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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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421) A identificação inicial do problema, a partir da queixa trazida pelo sujeito, torna-se fundamental para que o psicólogo possa identificar e analisar os sinais e sintomas e, por meio de outros passos, chegar a um psicodiagnóstico. Nesse sentido, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Os sinais, na avaliação de um sujeito, podem ser percebidos como comportamentos observáveis, enquanto os sintomas podem ser experiências vividas pelo sujeito.

(   ) Os transtornos psiquiátricos não podem ser entendidos em uma completa avaliação e compreensão do amplo contexto das queixas do paciente.

(   )  No exame de crianças, as queixas da família são focadas geralmente em sintomas mais graves, resolvendo-se no cotidiano o que se considera como problemas normais daquela fase.

(   )  Na prática clínica, pode-se afirmar que os sintomas estão presentes quando os limites da variabilidade normal são ultrapassados.

(   )  Nos transtornos mentais, um dos sinais evidentes é a carga genética adquirida somada a fatores psicossociais estressores e vulnerabilidade do sujeito.

Assinale a sequência correta.

  • A) V F V F V
  • B) F F F V V
  • C) V V F V F
  • D) F V F V F
  • E) V V V F V

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

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422) Segundo Cunha, o psicodiagnóstico é um processo científico, sistemático e interativo, que visa compreender a personalidade e o funcionamento psicológico de um indivíduo ou de um grupo a partir de uma demanda específica. Nesse processo, o psicólogo utiliza instrumentos e técnicas psicológicas adequadas para coletar, analisar e interpretar os dados obtidos, bem como para comunicar os resultados e as orientações ao paciente ou ao solicitante. De acordo com esse autor, o psicodiagnóstico compreende quatro fases principais, que são:

  • A) Contato inicial, entrevista de anamnese, aplicação dos testes e entrevista devolutiva.
  • B) Contato inicial, entrevista devolutiva, aplicação dos testes e elaboração do laudo.
  • C) Contato inicial, entrevista de anamnese, aplicação dos testes e elaboração do laudo.
  • D) Contato inicial, entrevista de anamnese, entrevista devolutiva e elaboração do laudo.

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A alternativa correta é letra A) Contato inicial, entrevista de anamnese, aplicação dos testes e entrevista devolutiva.

Gabarito: Letra A

Segundo Cunha, o psicodiagnóstico é um processo científico, sistemático e interativo, que visa compreender a personalidade e o funcionamento psicológico de um indivíduo ou de um grupo a partir de uma demanda específica. Nesse processo, o psicólogo utiliza instrumentos e técnicas psicológicas adequadas para coletar, analisar e interpretar os dados obtidos, bem como para comunicar os resultados e as orientações ao paciente ou ao solicitante. De acordo com esse autor, o psicodiagnóstico compreende quatro fases principais, que são:
a) Contato inicial, entrevista de anamnese, aplicação dos testes e entrevista devolutiva.

Certo! Essas são etapas principais do psicodiagnóstico segundo Cunha. Alguns autores consideram a etapa de aplicação de testes como algo que é fundamental no psicodiagnóstico, enquanto outros consideram opcional. Se trocássemos a palavra testes por “instrumentos escolhidos”, estaria correta para todos os autores.


b) Contato inicial, entrevista devolutiva, aplicação dos testes e elaboração do laudo.

Errado. A entrevista devolutiva vem ao fim do processo.


c) Contato inicial, entrevista de anamnese, aplicação dos testes e elaboração do laudo.

Errado. A afirmativa omitiu a entrevista devolutiva.


d) Contato inicial, entrevista de anamnese, entrevista devolutiva e elaboração do laudo.

Errado. O psicodiagnóstico precisa de mais fontes de informação que apenas a entrevista de anamnese.

 

Nosso gabarito é Letra A

423) O psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo de duração limitada, com início, meio e fim, no qual são utilizadas entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando, tendo por base uma teoria psicológica.

Enumere os passos abaixo, na ordem cronológica de ocorrência dentro de um processo psicodiagnóstico e, em seguida, marque a opção correta.

(   ) Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

(   ) Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico.

(   ) Corrigir ou levantar, qualitativamente e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

(   ) Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação.

(   ) Determinar os motivos da consulta e/ou encaminhamento para levantar dados sobre a história pessoal.

(   ) Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

(   ) Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

(   ) Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

  • A) (7); (6); (2); (5); (3); (8); (4); (1).
  • B) (6); (8); (4); (3); (7); (5); (1); (2).
  • C) (4); (8); (5); (2); (1); (3); (7); (6).
  • D) (2); (7); (3); (4); (6); (1); (8); (5).

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A alternativa correta é letra C) (4); (8); (5); (2); (1); (3); (7); (6).

   

  

Enumere os passos abaixo, na ordem cronológica de ocorrência dentro de um processo psicodiagnóstico e, em seguida, marque a opção correta.

 

A questão está baseada no seguinte quadro do livro de Hutz:

  

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz)

 

Com isso, podemos enumerar abaixo.

 

( 4 ) Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

  

( 8 ) Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico.

  

( 5 ) Corrigir ou levantar, qualitativamente e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

  

( 2 ) Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação.

  

( 1 ) Determinar os motivos da consulta e/ou encaminhamento para levantar dados sobre a história pessoal.

  

( 3 ) Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

  

( 7 ) Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

  

( 6 ) Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

 

Portanto, a sequência ficou 4 8 5 2 1 3 7 6. Encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  (7); (6); (2); (5); (3); (8); (4); (1). b)  (6); (8); (4); (3); (7); (5); (1); (2). c)  (4); (8); (5); (2); (1); (3); (7); (6). d)  (2); (7); (3); (4); (6); (1); (8); (5).

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424) No processo de psicodiagnóstico a entrevista inicial constitui-se como um momento importante para coleta de informações relacionadas ao paciente e que serão significativas para o delineamento de um plano de avaliação. Ela pode apresentar diferentes modelos, podendo ser livre, semiestruturada ou estruturada.

Sobre a entrevista, analise as assertivas abaixo.

I. O avaliador deve ter em mente os temas a serem abordados, pois em alguns momentos ele deverá direcionar a entrevista.

II. O paciente responde de acordo com a ordem trazida pelo avaliador, mas suas respostas podem gerar novos questionamentos.

III. O avaliador deve ir além das questões pré-elaboradas e novas questões podem emergir a partir das respostas do paciente.

IV. O paciente é livre para trazer as informações que achar pertinentes na ordem que desejar.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que se referem à entrevista semiestruturada apenas

  • A) I e IV.
  • B) I e III.
  • C) II e IV.
  • D) II e III.

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A alternativa correta é letra D) II e III.

   

  

A questão está baseada na seguinte tabela presente no livro de Hutz:

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Com isso, podemos verificar as afirmativas abaixo.

 

I. O avaliador deve ter em mente os temas a serem abordados, pois em alguns momentos ele deverá direcionar a entrevista. (Livre Estruturação)

  

II. O paciente responde de acordo com a ordem trazida pelo avaliador, mas suas respostas podem gerar novos questionamentos. (Semiestruturada)

  

III. O avaliador deve ir além das questões pré-elaboradas e novas questões podem emergir a partir das respostas do paciente. (Semiestruturada)

  

IV. O paciente é livre para trazer as informações que achar pertinentes na ordem que desejar. (Livre Estruturação)

 

Com isso, apenas as afirmativas II e III referem-se à entrevista semiestruturada. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que se referem à entrevista semiestruturada apenas


a)  I e IV.
b)  I e III.
c)  II e IV.
d)  II e III.

425) A realização de entrevistas com um paciente com suspeita de um quadro psicótico, durante a realização de um processo psicodiagnóstico,

  • A) deve ocorre preferencialmente com os familiares ou responsáveis, uma vez que o próprio paciente não tem condições de fornecer nenhum dado significativo.
  • B) é um recurso fundamental para coleta de informações e para a identificação de alterações na cognição, na percepção e no julgamento do paciente.
  • C) configura uma medida desnecessária, uma vez que os psicóticos são incapazes de estabelecer vínculos com os entrevistadores.
  • D) precisa ser substituída por outras estratégias de investigação, pois os pacientes psicóticos se comunicam por meio de símbolos.
  • E) assegura ao paciente a elaboração de um relato congruente sobre sua condição, o que melhora o prognóstico do caso.

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A resposta correta para esta questão é:

  • Alternativa B) é um recurso fundamental para coleta de informações e para a identificação de alterações na cognição, na percepção e no julgamento do paciente.
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426) O processo Psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. Sobre os passos do Processo Psicodiagnóstico é correto afirmar:

  • A) O Psicodiagnóstico é um processo ilimitado no tempo. Esclarecidas as questões iniciais e definidas as hipóteses e os objetivos do processo, o psicólogo ainda não tem condições de saber qual tipo de exame é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, não consegue prever o tempo necessário para realizá-lo.
  • B) O plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas. Ele consiste em traduzir essas perguntas em termos de técnicas e testes, isto é, consiste em programar a administração de uma série de instrumentos adequados ao sujeito específico e especialmente selecionados para fornecer subsídios para que possa chegar às respostas para as perguntas iniciais.
  • C) A bateria de testes é utilizada por duas razões principais. Primeiramente, para garantir que a pessoa sinta confiança no processo, já que os testes são ferramentas científicas. E em segundo lugar, o emprego de uma série de testes envolve a tentativa de validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, desta maneira, a margem de erro e fornecendo melhor fundamento para se chegar a inferências clínicas.
  • D) No passo referente ao levantamento, análise, interpretação e integração dos dados, o psicólogo só possui um acervo de observações se tiver as informações dos testes, pois as informações coletadas através do comportamento do paciente durante as várias sessões em que transcorreu o processo diagnóstico, desde o contato inicial até a última técnica utilizada, não é capaz de descrever um paciente.
  • E) O psicólogo obrigatoriamente, sempre precisa chegar ao nível mais elevado de inferência para obter uma hipótese diagnóstica ou diagnóstico mais provável, principalmente em casos mais graves.

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A alternativa correta é letra B) O plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas. Ele consiste em traduzir essas perguntas em termos de técnicas e testes, isto é, consiste em programar a administração de uma série de instrumentos adequados ao sujeito específico e especialmente selecionados para fornecer subsídios para que possa chegar às respostas para as perguntas iniciais.

Explicação: A alternativa correta é a letra B porque descreve com precisão o papel do plano de avaliação no processo psicodiagnóstico. Este plano é essencial para guiar o psicólogo na seleção e aplicação de técnicas e testes adequados para responder às perguntas iniciais formuladas durante o processo. Ele serve como uma ponte entre as questões a serem respondidas e os métodos utilizados para obter essas respostas, proporcionando uma estrutura sistemática para a avaliação psicológica.

427) Considerando os objetivos possíveis de uma avaliação psicológica e de um psicodiagnóstico, qual a relação entre diagnóstico e tratamento dos sofrimentos psíquicos?

  • A) O tratamento apenas poderá acontecer quando em função de um diagnóstico que defina, de acordo com parâmetros éticos e técnicos, o correto transtorno mental que acomete o paciente. Por isso, o diagnóstico é uma etapa fundamental e somente é superada quando está consolidado e não restam dúvidas sobre a etiologia do transtorno. Por isso, frequentemente tem-se a necessidade de um diagnóstico diferencial, para suprir eventuais dúvidas e dar início ao tratamento.
  • B) O tratamento não tem nenhuma relação direta com o diagnóstico, pois são fenômenos de natureza distinta. O tratamento acontece em função dos sintomas e da demanda explícita do paciente em relação a estes. Já o diagnóstico, é uma leitura da somatória dos sintomas que se agregam em transtornos. Um mesmo transtorno pode ser composto de conjuntos distintos de sintomas, ou, ser composto de diferentes critérios diagnósticos, o que faz com que os tratamentos possíveis variem muito em um mesmo diagnóstico.
  • C) O diagnóstico, quando acertado, ajuda o clínico a saber sobre o prognóstico esperado e na decisão sobre a condução do tratamento. Contudo, o diagnóstico não implica à necessidade do tratamento, pois este decorre de uma decisão clínica complexa que envolve a gravidade dos sintomas, os riscos e benefícios, o sofrimento e a escolha do paciente. Por isso, um tratamento pode ser iniciado mesmo sem o estabelecimento de um diagnóstico conclusivo.
  • D) O diagnóstico de transtorno mental é o necessário desencadeador do tratamento e irá abastecer o clínico de informações para as decisões relativas à condução desse tratamento. Diante de um diagnóstico, o não início de um tratamento adequado implica imprudência e irresponsabilidade técnica do profissional de saúde perante o paciente. Contudo, nem sempre o profissional que realiza o diagnóstico será o que conduzirá o tratamento, tendo este, obrigação ética de realizar o encaminhamento.

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A alternativa correta é letra C) O diagnóstico, quando acertado, ajuda o clínico a saber sobre o prognóstico esperado e na decisão sobre a condução do tratamento. Contudo, o diagnóstico não implica à necessidade do tratamento, pois este decorre de uma decisão clínica complexa que envolve a gravidade dos sintomas, os riscos e benefícios, o sofrimento e a escolha do paciente. Por isso, um tratamento pode ser iniciado mesmo sem o estabelecimento de um diagnóstico conclusivo.

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428) O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação. Das alternativas abaixo, qual delas não pode ser considerada como um dos objetivos do psicodiagnóstico:

  • A) Classificação simples: o exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população em geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes, esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como uma avaliação de nível intelectual.
  • B) Descrição: ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, com uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
  • C) Classificação nosológica: hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
  • D) Perícia forense: fornecer subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações, da lei, etc.
  • E) Prognóstico: procura identificar precocemente, avaliar riscos, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever possíveis respostas aos mesmos.

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A alternativa correta é letra E) Prognóstico: procura identificar precocemente, avaliar riscos, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever possíveis respostas aos mesmos.

O psicodiagnóstico é um processo multifacetado que visa compreender a psique do paciente em questão. Os objetivos do psicodiagnóstico podem variar dependendo das necessidades específicas do paciente e do contexto da avaliação. Enquanto as alternativas A, B, C e D descrevem objetivos legítimos do psicodiagnóstico, como classificação simples, descrição detalhada, classificação nosológica e perícia forense, respectivamente, a alternativa E (Prognóstico) destoa, pois não é um objetivo típico do psicodiagnóstico.

O prognóstico está relacionado à previsão do curso futuro do quadro clínico do paciente, avaliando possíveis desfechos e respostas ao tratamento. Embora seja uma parte importante da prática clínica, não faz parte do escopo principal do psicodiagnóstico, que está mais voltado para a compreensão diagnóstica e descritiva do funcionamento psicológico do paciente.

429) Uma forma de relato das conclusões de um psicodiagnóstico com que os psicólogos se deparam hoje em dia é o de encaminhamento a uma instituição pagadora de convênio de saúde para comprovar a necessidade de atendimento psicológico do paciente. Nesses casos, recomenda-se que o documento redigido seja

  • A) coerente com as determinações do Conselho Federal de Psicologia para a elaboração de declarações psicológicas.
  • B) determinado pela empresa solicitante, para que esteja dentro de seus padrões para avaliação da necessidade do atendimento.
  • C) bastante sucinto, por envolver demanda de atendimento psicológico a ser processada por setores administrativos da empresa solicitante.
  • D) o mais detalhado possível, de modo a abranger demandas de atendimento atuais e futuras que possam se apresentar.
  • E) pouco extenso, cabendo ao psicólogo ou médico da empresa solicitante zelar pelo sigilo das informações.

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Letra E) pouco extenso, cabendo ao psicólogo ou médico da empresa solicitante zelar pelo sigilo das informações.

Ao redigir um relato para encaminhamento a uma instituição pagadora de convênio de saúde, é fundamental considerar a privacidade e o sigilo das informações do paciente. Portanto, recomenda-se que o documento seja sucinto, contendo apenas as informações relevantes para comprovar a necessidade de atendimento psicológico. Além disso, cabe ao profissional responsável, seja ele psicólogo ou médico da empresa solicitante, garantir o sigilo das informações, respeitando o código de ética profissional. Dessa forma, a alternativa correta é a letra E.

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430) Nas visões mais atuais sobre a primeira hora de observação lúdica, em geral também o primeiro contato do psicólogo em uma situação de psicodiagnóstico, expressas por autores de orientação psicanalítica, o observador deve

  • A) observar com uma atenção mais flutuante, para registrar a mensagem da criança.
  • B) procurar identificar se a cena primária é representada sob um prisma sádico ou masoquista.
  • C) evitar o uso de material pouco estruturado que fomente condutas regressivas em caso de ansiedade.
  • D) voltar sua atenção para as brincadeiras que revelem as fantasias masturbatórias da criança.
  • E) identificar como são representados os imagos materno e paterno.

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A resposta correta desta questão é:

  • Letra A) observar com uma atenção mais flutuante, para registrar a mensagem da criança.

Na primeira hora de observação lúdica, o psicólogo deve adotar uma postura de atenção flutuante, ou seja, estar aberto e receptivo às manifestações da criança sem interferir ou direcionar seu comportamento. Isso permite que o observador capte as mensagens e comunicações expressas pela criança por meio do brincar, proporcionando uma compreensão mais profunda de suas emoções, fantasias e conflitos internos.

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