Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quanto ao processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Considera-se, no início de qualquer avaliação psicodiagnóstica, o motivo da solicitação, de modo a selecionar a bateria de testes mais adequada. Outros aspectos a serem considerados são a idade do examinando e o momento evolutivo no qual se encontra o sujeito.

Gabarito Letra D

Quanto ao processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

a)  Deve-se seguir um modelo básico de trabalho, utilizando uma única estratégia, de acordo com um roteiro preestabelecido, independentemente do tipo de paciente ou de solicitação feita pelo profissional.

Errado. Não existe um único modelo de psicodiagnóstico que funcione para todos os indivíduos e todos os objetivos do processo. É preciso que o profissional escolha as estratégias a serem utilizadas levando em consideração as hipóteses, as características do indivíduo a ser avaliado e o conhecimento e experiência do profissional.

 

b)  Deve-se formular uma estratégia diagnóstica para ser testada e mantida durante todo o processo de psicodiagnóstico. Dessa forma, o psicólogo deverá insistir em um modelo rígido, capaz de orientar a formulação de hipóteses.

Errado. Novas hipóteses podem surgir ao longo do processo, e o psicólogo deve ter flexibilidade para alterar a estratégia quando mudanças drásticas não previstas surgem.

 

c)  Recomenda-se não fornecer entrevista de devolução ao término do processo, pois, muitas vezes, o paciente não está preparado para obter tais informações que, normalmente, causam intensa mobilização emocional.

Errado. É uma obrigação ética do profissional oferecer a entrevista de devolução.

 

d)  Considera-se, no início de qualquer avaliação psicodiagnóstica, o motivo da solicitação, de modo a selecionar a bateria de testes mais adequada. Outros aspectos a serem considerados são a idade do examinando e o momento evolutivo no qual se encontra o sujeito.

Certo!

 

e)  Realizar o psicodiagnóstico quando o sujeito está em uso de medicação psiquiátrica ou vivenciando uma séria crise evolutiva é contraindicado, mesmo quando se trata de estabelecer um diagnóstico diferencial ou escolher o devido processo terapêutico.

Errado. É, de fato, contraindicado o psicodiagnóstico em determinadas situações, mas as exceções mencionadas devem ser consideradas.

 

Nosso gabarito é Letra D

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *