrescente: 1) fotocopiar material sujeito a direitos autorais, 2) utilizar testes inadequados na sua prática, 3) estar desatualizado na sua área de formação, 4) desconsiderar os erros da medida nas suas interpretações, 5) utilizar folhas de resposta inadequadas, 6) ignorar a necessidade de explicações sobre pontuação nos testes aos solicitantes da avaliação, 7) permitir aplicação dos testes por pessoal não qualificado, 8) desprezar condições que afetam a validade dos testes em cada cultura, 9) ignorar a necessidade de arquivar o material psicológico coletado, 10) interpretar além dos limites dos testes utilizados.

 
 

Análise das alternativas

 

a) Utilizar folhas de respostas inadequadas, utilizar testes adequados na sua área prática, estar atualizado na sua área de formação.

INCORRETA. Note que a afirmativa diverge do item “3” no recorte supracitado, portanto, opção ERRADA.

 

b)  Utilizar testes não favoráveis pelo Satepsi, aplicação de testes por pessoas qualificadas, arquivar o material psicológico coletado.

INCORRETA. A colocação apresentada pela afirmativa contraria o item “9”, portanto, opção FALSA.

 

c)  Ignorar a necessidade de arquivar o material psicológico coletado, utilizar testes não favoráveis pelo Satepsi, fotocopiar material sujeito a direitos autorais.

CORRETA. Os itens apresentados são compatíveis com o que preconiza o tópico explicativo supracitado, portanto, informação VERDADEIRA.

 

d)  Desconsiderar os erros da medida nas suas interpretações, fotocopiar material sujeito a direitos autorais, interpretar dentro dos limites dos testes utilizados.

INCORRETA. A informação apresentada pela afirmativa contraria o item “10”, portanto, opção FALSA.

   

_______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia _ Avaliação psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2010

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390) O psicólogo, em geral, realiza avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica com propósitos clínicos e visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico que devem ser consideradas como parâmetros dos limites da variabilidade normal para a inferência sobre a existência ou não de psicopatologia. Sobre o processo de psicodiagnóstico é correto afirmar que:

  • A) É um processo científico que se estrutura através de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos.
  • B) É um processo de longa duração e tão logo são colhidos os dados iniciais é estabelecido um plano de avaliação e uma estimativa do tempo necessário.
  • C) O plano de avaliação é definido através da escolha dos instrumentos, de como e quando serão utilizados, não sendo necessário o foco nas hipóteses iniciais.
  • D) Os instrumentos utilizados são apenas uma bateria de testes que são selecionados previamente de acordo com a demanda.
  • E) Tal logo é realizado a seleção e administração dos instrumentos, os dados serão interpretados com base apenas nas hipóteses iniciais.

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A alternativa correta é letra A) É um processo científico que se estrutura através de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos.

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