Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Jurema Alcides Cunha, psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, correspondendo a um processo que visa a

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

Gabarito Letra D

Vamos, primeiro, relembrar o conceito de psicodiagnóstico para Cunha:

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Isso não significa que a classificação psiquiátrica seja um objetivo precípuo do psicodiagnóstico, mas sim que, para medir forças e fraquezas no funcionamento psicológico, devem ser considerados como parâmetros os limites da variabilidade normal (Yager & Gitlin, 1999). É esta abordagem que confere a perspectiva clínica a esse tipo de avaliação de diferenças individuais”


a)  avaliar as diferenças individuais, não sendo necessário considerar como parâmetros os limites da variabilidade normal.

Errado. Os limites da variabilidade normal devem ser considerados.


b)  utilizar o exame psicológico (por meio de medidas intelectuais) como coadjuvante da avaliação pedagógica.

Errado. Essa é uma proposta de Binet, e não a definição de psicodiagnóstico.

“Aquele fim de século e o começo do seguinte foram marcantes pelos trabalhos de Galton, que introduziu o estudo das diferenças individuais, de Cattell, a quem se devem as primeiras provas, designadas como testes mentais, e de Binet, que propôs a utilização do exame psicológico (por meio de medidas intelectuais) como coadjuvante da avaliação pedagógica. Por tais razões, a esses três autores é atribuída a paternidade do psicodiagnóstico (FernándezBallesteros, 1986).”


c)  garantir a cientificidade dos métodos psicométricos utilizados pelo psicólogo, valorizando os aspectos técnicos da testagem.

Errado. Esse não é um objetivo do psicodiagnóstico.


d)  identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

Certo!


e)  identificar as características de personalidade do avaliado, tendo a classificação psiquiátrica como objetivo precípuo do psicodiagnóstico.

Errado. A classificação psiquiátrica não é um objetivo precípuo do psicodiagnóstico.

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodiagnóstico-V.– 5. ed. rev. e ampl. – – Porto Alegre : Artmed, 2007.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *