Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Quanto ao Psicodiagnóstico, é correto afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) é uma atividade exclusiva do Psicólogo com sua especificidade em técnicas de avaliação.

 

Quanto ao Psicodiagnóstico, é correto afirmar que:


a)  deve ser feito em uma única sessão prolongada, conforme está previsto no CID-10.

 

Incorreto. O processo psicodiagnóstico é limitado no tempo, porém geralmente é realizado em mais de uma sessão, utilizando técnicas e/ou testes.

 


b)  deve seguir sempre o modelo biomédico.

 

Incorreto. O modelo recomendável é o biopsicossocial.

 


c)  a comunicação dos resultados e o início do processo psicoterápico são etapas do Psicodiagnóstico.

 

Incorreto. O início do processo psicoterápico já não faz parte do psicodiagnóstico. Este pode gerar apenas indicações ou encaminhamentos. Observe:

 

"Compreendemos que o psicodiagnóstico é um procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológicas, visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construído à luz de uma orientação teórica que subsidia a compreensão da situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 


d)  é essencial a aplicação de testes psicológicos para o diagnóstico preciso e com validade científica.

 

Incorreto. Esse é um tema controverso. A banca escolheu o posicionamento que está de acordo com Hutz. Veja:

 

"O PSICODIAGNÓSTICO EXIGE A APLICAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS?

 

Ao consultar a literatura, identificamos convergências conceituais. Arzeno (1995, p. 5) diz, por exemplo, que fazer um diagnóstico psicológico não significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico. Este termo implica automaticamente a administração de testes e estes nem sempre são necessários ou convenientes". Portanto, parece claro o entendimento da autora de que toda avaliação psicológica que não utilize testes não deva ser nomeada de "psicodiagnóstico".

 

Cunha (2000, p. 23, grifo nosso), em concordância, preconiza que "psicodiagnóstico" é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que há a utilização de testes de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas".

(...)

Parece-nos infrutífera essa distinção terminológica, uma vez que, para nós, o que define um psicodiagnóstico relaciona-se mais ao caráter investigativo e ao diagnóstico do que à necessidade do uso de determinado tipo de instrumento de coleta de dados. Diferentemente dos trabalhos citados, encontramos outros autores que defendem a ideia de que o uso de testes pode não ser necessário em um psicodiagnóstico. Conforme Trinca (1983), por exemplo, o uso ou não de testes depende do psicólogo e de seu pensamento clínico em relação a cada paciente.

(...)

Para as autoras, não é o uso ou não de testes, ou de determinados tipos de testes, que configura a realização de um psicodiagnóstico, uma vez que, em alguns casos, o psicólogo abrirá mão do uso de testes, especialmente quando não houver testes validados no mercado."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 


e)  é uma atividade exclusiva do Psicólogo com sua especificidade em técnicas de avaliação.

 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"Este capítulo abordará o processo de realização de um psicodiagnóstico, apresentando os passos recomendados para a sua execução. Também serão apresentados os diferentes modelos e objetivos dessa prática, realizada exclusivamente pelo psicólogo, que representa, como sintetiza Barbieri (2010), um marco distintivo da identidade desse profissional. A Lei Federal n° 4.119, de 27 de agosto de 1962, que dispõe sobre a formação em psicologia e regulamenta a profissão no Brasil, define que a prática de diagnóstico psicológico, bem como a realização de um psicodiagnóstico, é atribuição exclusiva do profissional da psicologia (Brasil, 1962)."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico" (Hutz et al.)

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *