Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Sobre o psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.

 

Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. Sobre o psicodiagnóstico assinale a alternativa CORRETA.

 

a)  O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los.

 

A alternativa está de acordo com Cunha:

 

"O plano de avaliação é estabelecido com base nas perguntas ou hipóteses iniciais, definindo-se não só quais os instrumentos necessários, mas como e quando utilizá-los. Pressupõe-se, naturalmente, que o psicólogo saiba que instrumentos são eficazes quanto a requisitos metodológicos. Portanto, a questão, aqui, é o quanto certos instrumentos podem ser eficientes, se aplicados com um propósito específico, para fornecer respostas a determinadas perguntas ou testar certas hipóteses".

 

Assertiva Correta.

 

b)  Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza apenas testes psicológicos, em nível individual, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são baseadas as soluções.

 

A banca foi um pouco maldosa, pois alterou apenas um detalhe. No caso, a definição de Cunha diz que pode ser em nível individual ou não, contudo a afirmativa falou apenas em nível individual.

 

Veja o que Cunha fala:

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso".

 

Assertiva Falsa.

 

c)  O processo do psicodiagnóstico pode ter apenas um objetivo.

 

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos. Portanto, não está errado falar que pode ter apenas um objetivo. Temos, nesta questão, duas alternativas corretas.

 

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relaconam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e 'determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor' (Cunha, 1996, p.50)."

 

A banca definiu como falsa, porém vimos que há fundamentação para que seja considerada como correta.

 

d)  O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de uma detecção de uma necessidade vinda do próprio psicólogo, que tem início numa entrevista inicial, a partir da qual se delineiam os testes a serem utilizados, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico.

 

A assertiva está errada ao falar que o psicodiagnóstico é desencadeado por uma necessidade do próprio psicólogo. Veja o que Cunha fala:

"O psicodiagnóstico é um processo, desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico".

 

Assertiva Falsa.

 

Notamos que há duas alternativas corretas na questão. A banca definiu apenas a "letra a" como correta, porém acreditamos que é uma questão passível de anulação.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *