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Questões Sobre Psicodiagnóstico - Psicologia - concurso

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61) Para o diagnóstico diferencial de dano psicológico, qual dos critérios abaixo não deve se utilizado?

  • A)  Estabelecer o nexo causal entre o estado atual e o acontecimento alegado, referindo a possibilidade de os comprometimentos serem temporários ou crônicos.

  • B)  Identificar a existência e valorar a intensidade de transtornos prévios, diferenciando transtornos já estabelecidos daqueles que se desenvolveram a partir do fato ocorrido.

  • C)  Descartar o caráter de transitoriedade ou permanência dos transtornos psicológicos diagnosticados.

  • D)  Demonstrar se a pessoa dispunha de qualidades, habilidades e aptidões psicológicas que foram significativamente deterioradas.

  • E)  Demonstrar capacidade para diagnosticar, preferencialmente, com base nos critérios das classificações internacionais de doenças.

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A resposta correta é letra C) Descartar o caráter de transitoriedade ou permanência dos transtornos psicológicos diagnosticados.

Para o diagnóstico diferencial de dano psicológico, é importante considerar a possibilidade de os comprometimentos serem temporários ou crônicos, como mencionado na alternativa A. Identificar transtornos prévios e diferenciá-los dos transtornos desenvolvidos após o evento é fundamental, como indicado na alternativa B. Demonstrar a deterioração significativa de qualidades, habilidades e aptidões psicológicas também é relevante, como mencionado na alternativa D.

No entanto, o critério de descartar o caráter de transitoriedade ou permanência dos transtornos psicológicos diagnosticados não é apropriado. Isso porque os transtornos psicológicos podem apresentar diferentes graus de permanência, sendo alguns temporários e outros crônicos. Portanto, é importante considerar a possibilidade de os transtornos serem transitórios ou permanentes durante o processo de diagnóstico diferencial.

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62) No caso de um psicodiagnóstico, ao elaborarmos uma bateria de testes, devemos incluir entre os testes projetivos, aqueles que promovam condutas diferentes, como por exemplo, o teste de inteligência. Sua inclusão não pode ser arbitrária. Em que momento do processo devemos incluí-lo?

  • A) No começo do processo, pois o material apresentado não é ambíguo e assim, vai-se direto ao ponto a ser avaliado.

  • B) No meio do processo para aliviar um pouco as tensões mobilizadas pelos testes projetivos.

  • C) Ao final da bateria, pois a relação com o paciente muda uma vez que, o paciente percebe que está sendo avaliado em relação a algo muito específico.

  • D) Dependerá do caso a ser avaliado.

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A alternativa correta é letra C) Ao final da bateria, pois a relação com o paciente muda uma vez que o paciente percebe que está sendo avaliado em relação a algo muito específico.

Incluir o teste de inteligência ao final da bateria de testes projetivos é crucial por algumas razões. Primeiramente, durante o processo de psicodiagnóstico, os testes projetivos são frequentemente utilizados para explorar aspectos inconscientes da personalidade do paciente, promovendo respostas que revelam pensamentos, sentimentos e dinâmicas psicológicas subjacentes. Esses testes são frequentemente ambíguos e abertos à interpretação, o que pode criar um ambiente onde o paciente se sinta mais à vontade para expressar sua verdadeira essência.

No entanto, ao introduzir um teste de inteligência, como o teste de QI, ao final da bateria, a dinâmica muda. O paciente percebe que está sendo avaliado em relação a algo mais objetivo e específico, como suas habilidades cognitivas e capacidades intelectuais. Isso pode gerar uma mudança na relação entre o paciente e o avaliador, à medida que o foco se desloca da exploração subjetiva para uma avaliação mais objetiva.

Portanto, incluir o teste de inteligência ao final da bateria de testes projetivos permite uma transição suave entre a exploração subjetiva e a avaliação mais objetiva, além de fornecer uma visão abrangente das diferentes facetas da personalidade e funcionamento psicológico do paciente.

63) Em um processo psicodiagnóstico, quais as etapas a serem cumpridas?

  • A) Entrevistas iniciais com os pais, bateria de testes e entrevistas devolutivas.

  • B) Uma entrevista inicial com a mãe ou com o pai, bateria de testes e devolutiva para o pai ou para a mãe.

  • C) Uma entrevista inicial com a mãe, observação lúdica e devolutiva com a mãe.

  • D) Observação da criança, depois conversa com a mãe e planejamento da terapia.

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A alternativa correta é letra A) Entrevistas iniciais com os pais, bateria de testes e entrevistas devolutivas.

Essa sequência descreve adequadamente as etapas comuns de um processo psicodiagnóstico envolvendo crianças. A entrevista inicial com os pais é crucial para obter uma história detalhada do desenvolvimento e do comportamento da criança, bem como para entender o contexto familiar e as principais preocupações dos pais. Segue-se uma bateria de testes, que pode incluir avaliações psicológicas, neuropsicológicas e educacionais para compreender melhor as habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais da criança. Por fim, a entrevista devolutiva é uma etapa essencial, onde o psicólogo compartilha os resultados do psicodiagnóstico com os pais, discute recomendações e planeja passos futuros. Este processo ajuda a formular um plano terapêutico ou de intervenção apropriado, baseado nas necessidades identificadas durante o psicodiagnóstico.

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64) Em relação à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A) O prestígio da atividade psicodiagnóstica e sua consequente relação com a atividade psicoterapêutica tem variado ao longo do tempo, em um leque que abrange desde posições em que o psicodiagnóstico é considerado como a primeira e indispensável etapa da psicoterapia até posições que o consideram “inútil”, “desumanizante” ou “autoritário”.

  • B) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos; portanto, abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

  • C) Durante o século XX, o psicodiagnóstico e a prática de avaliação psicodiagnóstica refletiram o debate teórico entre as principais correntes de pensamento que os salientaram, cada uma privilegiando um aspecto, quer seja o afeto ou a cognição.

  • D) Suas práticas e as técnicas nelas envolvidas têm variado ao longo do tempo, ora privilegiando instrumentos de medida, como testes e escalas, ora privilegiando o papel do investigador, como nas entrevistas clínicas.

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A alternativa correta é letra B) Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos; portanto, abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

Esta afirmativa está incorreta porque o psicodiagnóstico não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Na verdade, o psicodiagnóstico é um processo específico dentro da avaliação psicológica, que visa compreender e diagnosticar questões relacionadas à saúde mental e emocional do indivíduo. Enquanto o psicodiagnóstico tem um foco mais clínico e diagnóstico, existem outros tipos de avaliação psicológica, como a avaliação de habilidades cognitivas, a avaliação de personalidade, a avaliação neuropsicológica, entre outras, que não são necessariamente realizadas com propósitos clínicos.

65) Com relação ao processo psicodiagnóstico, marque a alternativa falsa.

  • A) O campo da avaliação psicológica abarca hoje uma pluralidade de práticas diagnósticas que podem ou não recorrer a instrumentos estruturados e padronizados.
  • B) O campo da avaliação psicológica abarca hoje técnicas e procedimentos menos estruturados, como jogos, brinquedos, desenhos e estórias.
  • C) O contexto e as novas demandas das Psicologias (Clínica, Hospitalar, Jurídica, Institucional, etc.) influenciam na escolha dos instrumentos a serem utilizados nesse processo.
  • D) Os procedimentos clínicos de diagnóstico e a avaliação psicológica carecem de adaptação para atender às peculiaridades de cada caso.
  • E) A flexibilidade na escolha de determinada estratégia é influenciada pela inexperiência do profissional, referencial teórico e objetivo.

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A alternativa correta é letra E) A flexibilidade na escolha de determinada estratégia é influenciada pela inexperiência do profissional, referencial teórico e objetivo.

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66) Joana e Tales são pais de Carlos, de seis anos de idade. Procuraram ajuda psiquiátrica e psicológica devido aos vários hábitos e tiques apresentados pela criança. Desde os cinco anos de idade, Carlos vinha apresentando dificuldades em respeitar regras e limites. Além disso, lambia a palma das mãos, pigarreava e cuspia com frequência. No início, pais e professores acreditavam que os tiques e a desobediência eram característicos da personalidade de Carlos, não interferindo de maneira significativa no desenvolvimento das atividades nem na relação com os colegas. Com o passar do tempo, Carlos parecia ignorar o espaço pessoal das outras crianças, mostrando-se mais explosivo e excessivamente ativo. Apresentava, ainda, dificuldades na coordenação motora fina e no controle dos impulsos, o que passou a interferir em seu campo social e afetivo.

 

A respeito da conduta médica e dos registros feitos pelo psicólogo no caso clínico relatado, assinale a opção correta.

  • A) O psicodiagnóstico clínico de Carlos deverá ser feito por profissional especializado, utilizando dados técnicos e teóricos, assim como bateria de testes específica na confecção do laudo.

  • B) O parecer psicológico emitido pelo psicólogo é um documento que poderá auxiliar pais, professores e psiquiatras no acompanhamento e tratamento dessa criança.

  • C) É imprescindível que a criança esteja presente nas primeiras entrevistas e na anamnese, a fim de que possa ser avaliada, diagnosticada, e seja proposta a intervenção necessária.

  • D) A escuta clínica e atenta aos pais de Carlos pode oferecer elementos importantes acerca da psicopatologia da criança. Além disso, a escola pode ser uma aliada essencial nas estratégias e propostas de tratamento dessa criança.

  • E) É vedada a intervenção de qualquer outro profissional não psicólogo ou psiquiatra no tratamento de Carlos, haja vista a especificidade do caso.

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A alternativa correta é letra D) A escuta clínica e atenta aos pais de Carlos pode oferecer elementos importantes acerca da psicopatologia da criança. Além disso, a escola pode ser uma aliada essencial nas estratégias e propostas de tratamento dessa criança.

A resposta correta é a opção D, pois a escuta clínica e atenta aos pais de Carlos pode fornecer informações valiosas sobre a psicopatologia da criança. Ao ouvir os relatos dos pais, o psicólogo pode obter insights sobre os sintomas apresentados por Carlos e entender melhor sua condição. Além disso, a escola também desempenha um papel crucial no tratamento da criança, uma vez que pode colaborar na implementação de estratégias de intervenção e apoio. Portanto, a alternativa D é a mais adequada para lidar com o caso clínico relatado.

67) O processo de psicodiagnóstico é um dos mais importantes diferenciais do trabalho do psicólogo porque, quando bem realizado, pode ser tão terapêutico para o paciente quanto o próprio processo psicoterápico. Na tentativa de caracterizar e diferenciar o psicodiagnóstico da psicoterapia, passou-se a utilizar a entrevista semidirigida aliada com os resultados de aplicações de testes psicológicos. Sobre a entrevista semidirigida não é possível afirmar:

  • A) a escolha por este tipo de entrevista no psicodiagnóstico se dá em função do restrito tempo contratado com o paciente, seus familiares ou responsáveis, tendo início, meio e fim bem delimitados. Por meio dela, os conteúdos que seriam explorados lentamente em um processo psicoterápico no psicodiagnóstico, são abordados de modo mais contundente e pontual.
  • B) a entrevista semidirigida é aquela na qual o paciente define o palco em que serão apresentadas as cenas de sua vida. O papel do entrevistador é manter uma escuta apurada, sem que perca de vista o foco de investigação que leva ao esclarecimento da origem da queixa ou sintoma.
  • C) a entrevista semidirigida deve ser marcada por uma relação de certo distanciamento entre psicólogo e paciente e por uma objetividade capaz de dar uma dinamicidade e rapidez dado o pouco tempo que se tem.
  • D) durante todo o procedimento é fundamental a extrema sensibilidade do terapeuta, bem como uma visão que lhe permita ampliar o foco, tirando daquele que foi encaminhado para o processo de psicodiagnóstico o peso da total responsabilidade por seu sintoma.
  • E) no psicodiagnóstico, a entrevista semidirigida ocupa um lugar de relevo juntamente com a observação clínica e a aplicação de testes psicológicos.

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A alternativa correta é letra C) a entrevista semidirigida deve ser marcada por uma relação de certo distanciamento entre psicólogo e paciente e por uma objetividade capaz de dar uma dinamicidade e rapidez dado o pouco tempo que se tem.

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68) Com relação ao Modelo de Avaliação-Intervenção na avaliação prospectiva do exame da criança, segundo Cunha et al. (2003), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

(   ) Entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas diferentes áreas de seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e as inter-relações dessa criança com o ambiente sociofamiliar em que ela vive.

(   ) A avaliação compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações

(   ) Nesse modelo, como se pode inferir, a avaliação e a intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução.

(   ) Com relação ao processo de avaliação, a observação participante, também denominada “Hora do Jogo”, é destinada ao RAPPORT com a criança e a mãe, e também é utilizada para se obter uma primeira impressão do desenvolvimento daquela e da atitude desta última frente ao filho.

(    ) Destaca-se que os sinais de alerta e os indicadores têm valor diagnóstico e são avisos para seguir observando e estimulando, convenientemente, o comportamento da criança.

  • A) (V) ( F) (V) (V) (V)
  • B) (V) (V) (V) (V) (F)
  • C) (F) (V) (F) (V) (V)
  • D) (V) (F) (F) (V) (F)
  • E) (V) (F) (V) (V) (F)

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A alternativa correta é letra B) (V) (V) (V) (V) (F)

Gabarito Letra B

Com relação ao Modelo de Avaliação-Intervenção na avaliação prospectiva do exame da criança, segundo Cunha et al. (2003), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

 

(V) Entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas diferentes áreas de seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e as inter-relações dessa criança com o ambiente sociofamiliar em que ela vive.

Verdadeiro. Esse é o objetivo da avaliação.

 “Nesse contexto, entende-se por avaliação a compreensão do momento evolutivo da criança nas suas diferentes áreas do seu desenvolvimento, especificando aqueles aspectos significativos e suas inter-relações com o ambiente sociofamiliar em que ela vive. Compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações. Nessa atividade investigativa, elaboram-se concomitantemente hipóteses que serão aceitas ou rejeitadas ao longo do seu processo. Identificam-se fatores de risco e de proteção, possíveis manifestações de “resiliência” e, inclusive, os “sinais de alerta“ ou indicadores de probabilidade prospectiva” 

 

(V) A avaliação compreende as ações de compilar, analisar, interpretar e integrar dados que possam conduzir ao efetivo conhecimento das condições em que se apresenta o desenvolvimento da criança, inclusive seus progressos e limitações

 Verdadeiro. Essa informação também está presente no trecho apresentado na afirmativa anterior.

 

(V) Nesse modelo, como se pode inferir, a avaliação e a intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução.

 Verdadeiro.

“Neste modelo, como se pode inferir, a avaliação e intervenção passam a ser inter-relacionadas intimamente por ações recíprocas, podendo ser concebidas por uma perspectiva integradora de três etapas sucessivas na sua evolução.”

 

(V) Com relação ao processo de avaliação, a observação participante, também denominada "Hora do Jogo", é destinada ao RAPPORT com a criança e a mãe, e também é utilizada para se obter uma primeira impressão do desenvolvimento daquela e da atitude desta última frente ao filho.

Verdadeiro. A afirmativa está correta sobre a hora do jogo.

 

(F) Destaca-se que os sinais de alerta e os indicadores têm valor diagnóstico e são avisos para seguir observando e estimulando, convenientemente, o comportamento da criança.

Falso. Os sinais de alerta não tem valor diagnóstico.

Destaque-se que os “sinais de alerta” e os indicadores não têm valor diagnóstico; são “avisos” para seguir observando e estimulando convenientemente o comportamento da criança. A tendência é a de diferenciá-los (“sinais de alerta” e indicadores) quanto à sua qualidade preditiva; os primeiros são ainda de menor valor probabilístico. Portanto, é comum considerar como “sinais de alerta” certos comportamentos supostamente preditivos, já no primeiro ano de vida, e os indicadores, quando o comportamento da criança já está mais estabilizado; isto é, quando tiver uma idade maior. Vale considerar também que a presença de vários “sinais de alerta” ou de indicadores de um determinado quadro clínico ou, até, de comportamentos de altas habilidades aumenta as probabilidades de previsão, mas sem dispensar o necessário seguimento e a intervenção oportunos no processo evolutivo infantil. Há necessidade, ainda, de considerar que esses preditores podem ser prenúncios de vários quadros clínicos aparentemente semelhantes, mostrando também, com isso, a complexidade que envolve o estabelecimento, a priori, do diagnóstico”

 

A sequência correta é V V V V F

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

69) A respeito do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A) A utilização de testes psicológicos, desde que cuidadosamente escolhidos, permite completa avaliação da estrutura e dinâmica da personalidade da pessoa diagnosticada.
  • B) Um psicodiagnóstico deve levar em conta as especificidades da pessoa, os aspectos peculiares do grupo sociocultural de que faz parte e os elementos característicos da categoria nosográfica em que possivelmente a pessoa se insere.
  • C) A elaboração do psicodiagnóstico inclui descrições e classificações que devem ser referidas ao marco teórico que orientou a avaliação do sujeito.
  • D) A escolha do instrumental de avaliação psicológica é realizada em função dos aspectos considerados mais relevantes no caso analisado.

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A alternativa correta é letra A) A utilização de testes psicológicos, desde que cuidadosamente escolhidos, permite completa avaliação da estrutura e dinâmica da personalidade da pessoa diagnosticada.

Essa afirmativa está incorreta porque a utilização de testes psicológicos, por si só, não permite uma completa avaliação da estrutura e dinâmica da personalidade. O psicodiagnóstico envolve uma avaliação multiprofissional, que inclui entrevistas, observações clínicas e outras técnicas, além dos testes psicológicos.

Portanto, a afirmativa A não considera a abrangência do processo de psicodiagnóstico e suas diferentes etapas, limitando-se apenas aos testes psicológicos.

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70) O ponto de partida de um psicodiagnóstico é/são

  • A) o esclarecimento de questões iniciais e a definição das hipóteses e dos objetivos do processo.
  • B) um tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, não pode prever o tempo necessário para realizá-lo.
  • C) um encaminhamento, realizado por alguém que pressupõe que o paciente apresenta problemas que têm uma explicação psicológica, fundamentado em observações ou informações prévias.
  • D) perguntas gerais, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de verdades, formuladas pelo psicólogo.

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O ponto de partida de um psicodiagnóstico é/são:

  • A) o esclarecimento de questões iniciais e a definição das hipóteses e dos objetivos do processo.
  • B) um tipo de exame que é adequado para chegar a conclusões e, consequentemente, não pode prever o tempo necessário para realizá-lo.
  • C) um encaminhamento, realizado por alguém que pressupõe que o paciente apresenta problemas que têm uma explicação psicológica, fundamentado em observações ou informações prévias.
  • D) perguntas gerais, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de verdades, formuladas pelo psicólogo.

A resposta correta desta questão é:

Alternativa C: um encaminhamento, realizado por alguém que pressupõe que o paciente apresenta problemas que têm uma explicação psicológica, fundamentado em observações ou informações prévias.

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