Segundo Jurema Alcides Cunha, o passo final de um psicodiagnóstico corresponde à comunicação dos resultados, à formalização oral e/ou escrita de conclusões a que o Psicólogo chegou, estabelecidas em função de um determinado nível de inferência.
A autora assinala que a comunicação dos resultados
- A) em uma entrevista de devolução deve abranger todos os aspectos percebidos no material colhido, pois é dever do Psicólogo compartilhar os seus achados.
- B) não abrange todos os dados e, quase sempre, não compreende todas as conclusões, pois há uma seleção de informações pertinente aos motivos do encaminhamento.
- C) deve ser realizada com responsabilidade, tendo cuidado em como comunicar todos os dados profundos obtidos na situação de exame, inclusive referentes à sexualidade.
- D) ocorre somente nos casos em que ela foi solicitada pelo cliente, incluindo emissão de laudo para ser analisado com outro especialista que acompanha o caso.
- E) necessita ser necessariamente por escrito para que outras pessoas significativas do examinando, inclusive principais parentes, também possam ter acesso à leitura.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) não abrange todos os dados e, quase sempre, não compreende todas as conclusões, pois há uma seleção de informações pertinente aos motivos do encaminhamento.
Gabarito Letra B
A autora assinala que a comunicação dos resultados
a) em uma entrevista de devolução deve abranger todos os aspectos percebidos no material colhido, pois é dever do Psicólogo compartilhar os seus achados.
Errado. Nem todos os dados devem ser comunicados.
b) não abrange todos os dados e, quase sempre, não compreende todas as conclusões, pois há uma seleção de informações pertinente aos motivos do encaminhamento.
Certo!
“A comunicação dos resultados (output) não é mais que a formalização oral e/ou escrita de conclusões a que o psicólogo chegou, estabelecidas em função de um determinado nível de inferência. Todavia, a comunicação não abrange todos os dados e, quase sempre, não compreende todas as conclusões. Há uma seleção de informações que, por um lado, é pertinente aos motivos do encaminhamento e se mantém num determinado nível de inferência, previsto pelo objetivo do exame, e, por outro lado, se estrutura conforme a natureza do serviço ao qual será encaminhado o laudo ou de acordo com o tipo de profissional que o solicitou.”
c) deve ser realizada com responsabilidade, tendo cuidado em como comunicar todos os dados profundos obtidos na situação de exame, inclusive referentes à sexualidade.
Errado. Nem todos os dados devem ser comunicados.
d) ocorre somente nos casos em que ela foi solicitada pelo cliente, incluindo emissão de laudo para ser analisado com outro especialista que acompanha o caso.
Errado. O cliente não precisa solicitar a entrevista de devolução, ela deve acontecer independente disso.
e) necessita ser necessariamente por escrito para que outras pessoas significativas do examinando, inclusive principais parentes, também possam ter acesso à leitura.
Errado. A entrevista é verbal, por escrito são os documentos decorrentes do processo.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.
Deixe um comentário