Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os objetivos de uma avaliação psicológica clínica às suas especificações (CUNHA et al., 2007).
Coluna 1
1. Classificação simples.
2. Classificação nosológica.
3. Avaliação compreensiva.
4. Prevenção.
5. Prognóstico.
Coluna 2
( ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade; são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta a eles.
( ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.
( ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes.
( ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
( ) Determina o curso provável do caso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
- B) 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
- C) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
- D) 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
- E) 4 – 3 – 2 – 1 – 5.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) 3 – 4 – 1 – 2 – 5.
Para a compreensão do assunto que traz esta questão dividiu-se a análise em duas partes:
1) Sobre o Psicodiagnóstico
2) Análise das alternativas
1) Sobre o Psicodiagnóstico
Segundo Cunha (2005, p. 26):
“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções”
Acompanhe as possibilidades dos objetivos do psicodiagnóstico, conforme Cunha (2000, p. 27):
OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO Fonte: Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000. |
Objetivos |
Classificação simples O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual |
Descrição Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos. |
Classificação nosológica Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos |
Diagnóstico diferencial São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. |
Avaliação compreensiva É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos |
Entendimento Dinâmico Ultrapassa o objetivo anterior, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, havendo vendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc |
Prevenção Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes. |
Prognóstico Determina o curso provável do caso. |
Perícia Forense Fornece subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc. |
2) Análise das alternativas
Relacionando cada um desses estágios às definições apresentadas a seguir, enumerando-as de acordo com a descrição correspondente, tem-se a seguinte associação:
Coluna 1 | Coluna 2 |
( 3 ) É determinado o nível de funcionamento da personalidade; são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta a eles | |
( 4 ) Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes. | |
( 1 ) O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes. | |
( 2 ) Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos. | |
( 5 ) Determina o curso provável do caso. |
Considerando a associação apresentada, ratifica-se que a alternativa que corresponde à sequência correta é “3 – 4 – 1 – 2 – 5”, portanto, LETRA “C”.
________________
Fonte consultada:
Cunha, Jurema e Colaboradores. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul
Deixe um comentário