Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.
Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.
- A) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
- B) Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
- C) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame.
- D) Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.
Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.
Essa questão está baseada no seguinte trecho do livro "Psicodiagnóstico-V" de Cunha:
"Passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica)
De forma bastante resumida, os passos do diagnóstico, utilizando um modelo psicológico de natureza clínica, são os seguintes:
a) levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;
b) planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;
c) levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;
d) integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;
e) comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo."
Com base nisso, a única afirmativa abaixo que apresenta a sequência correta é a Letra A.
a) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
b) Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
c) Levantamento de perguntas relacionadas aos motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame.
d) Planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico; levantamento quantitativo e qualitativo dos dados; levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame; integração de dados e informações e formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame; comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.
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