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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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411) De acordo com as novas diretrizes para realização de processos de Avaliação Psicológica, para não incorrer em violação do código de ética, os psicólogos e as psicólogas devem, obrigatoriamente,

  • A) utilizar testes psicológicos, a fim de fundamentar suas conclusões diagnósticas em instrumentos de validade reconhecida.
  • B) basear sua investigação em métodos exclusivos de sua prática profissional, sem recorrer a fontes complementares de dados.
  • C) rejeitar a utilização de documentos técnicos e relatórios de equipes multiprofissionais como fontes de dados para sua investigação.
  • D) manter e elaborar os registros de atendimentos do processo de avaliação, como determinam as normas vigentes.
  • E) abrir mão da prerrogativa de escolher os recursos e técnicas que irão compor sua avaliação, para seguir o padrão definido pelo Conselho de Psicologia.

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A alternativa correta é letra D) manter e elaborar os registros de atendimentos do processo de avaliação, como determinam as normas vigentes.

Gabarito: Letra D

De acordo com as novas diretrizes para realização de processos de Avaliação Psicológica, para não incorrer em violação do código de ética, os psicólogos e as psicólogas devem, obrigatoriamente,
a)  utilizar testes psicológicos, a fim de fundamentar suas conclusões diagnósticas em instrumentos de validade reconhecida.

Errado. A utilização de testes não é obrigatória.


b)  basear sua investigação em métodos exclusivos de sua prática profissional, sem recorrer a fontes com[1]plementares de dados.

Errado. A utilização de fontes complementares não é proibida, pelo contrário, os psicólogos podem, sim, utilizar essas fontes.


c)  rejeitar a utilização de documentos técnicos e rela[1]tórios de equipes multiprofissionais como fontes de dados para sua investigação.

Errado. A utilização de documentos técnicos e relatórios não é proibida.


d)  manter e elaborar os registros de atendimentos do processo de avaliação, como determinam as normas vigentes.

Certo! Essa é uma obrigação do psicólogo.


e)  abrir mão da prerrogativa de escolher os recursos e técnicas que irão compor sua avaliação, para seguir o padrão definido pelo Conselho de Psicologia.

Errado. Essa prerrogativa é garantida pelas normativas do conselho.

   

Nosso gabarito é Letra D

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412) Durante a entrevista psicodiagnóstica, o profissional deve adotar uma postura que favoreça o estabelecimento de uma relação terapêutica. Nesse contexto, é importante que o psicólogo demonstre:

  • A) Neutralidade emocional, evitando qualquer expressão de empatia.
  • B) Uma atitude autoritária para impor autoridade ao processo.
  • C) Empatia e acolhimento, buscando compreender o mundo interno do paciente.
  • D) Julgamento e crítica para estimular o autoconhecimento do paciente.
  • E) Distanciamento afetivo, focando apenas nos aspectos cognitivos do paciente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Empatia e acolhimento, buscando compreender o mundo interno do paciente.

 

Durante a entrevista psicodiagnóstica, o profissional deve adotar uma postura que favoreça o estabelecimento de uma relação terapêutica. Nesse contexto, é importante que o psicólogo demonstre:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"RELAÇÃO PSICÓLOGO-PACIENTE NO PSICODIAGNÓSTICO

 

A relação terapêutica auxilia na cooperação do paciente durante o processo avaliativo e na sua disposição em buscar tratamento (quando for o caso) após a avaliação. A demonstração de empatia e a construção de uma relação de confiança também facilitarão a devolução dos resultados. Embora este capítulo não aborde a etapa de devolução, sabemos que, com certa frequência, o esforço conjunto entre psicólogo e paciente culmina em resultados que podem ser inesperados ou bastante ansiogênicos para 0 avaliado. Para 0 momento da comunicação desses resultados, a empatia é ainda mais crucial.

(...)

Espera-se, então, que o psicólogo seja capaz de escutar atentamente o relato do paciente e "escutar" seu comportamento não verbal, compreender a situação pelo ponto de vista do paciente, compreender seu estado emocional, conectar-se emocionalmente com ele, legitimar suas emoções e e sentimentos e promover apoio."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Neutralidade emocional, evitando qualquer expressão de empatia.


b)  Uma atitude autoritária para impor autoridade ao processo.


c)  Empatia e acolhimento, buscando compreender o mundo interno do paciente.


d)  Julgamento e crítica para estimular o autoconhecimento do paciente.


e)  Distanciamento afetivo, focando apenas nos aspectos cognitivos do paciente.

413) Uma bateria psicométrica refere-se a um conjunto de testes ou instrumentos de avaliação psicológica que são aplicados em conjunto para obter uma avaliação abrangente e multidimensional das características psicológicas de um indivíduo. Essa estratégia utiliza diferentes testes que foram desenvolvidos com rigor psicométrico para medir aspectos específicos do funcionamento mental e emocional. Partindo desse entendimento, analise as afirmações a seguir, determine se são verdadeiras ou falsas e indique a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Os testes contidos em uma bateria psicométrica geralmente abrangem uma variedade de áreas, como inteligência, personalidade, habilidades cognitivas, emocionais e adaptativas, bem como traços específicos de interesse, como ansiedade ou depressão.

II. O conceito de fidedignidade dos testes que compõe a bateria psicométrica, refere-se ao grau de confiabilidade que podemos ter na eficácia do teste, determinada pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos).

III. As principais categorias do conceito de validade dos testes psicométricos são: Validade relacionada a conteúdo; Validade relacionada a teste-reteste e Validade relacionada a constructo.

IV. Consistência interna e estabilidade no tempo são conceitos principais para se estabelecer o grau de fidedignidade de uma medida psicométrica, e que podem ser avaliadas por meio do método das formas paralelas ou do método das metades.

  • A) V-F-V-F.
  • B) V-F-F-V.
  • C) V-V-V-F.
  • D) F-V-V-F.
  • E) F-F-F-V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) V-F-F-V.

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Fidedignidade

 

A fidedignidade de um teste pode ser medida de várias formas. Cada forma é apropriada para um tipo de teste e depende de que tipo de fidedignidade queremos medir. Os conceitos principais de fidedignidade de um teste dizem respeito ao problema de estabilidade no tempo e ao problema de consistência interna da escala. Para escalas aditivas, é usual utilizar-se o Coeficiente Alfa de Cronbach, que é um coeficiente de consistência interna.

(...)

Outra observação importante, no contexto da língua portuguesa, é a utilização do termo "fidedignidade" para representar precisão, consistência das escalas. A palavra "confiabilidade", como tradução da palavra inglesa reliability, não deveria ser usada nesse contexto, pois por confiabilidade entende-se a área da engenharia e estatística que trata da "confiança" que podemos ter em sistemas em geral, incluindo sistemas de segurança.

(...)

Diversos métodos para obter a fidedignidade das escalas testes são sugeridos na literatura. Os métodos são alternativos, em geral, mas mais de um método pode ser utilizado, principalmente quando queremos estabelecer a fidedignidade em relação aos dois conceitos principais: consistência interna e estabilidade no tempo. São os seguintes os métodos de fidedignidade:

 

- Método do teste-reteste
- Método das formas paralelas
- Método das metades
- Coeficientes de consistência interna

(...)

 

Validade

 

Freqüentemente, define-se a validade com a seguinte pergunta: você está medindo o que pensa que está medindo? A ênfase aqui é dada no que está sendo mensurado. Para um teste ser válido, ele deve medir o que o pesquisador deseja e pensa que está medindo. A validade de um teste trata, então, do que o teste mede e através de que conceitos ele mede. O traço medido pelo teste pode ser definido apenas por um exame das fontes objetivas de informação e operações empíricas utilizadas para estabelecer sua validade. A validade deve ser estabelecida em relação ao uso particular para o qual ele está sendo considerado.

(...)

Classificaremos os diversos tipos ou conceitos de validade utilizando subdivisões dessas três categorias principais, da seguinte forma:

 

- Validade relacionada a conteúdo:
Validade de conteúdo
Validade de face

 

- Validade relacionada a critério:
Validade concorrente
Validade preditiva

 

- Validade relacionada a constructo:
Validade convergente
Validade discriminante
Validade fatorial"

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 

I. Os testes contidos em uma bateria psicométrica geralmente abrangem uma variedade de áreas, como inteligência, personalidade, habilidades cognitivas, emocionais e adaptativas, bem como traços específicos de interesse, como ansiedade ou depressão.

  

II. O conceito de fidedignidade dos testes que compõe a bateria psicométrica,refere-se ao grau de confiabilidade que podemos ter na eficácia do teste, determinada pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos).

  

III. As principais categorias do conceito de validade dos testes psicométricos são: Validade relacionada a conteúdo; Validade relacionada a teste-reteste e Validade relacionada a constructo.

  

 

Portanto, a sequência ficou V F F V. Encontramos a resposta na Letra B.


a)  V-F-V-F.
b)  V-F-F-V.
c)  V-V-V-F.
d)  F-V-V-F.
e)  F-F-F-V.

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414) A observação lúdica proporciona uma oportunidade para o psicólogo conhecer mais sobre a criança e seu mundo emocional. Essa técnica é especialmente útil para:

I. Avaliar a inteligência verbal da criança.

II. Investigar habilidades sociais e de interação da criança.

III. Acessar aspectos do inconsciente da criança por meio do jogo simbólico.

IV. Avaliar níveis de resistência física ao longo das horas de administração da avaliação.

V. Verificar habilidades matemáticas e lógicas da criança.

Indique a alternativa em que todas as sentenças estão incorretas.

  • A) I; II; III.
  • B) III; IV; V.
  • C) I; IV; V.
  • D) II; III.
  • E) II; IV; V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I; IV; V.

  

Veja mais sobre a observação lúdica:

 

"Observação lúdica: aqui já há um objetivo específico, que é a análise do comportamento da criança. Também pode ser utilizada por outros profissionais além do psicólogo, mas, no caso da psicologia vai ter a influência da abordagem escolhida pelo profissional, como, por exemplo, a abordagem comportamental, existencial ou psicanalítica. O profissional escolhe brinquedos sem um padrão específico e observa a criança interagindo com os mesmos, analisando a posteriori alguns padrões de comportamento, indicadores ou sentimentos envolvidos naquela situação.

 

A grande diferença da observação e da entrevista é que na situação de observação o profissional praticamente não intervém, e isso é combinado com a criança. Um exemplo de observação lúdica foram as análises de Freud sobre os comportamentos do Pequeno Hans (1909), analisando como a criança, a partir de suas perguntas ou brinquedos, havia, por exemplo, ficado horrorizada com o sangue da mãe no nascimento do bebê, associando-o ao medo da castração fálica, ou quando Freud, em 1920, analisa a situação da brincadeira de um bebê com um carretel que aparecia e desaparecia. Freud apresenta como esse comportamento significava a expressão e elaboração pela criança da angústia de separação da figura materna. Estes são exemplos de análise do comportamento infantil a partir de observações."

 

Fonte: "Ludodiagnóstico" (Affonso)

 

Com isso, nota-se que a observação lúdica pode ser útil para avaliar os itens II e III.

 

Para avaliar os demais itens seria necessário testes específicos.

 

I. Avaliar a inteligência verbal da criança.

   

IV. Avaliar níveis de resistência física ao longo das horas de administração da avaliação.

 

V. Verificar habilidades matemáticas e lógicas da criança.

 

Portanto, as afirmativas incorretas são I, IV e V. Encontramos a alternativa correta na Letra C.

 

Indique a alternativa em que todas as sentenças estão incorretas.


a)  I; II; III.
b)  III; IV; V.
c)  I; IV; V.
d)  II; III.
e)  II; IV; V.

415) No processo de diagnóstico e tratamento em saúde mental, o momento considerado crucial para estabelecer as necessidades do paciente é

  • A) o exame psíquico.
  • B) a formulação diagnóstica.
  • C) a entrevista inicial.
  • D) o psicodiagnóstico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) a entrevista inicial.

 

No processo de diagnóstico e tratamento em saúde mental, o momento considerado crucial para estabelecer as necessidades do paciente é

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A entrevista inicial é considerada um momento crucial no diagnóstico e no tratamento em saúde mental. Esse primeiro contato, sendo bem-conduzido, deve produzir no paciente uma sensação de confiança e de esperança em relação ao alívio do sofrimento."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  o exame psíquico.
b)  a formulação diagnóstica.
c)  a entrevista inicial.
d)  o psicodiagnóstico.

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416) Julgue o item a seguir.

O diagnóstico diferencial consiste na investigação de irregularidades ou inconsistências de um quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

  • A) Certo
  • B) Errado
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QUESTÃO: Julgue o item a seguir.

O diagnóstico diferencial consiste na investigação de irregularidades ou inconsistências de um quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

  • A) Certo
  • B) Errado

A alternativa correta é letra A) Certo

O diagnóstico diferencial tem como objetivo identificar e distinguir diferentes possibilidades diagnósticas, considerando as características do quadro sintomático apresentado pelo paciente. Por meio dessa abordagem, busca-se investigar as irregularidades ou inconsistências no comportamento, funcionamento ou sintomas, a fim de diferenciar entre diferentes diagnósticos, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. Portanto, o item está correto ao afirmar que o diagnóstico diferencial consiste na investigação de irregularidades ou inconsistências.

417) Julgue o item a seguir.

Um Psicodiagnóstico pode ter um objetivo de prevenção, visando a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou ansiogênicas.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

    
 

Atentando-se especialmente para os grifos em azul, peço gentilmente ao aluno que acompanhe a análise desta questão em duas partes:

1) Sobre o Psicodiagnóstico

2) Análise do Item

 
 

1) Sobre o Psicodiagnóstico

 

Segundo Cunha (2005, p. 26):

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”

 

Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2005, p. 27):

 

OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO

Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Objetivos

Classificação simples

O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual

Descrição

Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.

Classificação nosológica

Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos

Diagnóstico diferencial

São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.

Avaliação compreensiva

É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

Entendimento Dinâmico

Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc

Prevenção

Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.

Prognóstico

Determina o curso provável do caso.

Perícia Forense

Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc.

 

   

2) Análise do Item

 

Comparando-se o que traz a banca com o que preconiza a literatura de Cunha (2005) ratifica-se que a informação é verdadeira. Conforme a publicação, dentre as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico inclui-se a prevenção visando a identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, bem como da capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, conflitivas ou estressantes, portanto, o ITEM encontra-se CORRETO.

   

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

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418) Julgue o item a seguir.

Para a avaliação de demanda trazida pelo paciente ou por alguma fonte de encaminhamento, o Psicodiagnóstico, por se tratar de um processo de caráter científico, não prescinde da construção de hipóteses.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

Para responder a questão, precisamos analisar o enunciado. Ele afirma que o Psicodiagnóstico é um processo de caráter científico e questiona se ele prescinde da construção de hipóteses para avaliar a demanda trazida pelo paciente ou por alguma fonte de encaminhamento.

Ao realizar o Psicodiagnóstico, o profissional da psicologia busca compreender e investigar o funcionamento psíquico do indivíduo, através de técnicas e instrumentos específicos. Nesse processo, a construção de hipóteses é uma etapa fundamental, pois permite ao profissional elaborar suposições iniciais sobre os possíveis aspectos envolvidos na demanda apresentada.

Dessa forma, podemos concluir que a afirmação do item está correta. Portanto, a resposta correta é:

A alternativa correta é letra A) Certo

419) Julgue o item a seguir.

O diagnóstico de qualquer transtorno de personalidade exige a presença de traços de personalidade que sejam inflexíveis e desadaptativos e causem prejuízo funcional significativo ou sofrimento subjetivo.

  • A) Certo
  • B) Errado
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Certo

O item está correto, pois o diagnóstico de qualquer transtorno de personalidade requer a presença de traços de personalidade que sejam inflexíveis e desadaptativos, os quais causam prejuízo funcional significativo ou sofrimento subjetivo. Esses traços são persistentes ao longo do tempo e em diferentes situações, interferindo nas relações interpessoais e no funcionamento geral da pessoa.

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420) Para um processo psicodiagnóstico, são considerados recursos básicos a entrevista clínica, a análise da história do examinando e o exame do estado mental do paciente.

Em relação aos cuidados a serem observados pelo psicólogo para o exame do paciente e de sua história, é incorreto afirmar:

  • A) A depender dos objetivos do psicodiagnóstico, a tarefa do psicólogo pode se restringir à história e ao exame do paciente, sem a administração de testes psicológicos.
  • B) A Entrevista de Anamnese tem como função pesquisar a história de vida, bem como também observar alguns aspectos que constam do estado mental do paciente.
  • C) O primeiro contato com o paciente auxilia na percepção de sua aparência, assim como detalhes em relação ao seu comportamento, como atenção, concentração e pensamento.
  • D) No caso de crianças, as informações dadas pela mãe a partir da queixa e da sintomatologia podem subsidiar o exame, dispensando-se os dados cronológicos sobre o seu desenvolvimento.
  • E) No caso de adolescentes, devem ser pesquisadas as relações sociais, a extensão da rede de amizades, o grau de intimidade nas amizades, bem como características pessoais e conflitos nas relações com os pais e / ou outras figuras.

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A alternativa correta é letra D) No caso de crianças, as informações dadas pela mãe a partir da queixa e da sintomatologia podem subsidiar o exame, dispensando-se os dados cronológicos sobre o seu desenvolvimento.
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